Temer faz Itamar virar um gigante

fuscaitamar

Millôr Fernandes, frasista genial, dizia que muito mais importante que ser genial é estar cercado de medíocres.

A pequenez alheia transforma em gigante o mediano, o simplesmente correto.

O papel de Michel Temer na deposição de Dilma Rousseff e, agora, no exercício de um governo para o qual não teve votos tem feito isso com a memória de Itamar Franco.

Não conspirou contra Collor, embora já estivessem ao ódio. Não se associou a um quadrilheiro. Não se afetava um estadista.

Dos seus erros, e foram muitos, não há senão um que o tempo não tenha dissolvido.

O único que se pode dizer ser um erro irreparável de seu Governo – erro que ele próprio reconheceria e amargamente – foi ter aberto as portas às vaidades do aventureiro Fernando Henrique Cardoso.

Não era um balconista de governo.

Hoje, em seu blog, Marceu Vieira lembra que a morte de Itamar fará cinco anos, agora em julho. E fala dele com alguns exageros generosos – como merecem os mortos – e muitas verdades. Sobretudo, a de mostrar-se como era.

Simplesmente isso.

Itamar era diferente. Não leu os mesmos livros que Fernando Henrique Cardoso. Não teve a origem desventurada nem a inspiração intuitiva de Lula. Não dispunha do carisma nem amargou a desdita da infância de Leonel Brizola. Não ergueu uma Brasília como Juscelino Kubitschek. Não inventou uma grande era como Getúlio Vargas. Era um ser natural e comum. Tão natural e comum que não precisou se esforçar pra que essa fosse sua marca. Governou o Brasil com amigos. Obedecia, em primeira e em última instância, ao seu coração. E seu coração era bom.

Estamos sob o governo de corações maus.

Leia aqui a crônica da Marceu.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

    1. ATENÇÃO!

      O foco.

      Não devemos perder o foco. Temos que de agora em diante se concentrar nos(as) senadores(as).

      Primeiro- Não adianta…
      Não adianta ficarmos exigindo mulheres no primeiro escalão. Não Adianta ficarmos pedindo negros no primeiro escalão. Não adianta protestarmos contra a demissão sumaria do presidente da EBC. Não adiante pedirmos a ressurreição do Minsiterio da Cultura. Não adianta exigirmos pessoa ligada a area da educação ser o Ministro da Educação. Não adianta pedirmos para Temer colocar um pessoa da área no Ministerio da Saude. Não adianta ficarmos xoromingando contra o fim da aposentadoria ao 60 anos. Não adianta ficarmos em xororo, contra a terceirização do trabalho que agora será implementada. Eta. Etc. Etc. Golpe é Golpe.

      Segundo – Manifestações via internet e de ruas.

      Não adianta nos ficarmos nos cansando em passeatas e protesto contra o golpista Temer nas ruas, praças e internet. Isso é perda de tempo. Não adianta querermos que as TVs, Radios, jornais golpistas cubra as manifestações contra Temer. Isso não vai acontecer.

      E por fim o FOCO.

      22 (vinte e dois) corajosos(as) senadores(as), votaram contra o afastamento de Dilma.

      55 (cinquenta e cinco) golpistas votaram a favor do Golpe.

      Portanto, para afastar Dilma em definitivo, nos proximos 6 (seis) meses, será necessário 54 (cinquenta e quatro)votos.

      Qual é o foco? O Foco e marcarmos posição serrada nos(as) senadores(as), para que no dia da proxima votação comanda por Lewandoisk, os senadores não consigam 55, votarem pelo golpe em definitivo.

      Obrigado.

  1. Sim, é isso mesmo que sempre penso. Como é possivel ter-se reunido tantas pessoas maléficas em postos chaves de maneira assim tão sincronizada e coesa ? So’ mesmo um vento de povo aguerrido e corajoso podera mudar a roda da vida. Axé !

  2. Ótima ilustração da matéria. Itamar pediu a Volks ressuscitar o velho fusquinha.
    Temer também já, ligou para a montadora para fazer pedido semelhante.
    Voltar com a produção do GOL … PISTA.

  3. Gosto muito do Millôr, umas das coisas que me impressionou foi que ele sacou qual era a do Chico Buarque antes de todo mundo! Faz falta.

    1. Que “todo mundo”, cara pálida? Qualé. Você deve achar “genial” é Marcelo Madureira. Que tal procurar sua tchurma em outros blogs? Os limpinhos e cheirosos…

  4. ESSE PAÍS SÓ TOMA JEITO QUANDO TIVER UM BANHO DE SANGUE DESSES TIPOS COMO EDUARDO CUNHA, CAIADO, AGRIPINO, GILMAR MENDES, AÉCIO, ETC

  5. Ao invés de investir na Gurgel, na Agrale ou na Miura, Itamar preferiu uma montadora estrangeira.
    Parece que o entreguismo não está apenas no DNA privateiro do PSDB, está no PMDB também.

  6. Incrível como este texto reflete o pensamento de muitas pessoas que viveram aquele período. temer, perto de Itamar, não passa de um anão de jardim.

  7. Temer o traíra, a cara do pmdebalha, o vaidoso, e eleito pelo Cunha, o chefe de Gedel, Moreira Franco, Serra e quadrlha, filhote do PIG, defendido pela possuída, abençoado por Mamafaia e Feliciano, o amigo da onca, o sem votos, o Brimo, perseguidor de pássaro sem contas na Suíça e sem crimes para proteger insetos e vermes que estão no seu lado e dentro do seu corpo, o desvergonhado. O ficha suja. Vou parar, pois estou com ânsia vômito.

  8. Já o Temer não é genial, nem medíocre. É ruim, mesmo. E, mesmo assim, sua ruindade não se compara a de muitos vilões da política nacional. Consegue ser medíocre entre os que estão muito abaixo da média no quesito caráter.

  9. Ouvi dizer que a Volkswagen, que ressuscitou o Fusca em homenagem a Itamar, vai lançar uma nova versão do seu modelo mais vendido em homenagem a Temer: vem aí o GOL PISTA. Ainda em testes, o Gol Pista tem apresentado problemas no câmbio: só engata a marcha a ré…

  10. Ainda bem que o autor da crônica se lembrou, no último minuto, de um vice de fazer inveja a qualquer presidente: o mineiro José de Alencar. Fidelíssimo a Lula até o fim. Quando já desenganado com sua longa e sofrida enfermidade José de Alencar disse a Lula que não chegaria vivo ao fim do mandato, ao que Lula respondeu animando-o: “Zé, nós subimos a rampa do Palácio juntos e a desceremos juntos”, emocionando Alencar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *