Aguarda-se a manifestação de atores globais e da “fadinha da floresta”, que se opunham de forma automática a todo e qualquer projeto na Amazônia, misturando a boa e correta intenção de proteger o meio ambiente e as populações indígenas com a necessidade de aproveitar as riquezas minerais e hídricas da região.
Michel Temer – como já se havia antecipado aqui em abril – assinou decreto extinguindo a Reserva Nacional de Cobre e Associados, a Renca, uma área gigantesca situada entre o Pará e o Amapá, quase a soma dos estados de Alagoas e Sergipe, onde, além do cobre, há de ouro em grande escala (supõe-se em escala semelhante a Carajás e também importantes reservas de titânio e de fosfato, além de ferro e tântalo, um insumo necessários à industria aeronáutica e aeroespacial.
Para isso, será preciso levantar as restrições sobre partes do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque ( o maior parque florestal do Brasil), as Florestas Estaduais do Paru e do Amapá, a Reserva Biológica de Maicuru, a Estação Ecológica do Jari, a Reserva Extrativista Rio Cajari, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Ia Estação Ecológica do Jari, a Reserva Extrativista Rio Cajari, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru e as Terras Indígenas Waiãpi e Rio Paru d`Este.
É lógico que se poderia aproveitar parte das riquezas com baixo custo ambiental e humano – há muitas comunidades indígenas na região – mas será que alguém acredita que o carente Estado brasileiro, com recursos podados de todos os lados, terá condições de exigir projetos de baixo impacto e fiscalizá-los?
Nem pesquisas atualizadas sobre a região temos, embora os satélites de sensoriamento remoto dos nosaoa “irmãos do norte” já devam conhecer cada grão de terra da região.
View Comments (22)
Michel Temer é traidor, golpista e corrupto comprovado com mais de 40 (quarenta) acusações com uma quadrilha de Corruptores e Corruptos de décadas onde esta a justiça (STF) para dar um basta nestas desgovernanças capitaneadas pelo chefão Michel Temer.
O pior é que o rombo deixado nas contas públicas pelo PT/PMDB vai servir de argumento para o Michel Temer vender e leiloar tudo! Se pegasse um país sem esse rombo, não teria forças e nem apoio para rifar as riquezas do Brasil! Assim, o "Fora Temer" é mais do que justo, já que o vice, eleito junto com a Dilma pelos petistas, só trabalha para atender ao esfomeado capitalismo selvagem. Mas "volta Dilma", só se for para ampliar nossos problemas e transformar isto numa Etiópia/Venezuela.
Concluo que, dos seus dois neurônios, um nunca funcionou e o outro jamais entrou em atividade.
mas como fala BOSTA esse Adirson Burro. é um MIDIOTA PURO!
Você é meio burrinho cara, mas tudo bem. É só não esquecer. Em 2018, Lula 13. Tá?
Por enquanto, para de cacarejar por aqui. só respire.
Ué, viramos "quinto mundo", prá que soberania nacional? Vende tudo, vamos voltar no tempo e virar colonia, só que desta vez, de diversos países, interessados na liquidação do país. Não é isso que parte do "povinho" quer? Não conseguem ver que esses usurpadores acabaram com o país e, agora colocam NOSSAS RIQUEZAS em liquidação, a fim de poderem pagar a dívida interna (aos rentistas). Eta povo que não ama a própria pátria, ai com muita culpa o pig nacional.
Guerra civil!
Guilhotina!!!!!!!!!!!!!!!!!11
STF , avalista do golpe???????
O Brasil foi feito para ser exatamente isso, colonia de exploração, aqui os políticos são comprado a preço de banana, so para entregar as riquesas, as forças armadas , STF, judiciário e constituição so serve para proteger e conservar os lucros e a fortuna da elite burguesa.
O Ze povinho gado, SÓ serve para ser escravos e construir as pirâmides sa maçonaria.
Não vai ser privatizado nada, Nem minério , nem petróleo , nem energia nem nada
tudo isso é do povo brasileiro.
Fora rede goebbels.
Brasília onde tudo acontece , só na boa.
Não tem protesto, nada. Funcionários públicos bem remunerados fora da crise
do cidadão.
Vão sugar timtim por timtim nossas riquezas...os ecologistas desta vez não se importarão, só fizeram escarcéu com Belo Monte porque era projeto do petê...e não se fala mais nisto!