Temer sobe no salto e sinaliza que vai atropelar logo os direitos sociais

salto

A leitura da entrevista do presidente em exercício, Michel Temer, no Valor (acesso apenas a assinantes) é enfadonha como assistir ao desempenho de um canastrão: tudo é superficial, vaidoso e vazio de convicções e projetos de longo prazo.

A valorização cambial da moeda brasileira, por exemplo, que é uma grave ameaça ao pouco que tem funcionado a indústria brasileira – os ganhos da balança comercial apontam para uma desaceleração do superavit comercial significativa em agosto, mostra como a cabeça de Temer está mergulhada do egocentrismo:

Ontem veio um grupo aqui [de 15 grandes empresários e banqueiros] e um dos temas que conversamos era sobre isso [a supervalorização do real] Mas eles vieram aqui para dar apoio [a ele, Temer].

Temer acha que a legitimidade internacional que lhe falta – é só olhar seu abandono durante as olimpíadas – vai resolver-se magicamente com a votação do impeachment.

Vocês sabem que se o Senado vier a me confirmar, vou começar a fazer viagens pelo exterior. China, Nova York, Índia, países árabes… fiz viagens quando era vice e via que todo mundo queria aplicar no Brasil. Quando o governo estiver instalado e sem embargo de dizer que exerço a Presidência…

O descompromisso com responsabilidade fiscal fica patente nessa pergunta do Valor e  em sua resposta:

Valor: Há uma história de que o governo vai enviar um projeto de lei aumentando o déficit primário deste ano em R$ 25 bilhões. É verdade?

Temer: Nem sei se será necessário, mas isso jamais chegou aos meus ouvidos.

Como “não sabe se será necessário”?

No meio de uma confusão destas – quando se espalham previsões de queda na arrecadação e insuficiência das já gigantescas metas de déficit deste ano e de 2017, o presidente da República diz que “nem sabe” se é necessário um “rombo suplementar”?

Mas é na maldade da aposentadoria que Temer se supera em cinismo.

Diz que não vai esperar a eleição municipal para anunciar as mudanças para “não cometer estelionato eleitoral”. Como se não fosse estelionato não apenas deixar para anuncia-la após sua confirmação no cargo e, mais além, de enfiar goela abaixo do povo brasileiro uma reforma nos critérios de aposentadoria que nunca foi exposta à população quando se lhe pedia o voto.

E que reforma! Tudo é genérico, impreciso. Os 65 e  62 anos como idade mínima para homens e mulheres terem direito a se aposentar  – mesmo que completem antes o tempo de contribuição – são defendidos com o critério de “na minha cabeça”…

Na minha cabeça, tem que haver uma pequena diferença, se o homem se aposenta com 65 a mulher pode se aposentar com 62.

Na sua cabeça, claro, a idade para ele se aposentar foi de 55 anos. Estas idades foram calculadas com base em que? Quantas pessoas atinge, com que gravidade.

Na próxima semana espero, já com a saúde recuperada, postar uma série de informações sobre quem custa quanto à Previdência, e quanto os trabalhadores darão a mais de suas vidas, sobretudo os mais pobres, que começam a trabalhar mais cedo,

E ajudar, com exemplos e cálculos práticos e pessoais, cada leitora a ver o tamanho da monstruosidade que isso representará.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. FB, o que esperar de um usurpador decorativo que nunca ganhou uma eleição de chapa propria; é um inseto fantoche do Cunha e um deslumbrado aos 75 anos ?! Meu Deus, o que fizemos para merecer isso ?! Tenho uma amiga entrangeira que um dia riu de algo enorme que eu contava sobre as novelas no Brasil e ela disse : “Nossa, tudo no Brasil tem proporções exageradas que chega a ser bizarro”. Lembrei disso e do quanto rimos, e não é que é verdade, tudo no Brasil é tão exagerado que sofrer por pouca coisa não vale a pena, a gente tem que ser surpreendido por uma aberração de proporções olimpicas. Shakespeare renasce no Brasil. #VazaVermeTemer #ForaVampiroUsurpador #ForaInsetoDecorativo !!

  2. Texto bom de Santayana em O Cafezinho.
    É para alguns “vistoriadores” de texto daqui. Os que vêem e sem ler já começam a digitar.

    É sobre sonegação e mito de corrupção. Fã do Villa não passa do primeiro parágrafo, não entende.

  3. Vamos providenciar a união da Carmem Lúcia(Morticia da Família Adams) e Michel Temer(mordomo de filme de terror). Carmem e Michel tudo a ver.

  4. A média de expectativa de vida não conta que os que tem melhores condições de vida vivem mais e aqueles em situação pior vivem menos, justamente os mais pobres. A aposentadoria aos 65 ou 70 é, na prática, a revogação da Lei dos Sexagenários. Muitos morrerão antes de se aposentarem. Em seguida revogarão também a Lei Áurea.
    – Ei, Moe! Eles estão chamando o temer de traidor – avisa o esbaforido Curly ao chefe do trio.
    – Ora, vai lá e escreve que quem votou na Dilma também votou no temer, seu banana!
    – Mas, Moe, – argumenta Larry – não tinha como não votar no vice…
    Após desferir uma martelada na cabeça do calvo, porém descabelado amigo, Moe ordena:
    – Vai lá você também e escreve que quem votou na Dilma também votou no temer, seu cabeça de pudim!
    – Mas, Moe, e se eles disserem que o vice deveria continuar o programa escolhido nas urnas em vez de se juntar com os que perderam a eleição pra dar um golpe e empurrar goela abaixo do povo o programa derrotado na eleição? – insiste Larry.
    – Ora, seu cabeça de minhoca, volta lá e repete mil vezes que quem votou na Dilma também votou no temer que nem o Goebbels mandou.!

  5. Tenho uns primos que fizeram uma campanha doida e raivosa contra o P-tê nas redes socias, espumando de raiva como é comum naqueles que foram induzidos. Pois é… na última cerveja quente em família já vieram dizendo que estão correndo como loucos atrás de comprovar tempo de aposentadorias, porque ouviram dizer que tudo vai mudar e para pior… Os indutores , todos sabem quem são, são uns criminosos de forma hedionda.

  6. Dessa vez não venha com conversinha de que o povo é quem paga a conta,o povo é sofrido,enganado,coitadinho,etc,etc,etc.

    Você(30% pelo menos),O Povo,surfista Maria vai com as outras e que terceiriza seu pensamentos para Jornal Nacional,Bandeirantes ,Veja,Jovem Pan e afins,você se ferrou e o pior ferrou os outros como eu que não tinha nada a ver e era contra essa palhaçada de golpe e contra o escândalo dos 0,20 centavos que levou o Brasil ao FMI igual na era PSDB/PFL,ou seja,a mesma turma que ajudou o PMDB a roubar o poder e acabar com a democracia no Brasil.

    O Povo é quem é o culpado de tudo agora,sim senhor.

    Sei que as jornadas de Junho e Julho de 2013 sairão muito mais caro ainda para o Brasil.

    Agora porque a quadrilha do Temer/Cunha/PSDB/GLOBO,não fala em reforma das super aposentadorias do funcionalismo público?

    Essa turma vai ficar sempre na sombra e água fresca?

    Eu como cidadão não quero trabalhar que nem bicho para sustentar somente funcionário público.

  7. Este ai nasceu com o Cunha virado pra lua. Realiza negocios altamente lucrativos na Africa, ganha milhoes de dolares, alimenta duzentos deputados, se elege Presidente da Camara dos seus pupilos, derruba uma Presidenta eleita de forma legitima, foi delatado, denunciado, comprovado que a propina correu solta em contas da Suica, e continua intocavel pela justica e pelo Congresso. E de termos orgulho dos politicos e desta justica brasileira.

  8. Temer não diz nada. Apenas repete o que querem que ele diga. Os saudosos de Fukoiama que para o Brasil tinham o projeto da submissão e do subdesenvolvimento eterno, acham que agora vão decretar o fim da História no Brasil. Nunca estiveram tão enganados. Agora é que vai começar, de verdade, a transformação do Brasil em grande potência. Precisamos partir da total desvantagem..

  9. Temer afirmou hoje que a morte de um militar da força tarefa não tira o deslustre das Olimpíadas. O que precisamos saber é se a degola do seu pupilo, companheiro velho de guerra, Mr. Eduardo Cunha, também não o deslustrara após a tão esperada delação propositalmente adiada.

  10. Temer será representado por Rodrigo Maia no encerramento das Olimpíadas. Tudo bem. Quando estivermos cantando o Hino Nacional, certamente lembrarei dele naquela estrofe que exalta os brasileiros de coragem ‘Veras que um filho teu não foge à luta’ . Quem diria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *