Terceirização: STF é antitrabalhador. Seremos todos “Uber”

A regra do nosso Judiciário é a regra da selva: o poder dos mais fortes não tem contraste.

Por sete votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal aprovou a farsa ampla, geral e irrestrita da terceirização.

De agora em diante, todos os trabalhadores de um empresa poderão ser “alugados” de outra.

Não mais, limpeza, vigilância, reparos e outras atividades que não sejam a principal.

Se a Volkswagen ou uma rede de supermercados quiser, não terá um empregado sequer.

Basta contratar a empresa de um mercador de seres humanos e pagar pelos serviços.

Como despesa operacional, claro, abatida em seus impostos.

Em tese, é solidariamente responsável pelo pagamento de salários e encargos sociais dos “subtrabalhadores” que vão lhes prestar serviços, mas qualquer um que já tenha tido contato com estas empresas sabe como isso é duvidoso.

E como a Justiça do Trabalho já não é gratuita para o trabalhador, muitos vão deixar de procurar seus direitos, por não terem meios para isso.

Da mesma forma que enfraquece os trabalhadores, que passam a ser de duas “categorias”, embora fazendo o mesmo trabalho. Adivinhe quem vai ganhar menos…

Dizem que vai “baratear” o custo da mão de obra. e os encargos sociais foram pagos tal como seriam na contratação direta, não há forma de que seja, senão pagando salários menores.

A terceirização é especialmente cruel com os empregados de mais idade. Sem vínculo com a empresa, é fácil dizer “não quero essa velha por lá”. O “fornecedor de gente” vai discutir, dizer que ela é experiente, capaz, etc?

“Dona Fulana, infelizmente vamos ter de descontinuar os seus serviços”…

Vai para o lixo.

Alegam que isso é vital para a “recuperação econômica”.  Cármem Lúcia chegou a dizer que  proibindo a terceirização generalizada as empresas deixariam “de criar postos de trabalho” aumentariam “a condição de não emprego”.

Lula, que os ministros odeiam tanto, criou 15 milhões de empregos sem terceirização assim.

O retrocesso que o Brasil vive, patrocinado pela mídia, pelo governo do golpe e pelo Judiciário não fica só na política, desde ao mundo do trabalho de milhões de brasileiros.

Temos ministros sórdidos ao ponto de, 24 horas após terem aumentado os salários de seus gordos e vitalícios cargos, praticar esta crueldade com gente humilde.

Estão nos empurrando para uma selva semi-escravocrata do trabalho precário que começamos a superar há mais de 70 anos, com a CLT.

Por eles, logo seremos todos motoristas de Uber.

E pior,  em um país tão pobre que, salvo uma casta de privilegiados em que nem sequer poderá pagar a corrida.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (69)

  • Será um grande reforço para a candidatura do Presidente Lula ou de quem ele indicar. Como podem fazer tamanha burrice às vésperas de uma eleição presidencial? A não ser que já esteja tudo preparado para uma grande fraude eleitoral. O que ninguém duvida.

    #LulaPresidente!

  • Será um grande reforço para a candidatura do Presidente Lula ou de quem ele indicar. Como podem fazer tamanha burrice às vésperas de uma eleição presidencial? A não ser que já esteja tudo preparado para uma grande fraude eleitoral. O que ninguém duvida.

    #LulaPresidente!

  • Tercerizemos o stf. Tem muito jurista na praça e ficaremos livres dos super-salários e ajudas moradia, creche, alimentação, paletó, livros, proteção, sala especial, etc.
    E tem muita gente incompetente ali como a senhora carmen.
    stf terceirizado já. Será um bom inicio para um governo PT.

  • Ficou claro que não iremos a lugar nenhum que não seja o abismo. As portas do Apocalipse foram escancaradas hoje dia 30/08/2018 pelo STF. Só nos resta levantar a cabeça ou morrer agonizando sob os olhares canalhas de nossos carrascos.

  • Que legal! Que bacana!
    A partir de agora nós já podemos terceirizar o STFede, o stj, o TRF-4 PATETAS puxadinho do Projac, o 'miniSTÉRIO' PRIVADA, o tcu, a 13a vara do canalha 'mor(T)o' de Curitiba...
    Viva!

  • O estrago foi grande por toda parte e instituições como o judiciário vão necessitar de grande esforço de reorganização e reciclagem geral para que voltem a se enquadrar em sistema democrático e civilizado. Quando este pesadelo golpista acabar, o Brasil poderá exigir dos Estados Unidos indenização calculada na ponta do lápis por reparação de guerra.

  • Entregou o serviço sujo por 16% de reajuste nos já polpudos salários. É a Monarquia Judicial golpista aproveitando os últimos quitutes do Baile da Ilha Fiscal 2018. #SupremoAmaDeLeiteDoGolpe

    • Não meta as putas no meio! As coitadas são mais decentes que esses canalhas.

      • Verdade. Elas são honestas. Entregam o produto que anunciam. Já a Dona Caca só serve mesmo para ser a dama de honra do puteiro do Oscar Maroni. Ainda assim, não é por mérito. Eh por interesse do Oscar, para agradar as quadrilhas que julgam os processos em que ele figura no polo passivo.

      • No tempo do politicamente correto, que tal a expressão "filho do capeta"?

        Lembrei-me agora do "filhote da ditadura" do Brizola.

  • Quem pesquisar verá que o STF sempre foi uma instituição a serviço dos governos e/ou classes dominantes do momento. Nos últimos 3/4 anos, já é a 11a. vez que vota contra o trabalhador. E, em vários momentos de sua história, posicionou-se contra a democracia. Sempre achei curioso quando as pessoas enchem a boca para dizer "o Supremo". Tenho 73 anos e cada vez mais perco a esperança de ver um Brasil minimamente parecido com aquilo que sonhei quando jovem.

    • E eu tenho 69 anos ,Ari. meu sentimento é o mesmo. Enquanto as maiores democracias do mundo - na Europa por exemplo - aperfeiçoam os mecanismos e as leis trabalhistas, aqui estamos de volta ao século 19, a época dos feitores e dos senhores feudais.

Related Post