Em meados de junho, o professor Antônio Carlos Zuffo, da Unicamp, afirmou que o “volume útil” do Sistema Cantareira – a água não dependente do bombeamento – se esgotaria entre os dias 7 e 8 deste mês.
Não vai terminar hoje, dia 7.
Termina nas primeiras horas de amanhã, dia 8.
Ontem a gente publicou que entraram 125 milhões de litros no sistema e saíram 2 bilhões, anteontem.
24 horas depois, neste domingo, entrou menos água ainda: 99 milhões de litros (1,15m³/s)
E saíram, de novo, 2 bilhões de litros (23,21 m³/3).
Para entender melhor, é como se São Paulo precisasse de 800 piscinas olímpicas para seu abastecimento – mesmo com toda a redução e sendo um domingo, quando não há consumo industrial – e estivessem chegando, pelos rios, apenas o suficiente para encher 39 delas.
O que restará, amanhã, é o saldo equivalente aos planos de bombear perto de 183 bilhões de litros do fundo das represas, nada mais, mesmo com a garoa que se prevê hoje para a região.
Com um déficit de quase 2 bilhões de litros diários , uma simples conta de dividir dá para saber que são menos de 100 dias, na situação atual.
Contra 90 dias até a eleição, porque esta é a conta monstruosa que está sendo feita pelo Governo de São Paulo e pelos dirigentes da Sabesp.
A água de São Paulo é igual ao “um real = um dólar” da reeleição de Fernando Henrique, com a diferença que qualquer um pode ir lá com uma vareta e medir a profundidade dos reservatórios, embora pareça que falte uma vareta aos jornais paulistas.
Dramaticamente, a população de São Paulo terá de ser informada pelo horário eleitoral, quando vai ver seus principais reservatórios de água secos, reduzido a poças e canais em meio à lama rachada.
Porque a imprensa, tão catastrofista com o “apagão elétrico” que não virá (ontem, os reservatórios das hidrelétricas, em nível nacional, tinha 42,8% de sua capacidade preenchida), e mais do que discreta com seus prognósticos sobre o “secadão” paulista e foge do termo “racionamento” como o diabo da cruz, embora seja a única coisa responsável a fazer, a esta altura.
Já não tem mais sentido falar em percentagens de volume de água.
Agora a conta é litro a litro, porque ninguém sabe – e muitos duvidam – das estimativas feitas pela Sabesp.
O canal onde estão as bombas de sucção do Jacareí, só de olhar, não tem os 4,5 metros (3,5 de água utilizável e mais um para a operação das bombas) de profundidade que a empresa coloca em suas contas. Assim como só falta um metro para que o reservatório irmão do Jaguari perca a comunicação com o Jacareí, pela altura do fundo do canal que os liga, que é de rocha e concreto e não pode ser aprofundado, como fazem, desesperadamente, as dragas abrindo ligações com as poças que estão se formando.
33 respostas
O abastecimento de água vai mal, mas a segurança vai muito bem.
Acabam de noticiar (portal da Globo) um assalto à fábrica da Samsung em Campinas, de onde levaram mercadorias avaliadas em 80 milhões.
Sucção da Sabesp só de dedos.
Alckmin deveria pedir a assessoria do aecinho para sugar a água necessária para São Paulo. O aspirante à presidência sabe dar bons conselhos sobre sucção.
O problema eh que o aecim so entende de aspirar poeira e o reservatorio ainda nao chegou neste nivel.
E
Como diria o Lula … Eles conseguiram matar até o que já estava morto kkkkkk
Continuando nesse rítimo vai sobrar só pó neste reservatório.
Agora se o Alckmim quiser ajuda do Aecim, de pó ele entende.
Bem que valeria um video com cenas compiladas das diversas escavadeiras/dragas trabalhando na abertura de diversos pequenos canais ao longo do sitema para ligar poço com poço. Seria um documento histórico.
E, apesar de toda incompetência na administração dos recursos públicos, pelos governos do PSDB, os cínicos deste partido só falam em choque de gestão, com tanta empáfia que chega a dar náuseas. O que sabem fazer, muito bem, é desviar os recursos públicos por meio de administrações extremamente corruptas e ineptas. No Estado de São Paulo já venderam tudo e, o que não venderam, terceirizaram, ou simplesmente abandonaram, como é o caso do abastecimento de água no Estado. Quando o Serra foi candidato a presidente, a SABESP fazia propaganda no Brasil inteiro, nos levando a pensar que o povo de São Paulo estava recebendo em suas casas, água cristalina proveniente de geleiras do Pólos Norte e Sul. Hoje, todos sabemos que o povo paulista, logo, ficará totalmente sem água. Se o PSDB retornar ao governo federal, perderemos o único elo que, ainda, liga este país a alguma democracia e viraremos uma república fascista, onde o povo não terá vez e nem voz!
Meu Deus!!! Esse pessoal agora esta “brincando” e com a vida das pessoal, não estão imaginando as terríveis consequências, tudo vai parar, escolas, hospitais, indústria, comércio. Todos os omissos tem que serem punidos; governo, imprensa e todos os interlocutores que sabem do problema e não tomam nenhuma atitude para não perder a MAMATA. o Povo não merece e que Deus nos ajude.
Naquela foto que você postou ontem uma área próxima à gambiarra já está seca!
O remédio é convidar o povo paulista para verificar o grande problema que eles tem pela frente. É de uma irresponsabilidade sem limites. Preocupa-me o sofrimento das pessoas, que se as medidas cabíveis não forem adotadas a tempo. A imprensa que omite é tão irresponsável quanto o governo.
Na verdade é bem provável que o governo do Estado de São Paulo tratasse isso como se fosse ” efeito colateral”. Na casa dos governantes não falta água.
O Chuchu podia pedir uma ajuda ao “encanador” Serra, afinal de tubulação ele entende (ao ligar um cano do Sergipe ao Ceará) . Quem sabe ele não faz um da bacia amazônica a São Paulo… Quanta incompetência, meu Deus! O pior governador de São Paulo, disparado!
MAS, PASMEM, O AIQUIMICO TEM 44% NAS PESQUISAS PARA A REELEIÇÃO – SERÁ VERDADE OU O POVO PAULISTANO É BURRO?
O povo aqui eh Pra lá de burro…. Teimoso e ignorante… Tem exatamente o governo que merece, e no nível municipal, aqui em SP tenho pena do Haddad , que insiste em jogar pérolas aos porcos….
São Paulo precisa ficar de 10 a 15 anos sem aprovar empreendimentos imobiliários (residenciais/industriais/comerciais). Poderia aprovar reformas mas não ampliação da capacidade instalada de empreendimentos imobiliários. A continuar crescendo vai acabar parando. Transporte, água, segurança, enchentes(quando chove), saneamento e demais serviços estão aquém das necessidades dos consumidores. As ampliações nos serviços são muito onerosas. Melhor seria rejeitar e permitir que outras cidades recebam o crescimento que São Paulo já não suporta mais. Os vereadores precisam, pelo menos, discutir esse problema. Imaginem a cidade e região sem água nenhuma por 24 ou 48 horas, será um caos.
Imagina… A classe abastada e mega inteligente e descolada vai dar um jeito de COMPRAR água em algum lugar… Só vão entender do que se trata quando faltar água nos Hospitais de gente bacana ( se faltar em hospital de pobre não tem problema)… E os coxinhas criados a leite com pêra são tão caras de pau que ainda vão fazer passeata na Paulista pra cobrar do Governo Federal a solução dos problemas de 20!anos de incompetência do PSDB…
As pessoas de bem desejam que o atual Governador de São Paulo faça o que dele se espera…
Aja como Governador ANTES de candidato…
O eleitor sabe diferenciar e sabe recompensar os que tentaram de tudo, mesmo não dando certo, daqueles que apenas empurraram com a barriga, aguardando o tempo das urnas…
Pode ser que não seja suficiente e tenhamos o pior dos mundos…
O governador não sendo eleito e a população, por não haver mais nenhum interesse daquele, sofra ainda mais…
Sabemos quem vão culpar e que muitas pessoas cairão nessa armadilha lançada. É um absurdo! Claro! Os burguesinhos e emergentes também precisam lavar os 5 carros da garagem 2x na semana, a calçada todos os dias, fora as roupas, que uma não pode misturar com a de outro integrante da família. Pra que pensar no amanhã?
Pessoal, se com tudo isso o PSDB ganhar em SP, eles (o povo) merecem ficar sem água.
Pelo amor de Deus, o que o ministério público está esperando para processar o governador Alckmim?
Soluções para a crise de água de SP:
– Transferir o DNOCS para SP.
– Puxar mais um canal da transposição do São Francisco para SP.
– Distribuir umas 5 milhões de cisternas para a população captar água de chuva.
– Distribuir mudas de Palma para o paulistano plantar no quintal.
– Dar incentivos fiscais para a indústria de água mineral filtrar e engarrafar a água do pinheiros, tietê e billings, e vender a preços módicos para a população.
Caro Fernando,
Neste domingo, voltando do sul de Minas, passei sobre a ponte do rio Jaguari em Bragança Paulista, que fica a jusante da barragem do reservatório. Aproveitei a falta de trânsito e passei bem devagar para poder olhar o rio. Estava praticamente seco. Observa-se, apenas, algumas poças de água parada e a vegetação brotando do fundo do leito do rio. A impressão que dá é a de que a Sabesp não está deixando passar nem uma gota de água pela barragem.
Sugestão de pauta para a grande mídia:
– Entrevistar os doutos do DAEE/ANA e perguntar sobre a renovação da outorga do cantareira para a Sabesp, que vence agora em agosto, eles vão outorgar o quê? Lama?. Eles vão liberar o volume morto II para a Sabesp? Vão ter coragem de enterrar de vez o cantareira?
– Entrevistar a Marina e outros ativistas ambientais para saber a opinião deles sobre o problema, será que sem o reservatório do cantareira será melhor para criar bagres?
– Pegar o helicóptero que queria saber se o chile jogava no 4x3x3 ou no 3x5x2 e fazer uma tomada aérea dos reservatórios do cantareira e também na gambiarra do bombeamento do atibainha (até agora não apareceu nem mesmo uma foto) prá ver se ela ficará pronta quando acabar o volume morto do jaguari, já no início de agosto.
A Sabesp já faz rodizio disfarçado a noite, o picolé de chuchu insiste em não oficializar o rodizio honestamente, totalmente irresponsável, mas, se a água durar até as eleições, o povo bobão vai reeleger esta corja, este câncer que assola nosso estado há vinte anos.Fora a palhaçada que eh nosso metrô, só para citar, a estação Adolfo Pinheiro demorou mais de 17,isso mesmo, DEZESSETE anos para ser inaugurada depois da estação Largo 13, aliás,nesta linha houve cartel, as obras foram suspensas perto de eleições passadas, e depois retomadas a passos de tartaruga. O PCC eh obra do PSDB tambem, lembra,povo?Fala alguma coisa,Arnaldo Jabor, ou você só eh marionete paga para falar bem do PSDB?
O (des)governo estadual de São Paulo se mantém ‘intocável’ principalmente através do pig (partido da imprensa golpista). … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Pelo menos não faltou água na copa. Viva a gestão tucana. :)
Do jeito que a segurança está em São Paulo e com essa seca, voces que têm barriga dágua e água no joelho cuidem para não serem assaltados.
E até agora a Sabesp não entregou nenhum laudo que comprove e ateste que a água do volume morto não causa graves riscos à população e não está contaminada com metais pesados. O Ministério Público já exigiu o laudo e a Sabesp vem adiando a entrega. Por que será??????
Tem problema não, este ano teremos Alckmin de novo no primeiro turno! E paulistas se acham os mais intelectuais do país hehe
Observação: Restam 182 milhões de metros cúbicos. Só que o Cachoeira já esta operando no limite mínimo operacional(cerca de 20 milhões de metros cúbicos), e a princípio não será bombeado. Não restariam então cerca de 160 milhões de metros cúbicos disponíveis, o que daria pra cerca de 80 dias e não 90? Confere produção? Isso considerando que todo o volume do Jaguari-Jacareí será bombeado. Achei estranhíssimo, consultando a sala de Sitação da ANA, constatar que a média de bombeamento caiu de 1,7 milhão pra 1,3 milhão nos últimos 2 dias.(Resultado de muitas poças se formando e consequentemente dificuldades no bombeamento?) são especulações, mas a situação parece estar mais caótica do que o artigo sugere! É provável que tenhamos sérios problemas de abastecimento ainda em Julho/Agosto!
Ontem 7/7/14 vi na Band 19:30 uma reportagem ligeira sobre o assunto. um cara entrevistado falou nos 100-90 dias pra acabar a água, mas sem grandes alarmes. Ninguém se preocupa em expor como foi que chegamos a isso.
O Mitre da band não fala nada ele não é um sabidão.
Como explicar a preferência dos paulistas por políticos que os roubam, massacram com todo tipo de chicana como, Maluf, J. Serra, Alckimin, Kassab…Tem que ter uma explicação psicológica porque, não há explicação racional para tal fenômeno. Há quantos anos os paulistas vêm sofrendo com essa cambada do PSDB e parece que acham pouco eleger o governador, trocarão o senador também. Masoquismo? Identificação com rico que rouba mas faz…..