Não há jeito, porque estamos hoje apontando os doentes e os mortos de ontem ou de anteontem, dada a falta de testes em quantidade e confiablidade necessários para sabermos o tamanho do problema.
A falta de comando harmônico entre o governo federal e os governos estaduais – inicialmente mais rígidos na política de isolamento social – confundiu a população e está levando a um afrouxamento, por toda a parte, das restrições de circulação justo no momento em que se acentua a disseminação descontrolada – e que jamais foi devidamente controlada – da doença viral.
O presidente da República – de novo, hoje, mandando as pessoas apara a rua e sugerindo que reclamem dos governadores pelas medidas restritivas – foi o elemento chave para que a sociedade se desmobilizasse da autoquarentena e aumentasse seu grau de exposição, o que cobrará seu preço nos próximos dias.
Só com que nos acena é com uma cura milagrosa que não ocorreu em parte alguma do planeta.
Em linguagem futebolística, perdemos no primeiro tempo por um placar dilatado, muito maior do que seria necessário se tivéssemos um técnico capaz do que dizia o lendário Neném Prancha: “arrecua os arfe pra evitar a catastre”.
Retroceder, compactar, se juntar num comportamento defensivo que bloqueasse a força do adversário.
Mas, em poucos dias estaremos diante do placar aterrador.
Que vai se expressar em conhecidos, em amigo e até em parentes. Talvez, num desfile de corpos .
Perdoem-me pela metáfora que, em outra situação, poderia ser de mau gosto, pois é de vidas e não de um jogo que se trata.
Mas é nossa única esperança ante a um morticínio de grandes proporções.
É o horror e só o horror, agora, pode nos salvar, pois faltou-nos a razão e o Estado para fazerem-no antes.
Recordem-se: a primeira lei de um ser humano, como a de qualquer animal da Terra, é preservar-se, é sobreviver.
Isso é mais forte que qualquer charlatanismo, que qualquer fanatismo, que qualquer ilusão imbecil de que nada nos ocorrerá porque é “só uma gripezinha”, o de que “pulamos no esgoto e não nos acontece nada” ou que os “de menos de 40 anos” devemos ir para o banho viral das ruas cheias.
A medicina foi, como antes foi a Justiça, transformada num ambiente onde a convicção supera a razão e a comprovação.
Teremos de buscar na dor as forças que nos permitam enfrentar a morte.
Que seja, vamos buscá-las, ainda que entrincheirados em nossas quarentenas.
A verdade, ainda que a ela com mil mentiras cubram, é a realidade. E ela vai aparecer, terrível, diante de cada um.
Para ser enfrentada por cada um de nós.
View Comments (34)
Que não se anistie, no futuro, os militares bandidos de hoje, herdeiros e continuadores daqueles, entre os seus, estupradores, torturadores e assassinos da ditadura, e que colocaram no poder, entre os seus, o pior de todos, um genocida, para, com a cobertura covarde de todos eles, assassinar o nosso povo aos milhares, no que será o maior massacre da nossa história. Traidores da pátria e do seu povo, amaldiçoados sejam, por todos os séculos vindouros.
Esquecer NUNCA! Pagarão por seus genocídios.
VAI SER PRECISO DE CADEIA GRAÚDA PARA MILITARES ENTREGUISTAS E FASCISTAS!
Todos no paredão...
Amém. Mas o pt está proibindo seus seguidores e asseclas de não utilizar a palavra de ordem "fora Bolsonaro" como que se pressionar para a saída deste fdp fosse incompatível como o combate à doença. O pt só pensa naquilo: Lula 2004 e com isso se iguala ao bozismo criminoso.
Seu inimigo quer te matar, quando segue em direção ao abismo, você grita, "FORA BOLSONARO", pronto, está resolvido, todos estão salvos, muito bem!!!
Sou democrata até a medula, e vejo o PT como o partido que mais me representa, apesar de ter visto meu voto vilipendiado com a cumplicidade das instituições aparelhadas e corruptas desde as capitanias hereditárias, sou contra a derrubada desse verme abominável, que a massa ignara movida a ódio e preconceito elegeu, exceto se for para restaurar a democracia, fazendo com que a Dilma conclua o seu mandato, fora isso, o povo é que arque com as consequências do seu voto.
Com o judiciário que está aí e com o naipe dos políticos eleitos recentemente, NADA acontecerá aos militares bandidos e ao presidente genocida. Continuarão vivendo numa boa com suas gordas pensões e dando pitacos sobre como deve sr a "democracia" deles.
O Judiciário que está aí, é aquele que a esquerda escolheu.
Que não se repita a palhaçada ocorrida na "redemocratização" dos anos 80. Seria inimaginável a não realização de um acerto de contas tal qual os franceses fizeram com os coloboracionistas ou os argentinos fizeram com seus milicos após a trágica aventura nas Malvinas. Mas aqui é o brazil, é terra de ninguém, é casa da mãe joana, terra sem lei. Vai ficar tudo por isso mesmo e esta história ainda se repetirá de novo.
Excelente e acrescento, que a herança genética dos mesmos inomináveis, pague conjuntamente, pela barbaridade do atos praticados
A embaixada da Alemanha já está a pedir aos alemães que se encontrem no Brasil que abandonem imediatamente o país. Isso não é um bom sinal.
Péssimo sinal.
Infelizmente vai ter que ser na dor.
Bolsonaro é, de fato, o elemento chave da tragédia que se anuncia.
Mas ele se sente tão poderoso, tão predileto de Deus, que acha que Deus fará um milagre só para ele e que aqui no Brasil o coronavírus não passará de uma gripezinha, assim como a crise de 2008 no Brasil não passou de uma marolinha. Só que entre um caso e outro existe uma tremenda diferença: Lula tinha responsabilidade, competência e conhecimento da situação. Bolsonaro tem os opostos. Essa vai ser sua ruína.
No fundo #Ele
Nãosabe: seu pacto com o demo está sendo cumprido. Já tem um espaço bem quentinho reservado no inferno. #ForaBolsonaro #VadeRetroSatanaQuando escreve "Demo" se refere à elite e seus empregadinhos, certo?
Pois é, Emília, não vejo nenhum jornalista perguntando ao Cachorro Louco, ao vivo, que "gripezinha" (ou "fantasia" como ele também chamou) é essa que matou quase mil pessoas no Brasil em 40 e poucos dias. Afinal, com estes números, ela merecia ser chamada no mínimo de "gripezona"...
MIl e poucos?
As pessoas estão sendo enterradas sem exame para confirmar a causa da morte. É para economizar testes.
Os números do Brasil estão subestimados em 90% no mínimo.
É só ver a quantidade de testes realizados. 296 por milhão de habitantes.
Quem tutela esse incompetente presidente? São os maiores culpados.
Infelizmente,pra todos aqueles que ainda escrevem e falam e alardeiam,até onde supõe chegarem seus gritos ,a sociedade que tem como alvo,é idêntica a rebanho de OVELHAS,e quem as tratou em algum momento da vida,sabe que elas e a SOCIEDADE,que se acha civilizada,é IDÊNTICA AOS REBANHOS,que vão em fila indiana,para os matadouros,com seus balidos,ingênuos e desinteligentes.Mas,ainda assim,são louváveis as tentativas de alerta-los.Desgraçadamente,passado este IMBRÓGLIO,todos voltarão,para os seus velhos cacoetes que a sociedade burguesa de classes,lhes outorgou.E viva a imbecilidade,todos serão felizes,para sempre,ou,até que a morte os separe.
Os indivíduos estão se protegendo,sem precisar de nenhum orientação quais crianças ,de parte dos pais (o Estado).
A informação sobre a realidade dos outros países ,está aí escancarada na internet ,nos noticiários de tv,no radio,nos jornais ,o que é necessário para as pessoas terem atitudes de ---individuos responsáveis????------
Óbvio que muitas pessoas estão sendo --obrigadas-- a procurar o seu sustento,perante a atitude genocida do governo de delinquentes.
Muito "preocupado" em cuidar quem vai receber a esmola de R$ 600,enquanto libera a compra pelo BC ( NÓS) de papéis podres para o sistema financeiro,com a desculpa da "liquidez".BANDIDOS !!!!
Os argentinos escolheram ,antes do Brasil,uma quarentena estrita e com repressão para quem não a cumpra.
Eles tem um índice de mortes,infinitamente menor que o Brasil,por qué isso custa a ser entendido????
Sei que acontecerá,se o virus bater em minha porta ,fatalmente estarei condenado pela atitude de GADO das maiorías.
Lembro que cerca de metade da população brasileira não tem acesso à Internet, muitos são analfabetos, grande parte não tem sequer noção do que ocorre no mundo. Pois é em relação a este imenso contingente de seres humanos que a ideologia neoliberal-neonazista usa as palavras paternalismo, "vitimismo", para condená-los à morte.
Implicitamente, a ordem neoliberal é deixar morrer. E é isto que Bolsonaro vem dizendo nas entrelinhas cada vez mais claras do seu discurso GENOCIDA.
Vc comete o mesmo erro dos mal chamados "esquerdistas",o coitadismo.
Vejo recicladores,coletores de sucata em suas "carroças" usando smart fone (eu não tenho por escolha) ,se vc andar pela favelas ( "comunidades "no hipócrita vocabulário dos ricos) se verá que a grande maioría tem acesso e disponibilidade de informação.Não é a metade que não tem acesso,isso é um exagero,mas ,imaginemos que seja verdade,muitos são analfabetos (segundo vc) portanto são os coitados que a direita usa para se perpetuar no verdadeiro poder.
Seguindo com seu raciocínio,o lógico sería evitar que esses coitados se suicidem e que arruinem nossa vida com essa decisão, que é que vc sugere? vc diz que a direita usa o "vitimismo" em relação a eles, logo eles a quem vc considera "coitados",qual a diferença então??
Luiz Alberto Beltrame Vargas
As pessoas enlouqueceram e estão repetindo o discurso da besta onaro.
Queira Deus, que aprendam com as escolhas erradas que vêm fazendo a algum tempo. É lamentável a venda que os cegam.
Não é falta de Deus. É excesso de crenças em mitos e milagres sem fundamento na realidade da Natureza.
Ignorância e estupidez potencializadas pela onda bolsonazista.
Interessante ler esse post em que o médico-chefe relata os bastidores da UTI do Hospital dos Servidores de Pernambuco. Enquanto Bozzo fica brigando com Mandetta a improvisação e a falta de Equipamentos de Proteção Individuais é preocupante e aterradora para os médicos, conforme relatos que tenho lido publicados na internet. O medo impera entre eles. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/10/evolucao-da-covid-19-assusta-chefe-de-uti-em-pe-nada-a-fazer-pelo-doente.htm
Enquanto isso, o Cachorro Louco vai a uma padaria para comprar água mineral. Fala sério, em qualquer país decente do mundo, com um mínimo de racionalidade, este animal irracional já teria sido enviado, em camisa de força, para um hospício. Mas na bananolândia em que nos transformamos, não só aqui mas diante do mundo, o animal irracional continua no poder. Pobre Brasil! Pobre Povo Brasileiro!