Tijolaço na Copa: vitória não foi contra a Sérvia, foi contra o nervosismo e o “salto alto”

felipao

Vou pedir desculpas para quem acredita que a política deve deixar a gente ausente do resto das coisas e eu acompanho Copas do Mundo desde que ouvi, pelo rádio, o Brasil cair da soberba na Copa de 66.

Vou me dar o direito de comentar os jogos do Brasil, até porque, com a uruca generalizada que anda por aí, acho que é a melhor conversa que a gente pode ter estes dias.

O jogo da seleção contra a Sérvia teve um resultado mais importante que 1 x 0  do placar.

A seleção venceu, em boa parte, o nervosismo da estréia, antes da estréia.

Porque só o nervosismo pode explicar as pixotadas de uma zaga formada por Tiago Silva e David Luiz, ambos experientes e bem conhecidos um do outro. As falhas defensivas, aliás, foram a mais séria deficiência do time.

Nada disso, porém,  teria acontecido se Felipão tivesse pedido um amistoso “baba-de-quiabo” para o último jogo pré-copa.

Com é, aliás, tradição nas últimas edições do Mundial, quando fechamos a preparação jogando com Tanzânia, Nova Zelândia, Malásia e…Andorra!

Muito provavelmente isso só serviria para deixar alguns de “salto alto”.

Aliás, foi bom baixar a auto-confiança do Neymar – que não precisa provar a ninguém que é um gênio com a bola. Ele foi bem (e duramente) marcado e vai ouvir de Felipão que os piores  zagueiros que ele vai enfrentar usa camiseta preta com o escudo da Fifa: os juízes, que não vão ter paciência com reclamações coreográficas.

E para elevar a auto-estima de Fred, que  sofreu com a falta de armadores, teve uma chance apenas e a aproveitou.

Para ajudar mais a baixar a bola, o jogo foi diante da torcida paulista, que ao contrário de outras capitais, não vai fazer festa por qualquer coisa.

O Morumbi estava lotado e exigente.

A novidade que poderia ter acontecido, a subida de William para o  time titular, creio que não se confirmou, embora Oscar não tenha ido bem no primeiro tempo, como aliás ninguém foi.

O Brasil não jogou bem, mas pelo menos enquanto ainda podia não jogar bem.

Luís Felipe Scolari, que não escondeu sua “bronca” dos coletivos e nem no jogo com o Panamá, era o mais tranquilo, durante e depois do jogo-treino.

Talvez porque o resultado tenha sido na exata medida do que ele desejaria, na linha de seu conterrâneo Pinheiro Machado.

Nem tão ruim que gerasse cobranças.

Nem tão bom que criasse soberba.

Até porque os primeiros três jogos da Copa-  Croácia, México e Camarões – não são para fazer gracinha. E muito menos os possíveis adversários das oitavas:  Holanda ou Chile, na melhor das hipóteses, que é a da Espanha não surpreender não sendo a primeira colocada do grupo B.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Morumbi lotado, de tarde, chuva, frio, greve de metrô… e ainda dizem que a Copa não tem apoio da população…

  2. “PRESSÃO PELA INTERNET ACELERA VOTAÇÃO DE LEI CONTRA DOAÇÕES

    Após receber mais de dois mil e-mails em apenas um dia, o Senado decidiu acelerar a votação do projeto de lei que proíbe empresas de fazerem doações eleitorais. O texto original, criado em 2012, pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), havia sido engavetado após ser alterado no mês passado.”
    http://www.vermelho.org.br/noticia/243640-1

  3. Acredito que o resultado de hoje (contra uma quase ingênua Sérvia – ainda bem???) tenha sido a medida exata para entendermos que jogo se ganha no campo e que o ufanismo esportivo brasileiro continua atrelado às gordas contas bancárias. Não há mais jogadores como Garrincha nesta fogueira de vaidades em que se transformou nosso futebol. A entrevista de Cafu no programa “Jogo Aberto” foi emblemática: o nosso futebol de base está acabando por conta dos apadrinhamentos. O futebol brasileiro, na sua essência, está morrendo. Não temos mais craques. Temos produtos para serem vendidos. Hoje, ao invés de jogadores de futebol defendendo o Brasil temos profissionais comprometidos com seu desempenho proporcionando lucros aos seus contratantes. O suor pela “camisa canarinho” foi enterrada na Copa de 70.

    1. Por falar nisso eu não entendo porque o CANARINHO foi preterido pelo TATU, com nome estranho: FULECO, isso é nome !?!? (Nada contra o TATU, mas a SELEÇÂO e o BRASIL são CANARINHOS, desde sempre, pô !!)

      “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      1. Não exatamente. O tatu é o mascote da copa, não da seleção brasileira (da qual o canarinho ainda permanece inconteste). Separar as coisas foi uma ótima escolha.

  4. Prezado jornalista, me ocorreu o seguinte : o sr felipao tinha uma pendenga com a intromissao de jornalistas principalmente da rede golpe em concentracoes de selecao a tal ponto de ir pra europa porque nao tinha clima cpm a imprensa aqui. De repente eis que este senhor se mete a fazer declaracoes politicas contra o governo, bem como alguns jogadores, e rede golpe agora pode passear na concentracao ate altas madrugadas. Seu felipao virou felipinho e esta unha e carne com rede golpe. E se houver nisso tudo uma armacao pra selecao perder. Com rede golpe tudo e possivel. Nao duvido que a selecao faca uma campanha vergonhosa so pra desmoralizar o governo. Obvio o culpado sera o governo.

  5. Fernando, voce foi brilhante na sua analise. E olha que comecou tarde a se ligar na selecao. Minha primeira foi em 58, com 7 anos. Morava no Jardim Candelaria, em Maria da Graca, no Meyer. Meu irmao fez um puta balao no intervalo do jogo contra a Suecia. 5 x 2. O balao bateu na fiacao da rua e pegou fogo. Brasil campeao. Ja vi selecao sair do brasil favorita e voltar com o rabo ente as pernas e, como em 58, sair desacreditada , ainda com o trauma de 50 no ar, e …o resto todo mundo sabe. Mas o Oscar e o Daniel Alves nao estao jogando nada faz muito tempo.Foi bom ver o Fred funcionando. Centroavante e p’ra isso.Agora meu irmao, e partir p’ra cima da Croacia e torcer muito pelo Neymar.

  6. Mal comparando os personagens, a mídia faz com o Neymar o mesmo que já fizera com o Ronaldo “gorducho” – inflam, inflam, … praticamente sem críticas.
    Não discuto as qualidades do novo ídolo mas é injustificável o seu comportamento no jogo de hoje – quer fazer tudo sozinho, não passa a bola para ninguém.
    Aí na primeira bola que chegou (queimando) no Fred, ele sem firulas faz o GOL!!!
    Viu Neymar, é assim que se faz.
    Alô Felipão, tá na hora de “enquadrar” o garoto.
    E para não perder a oportunidade: CALA A BOCA GALVÃO!!!

  7. Sei. Mas e o golaço do fredflu? Abraços e lembre-se que PT bate é nas urnas. E bate pesado.

  8. david alves ? ou david luis ! , pois bem fernando , o que vc acha de um goleiro em fim de carreira que joga no canadá ser o titular da seleção ? eu acho que o neymar não tem que driblar toda hora que pegar a bola , teve um lance de contrataque que o oscar abriu livre pela esquerda e o neymar preferiu prender e driblar os servios , pra quê ! esse é um esporte coletivo , todos participam , dribla quando for a hora , toca a bola qundo for a hora , simples assim

    1. Neymar, com seus irritantes dribles, é o homem das paralelas. Parece estar mais preocupado em procurar ser o melhor jogador da copa do que ser mais um excelente jogador da seleção do Brasil.

      1. David Luiz, já corrigi lá em cima o “velho-troca-nomes”. Quanto ao Neymar, acho que não tem de mandar muito nele, não. Ele só aprende errando, como todo guri. Depois do jogo com o Panamá, a mídia inteira ficou na base do “Neymar e mais 10”, o ego inflou além da conta. o que mais me preocupa não é ser “fominha”, até porque o time inteiro estava nervoso e ele acabou chamando (demais) para si o jogo, querendo resolver sozinho. O melhor que pode acontecer, repito, é o Felipão dizer a ele que reclamação com coreografia, na Copa, dá cartão. E já comentando o commentário abaixo: discordo. O Neymar no Brasil é melhor que no Barça. Se enquadrar o Neymar demais, acaba com ele.

  9. caro fernando
    estou preocupado.
    o miolo de zaga é fraco; fraquíssimo no jogo aéreo, e o felipão não convocou o alex (psg/milan?), um dos melhores zagueiros do mundo.
    é brincadeira!
    e mais: bernard, jô, willian … tem gente muito melhor que esses caras até na 2ª divisão.
    e o tal de davi luís vai entregar o ouro: apesar de queridinho da globo e garoto propaganda do itaú, é fraco!
    estou muito preocupado: o felipão curvou-se aos “empresários de jogador”, e não convocou os melhores. bernard é brincadeira; o tal de jô não sabe nem correr; esse willian corre segurando a bola até … perder. tem carinha ali que nunca jogou no Brasil.
    sei não!

  10. Não tem jogador ou atleta que a Globo e o canastrão Galvão não estraguem. Foi assim com Romário, chegava repunar as declarações do cara quando a globo o inflava. Assim foi com o fenômeno da traição e assim será com este piá -o Neimar- até que algum jogador adversário encha o saco desta soberba toda e quebre o merdinha, ai ele vai ver o quanto é bom se “blobalizar”. Ou o Felipão volta a ser homem e manda a globo a merda, ou esta será mais uma copa de “amarelados!” Mas claro que a globo e o imbecil do Galvão já encheram o rabo de dinheiro. Pra eles tem muita copa sim!!!

  11. Além de Oscar, que não anda armando nada, quem mais sabe armar nessa seleção, com exceção de Neymar, que na falta de quem o faça, tem que recuar e armar o jogo e ainda apresentar-se à frente, para conclusão da jogada que arma. O halterofilista Hulk armando e Ganso e Tardelli descansando fora, é piada pronta, e se dizem que Ganso não marca, o Fred faz o que, além de ficar estacionado esperando uma bola sobre a área, como hoje? E quando anularem Neymar e essa bola não chegar até ele, como fica? E deixar de fora Miranda, melhor que os dois zagueiros titulares, para levar Henrique e deixar Luis Fabiano para levar Jô, é simplesmente bizarro. Enfim, quando o jogo engrossar e espero que não engrosse, e for necessário reação, olha-se para o banco e quem de lá pode sair para mudar a partida? Bernard, uma incógnita, talvez, e mais quem, se lá tem meia dúzia, de seis, dos mesmos? É por essa e à falta de outras, que só resta rezar para Neymar arrasar e a dupla de zagueiros, mais o Júlio Cesar, não falharem e Felipão deixar o Murtosa, decidir as substituições. Pelo andar da carruagem os astros indicam grandes possibilidades do Brasil ganhar a Copa, mas não bastará torcer, terá-se que reza sob comando da dona Felipoa.

  12. Boa análise e é bom pra relaxar um pouco. Alienação política é o que os anti-copa fazem ao não enxergar que o futebol é patrimônio imaterial brasileiro, como é a literatura de ficção.
    Só quero lembrar que os amistosos é só a Globo que transmite na TV aberta, mas na Copa vamos todos trocar de canal para a Band que também transmitirá (tem seu lado PIG também, mas é menos danosa).
    Na TV fechada, além do SportTV (que é um canal da Globo), se não me engano a ESPN e a Fox Sports também transmitirão. É tudo TV corporativa, mas vale qualquer alternativa à Globo.
    Pra quem só tem a Globo pegando bem, o jeito é baixar o som e ligar o rádio (tem um amigo que sempre faz isso porque acha a narração do rádio mais emocionante). Pelo menos fica livre do Galvão e do Ronaldo.

  13. Só tenho tv aberta então, corto o som e ligo o rádio nas caixas de som grande (já tá instalado para a Copa). Há anos não escuto o G.Bueno, não tenho estômago para tal. O Brasil não tem obrigação de ganhar a Copa, ganhar ou perder faz parte do jogo, mas tem a obrigação de organizá-la direito. Quanto a seleção: 1-não estou gostando da rede bobo dentro da concentração; 2-15 seleções optaram pelo Estado de São Paulo porque, no exterior, noticia-se que os demais Estados não têm infraestrutura ou são violentos; 3-agora tá confirmado, em campo molhado a seleção não rende nada; 4-os dois times, ontem, adotaram retranca e contra ataque por isso o jogo ficou feio. Se a Copa tiver isso como base não veremos muitos gols mas veremos muita pancadaria; 5-todos nossos jogadores querem fazer gol e virar herói por isso não passam a bola; 6-jornal do Rio (Meia Hora)noticiou que a Marquize entrou na concentração e passou a noite com nosso principal jogador. Porque só ele pode? Arranjem putas para os demais também; 7-time está batendo muito, cartões vão acabar tirando jogadores de jogos importantes.

    1. Boa essa José…”arrumem puta pra todos pô!” Tá certo deixa os caras esvaziarem os testículos, pra jogarem mais leve!kkkk
      Quanto a glomerda dentro da concentração ai é MERDA mesmo. Não esqueco aquele hipócrita do Alex Escobar enchendo o saco do Dunga…até que o Dunga, como bom gaúcho que não leva desaforo pra casa mandou ele tomar no fiofó. Mas é que analisemos friamente…Neymar faz parte da 9nine do TRAIRUCHO, que por sua vez é comentarista da Glomerda, que por sua vez tem os “acordinhos”-sem mostrar o DARF, com a CBF, que por sua vez ainda é comandada pela máfia Teixeira/Avelanche, que por sua vez…FIFA e voltando tudo em polposa fortuna para os Metralha-Marinho, através de toda esta “cadeia” de mídia…é isso…GLOBO A GENDE DESLIGA VOCÊ!!!

  14. … Creio que o meio-de-campo do time é o menos criativo da história da seleção brasileira… Por outro lado, o esquema tático do Felipão ainda não está bem definido: o time não está coeso; o espírito de atuação coletiva não compreendido/assimilado pelos atletas; falta uma ‘pegada’ mais impetuosa; as jogadas de linha de fundo através dos alas e de outros jogadores exercendo a função de ‘beirada’ não estão acontecendo eficientemente…

    Vamos torcer!

    Ah, e parabéns pelas considerações do eclético e competente jornalista Fernando Brito!

    Felicidades a todos nós!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil

  15. oh baptista, mais anti ansiolítico,potcha q é bom.Mas eu entendo.
    Pra mim a atual globice 1/2 aguda do felipon é que ele concluiu ser melhor se aliar do que bater na f.d.p- Ou vcs acha que ele e o conterraneo dunga de 04 anos atras- nao tem amigos dee bombaacha em comum que assim o aconselharam?
    (mas se exagerar dá lérda mesmo, isso dá)
    E os periodistas bem babacas, q SEM ASSUNTO, botam espinafraçao no filipon “felipao se irrita com isso e com aquilo”.PORQUE o foca boquirroto nao tem nem um milésimo da responsabilidade do tecnico e nem milionésimo da EXPOSIÇAo pública do cara – então deixa a ele o direito de se irritar. Analfagrafa no papel ou no microfone á vontade mas nao enche!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *