Tiraram a faixa do “Vampirão”. Mas foi só na Passarela, pena…

Descobriu-se a primeira finalidade da intervenção federal do Rio de Janeiro.

O “Vampirão”, principal destaque do último carro alegórico da escola Paraíso do Tuiuti – vice-campeã e grande novidade deste Carnaval – , desfilou esta madrugada sem a faixa que servia de legenda à sua identidade.

Como nos maus tempos da ditadura, vieram “ordens superiores”e a larga faixa ficou reduzida a uma fina gravata verde-amarela, que também estava na fantasia original.

Uma bobagem, porque o “Vampirão” e Michel Temer já eram gêmeos por suas mórbidas semelhanças.

Mas dá para imaginar a cena antes impensável:

-Tirem a faixa ou vão ver só”

-A gente tira, chefe, mas a gravata pode ficar?

Claro que a faixa é uma irrelevância. Mas a misteriosa ordem para tirá-la não é.

Revela que começa a existir aquela sombra de medo que, ao se projetar sobre as pessoas comuns, aumenta o tamanho das almas minúsculas do autoritarismo.

 

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • FB, acho que está faltando um "não" no final do penúltimo paragrafo.
    É a censura voltando.

    • Concordo com você, Gerson. Projetar a sombra do medo NÃO aumenta a alma minúscula do autoritarismo, só revela sua monumental burrice e covardia. Se podemos errar e até ferir, a língua, ou um semelhante, também podemos ter a chance de procurar acertar, e recuperar falhas.

  • A sociedade brasileira tem o "autoritarismo" como uma das ideologias formadoras da nação, vide o apoio massivo à intervenção militar. Acorda Brazil ! A DITADURA com quase dois anos de vida promete arrebentar o Lula, o PT e todos os partidos de esquerda. Quanto aos blogs de esquerda? Questão de tempo, enquanto a dança do CIRCO VAMPIRESCO NEOLIBERAL IMPERIALISTA vai se aprofundando e se consolidando.

  • Segundo a Mídia Ninja, que estava entrevistando na concentração e nos momentos cruciais antes do desfile, uma ordem para tirarem a faixa veio diretamente da assessoria da Presidência da República. Parece que queriam proibir o desfile do próprio Vampirão. Certamente recuaram porque se deram conta de que só aumentariam ainda mais a fama do já célebre Vampirão.

    • Impressionante a gigantesca pressão que a extrema direita está a fazer sobre a Tuiuti. OVampirão deu a entender que há esta pressão. Os peões da extrema já foram cascavinhar até "deveres trabalhistas" que a Tuiuti não cumpriu. E outros mesquinhos ficam a dizer que a escola amarelou, quando desfilou sem a faixa presidencial. Tudo estupidez. Nada vai empanar a glória que a Tuiuti arrebatou e que está imortalizada pela história.

    • Mais importante....quem da assessoria deu a ordem e sob ordem de quem?

  • Creio que a censura divulga mais o vampirão e a tragédia que é uma intervenção do que se a faixa presidencial estivesse lá.

  • A GLOBO COM O SEU SENSACIONALISMO CONSCIENTE CONSEGUIU ENGANAR ATÉ O EXÉRCITO BRAZILEIRO.

    NÃO SAIAM DOS QUARTÉIS!

    Números (OFICIAIS) desmentem "explosão de violência" no Rio
    Ocorrências no Carnaval caem desde 2015

    Publicado 17/02/2018 NO CONVERSA AFIADA

    Carnaval carioca registrou menos ocorrências de violência do que em anos anteriores (Créditos: Fernando Maia/Riotur)

    A respeito do comentário do governador Pezão de que o número de crimes no Carnaval em 2018 foi menor do que em 2017, o Conversa Afiada compartilha números do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP).

    Segundo a diretora do ISP, Joana Monteiro, em matéria no Estadão, não houve "explosão de violência" durante o Carnaval do Rio. O número de ocorrências registradas entre os dias 9 e 14/II foi de 5.865. No carnaval do ano passado, quando a Polícia Civil estava em greve (ou seja, muitos incidentes não tiveram registro oficial), foram 5.773. Em 2016 foram 9.016 ocorrências e 9.062 em 2015.

    O número de furtos também diminuiu: 584 em 2018, 613 em 2017, 1.704 em 2016 e 2.144 em 2015. Também tiveram queda outros crimes, como homicídios (queda de 14,81% em comparação com o ano passado) e roubos de celular (menos 29,7%).

    A queda no número total de ocorrências, de 2015 para 2018, foi de 35,27%.

    No total, 16 dos 27 indicadores de violência caíram durante o Carnaval do Rio. “Foi um carnaval muito parecido com o dos outros anos. Estou segura em dizer que não houve nenhuma explosão de violência neste ano”, afirmou Monteiro.

    Em tempo: o ISP é um órgão vinculado diretamente à Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.

    Leia também no Conversa Afiada:

    Gal. Villas Boas, em 6/2017: intervenção é desgastante e perigosa!
    Quem faz arrastão no Rio?
    Arrastões na Globo são distribuição de renda
    O rico se droga e o pobre leva porrada

  • Brito, aqui é Alisson. Rapaz, não ouça essa voz que pede nosso bloqueio. Não somos trolls. Nossas intervenções criam o debate e impede a unissonicidade dos comentários. Somos parte da Família Tijolaço, você sabe disso. Eu, ernesto, Bronco, Lula, todos colaboramos com esse blog, afinal, o lema do próprio blog diz que a polêmica é essencial.

    • Taí a prova. Quem não for bobo vai, a partir daí, parar de alimentar os trolls... bem como parar de cobrar o FB por algo que ele próprio incentiva.

    • Vai colaborar com a veja,globo,folha e estadão.

      Que expulsem vocês daqui. Não fazem falta nenhuma.

  • É fácil falar em “abrir as pernas”, ir para o “real enfrentamento” quando estamos no conforto do nosso lar, assistindo de poltrona. Antes de tudo convém irmos para frente de um espelho e perguntar a nos mesmos: o que fizemos ou estamos fazendo para resistir a esse estado de exceção, instalado com o consentimento tácito da maioria silenciosa do povo brasileiro?

  • Não é o tamanho da gravata que vai fazer deste ser imprestável que se apossou do Palácio uma criatura menos vampira, menos canalha e menos golpista. A Tuiuti expos ao mundo quem é o nosso atual governante e seus comparsas. A Tuiuti foi a gloria da avenida. Noventa por cento da população brasileira delirou com as alegorias e fantasias da Tuiuti. A mídia golpista não. Vida longa a Tuiuti e que venha muitos outros carnavais iguais a este. O povo sofrido agradece.

    • Ali estava retratada à origem de todos os males da desgraça que se abateu sobre o Rio de Janeiro. Que foi exatamente o PMDB do Cabral, do Paes, do Pezao e do chefão maior deles todos que foi o vampirão homenageado. Mais uma vez Salve a Tuiuti, Viva a Tuiuti. Pra cima deles Tuiuti.

  • A TV Brasil tbm fez a censura da Tuiuti. Depois da Lei Aurea os comentaristas não relatam essa passagem para os dias de hoje. Os manifestoches sumiram e a partir daí o video termina. Nem o Vampirão apareceu. Alguem ainda dorme em berço esplêndido golpista ?

Related Post