Da coluna de Monica Bergamo, hoje, na Folha:
“O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu ao presidente da corte, Ricardo Lewandowski, que adie a votação hoje do processo que proíbe o financiamento de empresas a políticos em campanha eleitoral. Ele está em Estocolmo e diz que gostaria de participar da discussão quando voltar de viagem, na próxima semana.
TALVEZ SEJA TARDE
Lewandowski resiste a adiar, ponderando que a questão já está em análise no STF há muito tempo. O próprio Dias Toffoli já proferiu voto a respeito, em abril do ano passado. O placar hoje é de 6 votos a um pela proibição da contribuição privada às campanhas.
DATA CERTA
A data em que a votação será finalizada é crucial: caso o STF confirme que a contribuição de empresas é inconstitucional, estará aberto o caminho para Dilma Rousseff vetar lei aprovada na Câmara dos Deputados que permite o financiamento privado das campanhas. O STF daria à presidente o pretexto (nota do Tijolaço: decisão do Supremo é pretexto?) ideal: ela não pode sancionar leis que vão de encontro à Constituição. A petista tem até o dia 30 para vetar ou endossar a regra.
ESCOLHA DE SOFIA
Se o STF não encerrar a votação nesta semana, o mais provável é que Toffoli peça vista do processo, adiando o resultado. Dilma então teria que decidir sem o aval da corte. Ela sempre disse ser contra o financiamento privado, mas teria dificuldade, no momento, de barrar lei aprovada pela Câmara.
A “escolinha do Professor Gilmar” parece que encontrou mesmo o seu “meu garoto”.
Adiar, de novo, a votação, provocando inegáveis efeitos políticos, depois de um ano e meio de espera e com todas as possibilidades de estudar todos os argumentos contrários e favoráveis é reproduzir, nada mais que isso, a manipulação política que Mendes fez desta decisão.
Mas, convenhamos – ainda mais já tendo proferido seu voto – é ultrapassar, a esta altura, o grau dos adjetivos morais que merece o mestre.
View Comments (24)
Os reaças já decidiram se nós de esquerda somos apenas "pão com mortadela" ou estamos ricos com o pixuleco?
Por que teria dificuldade em vetar uma lei? Isso é prerrogativa do Executivo. Ou não é?
Não sei o que é pior, se o legislativo ou o judiciário...
Apenas para esclarecer, a pergunta que fiz é retórica.
Ainda bem, pois eu não saberia responder.
Brincadeira. A resposta é a seguinte: o pior é aquele que está lá e não foi vc que colocou e nem é vc que pode tirá-lo de lá. Portanto, o Judiciário.
mas se ele já proferiu o voto como poderia pedir vistas? E a segurança juridica como fica? O presidente tem que prosseguir e dar o resultada final logo oras.
A única segurança em que os juízes estão preocupados é com a segurança financeira deles. A segurança jurídica hoje é teoria para afastar os políticos da oposição de qualquer escândalo.
Segurança? É privilégio de psdb e dem!
MAIS UM ATO CRIMINOSO DA ÓPERA BUFA!
"Mas, cheirosa!"
Pausa para rir das nossas desgraças!
Qual deve ser o teor dos achaques perpetrados pelo "supremo" gilmar DANTAS contra o congênere de toga IMUNDA Dias Toffoli?!
Lulão, por bom que seja, tem o dedo meio podre pro STF: Barbosa e Toffoli.
Ayres Britto, Peluso... também foram indicados por ele. Só salva o Levandowsky
Dilma colocou Rosa "literatura" Weber, cujo voto contra Dirceu foi escrito por Moro; Fux mato no peito também foi ela. Porém, Teori e Fachin podem fazer algo melhor.
Logo vemos que o espaço amostral do judiciário é muito ruim.
Na década de 1990 a crise era no executivo, agora que o executivo é sério, a crise chegou ao legislativo e ao judiciário.
Ainda vai voar muito caco nesse Brasil.
E talvez Dilma e o PT acabem bem depois de muito profeta do apocalipse alheio!
VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=WUyG43QYf34
Ministros do STF votam por proibição de doação por empresas para campanhas eleitorais
... E "meia dúzia de seis" 'coxinhas' [quase]anencéfalos fazem vigília na porta do TCU, exigindo que os 'miniSTROS' desaprovem as contas da presidente Dilma Rousseff, passaporte para "o probo e ilibado" presidente da 'Câmara dos 300-400 [ou mais!] Picaretas dePUTADos' pautar o "impítim" é 'meuzovos'!...
Esculhambação tem limite!
Ou não?!...
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Movimentos pressionam TCU sobre contas de Dilma
Reservadamente, dois ministros do TCU revelaram à jornalista do 247 Tereza Cruvinel ter sido assediados por visitantes de movimentos pró-impeachment que tentaram lhes cobrar compromisso com o voto pela rejeição das contas da presidente Dilma referentes a 2014; “Foi uma tentativa de constrangimento desagradável, dentro do meu gabinete”, queixou-se um ministro; grupos como o “Vemprarua” fazem desde ontem uma “Blitzkrieg” junto aos ministros do tribunal, pedindo que rejeitem pressões políticas do governo e dos partidos para aprovar as contas, ainda que com ressalvas, relata Tereza; a oposição espera a rejeição das contas pelo relator da ação, o ministro Augusto Nardes, a fim de fortalecer a ação pelo impeachment contra a presidente
15 de Setembro de 2015
Por jornalista Tereza Cruvinel
(...)
.
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/196998/Movimentos-pressionam-TCU-sobre-contas-de-Dilma.htm
... E por que esses canalhas hipócritas e safados não acampam na porta IMUNDA da 'Câmara dos 300-400 [ou mais!] Picaretas dePUTADos', exigindo a prisão do 'Achacador Geral da Nação'?!
Ah "rebanho" "de meia dúzia de seis" cretinos farsantes - [quase]anencéfalos!...
... Se 'nois' não estivéssemos submetidos a uma patacoada surreal, estariam presos, desmanchando no ar a patifaria do 'golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão': 'O Achacador Geral da Nação', o [mega]corrupto contumaz e irrecuperável [eduardo] 'CU(nha)' "do 'Aécio Furnas Forever'"; o DEMoTucano 'Aécio Furnas Forever', segundo delação do [mega]doleiro Albert(o) Yousseff desde os idos do [mega]escândalo do Banestado da era FHC da 'Privataria Tucana'; o Tiaguinho Cedraz das [mega]pedaladas do Mensalão da Quadrilha do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚÚÚÚúúú...
Mas, não, estes e outros criminosos cafajestes estão, pasme, operando o golpe!
Em plena luz do dia!
Festivamente!
E sob a batuta do PIG!
E os olhos vedados (sic) da *nossa Justiça!...
*nossa 'uma pinoia'!
Justiça?!
Qual Justiça?!
Dessa "Justiça" Deus nos livre - e guarde!
Amém?!...
O título da novela:
"A mais selvagem das 'ellites'!"
NOTA:
no entanto, o título da novela "não vem ao caso"!...
Que país é esse, siô?!...
E a nossa contemporânea pré-Idade Média festiva!
O pedido de adiamento da continuidade da discussão da ADIN que proíbe o financiamento privado de empresa a políticos em campanhas eleitorais feita pelo Ministro Toffoli carece de razoabilidade uma vez que já proferiu seu voto! E é ótimo que esteja em Estocolmo, pois já deu a mostras de que pretende alterar seu voto, para agradar o "paipai" Gilmar!
Esses ministros do STF, com exceção de pouquíssimos, deveriam ir para o Big-Brother Judicial. Poderia começar com a duplaToffoli, o aprendiz do ministros boquirroto Gilmar, e Gilmar.