Toffoli quer ser o “mini-Gilmar” das doações privadas?

myboy

Da coluna de Monica Bergamo, hoje, na Folha:

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu ao presidente da corte, Ricardo Lewandowski, que adie a votação hoje do processo que proíbe o financiamento de empresas a políticos em campanha eleitoral. Ele está em Estocolmo e diz que gostaria de participar da discussão quando voltar de viagem, na próxima semana.

TALVEZ SEJA TARDE
Lewandowski resiste a adiar, ponderando que a questão já está em análise no STF há muito tempo. O próprio Dias Toffoli já proferiu voto a respeito, em abril do ano passado. O placar hoje é de 6 votos a um pela proibição da contribuição privada às campanhas.

DATA CERTA
A data em que a votação será finalizada é crucial: caso o STF confirme que a contribuição de empresas é inconstitucional, estará aberto o caminho para Dilma Rousseff vetar lei aprovada na Câmara dos Deputados que permite o financiamento privado das campanhas. O STF daria à presidente o pretexto (nota do Tijolaço: decisão do Supremo é pretexto?) ideal: ela não pode sancionar leis que vão de encontro à Constituição. A petista tem até o dia 30 para vetar ou endossar a regra.

ESCOLHA DE SOFIA
Se o STF não encerrar a votação nesta semana, o mais provável é que Toffoli peça vista do processo, adiando o resultado. Dilma então teria que decidir sem o aval da corte. Ela sempre disse ser contra o financiamento privado, mas teria dificuldade, no momento, de barrar lei aprovada pela Câmara.

 

A “escolinha do Professor Gilmar”  parece que encontrou mesmo o seu “meu garoto”.

 

Adiar, de novo, a votação, provocando inegáveis efeitos políticos, depois de um ano e meio de espera e com todas as possibilidades de estudar todos os argumentos contrários e favoráveis é reproduzir, nada mais que isso, a manipulação política que Mendes fez desta decisão.

 

Mas, convenhamos – ainda mais já tendo proferido seu voto – é ultrapassar, a esta altura, o grau dos adjetivos morais que merece o mestre.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Os reaças já decidiram se nós de esquerda somos apenas “pão com mortadela” ou estamos ricos com o pixuleco?

  2. Por que teria dificuldade em vetar uma lei? Isso é prerrogativa do Executivo. Ou não é?

    Não sei o que é pior, se o legislativo ou o judiciário…

        1. Brincadeira. A resposta é a seguinte: o pior é aquele que está lá e não foi vc que colocou e nem é vc que pode tirá-lo de lá. Portanto, o Judiciário.

  3. mas se ele já proferiu o voto como poderia pedir vistas? E a segurança juridica como fica? O presidente tem que prosseguir e dar o resultada final logo oras.

    1. A única segurança em que os juízes estão preocupados é com a segurança financeira deles. A segurança jurídica hoje é teoria para afastar os políticos da oposição de qualquer escândalo.

  4. MAIS UM ATO CRIMINOSO DA ÓPERA BUFA!

    “Mas, cheirosa!”

    Pausa para rir das nossas desgraças!

    Qual deve ser o teor dos achaques perpetrados pelo “supremo” gilmar DANTAS contra o congênere de toga IMUNDA Dias Toffoli?!

    1. Ayres Britto, Peluso… também foram indicados por ele. Só salva o Levandowsky
      Dilma colocou Rosa “literatura” Weber, cujo voto contra Dirceu foi escrito por Moro; Fux mato no peito também foi ela. Porém, Teori e Fachin podem fazer algo melhor.

      1. Logo vemos que o espaço amostral do judiciário é muito ruim.
        Na década de 1990 a crise era no executivo, agora que o executivo é sério, a crise chegou ao legislativo e ao judiciário.
        Ainda vai voar muito caco nesse Brasil.
        E talvez Dilma e o PT acabem bem depois de muito profeta do apocalipse alheio!

  5. … E “meia dúzia de seis” ‘coxinhas’ [quase]anencéfalos fazem vigília na porta do TCU, exigindo que os ‘miniSTROS’ desaprovem as contas da presidente Dilma Rousseff, passaporte para “o probo e ilibado” presidente da ‘Câmara dos 300-400 [ou mais!] Picaretas dePUTADos’ pautar o “impítim” é ‘meuzovos’!…
    Esculhambação tem limite!
    Ou não?!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Movimentos pressionam TCU sobre contas de Dilma

    Reservadamente, dois ministros do TCU revelaram à jornalista do 247 Tereza Cruvinel ter sido assediados por visitantes de movimentos pró-impeachment que tentaram lhes cobrar compromisso com o voto pela rejeição das contas da presidente Dilma referentes a 2014; “Foi uma tentativa de constrangimento desagradável, dentro do meu gabinete”, queixou-se um ministro; grupos como o “Vemprarua” fazem desde ontem uma “Blitzkrieg” junto aos ministros do tribunal, pedindo que rejeitem pressões políticas do governo e dos partidos para aprovar as contas, ainda que com ressalvas, relata Tereza; a oposição espera a rejeição das contas pelo relator da ação, o ministro Augusto Nardes, a fim de fortalecer a ação pelo impeachment contra a presidente

    15 de Setembro de 2015

    Por jornalista Tereza Cruvinel

    (…)
    .
    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/196998/Movimentos-pressionam-TCU-sobre-contas-de-Dilma.htm

    1. … E por que esses canalhas hipócritas e safados não acampam na porta IMUNDA da ‘Câmara dos 300-400 [ou mais!] Picaretas dePUTADos’, exigindo a prisão do ‘Achacador Geral da Nação’?!
      Ah “rebanho” “de meia dúzia de seis” cretinos farsantes – [quase]anencéfalos!…

  6. … Se ‘nois’ não estivéssemos submetidos a uma patacoada surreal, estariam presos, desmanchando no ar a patifaria do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’: ‘O Achacador Geral da Nação’, o [mega]corrupto contumaz e irrecuperável [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”; o DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’, segundo delação do [mega]doleiro Albert(o) Yousseff desde os idos do [mega]escândalo do Banestado da era FHC da ‘Privataria Tucana’; o Tiaguinho Cedraz das [mega]pedaladas do Mensalão da Quadrilha do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚÚÚÚúúú…
    Mas, não, estes e outros criminosos cafajestes estão, pasme, operando o golpe!
    Em plena luz do dia!
    Festivamente!
    E sob a batuta do PIG!
    E os olhos vedados (sic) da *nossa Justiça!…
    *nossa ‘uma pinoia’!
    Justiça?!
    Qual Justiça?!
    Dessa “Justiça” Deus nos livre – e guarde!
    Amém?!…

    O título da novela:
    “A mais selvagem das ‘ellites’!”

    NOTA:
    no entanto, o título da novela “não vem ao caso”!…

    Que país é esse, siô?!…
    E a nossa contemporânea pré-Idade Média festiva!

  7. O pedido de adiamento da continuidade da discussão da ADIN que proíbe o financiamento privado de empresa a políticos em campanhas eleitorais feita pelo Ministro Toffoli carece de razoabilidade uma vez que já proferiu seu voto! E é ótimo que esteja em Estocolmo, pois já deu a mostras de que pretende alterar seu voto, para agradar o “paipai” Gilmar!

  8. Esses ministros do STF, com exceção de pouquíssimos, deveriam ir para o Big-Brother Judicial. Poderia começar com a duplaToffoli, o aprendiz do ministros boquirroto Gilmar, e Gilmar.

  9. Imagine alguém, servidor público ou não, fazer algo parecido no emprego. Sair em viagem e depois ligar para o local de trabalho pedindo para que os colegas parem o que estão fazendo e esperem-no retornar, porque ele quer participar de (ou paralisar) um determinado serviço que está em andamento e que já está em atraso de um ano e meio, por causa da prevaricação de um outro funcionário relapso. Que resposta ele receberia?

  10. Registrando que o presidente da CUT Porto Alegre foi assassinado. Algum diretor de alguma entidade de direita de trabalhadores ja foi assassinado? Nao.

    Por mais que possa parecer latrocinio ou que seja assim disfarçado esta claro que ha uma açao conjunta nacional e de origem internacional para eliminar liderancas de bairro e de trabalhadores.

    Coincide com :
    .ataque a Stedile
    .tentativa de privatizar a educaçao do RS e Parana onde já ha projeto tramitando.
    .ostensiva comora de deputados federais pelas empresas na votaçao da terceirizacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *