Uma pequena e imensa vaidade

fidel

Os leitores deste blog sabem que, de pessoal, aqui, só trato de mim nas minhas velhas e chatas histórias, recolhidas ao longo de 56 anos, que podem ter um sentido geral, porque contam situações que, afinal, todo mundo poderia viver.

Mas hoje, abro uma exceção e falo de um privilégio e violo uma das regras que aprendi desde os anos 70, quando o prazer e o dever de escrever tomaram conta de mim: a de que jornalista não é notícia.

Pois eu, que não ponho aqui nem a tradicional “fotinho” que os blogueiros costumam colocar em suas páginas, coloco a única fotografia que tenho de absoluta, total e completa tietagem, como se vê em minha cara, embora seja a cara de 23 anos passados.

Hoje, dia dos 89 anos de Fidel Castro, não resisti e publico o momento em que eu mal cabia em mim, ao lado do “comandante”.

Porque era tamanha a carga histórica, tamanho o sentido de tempo e de luta que se encarnava naquele homenzarrão, que chegava dominando qualquer ambiente onde se encontrasse, que era impossível não desmanchar.

Então me permito esta pequena – e imensa, descomunal – vaidade de partilhar com vocês aquele momento.

Que se danem as convenções, os argumentos pedantes, a supremacia tirânica da razão fria sobre a emoção ardente.

Com a mesma cara de abobado da foto, estou agora a recordar daquele instante.

Somos seres humanos e fazemos a vida não apenas com o olhar e o pensar, mas com sentimentos.

E os melhores sentimentos, como os melhores seres humanos, são os duradouros.

A gente esquece nossa pequenez quando está do lado de alguém, que nos dias em que eu nascia, liderava um grupo de garotos recém-barbados – e barbudos, o que era uma quase heresia, então – que iria transformar uma pequena e miserável ilha no centro de mais de meio século de polêmica, curiosidade, admiração e ódio do mundo inteiro.

E que ainda hoje, como disse Cartola, quando já me aproximo do inverno do tempo da vida, ainda está aí e me permite pensar o quanto pode ser eterno esse amor à liberdade e à justiça social, mesmo quando mal se pode em pé, abalado pelo único adversário que o pode vencer.

Um inimigo que faz o que não fizeram Fulgêncio Batista, o cárcere, a selva, a CIA, os EUA, nem o embargo econômico, nem os intelectuais que não sabem como é duro erguer uma terra miserável, dependente de açúcar e tabaco, como antes dele era também do jogo e da prostituição, e transformá-la num país que não é moderno nos celulares, nos automóveis e na internet, mas o é nos hospitais, nas escolas, no esporte, no direito de comer.

Onde não há crianças com fome, o que ofende ao Deus de qualquer religião e até ao Deus dos ateus.

Fidel é um homem que só será vencido pelo que vence a todos os homens: o tempo. E mesmo contra este ele briga, como se fosse para continuar escrevendo seu nome, feito de fé e fidelidade, para muito além de seu corpo.

Pois é do tempo que me veio este privilégio, o de ter estado, um dia, uns minutos, uma imagem apenas que seja, ao lado de um imenso pedaço da história de meu tempo.

Do tempo de muitos povos, do tempo de um século, do tempo que, ele próprio, toma a mão do velho líder e lhe diz, como eu lhe digo:

Gracias, Fidel.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

57 respostas

  1. Que bacana teu texto como sempre Fernando Brito!!! Tenha certeza que a grande maioria dos teus leitores vendo a foto da matéria tenha se imaginado estar ao lado do Grande Comandante, assim como você esteve!!!
    E parabéns El Comandante Fidel!!!

  2. Que texto mais lindo Fernando Brito! ès um baita jornalista e tens um enorme coração; deixas a gente emocionada. Parabéns.

  3. Meus parabéns por mais um belíssimo texto, Isso que você escreve e Descreve com tanta paixão, mostra uma grande e singela homenagem ao grande repórter que você é Fernando Brito. Mais uma vez meus parabéns, grande profissional.

  4. Isso camarada, vc tem um brilho, tem luz própria, como o velho e glorioso Fidel. Parabéns Brito, te admiro e respeito sempre mais. Força!!!

  5. Parabéns Brito, que Glória uma foto como essa, sempre ao lado dos personagens que vieram ao mundo para fazer a diferença.

  6. Fiquei comovido com tudo que voce escreveu. A figura de Fidel, assim como a de Che, evoca em muitos a busca de um sonho. Não importa se eles conquistaram o imaginado. Importa é que entregaram a vida na busca do seu ideal. Fidel não morrerá jamais.

  7. Sem sombra de dúvida Fidel está entre as 10 mais importantes figuras históricas do século passado e viveu para ver os Estados Unidos entregarem os pontos e reatar relações com Cuba.

  8. Meu caro Fernando Brito, o inverno do tempo da vida, sinceramente, não é o ocaso da vida, não é o limiar do tempo, e não se pode limitar a vida e vivê-la de reminiscências. O que deixamos de fazer não pode interromper a vontade de continuar lutando. A nossa força está na certeza de que somos mais que vencedores nAquele que nos fortalece e o que nos fortalece sabe de todas as coisas, não deixando apagar o facho de luz que ainda nos impulsiona, por exemplo, a compartilhar mais um dos belos textos e momentos registrado em imagem e sentimentos, ilustrando um encontro, que certamente influenciou e marcou a sua vida, apresentando uma personagem que fez a diferença e deixa um legado de realizações para o seu povo e para a humanidade. É isso que nos move, dar sem esperar receber, mas confesso, não poderia também de tietar um dos mais talentosos jornalistas que esse país já produziu. Obrigado Fidel, obrigado meu caro Brito!

  9. Gracias, Brito! Lindo! Sobretudo são seus sentimentos que me fazem gostar de passar sempre por aqui e à vezes deixar uma palavrinha. Vc é muito jovem ainda, tem muito que se emocionar e nos emocionar. Viva Fidel!

  10. Fernando Brito,
    Que bom que você “abriu uma exceção” e postou essa foto. Gracias Brito por seu texto, tão puro, tão doce!
    Parabéns ao grande comandante Fidel!

  11. Excelente comentário Fernando Brito, só aqueles que lutam por um mundo sem injustiças sabem valorizar as palavras proferidas por você sobre Cuba e Fidel, VIVA CUBA, VIVA FIDEL.

  12. Ai que inveja, Fernando. Mas inveja boa, alegre, inveja de quem agradece por você ter partilhado conosco esse momento. Não realizei ainda o sonho de estar perto de Fidel e, como já estou muito perto do tal inverno da vida, não sei se conseguirei mas o que vale é a o orgulho de ter compartilhado este planeta, por algum tempo, com “el comandante”.

  13. Me emocionei com o teu texto! Tenho acompanhado o seu blog, mas por uma questão muito pessoal também, este é o meu primeiro comentário! Sentiria o mesmo que você se tivesse a oportunidade que você teve! Fidel é um herói revolucionário, um gigante da história, um homem com robustez moral e compromisso com a classe trabalhadora! Muito obrigado por compartilhar esse pedaço da sua história!!!

  14. Eu sou mais modesto, queria ter uma foto ao lado do Fernando Brito, minha leitura diária!

  15. Esta aí, Fidel Castro, um presidente digno de receber o Prêmio Nobel da Paz, tal qual Lula, que amam seu povo e tudo faz por ele. E que inveja de você Brito por ter tido essa oportunidade de estar ao lado de Fidel. Que inveja de vc Brito!

  16. Caro Fernando, esta perdoado, os fins justificam os meios, parabéns e muita força e saude para Fidel.

  17. A homenagem que vale a pena, se a alma não é pequena. Quem melhor para citar que um outro Fernando, o Pessoa? Memória, lembranças são o tudo que levamos e o pouco que deixamos nessa vida.Parabéns à alegria e ao coração do Fernando Brito no dia do aniversário da grande figura humana que é Fidel Castro. Maravilha.

  18. Parabéns Brito. Realmente um momento pra se orgulhar. Parte da história. O meu momento (parecido com o seu) foi ao lado de LULA, duas vezes, uma delas apresentado por um deputado do PT, ambas antes dele se tornar presidente, quando tive o prazer de trocar algumas palavras com o “chefe”. Pena que não tenho uma foto, pois não era a era dos “selfies”. Mas, se tivesse, estaria tão contente quanto você.

  19. Não tem como conter a emoção. Exemplos de que jamais em tempo algum devemos abrir mão de nossas convicções.

  20. Muito emocionada não consigo dizer o que sinto!!!!!
    O “momento” é muito bonito, o texto acompanha e consegue passar para nós leitores uma emoção maior ou igual, sinto me como se estivesse presente no local!!!

  21. Brito,
    Mais emocionado ainda fiquei ao ver, logo atrás de você, o grande lutador e companheiro Neiva Moreira, infelizmente já falecido.
    Como militante do PDT do Maranhão, no tempo em que valia a pena ser do PDT, tive oportunidade de conhecer de perto esse bravo maranhense.

  22. Brito, nós é que lhe dizemos: Gracias Brito! por nos propiciar o compartilhamento deste momento e desta emoção. Num momento tão intenso e perturbado em que vivemos, este compartilhamento nos faz sentir emoção similar já que igual talvez seja impossível. e por isso, novamente, Gracias Brito!

  23. Parabéns! Viva a resistência à tirania mundial (política, militar, cultural, econômica…) tecnofascista ianque!

  24. Está sendo ótimo conhecer, pela foto, o grande jornalista Fernando Brito. Além de muito inteligente é bonito. Parabéns!

  25. Caro Brito, Cuba tem os mais belos automóveis do mundo, e isso não é exatamente brincadeira. São aqueles carros produzidos pela GM e pela Ford entre os anos 50 e meados da década de 60, comuns nas ruas de Havana.
    Os cubanos deram um jeitinho e, desde então, conseguem fazer a manutenção da frota e, ao que parece, sem reposição de peças originais, que certamente não existem mais. Gostaria de saber como eles conseguiram preservar carros clássicos, como os modelos Bel Air 57 e 59, que hoje valem uma fortuna.
    No que tange à música, lembro que o jazz tem muitos fãs em Cuba e, há muito tempo atrás,o pistonista Dizzie Gillespie foi recebido pelo camarada Fidel Castro, num encontro de abraços e sorrisos. O músico americano admirava seus colegas cubanos e a recíproca era verdadeira.

  26. Fidel fez aniversário e nós que ganhamos o presente. Fernando, obrigado por partilhar essa foto com seus leitores. Viva o Brasil! Viva Cuba! Viva Fidel! Viva Lula! Viva Dilma!

  27. PRIMEIRO,TEXTO BACANA POR DEMAIS…SEGUNDO, ESTAR AO LADO DE FIDEL CASTRO QUE REPRESENTA A LUTA DOS POVOS OPRIMIDOS CONTRA A TIRANIA DOS EUA E SEUS ALIADOS, ALÉM DE HONROSA É UM PRIVILÉGIO ESTAR AO LADO DESSE LÍDER MUNDIAL… “AMADOS POR UNS E ODIADOS POR OUTROS”…FEZ DA ILHA DE CUBA APESAR DO BLOQUEIO VERGONHOSO UMA NAÇÃO DIGNA, LIBERTA DO JUGO NORTE AMERICANO E QUE SOBRESSAI NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E ESPORTE E QUE AMA A SUA SOBERANIA ACIMA DE TUDO…FIDEL É UM LÍDER CARISMÁTICO SEM SOMBRA DE DÚVIDAS….PARABÉNS AO COMANDANTE! MUTOS ANOS DE VIDA….ATÉ A VITÓRIA SEMPRE!….

  28. pô, cara, tuas companhias eram as piores possíveis: brizola e fidel.
    te invejo. do fundo do meu coração.
    salve brito

  29. Que inveja, Fernando! Uma foto histórica para tua história. Uma foto com uma das maiores figuras do século XX.
    Grande abraço

  30. Senhor Fernando Brito, sou um velho de 66 anos, seu fã de carteirinha, conto muito com o senhor na luta contra o golpe desses covardes.

  31. Inveja é pecado? Deus vai me perdoar, mas to com muita. Meus grandes sonhos se realizarão. Queria muito ter apertado a mão ou abraçado seres como Fidel, Mandela, Ho Chi Min, Kadafi, Che, Bob Kennedy, Jime Carter, e outros grandes que marcaram meus sessenta e tantos anos.

  32. Parabéns, Fernando, Fidel é um monumento humano que sobreviveu no poder a 10 presidentes americanos, coisa que ser humano nenhum além dele pode se gabar. Grande foto. O máximo que posso fazer nesse sentido é o orgulho de ter conversado por duas horas num voo Recife-SP com um dos filhos de Miguel Arraes, que me contou da vida do pai na prisão em Fernando de Noronha e do exílio na Argélia. Conhecer a história em primeira mão realmente é privilégio para poucos. Um abraço.

  33. Fernando Brito.
    Peço sua atenção para o que escrevi no meu facebook(Milton Schelb Filho), cobrando explicações pelo que ocorreu quando compartilhei sua matéria com meus amigos. Sua imagem com Fidel é substituída por um cara de palhaço absolutamente desconhecido. Ajude-me a obter o respeito que mereço. Sou seu leitor compulsivo nos meus 83 anos de idade. Obrigado.

  34. QUE INVEJA!!!!!!!! Teria dado, sem piscar, dez anos da minha vida para estar – não no teu lugar – mas alí ao lado, privando da presença do meu adorado Comandante. Eu amo esse homem, que realizou o mito do herói e tomou a história em suas mãos para enfim modificá-la. Obrigada pelo lindo texto! Que meu Comandante possa ter uma caminhada iluminada até o fim dos seus dias na Terra. Em meu coração ele viverá para sempre. Voltei de minha segunda viagem a Cuba em maio. Participei da Marcha de los Obreros. Emocionante demais! Mas jamais vi Fidel em pessoa… Quem sabe numa próxima vida?

  35. Brito vc me surpreende incrivelmente bem.Texto escrito com o coração. Inspirador,lindo, apaixonante pra quem ama ter espírito livre. Aufklärung

  36. eh voce ao lado do cara que cutucou a onça -e que feroz e faminta!- com vara por longo tempo e com vara curtissima.
    E sobreviveu.
    Nao apenas isso, mas triunfou como agora o prova Barack Obomba.

  37. retificando:
    eh voce ao lado do cara que cutucou a onça -e que feroz e faminta!- por longo tempo e com vara curtissima.
    E sobreviveu.
    Nao apenas isso, mas triunfou como agora o prova Barack Obomba.

  38. :

    23:13

    Fidel é dos bons, alguém para se ter orgulho de se estar em sua companhia. Vida longa a ele ! ! ! !

    Mas quero lembrar aqui, hoje, 14 de agosto, o 59º ano da morte do Poeta, dramaturgo e contista alemão Bertolt Brecht, que com sua obra dedicou-se à conscientização dos oprimidos em todo o mundo, num trabalho humanista de inestimável valor, contribuindo para o surgimento de uma consciência política e ideológica no âmbito do indivíduo e da coletividade. Sua fecunda obra artística libertadora tem uma importância hoje cada vez mais relevante num mundo assaltado cotidianamente pelos espasmos da direita reacionária em todos os continentes. Brecht vive, hoje e sempre.

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *