Um pessimismo feito “com o bolso”

sui

Muito interessante o texto de hoje de Suzana Singer, ombudswoman da Folha. Eu separei uns trechos, mas quero que vocês prestem atenção especialmente no último deles, que é um comentário de um economista-chefe de um grande banco que não quis se identificar.

Repito a frase aqui porque ela revela uma postura literalmente criminosa de alguns analistas econômicos:

“Certas análises são feitas com o bolso, e não com o bom senso”.

Poderíamos dizer que esses analistas são pessimistas com o Brasil porque, na verdade, tem planos bem otimistas para seus próprios bolsos.

*

Trechos do artigo:

A ênfase em dados negativos é uma característica geral da Folha.

“Os números fiscais estão perdendo credibilidade e há muita tensão no mercado de câmbio”, explicou o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, um dos que, como Giannetti, não veem exagero nas tintas da Folha.

“A situação não é tão ruim como pintam nem tão boa quanto poderia ser, caso a indústria brasileira tivesse um desempenho melhor”, avalia Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp.

O economista-chefe de um grande banco, que pediu para manter o anonimato, afirmou: “Com honrosas exceções, há relativamente pouca distância analítica na imprensa econômica, que, até involuntariamente, ventila teses que traduzem interesses de mercado. Certas análises são feitas com o bolso, e não com o bom senso”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Como diz PHA, essa turma do contra usa uma matéria chamada urubologia, e a maior urubóloga é Miriam Leitão, da Globo. Querem o pior para o Brasil, e querem o mais vantajoso para os seus bolsos. Estão empenhado em levar um oposicionista ao poder porque estão cansados de não terem a oportunidade, como dantes, de supervalorizar as elites e desmerecer o povão, hoje ascendendo na escala social.

  2. Pois é, o economista-chefe de um grande banco, disse tudo. E quem o divulga é a ombudswoman da Folha. Da FOLHA!!!!
    Enquanto isso, nada é feito pelo governo federal para mudar o sitiamento feito pela imprensa.

  3. Isso mostra que os jornalismo econômico não é só de má qualidade, é também corrupto. Mas a presidente acha que isso se resolve com controle remoto. Penso que não, a campanha que a mídia partidária que abriga esse jornalismo criminoso está fazendo para que tenha quebra-quebra que torne a Copa negativa ao país é um ato criminoso e parece só o começo do que a elite golpista quer para o país.

  4. Isso mostra que o jornalismo econômico não é só de má qualidade, é também corrupto. Mas a presidente acha que isso se resolve com controle remoto. Penso que não, a campanha que a mídia partidária que abriga esse jornalismo criminoso está fazendo para que tenha quebra-quebra que torne a Copa negativa ao país é um ato criminoso e parece só o começo do que a elite golpista quer para o país.

  5. Entretanto mesmo as pessoas comuns, como eu, que não entendem de finanças, só as próprias, já não aguentam mais ver a prepotência dos analisadores da ‘grobo’. a cantanhede, waak, aquele tal de camarotti dão nos nervos! Esta estampada em suas caras a aleivosia, seus pensamentos enganosos. Não dá para acreditar em nada que falam e já descobri que as figurinhas que apresentam em suas entrevistas são CARIMBADAS! Ao ver televisão, raramente, o que mais uso é mesmo o CR.

  6. A única “surpresa” no tema abordado diz respeito aos que resolveram revelar aquilo que todos já sabem, ou seja, o terrorismo tem uma razão de ser: o bolso dos inescrupulosos que negociam até a mãe quanto mais o país.
    Achar que o que Miriam Leitão ou Sardenberg, por exemplo, martelam todo santo dia no rádio e na Tv tem alguma coisa a ver com economia e finanças do país é de uma ingenuidade a toda prova.
    Portanto, Suzana Singer apenas demorou para, envergonhadamente, expor na coluna “da Folha” (acho que a coluna ainda é da Folha) o que todos já sabem.

  7. Eu tive um parente meu,de saudosa memória pra os que o conheceram,exceto alguns,que durante a última ditadura,quando alguém manifestasse satisfação com o quadro econômico,ele os adjetivava chamando-os de PATRIPANÇAS!

  8. Os colunistas dos donos da mídia e os donos da mídia
    vão perder. Vão perder porque a Torcida do Brasil
    é maior do que a torcida do PIG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *