Ao falar, hoje, no Senado Federal, o comandante do Exército assumiu posições corajosas e lúcidas, que dão a todos a esperança de que as nossas Forças Armadas não estão dispostas a embarcar em qualquer aventura entreguista e repressiva:
Villas Bôas disse ser contrário à venda de terras nas regiões fronteiriças, ressalvando que se absteria de comentar a questão em relação a outras partes do território. Disse que vê com “preocupação” uma maior abertura para a exploração das riquezas minerais por empresas de fora. Mencionou que o Exército tem levantamentos sobre a “estranha coincidência” entre a demarcação de terras indígenas com a presença das riquezas minerais.
Que não são poucas, porque ele disse que as estimativas do Exército situam em US$ 23 trilhões os recursos naturais da Amazônica.
Para ele, as populações indígenas hoje são as principais vítimas disso, pois seriam utilizadas por interesses ligados ao ambientalismo na definição de unidades de conservação e depois “abandonados à própria sorte”
O general afirmou que o país é vítima de uma visão que opõe o desenvolvimento à preservação ambiental.
– Morei lá por oito anos e penso justamente o oposto. O que vai salvar a região amazônica, inclusive a natureza, é o desenvolvimento. É a implantação de polos intensivos para empregar aquela grande mão de obra, impedindo que ela vá viver do desmatamento extensivo – defendeu.
Mas Villas-Bôas foi além. No G1, diz que o Exército “não gosta” do uso de militares em atividades de segurança pública, que classificou como “desgastante, perigoso e inócuo”.
-Eu, periodicamente, ia até lá [Favela da Maré, ocupada pelo Exército por meses a fio] e acompanhava nosso pessoal, nossas patrulhas na rua. E um dia me dei conta, nossos soldados, atentos, preocupados, são vielas, armados, e passando crianças, senhoras, pensei, estamos aqui apontando arma para a população brasileira, nós estamos numa sociedade doente”
Numa mostra que, ao contrário dos que acham que as Forças Armadas são compostas de brutucus sem visão estratégica, o comandante do Exército fez uma definição preciosa da razão que obriga um país como o Brasil a ter um projeto próprio de desenvolvimento nacional, ao contrário dos que acham que o negócio é aderir a tudo o que vem de fora.
Depos de dizer que foi um equívoco o país deixar-se levar pela confrontação ideológica da Guerra Fria, que nos dividiu e levou ao abandono de um projeto nacional e evolui hoje para a “perda da identidade e o estiolamento da auto-estima”.
– Se fôssemos um país pequeno, poderíamos nos agregar a um projeto de desenvolvimento de um outro país. Como ocorre com muitos. Mas o Brasil não pode fazer isso, não temos outra alternativa a não ser sermos uma potência. Não uso esse termo na conotação negativa, relacionada a imperialismo, mas no sentido de que necessitamos de uma densidade muito grande.
41 respostas
Olha que é difícil elogiar militares em geral mas desta vez digo.
Parabéns General, parece ser um bom caminho e ter lucidez,
Não haverá desenvolvimento e soberania sem indústria genuinamente nacional de todo tipo.
Não haverá indústria nacional enquanto se comprarmos tudo de fora e o mercado
privilegiar os banqueiros, os ganhos dos juros fáceis e a depredação do patrimônio nacional via privatizações , concessões. Não haverá desenvolvimento se continuarmos a exportar commodities sem agregar industrialização.
Parabéns General!
Me sinto bem mais tranquilo em saber que o nosso exército pensa desta maneira.
Que bom que, embora neste governo entreguista, o senhor tem uma visão estratégica e de estado que diferencia do pensamento do chefe do executivo brasileiro.
O general q está assessorando temer e q foi a embaixada dos USA fazer honras ao sub do sub do sub da CIA, acabando por entregar o agente espião, incorrendo em crime pela legislação dos USA, discorda do general Vilas Boas.a verdade é q temos muitos problemas e não precisamos de militares traidores da pátria. Q me perdoem os q sofreram as agruras da ditadura de 64, mas naquela época de triste memória os militares foram muito mais nacionalistas e patriotas q os tucanos do governo fhc, do que Collor de Melo q renunciou a bomba atomica e temer q ameaça entregar a Amazônia e toda agua w possuimos no solo q nao e pouca. Ao permitir q estrangeiros possam adquir terras de dimensões contonentaus permitiremos q eles tenha o controle sobre a água, os aquíferos, inclusive o guarani, maior do mundo. Temer ja entregou o presal
Lembremos q a configuração q nossas empreiteiras tem hoje teve início na ditadura. As empreiteiras foram beneficiadas pela política de desenvolvimento adotada pelos militares no poder com construção da ponte Rio Niteroi, usina hidroelétrica do Itaipu, as usinas nucleares, estradas etc. A partir dai outros mercados se abriram sendo contratadas as empreiteiras brasileiras para construirem em outros paises, no oriente médio, Iraque e na America do Sul USA, etc. As empreiteiras tem o lado bom e o lado ruim. A lava jato destruiu as enpreiteiras brasileiras nso preservou o lado bom. Crine de lesa patria. Recordemos q Geisel enfrentou os USA q não admitiam q o Brasil tivesse usinas nucleares. Em muito aspeço os militares foram melhores q o governo de fhc PR exemplo. Prefiro um milhão de vezes a democracia. Mas não admito militares traidores q significa um contra senso enorme. Q vá ser banqueiro.
Um General com espirito de liderança e que denota em suas palavras honrar a Farda que um dia foi usada por Grandes Homens como Osorio e o Marechal Lott. Esse me representa e mantem viva a Esperança.
Ver o vídeo “Eu quero conversar com os militares” no Conversa Afiada. Raramente faço isso, mas recomendo a todos àqueles que enviei para repassarem aos outros. É preciso divulgar. Será que não podemos confiar sequer nas forças armadas para defender, veja bem, defender o país destes larápios golpistas?
Será carimbado como comunista pelo idiota Lesa Pátria e paneleiro. General, assuma o comando do Brasil, acabe com esse festival de empreguismo e convoque Eleições Gerais. De presidente Republica a vereador.
parabéns general,sou petista,mas não adianta o lula ganhar,porque temos bandidos no supremo,no judiciário,no senado e na camara de deputados,é preciso uma intervenção pra reeducação do povo e dos políticos.
O sr.nos representa.
Intervenção só se for dentro da sua cabeça, seu tonto! Petista e defensor de intervenção militar é o fim da picada. “Reeducação” é coisa de nazista. Consciência crítica só se conquista com mais escolas e mais educação de qualidade, não com intervenção militar. Vai ser alienado assim lá na casa do bolsonaro!
O Brasil poderia ter quatro poderes, Um civil, um Militar, executivo e legislativo acho que isso barraria um pouco lesa pátria moros, serras, fhcs da vida e outros.
Com esse governo e congresso temos grandes negociatas, agora a industria farmacêutica conseguiu que o congresso liberasse anfetamina, vendida como emagrecedor, medicamento proibido em grande número de países devido aos graves efeitos colaterais. Esses medicamentos tinham sido proibidos no Brasil desde de 2011. Evidentemente que tal medidas dos políticos não foi pela preocupação estética da população.
Vendem terra, vendem a Petrobras, vendem a saúde da população, vendem o Brasil e até a mãe se for lhes dado grana. Por isso foi dado o golpe.
Historicamente a participação das forças armadas na A.Latina foi a de um exército de ocupação.Não vejo de forma positiva qualquer opinião de quem tem o poder das armas.A função deles deveria ser estritamente profissional.Neste caso vejo a sua opinião a respeito da venda de terras a estrangeiros nas cercanias da fronteira como prejudicial a sua tarefa profissional que é a de defender o país de um ataque de um INIMIGO EXTERNO.Neste sentido,por que não houve queixas na ação de bisbilhoteiros (pagos) da farsa jato no projeto do submarino nuclear ?no sistema de enriquecimento de urânio?
Não me engano com sua aparente negativa a participação do exército em tarefas de segurança interna,sendo assim por que não desautorizou de uma maneira enfática a decisão autoritária do cachorro do Temeroso , o etchegoyen.?
que alegria ver o Gal. falar em defesa do Brasil.Ser nacionalista.
afundando no esquecimento e no ridiculo as viuvas e os entreguistas.
segundo os coxa fascistas da direita xucra ele é cumunista… já a direita liberal coxa a serviço do imperialismo é contra qualquer coisa que se iguale a projeto nacional… ou seja, se não tiver carnificina, nunca vamos nos desenvolver… os coxa, sejam qual forem, vão sabotar…
Mas a polícia é também militar.
Que atraso do pais. Parou no século XVIII.
Boa noite,
continuo com minha visão de que o EB só faz pirotecnia para o povo! O EB tem que assumir seu lado e como já disse esse lado é do Brasil e do povo e não de interesse estrangeiros e de colonização do povo. Até agora( aliás sempre o EB foi assim: faz jogo) o EB tá com uma postura de entreguista das riquezas do Brasil( Pré-sal) e isso não tem nada a ver com Comunismo x Capitalismo e sim com soberania. Põe a cara a tapa EB e para de jogar para o povo, já cansamos disso ou o Brasil e suas riquezas para o povo ou isso aqui virá pior que a Síria.
Assino contigo,nunca foram nacionalistas e sim servos fiéis do norte.
Exatamente. Também acho que é só conversa fiada. Tanto que ele nada disse sobre a entrega do pré-sal pelo pedro parente e sobre a prisão do Almirante Othon.
Se pedem um militar no governo que seja sério e consciente, que conheça e ame o Brasil.
“Fez questão de reiterar que este diagnóstico não se aplicaria à atual gestão federal, pois este processo “já vem há muito tempo”.”
Sim, ele também falou isso…
Ele deveria exigir a soltura do Almirante Othon…O pai do projeto de energia nuclear está preso…Isso é o fim da picada….Está preso porque os EUA querem
Concordo! Isso é um acinte ao povo brasileiro.
Concordo.
Enfim apareceu alguém! Finalmente um militar “ousou” dizer NÃO aos vendilhões do patrimônio nacional. Antes meio tarde do que tarde demais!
Aviso ao Sr. Gal.: Saiba que estamos sob um GOLPE DE ESTADO. Há crime de alta traição. É seu dever defender a Constituição e prender os golpistas.
Bravo!
Prender e julgar Etchgoyen na justiça militar por traição.
FERNANDO, parece até brincadeira, você vê como essa “pgr e lv” agem. Querem incluir agora Carlos Lupi , juntamente com os ex-ministros Guido e Palocci em novo inquérito. Tema: compra do horário eleitoral. E o país parado; a economia paralisada e o desemprego, correndo como um perfeito velocista de 100 metros. Aí penso que Palocci fica imaginando que vai se livrar com a sua delação premiada. A conclusão que se chega é que esta operação jamais terá fim. Até quando qualquer país no mundo suporta isso tudo?
.
Devo ter perdido algo porque não vi ninguém cobrando dele sobre os treinamentos militares com os USA na Amazônia mais precisamente em Roraima fronteira com Venezuela.Eu não confio nos verdes olivas poi sei do que são capazes.Sobre o Almirante Othon,também nada vi.Soberania Nacional…foi um sonho e nada mais.
Se esse é o pensamento do Exército brasileiro, ele tem que dar essa recado ao bandido Temer e outros integrantes dessa quadrilha (entre eles o bandido de toga da Vara Agrícola de Curitiba, o demente Moro) e dizer que sem desenvolvimento social e econômico do povo brasileiro, não haverá uma nação brasileira.
Mas acho que as Forças Armadas não sabem qual é a sua função, pois estão permitindo a dissolução rápida da soberania nacional.
Graças a Deus eles estão percebendo o jogo sujo dos entreguistas e traidores da Nação continental ela nasceu para ser grande e potencia, só os loucos não vem isso se alguma coisa acontecer a América do sul se levanta e não vai ter para império nenhum. Prossiga General
NOTA OFICIAL| Bancada critica reaproximação subalterna do Brasil com os EUA
PT NO SENADO·SEXTA, 5 DE MAIO DE 2017
A Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal manifesta sua grave preocupação com o anúncio de que o Exército dos EUA participará, a convite do governo brasileiro, de um exercício militar conjunto que será realizado, em novembro deste ano, na tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Peru e Colômbia. A sede do exercício militar será na cidade brasileira de Tabatinga.
Trata-se de uma decisão inédita na história militar recente do Brasil, que causa estranheza. O nosso país, até o presente governo ilegítimo, vinha investindo na gestão soberana da Amazônia, em parcerias com países da América do Sul, estabelecidas em mecanismos de cooperação regionais, particularmente os da Unasul e os da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Assim, esse convite a uma superpotência estrangeira, que não faz parte da Bacia Hidrográfica da Amazônia, representa um “ponto fora da curva”, na tradição de afirmação da soberania nacional numa região estratégica para o país.
Na realidade, esses exercícios vêm na esteira de uma série de iniciativas bilaterais que, no entendimento da Bancada, fazem parte de uma estratégia do governo ilegítimo de reaproximação subalterna aos EUA, tanto no campo da política externa, quanto no campo da política de defesa.
Essa reaproximação subalterna é complementada por uma política claramente entreguista, que visa vender o patrimônio público, inclusive terras, a preços aviltados.
A Bancada do PT no Senado não se opõe, é claro, à cooperação com qualquer país. Porém, a Bancada suspeita que tais iniciativas poderão colocar a defesa brasileira e a nossa indústria de defesa sob a órbita estratégica dos EUA, com prejuízos sensíveis à soberania nacional e ao desenvolvimento tecnológico autônomo do Brasil.
A Bancada acompanhará atentamente esse tema e exigirá explicações, pelos meios constitucionais e legais, das autoridades competentes.
Brasília, 5 de maio de 2017
Bancada do PT no Senado Federal
Nãose iludam, quem manda nos três poderes é a Maçonaria, a mesma recebe “ordens” de Washington, essa instituição não tem compromisso com soberania, nem lealdade com pais nenhum, eles SÓ obedecem sua agenda de escravidão e exploração da patria.
Está na hora das Forças Armadas acordarem e entenderem que o ataque da chamada Lava Jato ao Almirante Othon não correspondeu a uma operação simples e limpa de combate à corrupção. As atividades do Almirante eram monitoradas de perto por espiões que não queriam que o Brasil fizesse progressos na área nuclear. Por obter no mercado negro peças necessárias às nossas pesquisas, peças que eram negadas pelo mercado aberto dos países desenvolvidos, ele, embora aqui devesse ser considerado um herói, era considerado um bandido nos Estados Unidos, classificação que foi rebatida para cá pelo juiz confessadamente americanófilo da operação Lava Jato. ´Está mais do que na hora de acabar com essa ingerência que foi fundo na soberania nacional, sem qualquer obstáculo sério que lhe mostrasse seus limites e seu lugar. Liberdade para o Almirante Othon, é o que o país deve reclamar.
O General está certo. Um país com a dimensão territorial do Brasil e com o tamanho de sua população tem que trilhar seu próprio caminho. Não se pode comparar a países menores, em que é mais cômodo se alinhar automaticamente a um país maior e mais forte.
Não sou tão otimista quanto o ilustre jornalista. O general Villas Boas pode até ser “legalista” como foi o general Lott, mas isso não significa muita coisa. Se prestarmos 1 momento de nossa atenção para olharmos os perfis de outros generais próximos do círculo (neste caso do Twitter) de Villas Boas veremos que muitos generais se orientam através da Velha mídia e curtem pessoas que exaltam a ditadura, como Bolsonaro e Alexandre Garcia.
Não basta que 1 general de proeminência seja legalista sendo que a corporação toda e golpista, e se olharmos para trás veremos que o exercito brasileiro não dispõe bom retrospecto republicano. Depois do golpe de 64 o general Lott foi jogado no ostracismo, o mesmo pode acontecer com o Villas Boas.
É Temer (e jornalistas vendidos), o general cansou de apontar suas armas contra os trabalhadores, adivinha pra quem ele as está apontando agora.
“NUNCA ” pensei que um dia fosse pedir SOCORRO ao exército brasileiro…porém estamos numa ditadura INTERNACIONAL
está claríssimo que desde a primeiro grupo dos “revoltados” com aumento de passagens de ônibus…foi gente paga por
grupos muito poderosos.( naquele momento ( junho de 2013) nossa inflação era de 4,8% ao ano, com o mundo todo em crise, nossa arrecadação deu uma despencada, petróleo de 120$ o barril, cai para 40 e o ordinário do Cunha ocupado com as pautas bombas devolvendo para Dilma seus pedidos de
socorro. TUDO que vem sendo feito desde lá…ESCÂNDALO na Petrobras ( intuito dizima-la)perda de
MILHÕES de empregos indiretos. Acabarem com as EMPREITEIRAS, o triplo em milhões de desemprego INDÚSTRIA NAVAL…agora a carne serão mais alguns MILHÕES de perda de empregos
VIVA OS “PANELEIROS IGNORANTES ” FILHOTES DA GLOBO. Muito ignorantes ,esqueceram que
este país já teve inflação de 84% ao MÊS ( Sarnei) e não teve golpe. FHC entregou o governo com
12,5 % a inflação, reservas internaciomais ( fundo de poço 37 bi .Lula e Dilma 370 bi) pesquisem…
TENHO CÁ, MINHA DESCONFIANCAS !!!!
O GER. VILLAS BOAS TEM UM DISCURSO NACIONALISTA E PROGRESSISTA, mas suas ações. ..
Com as Forças Armadas brasileira podem deixar o Almirante Othon, um físico reconhecido mundialmente e responsável pelo desenvolvimento de um setor estratégico para o país, ter sido preso e condenado um juiz civil, E O juiz compartilhar informações de segurança nacional com país estrangeiro ?
ESSE UM É O MAIOR TRAIDOR DO BRASIL!
MILICO LAMBE-BOTAS DOS IANQUES… ENTREGUISTA E COVARDE!
DEVERIA TER VERGONHA DE FALAR EM PAÍS…
CANALHAS ASSOCIADOS AOS IANQUES… OU ALGUÉM AÍ TEM DÚVIDAS?