Uma chance para parar o monstro

Ninguém pode achar, a esta altura, que assistimos apenas à um espetáculo dantesco de descontrole político e emocional do clã Bolsonaro.

Sim, é, mas está longe de ser somente isso.

Bolsonaro está evidentemente provocando um confronto e não se sabe que cartas tem na mão para sustentar este jogo.

Conta com a imobilidade dos dois outros poderes da República, de um lado pelo silêncio de Dias Toffoli, de outro pela ambição de Rodrigo Maia em se cacifar como aquele que, em meio à barafunda, está “tocando” as questões econômicas de interesse do empresariado?

Espera que a desmobilização dos movimentos sociais e dos partidos de oposição, ausentes das ruas, evitará reações?

Avalia que, embora não se disponham a moverem-se como vanguarda a seu favor, as Forças Armadas não tenham como agir, por falta de uma liderança legalista, contra uma ofensiva de seus alucinados “minions”?

Tudo parece fora de sua era, mas os tempos que vivemos têm muito mais sinais de que estamos em era diferente daquela em que democracia e humanismo teriam se afirmado como senso comum.

Não é preciso fechar o Congresso e o Judiciário para implantar uma ditadura de fato, basta que se complete o processo, já bem adiantado, de sua submissão à barulhenta “opinião pública” de seu exército virtual e dos pequenos “comandos” reais que aparecem por grupos enfurecidos ou nos arroubos filiais.

É o famoso “ganhar no grito”, com o rugido do velho leão. Ou alguém pensava que a Rede Globo recuaria com a ameaça, na “live furiosa” de cassarem-lhe a concessão?

Afinal, o próprio Bolsonaro figurou a situação em seu tosco vídeo: ele vai enfrentar todos e conta com a chegada providencial do reforço do “leão conservador patriota”. Os militares?

De nada nos valerá esperar que o desastre inevitável no campo econômico-social encarregue-se de enfraquecer e imobilizar o governo em sua escalada autoritário. Em sociedades politicamente desorganizadas, com instituições e imprensa que tudo toleram ou fazem contra o campo popular – pois não quiseram e fizeram de um tosco primevo o Presidente? – a crise é combustível da direita.

Mas não é Bolsonaro quem, à toda evidência, quer o confronto?

Sim, é, mas se fugirmos dele, conseguirá reagrupar e restabelecer seu comando sobre as forças auxiliares que estão dispersas, confusas e conflitadas.

Dificilmente haverá outro momento, como agora, em que as forças políticas conservadoras estejam tão confusas e apatetadas diante do monstro que criaram e achavam que iam transformar em seu dócil agente.

Era para ser o bobo da corte, mas virou rei e quer ser o monarca absoluto, para espanto dos barões.

Bolsonaro deixou de ser apenas um arranjo tosco e talvez não haja outra chance de pará-lo.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • NO PASSADO RECENTE O PSICOPATA DEU QUASE UMA CENTENA DE MOTIVOS PARA SER CASSADO E O CONGRESSO BOVINAMENTE NÃO O FEZ O RESULTADO AÍ ESTA;UMA MILÍCIA NO PODER EM UMA ELEIÇÃO FRAUDULENTA PROTEGIDO PELA FARDA PESTILENTA.
    SEU FILHO O PSICOPATINHA EUNUCO PRECISA SER CASSADO OU SERÁ UMA AMEAÇA MAIOR QUE O VERME QUE O GEROU.

  • Não acredito mais em NADA que possa parar esse processo. As cartas desse monstro são óbvias pra mim: forças armadas. São a origem do golpe, o resto é oportunismo de quem vê vantagens a tirar. Infelizmente temos de pensar em termos de sobrevivência num regime igual ao da década de 70. Pra mim é claro que o que estamos vivendo é uma revanche dos saudosos da ditadura.

  • O medo chegou antes mesmo que o terror ou as ameaças pudessem atuar. Isso não aconteceu ontem, mas no exato momento que nos chamavam de petralha e olhamos para o outro lado, fingindo que não era conosco e não respondendo a ofensa à altura. Não foram poucos, mesmo no nosso campo, que se uniram ao tal "sentimento de "indignação contra a corrupção". A ingenuidade infantilizada pode até arrancar suspiros e certa admiração em algumas situações, em outras .... bom deixa pra lá agora Ines (e a democracia, que os desavisados, vejam só, a ingenuidade novamente, chamavam de burguesa) é morta.

    • A taça de fel ainda não esvaziou completamente para haver uma reação, no Chile houve depois de 30 anos!
      Socorro!!!

  • Bolsonaro está se alimentando de omissão e de indolência.
    Muitos não acreditavam que essa aberração chegasse à Presidência. Outros esperavam que chegasse e pensavam que o controlaria. E a bancada da bala, da bíblia e do boi viu no capitão miliciano a oportunidade de levar ao poder a tríplice imagem e semelhança do reacionarismo fanático BBB.
    Entre todos, a BBB fez a aposta vencedora (que, para o país, é derrota).
    E o que agora temos: quem não acreditava está desnorteado; quem esperava controlá-lo está enfurecido; e os fanáticos, ansiosos pelos piores retrocessos, o único progresso que conseguem aceitar, e tendo à feente os espeetos e corruptos mercadores da fé aquadrilhados com o clã miliciano.
    Brasil, tens muita ladeira para descer!

  • Eu não sei, de uma coisa eu sei, eu estou desempregado faz 1 ano, eu sei que meus 2 sobrinhos meu irão também estão desempregados, eu sei que estou com medo,,muito medo, não sei o que fazer, eu sei que não tenho dinheiro pra pagar minha s contas!!!

  • O que é necessário é as lideranças de esquerda saírem dos confortáveis gabinetes e chamar o povo à luta para derrubar (DERRUBAR) o governo.
    A esquerda prefere ficar quietinha, na esperança de que haja eleições em 2022.
    Um exemplo: no último dia 27 de outubro, o aguerrido PCO convocou uma manifestação em Curitiba pela liberdade de Lula, aproveitando a data de aniversário do ex-presidente. O PT fingiu que não sabia de nada. Idem a CUT. Sim, Gleisi estava lá, e o vice-presidente da CUT também. Mas foi só pra não ficar muito feio.
    Enquanto a esquerda estiver paralisada, o capitão estará à vontade para fazer seus planos e concretizá-los.

    • Detalhe: e, salvo engano meu, apenas o Brasil de Fato, dentre os blogs progressistas, divulgou o evento.

      • Sim, acho que foi só o Brasil de Fato. E depois culpam o povo brasileiro, que seria "bovino".

    • Com esse ataque massivo sobre movimentos sociais, sindicatos, confederações e sobre a própria Política, você ainda acredita que a esquerda tenha essa força? Enquanto há disparos multimilionários contra a Política e em favor do establishment, e todos nós ficamos revoltados confortavelmente atrás de nossos lap tops, é forçar a barra, querer que os movimentos progressistas ensaiem alguma manifestação.
      "Quem não conhece a História, está condenado a repeti-la" (Santayana) O Chile é logo ali...

  • Quem se cala consente. Todo mundo fechou o bico. Tanto no ataque quanto na defesa. Tudo bunda mole. Eu sou contra o imptmam. Povo merece esse desgoverno até o fim. Tudo (esquerda direita mídia) ficou calado debaixo da cama todo esse tempo. Quando que o Haddad foi ao datena defender sp ? Bunda mole de não cheia.

  • Não sei... tive uma ideia louca... são tempos loucos... e se o PT fizesse um pacto com o Demônio? “É, seu Jair... tá duuura a situação... os três porquinhos estão indo pro abatedouro com o Leão... mas sempre tem negócio... tipo, me faz sorrir que eu te faço sorrir... salvamos tua pele com o Congresso, e você Para as Privatizações e põe seus soldados para ajudar a revogar as ECs dos 20 Anos, da Nova CLT e da Morte da Previdência... salvar a pele da molecada não tem preço, nénão, seu Jair?...” vai que rola... são tempos loucos...

    • O pt sempre fez o pacto com o demônio e deu no que deu. O pt é o partido dos tapinhas nas costas. Você pensa que sua sugestão, certamente resultado da prática, do exercício de governança do pt, não passa pela cabeça e pelos gabinetes do partido? Claro que passa. Aposto que tem gente pensando nisso porque se há coisa hoje que preocupa o pt é uma ruptura institucional que venha prejudicar o partido e mele a fantasia da eleição de Lula em 2022.

  • O STF na pessoa do seu presidente ainda não se manifestou como as demais instituições desde o vídeo do leão , porque ?.

Related Post