Uma eleição do outro mundo

Janio de Freitas, na Folha, e Maria Cristina Fernandes, no Valor, produzem boas análises do processo eleitoral mambembe e deformado que o Brasil vive.

Janio começa, com razão, com um corte entre os mundos onde se desenvolvem as “escolhas”:

São dois territórios muito diferentes. As eleições correm em ambos. Um, o dos políticos e jornalistas, no qual, de uma parte, desenvolvem-se os entendimentos, as dissensões, as ilusões e a traição; e de outra parte disseminam-se notícias, muita especulação pobre e rica boataria.
O segundo território é a chamada opinião pública, ora um joguete (des)orientado por jornais, TV e agora internet, ora conseguindo emergir e canalizar propensões próprias.

No “primeiro mundo”, o panorama é devastador.

Os atores tradicionais foram pelo ralo junto com a enxurrada de água suja que fizeram despejar sobre a população. O PSDB, sempre, desde Collor, o antagonista dos setores populares, desmilinguiu-se a ponto de oferecer, em legenda própria ou alhures, um conjunto de “nanicos”. Os “outsiders” imaginados como solução Luciano Huck e Joaquim Barbosa desertaram da chance que se lhes ofereceu por paúra justificada do festival de facas e cutelos que se tornou a disputa política.

Sobram dois, que Janio de Freitas define-os bem: de Marina, ninguém sabe o que pensa e de Bolsonaro, o que pensa assusta. Tanto pelo que promete – a ordem a bala – quanto naquilo que está além de sua capacidade de pensar: um projeto de país ou, ao menos, arremedo disso.

No outro mundo, a perplexidade, que se expressa num diagnóstico que dá nós na cabeça do “primeiro mundo”:

No território da opinião pública parece passar-se o mais interessante. Até agora, a “divisão dos votos de Lula”, preso há mais de um mês, não confirmou nenhum dos que expuseram previsões. A julgar pela sondagem CNT/MDA, ontem publicada, Lula mantém o seu apoio de um terço do eleitorado. 

Já Maria Cristina Fernandes, no Valor, ilumina bastidores que não parecem atrair a “imprensa oficial”: a movimentação petista para impor-se como “player” e criar, na política, uma corrente favorável a Lula compatível com a que ele tem nos sentimentos da população.

Desde sua prisão, a melhor notícia para o ex-presidente foi a saída do ex-ministro Joaquim Barbosa do páreo. Some-se aí a reiterada sorte de Gilmar Mendes com a distribuição de habeas corpus no Supremo. O lulismo perdeu um adversário que ameaçava reconfigurar a esquerda e ganhou um cabo eleitoral para a estratégia de vitimização. Sua causa, para além do circuito militantes, igreja, artistas e intelectuais, ganhou esta semana a subscrição de seis ex-chefes de Estado europeus, entre eles François Hollande e José Zapatero.(…)

Feita a ressalva de que a “estratégia de vitimização” não é estratégia alguma para quem é mesmo vítima de um processo de exclusão à força da disputa eleitoral, é, sim, o caminho possível – e por isso, o correto, até mesmo do ponto de vista jurídico – a Lula e, assim, não pode ser abandonado com uma adesão precipitada a qualquer “plano B” eleitoral.

Fernandes mostra que o PSB, órfão de Barbosa e incapaz de ser adotado por um esquálido Alckmin passou a ser o diálogo dos petista e, com isso, feito com que o potencial candidato a “B” de Lula parece ter escolhido outro caminho de legitimação, depois de ter deixado largadas as pontes construídas com o PT ao longo de uma década de aliança.

Na eventualidade de um acordo como este prosperar, não restará saída para Ciro Gomes outra saída senão o centrão. Cearense de Pindamonhangaba, indignado mas do sistema, anticoronelista mas oligarca, aliado petista mas signatário da cédula do Real, o ex-ministro é o melhor enfeixe de antagonismos que o PP poderia desejar. É a metamorfose ambulante de que o partido precisa para liderar o novo ciclo do liberalismo de Estado do país.

Será? É verdade que Ciro já foi sabor para todos os gostos, mas não parece que seu pragmatismo o vá levar a aumentar as resistências que seu nome enfrenta no eleitorado lulista. Como também há sinais intuitivos de que o grau de confiança de Lula em Ciro parece ser, em silêncio, mais eloquente que as restrições públicas que o candidato do PDT faz ao petista.

Se o fizer, abre espaço para que este se agregue em um candidato que, a depender da capacidade de Lula de transferir votos – que todos reconhecem ser grande – e jogar na hipótese de ser apenas o “plano Z”, o último, pela falta de outros.

O que pode dar votos, no segundo turno, mas certamente não dará o suporte e a legitimidade para seus planos de “entrar de sola” no sistema político-econômico, como anuncia.

Ninguém ganha a guerra guerreando a gregos e troianos.

 

Fernando Brito:

View Comments (49)

  • O homem foi vítima de uma farsa jurídica que vai entrar para a história do mundo, foi preso ilegalmente e está na cadeia injustamente. Aí uma idiota escreve que isto é "estratégia de vitimização". Vá à m rda! Parece que esta besta nunca ouviu aquela máxima que diz: "Se a vida te der um limão, faça uma limonada."

    • E o pior é que o Aloysio, notório denunciado várias vezes por corrupção, teve o desplante de responder arrogantemente aos líderes europeus que pediram a libertação de Lula, como se eles não soubessem quem é ele. Macaco que muito pula acaba abatido por chumbo grosso.

    • A ESTRATÉGIA DE "VÍTIMA" FOI ESCRITA PELO FASCISTA CRETINO E CRÁPULA CHAMADO SERGIO NARCISO MORO, COM O APOIO DO STF, MILITARES, MPF, PF E TUDO O MAIS, ALÉM DA GLOBO E PIG!
      DE RESTO, O GOLPE AFUNDOU, DESMILINGUIU-SE, DERROTOU-SE PELO CAOS DA ECONOMIA E DO ABANDONO DA SOBERANIA E DAS POLÍTICAS DE BEM ESTAR SOCIAL!
      POBRES KOXINHAS!
      PERDERAM O CONTROLE DO JOGO ELEITORAL...
      AGORA É TARDE!

  • As especulações, às vezes, servem de sinal e aviso: quando Lula perceber que seu nome não vai estar na urna eleitoral não vai indicar Ciro, não porque ele não goste, respeite ou não ache que o Ciro poderá emplacar, mas porque o pt vai exigir do Ciro subserviência e fidelidade canina a seus propósitos, na maioria impublicáveis como os projetos eleitoreiros dos políticos petistas. Claro que o Ciro não aceitará qualquer exigência. O Ciro se interessa (e esta regra não tem exceção) pelos eleitores petistas.

    • Nossa! "Propósitos, na maioria impublicáveis"? Eu acho que ninguém aqui se incomodaria se você revelasse quais seriam estes "propósitos, ma maioria impublicáveis" para que tomássemos conhecimento deles. Ciro está lá embaixo, embolado na margem de erro com alckmin. Ainda não consegui compreender porque o candidato com mais de 30% de intenções e um partido grande devem abrir mão de sua candidatura para apoiar o candidato com apenas 5% de um partido pequeno que, inclusive, já está acenando com a vaga de vice para um empresário do PP que defende a tese de que o trabalhador pode comer um sanduíche com uma mão enquanto usa a outra para continuar trabalhando. Ciro não passa de um voto "anti" que o campo progressista poderá adotar num segundo turno, mas sem esperar grande coisa dele.

      • Ciro é um dos maiores engodos políticos do Brasil. E é tão ruim que nem trocando de partido a toda hora e fazendo discursos "flexíveis " consegue uma chance em eleições presidenciais. Está querendo conseguir isso pela primeira vez às custas de Lula e do PT.

        • Ao contrário! Ciro está percorrendo o país apresentando suas ideias e propostas, abertamente. Lula é candidato pelo PT, Ciro é candidato pelo PDT. Ciro já deixou claro seu apoio ao candidato progressista que estiver no segundo turno, caso ele não chegue lá. Gleisi saiu da visita que fez a Lula, hoje, junto com Haddad, pregando exatamente isso. A sociedade decidirá nas urnas o que é melhor para si.

        • Leia com atenção as declarações da presidente do PT, hoje, após ela e Haddad se reunirem com Lula. Você verá que não é bem assim...

      • Porque o eleitorado brasileiro, em sua maioria não vota em partido. Votam nos seus "heróis", entende. O PT é nada sem Lula. A meu ver Ciro tá usando a mesma estratégia q o Lula usou em 2002 depois de perder 3 eleições consecutivas. Segundo a última pesquisa, é o candidato mais efetivo para o campo progressista, hoje. Quando começar o horário eleitoral, tudo pode mudar. Agora, ainda é cedo pra se queimar e descartar opções.

      • Mas Lula se coligou com Maluf, Renan e outros bandidos...teve José de Alencar, empresário, como vice...Pq Ciro nao pode ter tb?
        Quanto ao comentário sobre os 30% se submeter ao com 5% eu concordo. Tem muita água pra rolar ainda, mas todo mundo está ansioso para ver como isso vai terminar.

    • Acho que Lula não indicará ninguém. Todos votaremos 13 no primeiro e no segundo turnos. A antevisão do resultado disso é que espanta o mundo. O que acontecerá com o Brasil? Pessoalmente, acredito que vai continuar como está: Violência crescente, corrupção apenas dos políticos isentos de ação da Justiça, desemprego crescente, direitos individuais reduzidos e extintos e panelas em descanso nas gavetas.

      • O país já (des)acontece, daqui a alguns meses o "país" será menor ainda.

      • Prova de que o PT e seus seguidores estão pouco se lixando pro país.

    • Vc só errou no sujeito.
      Não vai ser o pt que vai exigir a subserviencia e fidelidade canina, e sim o eleitor.
      Esses políticos ainda não entenderam que nenhum deles importa.
      Mesmo se fossem uma brastemp coberta de ouro, ainda assim ninguém ligaria. O quadro é de desolamento.
      É lula ou seu representante, nada mais, nada menos.

    • Ciro Gomes e uma fraude, um blefe. Ele tenta mostrar que é o que não é, mas acabou desmascarado

  • De nada adianta as especulações diversas , os planos de A a Z e outras questões que não envolvam Lula LIVRE e Candidato . Os apressados para as definições de Lula e o PT não sabem o risco que correm . O judiciário e a mídia golpista estarão prontos para trucidar qualquer um que for indicado . Vide o que aconteceu com Lula . A primeira questão a ser definida é LULA LIVRE , ele pode até ser inviabilizado eleitoralmente , e mesmo livre decidir indicar um nome e fazer campanha para esse nome . O importante é deixar as decisões para o mais próximo do vencimento dos prazos dos registros oficiais das candidaturas e julgamentos do TSE . Dificilmente se já tivesse ocorrido a indicação por parte de Lula , esse indicado teria todo o santo dia de no mínimo onze minutos de reporcagem falando mal dele no jornal nacional , sem contar com os demais meios de comunicação do grupo globo e satélites .
    Vejamos , até a presente data nenhuma reportagem foi feita falando mal ou bem de Ciro , e todos nós sabemos porque , se ele passar a ser candidato apoiado por Lula e pelo PT , também tem outros aspectos líder nas pesquisas apoia quem está lá em baixo , não teria que cabeça de chapa ? . ( independe a circunstância que se apresente ) . CIRO PARA VICE E INDICADO DE LULA PARA PRESIDENTE , PLANO B.

  • Ciro Gomes não fará o referendo revogatório nem recomprará a Petrobrás, alavanca da nossa prosperidade; não aprovará o estatuto do trabalhador; não evitará a venda da eletrobrás nem da nossa água; não reimplementará as políticas públicas para a redução de nossa tragédia social. Será governo para os rentistas, que são muito poucos no país: 1% + os 22% que lhes servem (inclusive o próprio candidato). Se matarem Lula, serei Requião! O MDB terá chances reais de vitória à presidência da república, acreditem!

  • Estratégia de vitimização é a linguagem que os donos do jornal mandaram dizer. É menosprezar a inteligência de quem analisa sem paixão. O que eles teimam em não entender é que Lula é um " animal político " cuja inteligência e sagacidade nenhum adversário tem. Enxergam Lula como o fenômeno sindical e político de 40 anos atrás e esquecem de ver sua liderança construída com muita tenacidade, acertos e erros, mas firme e que impõe respeito e segurança nas pessoas. Por isso confiamos em Lula e temos claro que ele é vítima sim e não " se vitimiza". A casa grande não aprende .

    • Só resta o golpe para a casa grande. Não há saída dentro da legalidade para os que desejam a desgraça do Brasil, e o povo compreende isso ao demonstrar que os dois candidatos líderes das pesquisas são os de fora do sistema, dois que foram transformados em párias, diferentes, mas párias.

      • É que tal votar para ter um congresso nacional de esquerda?
        Só assim o golpe será derrotado.
        Tem que ter o nome dos candidatos a deputado e senador de esquerda e fazer uma estratégia para que a população vote o suficiente para eleger cada deputado e senador. Precisam eleger 350 nomes de esquerda. Para isso tem que colher assinaturas daqueles que vão votar em cada candidato e essas pessoas comparecerem nas urnas com seu voto, isso vai garantir que um.candidato não receba mais votos do que necessita para se eleger. Enfim alguma forma precisa ser pensada dentro da lei para que seja possível isso. De toda forma eleger um congresso nacional de esquerda deveria estar sendo pauta dos blogs e estar na boca do povo! Esse é o caminho para derrotar o golpe!

  • O jogo ainda não acabou e os canalhas que estão traindo Lula podem quebrar a cara.
    Cinco ex-presidentes europeus e agora ninguém menos do que o Papa Francisco, de forma indireta, criticam o golpe no Brasil.
    A ONU ainda não falou e pode sim entrar em campo de forma avassaladora.
    Muita coisa ainda pode acontecer e os próximos meses poderão sacudir o Brasil.

  • Palmas para o stf que destruiu o país. E que loucamente abandona a única saída, A ELEIÇÃO COM LULA.
    O stf já fez desgraça com a injustificação do país, mas parece, levado pela globo, a destruir tudo.
    LULA salvaria até o stf, por incrível que pareça.

    • O STF que deveria ser a balança ou fiel da balança é um tribunal de exerção, o povo brasileiro está órfão de uma instituição que realmente guarde a nossa constituição, se não vejamos a venda, de HCS, e até de sentenças, aconteceu em minas gerais, por parte de Aécio do pó para soltar o primo, traficante então que justiça é essa?

  • Eu tenho dito Ciro camaleão, mas metamorfose ambulante também cai muito bem.

  • "Os tempos que vivemos são duros.
    Devemos confiar na abnegação e na sinceridade de Lula nesse momento.
    O seu sofrimento não é nada pequeno.

    Apesar de erros e vacilos que possa ter tido, ele é um Homem digno e representante fiel da Classe Trabalhadora.
    Devemos, por outro lado, rechaçar Ciro Gomes e colocá-lo no ostracismo o qual ele sempre pertenceu, junto com os setores reacionários que em nada podem acrescentar ao Povo Brasileiro, senão a miséria e a morte de nossas esperanças".
    * Carlos D'Incao - Historiador

  • Militantes, igreja, artistas e intelectuais... ou seja, a porção da sociedade que PENSA, com a cabeça, o coração, o corpo, a alma... em oposição àqueles que pensam com a bunda ou simplesmente não pensam.

Related Post