‘O Brasil é um país em franca decadência”, me disse ao telefone um alto funcionário do governo brasileiro, diplomata de carreira. Foi no fim do ano passado. Tenho esse diplomata em alta consideração. E a frase me doeu, ficou reverberando dentro de mim.
Tenho toda uma vida profissional investida no Brasil e na sua projeção internacional. Tudo o que faço, de uma maneira ou de outra, diz respeito a nosso país. Mesmo agora que sou um funcionário internacional, que não representa o país no banco aqui em Xangai, todas as minhas atividades remontam, em última análise, à ideia central de que o Brasil é uma grande nação, destinada a deixar sua marca na história e no mundo.
Ilusão? Creio que não. Mas é, sem dúvida, muito difícil sustentar essa crença hoje. Lembrei-me da frase do diplomata por causa de algo estarrecedor que aconteceu na semana passada: a sentença de um certo juiz, condenando o ex-presidente Lula a mais de nove anos de prisão. Com todos os absurdos que ocorrem atualmente no Brasil, é difícil encontrar um documento que sintetize de forma tão perfeita o nosso quadro de decadência moral, intelectual, profissional e política. O juiz bateu recordes de desfaçatez.
Um certo juiz. Por que não dizer o seu nome? Explico. Conta Nelson Rodrigues que na antiga imprensa carioca havia um editor que era contra, simplesmente contra o ponto parágrafo. Dizia que o ponto parágrafo era um espaço desperdiçado e perdido para sempre. Pois bem, o nome do juiz seria outro espaço desperdiçado e perdido para sempre. E de qualquer maneira: o seu nome não entra na minha coluna nem a tiro, como não entra palavrão em casa de família.
Bem, casa de família já é exagero. Reconheço que figuras infames já passaram por esta coluna. Mas há limites, leitor, há limites! A referida sentença está coberta de barbaridades e absurdos. Trata-se de uma selvageria pura e simples. Dou um ou dois exemplos, entre muitos que poderia dar se o espaço permitisse.
O ex-presidente foi condenado em primeira instância por crime de corrupção passiva. Ora, para caracterizar tal crime, parece que há pelo menos dois requisitos indispensáveis. Primeiro, comprovar o recebimento pelo corrupto de um favor ou benefício. No caso, o tríplex em Guarujá. Segundo, comprovar que o acusado valeu-se de um cargo para prestar alguma contrapartida ao corruptor, no caso a OAS.
Quanto ao primeiro aspecto, o juiz reconhece que não tem provas de que o tríplex pertence ou tenha pertencido a Lula. Alega, entretanto, que o ex-presidente era “proprietário de fato”. O juiz comprova a “propriedade de fato”? Comprovou-se o uso frequente do imóvel por Lula e seus familiares? Não. O que se alega simplesmente são uma ou duas visitas de Lula e dona Marisa ao tríplex.
Uma, talvez duas visitas. Parece caricatura, mas não é.
Quanto ao segundo aspecto, como o juiz comprova a contrapartida? Não precisa comprovar. A sentença alega: “Basta para a configuração que os pagamentos sejam realizados em razão do cargo ainda que em troca de atos de ofício indeterminados, a serem praticados assim que as oportunidades apareçam”.
Atos de ofício indeterminados. A citação é literal.
É isso que passa por justiça no Brasil hoje?
*Publicado originalmente em O Globo. Paulo Nogueira Batista Jr. é vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, sediado em Xangai, mas expressa seus pontos de vista em caráter pessoal
30 respostas
Quando um certo juiz referiu-se a Lula comparando-o a Cunha, colocou no contexto de uma frase a palavra oculto. Esqueci-me em que contexto.
Quando um certo juiz mandou bloquear bens e contas do Lula por que não estava na relação o triplex? Porque não é do Lula. Esse certo juiz só mandou bloquear bens que reconhece ser do lula. E esse certo juiz sabe que o triplex não é, tanto não é que ele não mandou bloquear.
Que vantagens devia levar esse empresário internacional com o PT? Será por causa da queda dos juros atualmente, o que não permite sugar ao máximo os consumidores? FHC, Lula, Dilma…, tudo é passado, vamos em busca de algo novo! Esse saudosismo por caudilhos fanfarrões só poderá nos levar a uma crise como a Venezuela. Veja o Thomás Maduro e seu antecessor: o tempo todo colocando a culpa nos Estados Unidos pelos seus problemas, como se fossem incapacitados de dirigir o próprio país. No Brasil, agora a culpa é só do Temer! Todas as medidas que está tomando foram esboçadas no governo anterior. Não se lembram mais do estrangulamento das viúvas feito pela Dilma? Não se lembram que ela reduziu a pensão delas de 100% (para quem tinha) para 70%? O Temer gostou da ideia e quer reduzir para 50%, safado e crual como seus antecessores! Quando o país está faturando, tem o dinheiro sobrando, com a economia internacional fluindo normalmente, todo presidente pode posar de competente, a não ser que seja muito sonso. Quando a economia internacional declina e quando surge um “baque”, como o da Petrobrás (diga-se, por corrupção), que o país fica sem dinheiro, é que verificamos a capacidade de um presidente para contornar/resolver a situação. A Dilma ficou perdidinha e o Temer acha que tirando mais do povo resolve tudo!
mas já fala besteira esse adilrso BURRO. quanta BOSTA cara escrita. realmente é um teleguiado pela imprensa. o cara vir me falar de crise na Venezuela é de quem é pautado pelo PiG brasileiro mesmo. o que a oposição de lá quer é entregar o petróleo de graça para os estados unidos.
Nem todo BURRO é Adirson José, mas, quando se acrescenta Souza ao Adirson José, a BURRICE se torna regra por uma questão de DNA e consequentemente de hereditariedade.
Adirson, o que acontece na Venezuela e está acontecendo no Brasil tem uma só explicação: PETRÓLEO!! Informe-se melhor. Procure saber quem era a embaixadora de Honduras, Paraguai e Brasil quando seus presidentes foram destituídos? Uma senhora chama LILIANE AYALDE!! Dois dias depois da deposição de Dilma, ela retornou aos EUnidos. MISSÃO CUMPRIDA!! Informe-se melhor.
Thomás Maduro????
sem mais!
É quase unânime a contrariedade com a sentença do certo juiz , sendo que hoje Reinaldo Azevedo diz que lel é o maior cabo eleitoral do Lula, mas devemos aguardar o que diz o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, porque não se pode confiar na justiça brasileira, as coisas mais absurdas como esse processo prosperam em nosso país a demonstra que o Brasil ainda é refém do escravagismo da oligarquia.
Se o triplex e o sítio de atibaia são de lula, por que certo juiz nao confiscou essas duas propriedades?!! Sera que são “sem valor representativo” como o Ford F1000, ano 1984?
É isso. Dê corda que o certo juiz se enforca. O problema é que o quanto mais ficar evidente que ele age por ódio e que foi parcial, mais ódio a lula ele nutrirá e partirá para mais vingança e retaliação.
Será que alguns daqueles idiotas que saíram às ruas carregando cartazes com os dizeres “Desculpem o transtorno, estamos mudando o Brasil”, “Saúde e Educação Padrão FIFA”, “Não é pelos 20 centavos” já perceberam que fizeram papel de idiotas mesmo e ajudaram a jogar o futuro do brasil na privada? Cadê aquela juventude “ishpérrta” que inundou as telas da globo em flashes ao vivo? Nelson Rodrigues estava coberto de razão: Os idiotas vão controlar tudo…
O Brasil só conseguiu algum respeito e prestígio no cenário internacional na era Lula e Dilma, quando o país avançou de 14ª economia mundial para a Sétima. Agora voltamos a ser o que éramos antes de 2003: Um país medíocre, um pária, um nada!
Um país de vira-latas, cujos anseios não tem mais vez nos organismos internacionais; chefes de estado de outros países inclusive chegam a EVITAR encontros com o Temeroso! Que vexame, q triste!
.
E voltamos a ser um país de vira-latas, justamente pq quem colocou essa quadrilha no poder, ou seja, os BURROS de verde e amarelo e os patos paneleiros, eles são isso mesmo: VIRA-LATAS, burros, medíocres.
Não “queriam seu país de volta”/ Então, aí está, receberam!
Enquanto a Bastilha não cair, a safadeza dos golpistas continuará a
deitar e rolar…..
Mas o Povo brasileiro continua acreditando na conversa mole da Globo e suas comentaristas de aluguel…
Será preciso ainda muita desgraça até que arregacemos as mangas e façamos o q precisa. …
o país está em decadência igual à Rússia do eltsin, com os mesmos autores.
só não temos um Putin no horizonte.
Temos um Lula democrata e respeitado no mundo inteiro. Prefiro herói do Brasil profundo mesmo ! A luta é de todos os brasileiros/as. Devemos aprender e compreender nossa história para engrossar a resistência para mudar o país.
Um certo juiz ? Onde ? Como ? Eu só vi e vejo um jagunço casagrandense balançando o rabo para o Tio Sam.
Rapaz , quem disse que a Venezuela e Cuba iria aceitar UM BOSTA como você?
Brasil lança “Vaquina Nacional” para pagar os advogados de Lula e não deixa-lo morrer de fome. O tiro do jagunço atingiu seu proprio pé sem que ele consiga acordar de seu sono profundo de Tzar …
https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/307414/A-vingan%C3%A7a-do-tzar-de-Curitiba-sair%C3%A1-pela-culatra.htm
O Brasil não é um pais em decadência, pois tem um povo trabalhador que está segurando essa maldita herança de sustentar os políticos mais bem pagos e corruptos do mundo. Tendo que trabalhar 5 meses do ano só pra pagar esses criminosos.
mais 1 midiotizado. esse discurso de que trabalha 5 meses para pagar esse povo é coisa de gente que vai atrás dessa imprensa podre e se ferra.
Quando o sr. juiz irá confiscar o avião do Lula ? Não era assim que a mídia local chamava o aerolula ? Ou será o avião presidencial ?
País em franca decadência. Que saudade da dupla Lula e Celso Amorim!
Essa dupla (Lula e Amorim) vai voltar. E seria bom que Lula trouxesse o Paulo Nogueira Batista Jr. para ministro da fazenda
Não entendo por que malhar o tarzinho do juiz, nosso maior cabo eleitoral, exatamente quem está a eleger Lula antes da eleição, por aclamação de três quartos dos votantes.
Um cabo eleitoral desse, e o melhor, se comportando como inimigo visceral, não há amigo ou cabo eleitoral que o substitua. Avante juiz, bata mais no Lula que o Brasil penhorado e sequestrado (pelos golpistas) agradece pela contribuição com o aproximar-se da retomada e extinção da Casa Grande e julgamento dos sócios por traição a Pátria.
Por outro lado, esses paquidermes do tempo da pedra lascada, a soldo escalados para provocarem no blog, qual a dificuldade em deixa-los ladrando solitários, uivando à Lua, em dia chuvoso?
Deus te ouça: Lula, Celso Amorim e Paulo Nogueira Batista Jr.
PSYOPS or Psychological Operations: Planned operations to convey selected information and indicators to foreign audiences to influence their emotions, motives, objective reasoning, and ultimately the behavior of foreign governments, organizations, groups, and individuals. The purpose of psychological operations is to induce or reinforce foreign attitudes and behavior favorable to the originator’s objectives. Also called PSYOP. See also consolidation psychological operations; overt peacetime psychological operations programs; perception management. (Source: U.S. Department of Defense) http://www.military.com/ContentFiles/techtv_update_PSYOPS.htm
A classe média da colônia aspira a ser gente, isto é, a ser como os colonizadores; daí a repulsa à classe baixa, da qual quer manter a maior distância possível. Eleição para prefeito de São Paulo: “o engomadinho se assemelha mais aos nossos colonizadores, isto é, ao que consideramos como gente; vamos votar nele”.
A classe baixa da colônia aspira a sobreviver e não ser presa; daí o gosto com que se dedica ao linchamento dos acusados de crimes, a sanha anti-corrupção. Capa da Isto É: “Você votaria em um condenado para presidente?”
A classe alta da colônia aspira a manter seu dinheiro e seus rendimentos; não importa se isso significar deprimir economicamente o país, prejudicando as duas classes anteriores. Os EUA sabem disso e, junto com a grande mídia nacional (mesmo? A Globo é associada ao grupo Time-Life) e a classe alta da colônia, exploram bem a psicologia da população.
A sentença de Moro é dirigida à classe baixa, não ao meio jurídico. Entenderam agora?
PERGUNTA:
Alguém saberia dizer sucintamente o que haveria de errado, ilegal ou criminoso nos “três contratos” da OAS citados nesse processo? (Qual foi a vanntagem ilegal para a OAS, qual foi o prejuízo para a Petrobras?)
Em tempo: PSDB tira do ar pesquisa no seu site enquete em que o indagado deveria responder se a decisão do ilustre Dr. Moro foi ou não foi politica. Simplesmente noventa e três por cento dos entrevistados disseram que sim, foi uma decisão política. Disseram que estavam tirando do ar porque houve invasão de robôs do PT na pesquisa realizada. Entre os sete por cento que disseram não, encontraram o Bronco Capiau, o Ernesto, o Alisson, o Johny Diaz, o Adirson, o Vostras mais para Bostras, e outros idiotas que vem aqui fazer gracinhas com o Lula. Nos comentários do UOL registrei dois que vale a pena mencionar: Um que diz que deveriam perguntar se o Aécio das Neves deveria ser preso ou não e outro que sugere que em 2018 os tais robôs irão votar da mesma forma. Vergonha, vergonha sentença sem vergonha e ainda por cima política. É o povão que diz.
Meu caro FB gostaria que pesquisador desse atenção pra esse produto que pode ser a causa das doenças tropicais atual, Roudup esse produto da Monsanto que tanto mal causa ao povo brasileiro e que a Marina a lagarta ecológico defende
RoundUp