Uruguaios surpreendem e resultado terá de esperar “votos observados”

28.666 votos, pouco mais de 1% dos 2.307.372 votos já considerados válidos.

Bem menos que os 35.299 votos que estão em separado, por alguma inconsistência nas atas de votação ou diferenças entre os inscritos e os sufrágios.

O resultado final, que se previa uma maioria folgada para o candidato da direita, Luís Lacalle Pou, deixa-o dependente da lenta contagem e conferência das urnas postas em separado.

Dificilmente, claro, Lacalle deixará de ter a vitória numérica.

Mas já deixou de ter a vitória política, a da força eleitoral suficiente para fazer um governo ultraconservador.

Montevideu, que concentra quase 50% do eleitorado do país deu uma vitória folgada a Daniel Martinez, da Frente Ampla: 54,8% a 41,3%.

Alguém aí falou em polarização?

 

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • Logo, logo uma boa parte dos trouxas que votaram na direita perceberão que foram enganados e a maioria estará contra o pau mandado dos eua. Ou o Uruguai repetirá a Argentina e massacrará a direita na próxima eleição para se vingar do desastre que os neoliberais provocarão ou antes disso estarão nas ruas como estão chilenos e colombianos.

    • A desgraça é que nós, gaúchos, nos vestimos de guerreiros apenas para irmos dançar no mais próximo CTG.

  • A diferença, Carlos, é que os Uruguaios lutam por seus direitos o que não acontece por aqui. Podem nos matar, podem nos cuspir que, se a Globo não mandar, não iremos lutar. E a Globo nunca vai se interessar pelo bem do povo brasileiro.

    • A Globo e poderosa. Consegue ate q alguns vascainos torçam para a mulambada.

      Vao perder tantos direitos e vendo brasil afundar a Argentina crescer vai doer na carne.

      E se fosse o inverso hein? Quando a Roseana Sarney ganhou do Flavio Dino por 900 votos o governo do Maranhao ninguem duvidou. Se fosse inverso ia ser um desespero

  • A América Latina só se libertará de verdade, quando fizer a Revolução da Mídia. Resumindo: acabar com o controle quase absoluto exercido pelos EUA sobre ela.

    • Saudades do tempo em que o grande problema era a midiazona. Hoje temos que encarar whatsapp, facebook e, de quebra, as seitas neopentecostais capitaneadas pela IURD e Rede Record. Os caras atingiram um grau de penetração maior do que o da antiga "fora rede globo que aqui ninguém é bobo".

    • não esquecer do 'Edir católico', dono da gazeta do povo e das afiliadas da TV Globo no rico Paraná. E tb dos carismáticos, cada dia com mais cara de crentes

  • A força da direita uruguaia está nos extensos campos de criadores de ovelhas, nas cidades pequenas e na população rica dos balneários.

    • Gente q acha q nao precisa do governo mas quando vai vender o que produz nao consegue porque o pais faliu

  • Engraçado: não irão falar em “3º turno" ou "ilegitimidade devido à diferença tão pequena nos votos"?

  • Incrível que com todas as coisas que aconteceram aqui o Uruguai ainda dar chance para direita. Com Mujica e tudo. Impressionante. O povo não consegue ficar sem ser enganado.

  • Teve denúncia de que números brasileiros de Whatsapps estavam ligando para uruguaios, ameaçando de morte caso não votassem no candidato da direita. Coisa q tem o mais cheiro de 2 e de 3...

Related Post