Vai ser assim, não se iluda: “mete o trator”

 

“Eu fui tenente feliz na vida. Quando eu construí estrada, não tinha nem Ministério Público nem o Ibama. A primeira árvore que nós derrubamos (na abertura da BR-163), eu estava ali… derrubei todas as árvores que tinha à frente, sem ninguém encher o saco. Hoje, o cara, para derrubar uma árvore, vem um punhado de gente para encher o saco.”

A declaração do o general Oswaldo Ferreira, um dos “quatro ou cinco” generais favoritos para ocupar ministérios num eventual governo Bolsonaro não é um acaso e não são só as árvores que serão derrubadas por gente “feliz da vida” por não ter “um punhado de gente enchendo o saco”.

As senhoras de boas roupas e cabelos bem tratados não se chocam, porque, afinal, jequitibás, castanheiras, macacos e onças não são  “fofos” como um poodle, um bichon frisé ou um gato persa, não é?

No caso dele, indicado Ministro dos Transportes, a fórmula é simples: acabando o Ministério do Meio Ambiente, o licenciamento ambiental passa a ser de um funcionário seu e, portanto, seu subordinado. Adivinhe se não vai sair, sem mais delongas,  o sinal verde para “meter o trator”?

Como o método vai se repetir com os órgãos fiscalizadores em todas as áreas, nada mais fácil que o “meter o trator” generalizado. Por exemplo: nos direitos trabalhistas, a tal “carteira de trabalho verde e amarela”, com menos direitos, vai ser, claro, “opcional”. Ou você aceita e pega a vaguinha ou não aceita e fica na sarjeta.

E não alegue que não sabia, porque o próprio candidato disse, várias vezes, que “o trabalhador vai ter que decidir: menos direitos e emprego ou todos os direitos e desemprego”. A única vez em que ele decidirá é no dia 28 deste mês. Depois, é no “ou dá ou desce”.

Ah, mas a opinião pública e a Justiça não vão deixar  que as coisas sejam feitas assim, com truculência…

Bem, o ex-capitão já avisou, também:

Não é a imprensa nem o Supremo que vão falar o que é limite pra mim. Vão catar coquinho, não vou arredar em nada, não me arrependo de nada que falei.

Mas, se mesmo assim, aparecer “um punhado de gente para encher o saco”, não tem problema. Talvez não precise nem chamar a polícia. Basta deixar que as milícias de fanáticos saiam distribuindo pauladas ou riscando, a canivete, “símbolos budistas” nas barrigas das moças e rapazes que protestarem.

Seus filhos, talvez.

A imaginária “ditadura bolivariana” de um partido que está fora do poder há dois anos e meio vai ser trocada, sob o patrocínio das ditas “instituições republicanas”  pela simples selvageria do capital.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • No seu tempo, não tinha luz elétrica para encher o saco. O maior avanço do progresso foi a lamparina de dois bicos.

  • Quem acredita que vai haver oportunidade de confrontar as propostas no horário eleitoral, está redondamente enganado. Do mesmo jeito que o Coiso fugiu do debate, vai pedir a seu eleitorado fanático que desligue a televisão neste horário, para deixar o Haddad pregando sozinho no deserto.

    • Que debate?
      No mundinho deles, o que o capitão caverna falar que é fake, é fake. O que ele falar que é verdade, é verdade. Eles têm convicção.

  • Vai vendo o Brasil que seu voto pode estar formatando, com vocês o General Exterminador da Amazônia:

    • Mais vale arrasar tudo para ganhar dinheiro com madeira hoje - antes de ir para a sepultura - do que deixar um futuro mais rentável e sofisticado para seus filhos.

      • Tenho PLENA certeza que de TODA A MADEIRA que for extraida da amazonia, NENHUM REAL vai pro seu bolso de pobreta.

  • Sim, lembro-me bem desses anos 70, em que a palavra "progresso" soava como palavrão para mim.

    Era algo que soava como sinônimo de má qualidade de vida. E olha que eu era apenas uma criança! Eram os anos 70 da "ordem e progresso" do ufanismo militar.

    No que dependesse da mentalidade de velhacos como esse senhor, até hoje estaríamos usando diesel com dezenas de milhares de ppm de enxofre (lembro-me que como criança, tinha ânsia de vômito quando chegava à Av. Brasil).

    Teríamos também arranha-céus de 80 andares na orla, fazendo sombra na areia o tempo todo deixando-a infecta. Afinal, praia é coisa de vagabundo, não é? Viva o "progresso"!

    • Camboriú está assim. Não tem mais sol na praia. E os edifícios são cada vez mais altos. Viva o progresso!

      • Conheço Camboriú. Realmente essa questão da sombra na areia é horrível.

        Felizmente o Rio conseguiu evitar isso em 99% dos casos. Mas vale lembrar que no caso de Copacabana a solução foi alargar a avenida da orla e expandir a faixa de areia.

        Interessante também São Paulo fazer o tempo todo apologia ao trabalho, como se a razão de viver fosse apenas trabalhar (e não produzir, o que é bem diferente) escondendo suas favelas pela má distribuição de renda, além de ser uma cidade feia e com sérios problemas ambientais.

        Comparar São Paulo a Nova York (que também tem seus problemas) chega a ser uma ofensa a NY. Em tempo, a barca para Staten Island em NY é de graça - coisa de país bolivariano que intervêm no mercado.

        • Colegas: Balneario Camboriu é o que seus 'habitantes' de fim de semana merecem, porque é o que eles mesmos querem.
          Predios de 35 a 40 andares,pra que fiquem disputando quem vê mais longe.
          Sem contar o apartheid que se instituiu ao dividir a cidade em duas: uma entre a BR e o mar e a outra entre a BR e o mato.
          Adivinhem onde se 'instalam' os pobres?

      • E recentemente liberaram prédios em Bertioga. Conheço quem têm casa lá, na beira da praia, e que estão adorando o "progresso"

  • Eles não estão nem aí.Durante a DITADURA DE 64,ficaram todos quietos,já que quem fala ,é a VELHA E SERVIÇAL PEQUENA BURGUESIA,que acena com a TAL DEMOCRACIA GRECO-ROMANA,que até hoje,não resolveu nenhum problema das maiorias,somente das MINORIAS.Os RICOS.Afinal,argumentam,DEUS FEZ ASSIM.Sofram aqui,que irão PRA O CÉU.

    • Amigo, seremos párias no mundo.

      Melhor ficar aqui e sermos a RESISTÊNCIA.

      Aqui no meu prédio sou o único que declaradamente não voto na BESTA. Já tô esperando o convite pra sair.

      Em seis meses vão se dar conta e essa historinha de que a culpa foi do PT vai cansar até os mais idiotas.

      A história sempre pune os desgraçados, fiquemos firmes !!!

  • NENHUMA NOVIDADE PRA MIM,PODERÁ SER PARA AQUELES QUE CONSERVAM UMA VISÃO MITICA DAS FA.(?)
    Se vc procura um imbecil e não quer perder tempo ,procure um fardado ele foi TREINADO para ser um.
    A chamada cultura militar só existe baseada na doutrina de anulação do indivíduo,vc não pensa quem pensa é seu superior,vc acha que ele está errado???o errado é vc
    A hieraraquia impede que vc QUESTIONE ,portanto vc já não é mais um indivíduo é um IMBECIL.
    DE MIM DEPENDE-SE ESSES VAGABUNDOS CAPACHOS DO TIO SAM ESTARIAM PRODUZINDO RIQUEZA,EM COMPENSAÇÃO SO VAGABUNDEAM COM OS NOSSOS IMPOSTOS E OBEDECEM ORDENS DE UMA POTÊNCIA ESTRANGEIRA.

  • Cadê a galera histérica que berrava contra Belo Monte ? Pobre Brasil, essa pesquisa de ontem abateu minhas esperanças. Nosso povo passa por um processo psicológico francamente doentio. Nesses casos muitas vezes é preciso um choque, uma tragédia mesmo, para fazer despertar.

    • A tragédia é inevitável, deveríamos ter chegado a maioridade como nação após a ditadura, não deu. Quem sabe dessa vez consigamos vencer a infância emocional de nosso povo.
      Não se abata, está do lado correto da história, tua luta é a luta da humanidade.
      Se até Le Pen o critica, imagina a desgraça que se abaterá sobre nosso povo, mas ainda assim, nossas mãos e consciências estarão limpas.

    • É mais aí têm uma grande diferença , mais ou menos a distância entre Plutão e o Sol, o cel. HUGO CHÁVEZ sempre foi ''''PATRIOTA'''' e NUNCA entregou NADA x NADA das riquezas da Venezuela para FDP nenhum ANGLO_SIONISTA; agora o samango_Tabajara-SINECURA mourão ___NUNCA foi / é / será PATRIOTA, pois um '''meganha ''' que diz que entregará a AMAZÔNIA e as RIQUEZAS da Pátria para ANGLO_SIONISTAS, é o que????? Grandíssimo FDP / vagabundo / ordinário / APÁTRIDA / . . . , VTNCx meganha_TABAJARA.

  • Olha como o fanfarrão do Boçalnaro, o Tiririca de coturno, que só sabe falar que "vai mudar tudo que está aí", politiqueiro de carteirinha, votou na Câmara:

    Acabar com o nepotismo no serviço público: CONTRA

    Fim da aposentadoria especial para deputados e senadores: CONTRA

    Aumento de salário para deputados e senadores: A FAVOR

    Fundo de combate à pobreza: CONTRA

    O filho dele votou A FAVOR da aposentadoria vitalícia para vereadores.

Related Post