Bom artigo do doutor Maciel Neto, publicado no Conversa Afiada.
“TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES”
Pedro Benedito Maciel Neto
Outro dia almoçando com alguns amigos, conversávamos sobre tudo que permitido, futebol, religião e politica e, “lá pelas tantas”, um deles me perguntou: “Você defende o governo, defende esse PT tanto… O que você me fala da roubalheira que aconteceu na Petrobrás?”.
Evidentemente a pergunta teve caráter provocativo, pois já havíamos esgotado o estoque de questões altamente relevantes sobre o time dele, um time que “teima” em viver nos anos 70 e “teima” em ignorar que, de lá para cá, muita coisa mudou e não apenas no futebol.
Enfrentei a provocação da seguinte forma. “Ok, vamos falar da corrupção ou apenas da corrupção na PETROBRÁS?”. Ele topou que falássemos de corrupção e não apenas dos tristes eventos que ocorreram na maior companhia do país, desde que voltássemos a falar da Petrobrás também.
Concordamos que a corrupção ainda é um grave problema no Brasil, mas por quê? Porque o verdadeiro combate é novidade por aqui. Foi apenas a partir do governo Lula com a criação da Controladoria Geral da União que as coisas começaram a mudar. Essa é a verdade. Somado à criação da CGU e ao fato de a Polícia Federal ter multiplicado seu efetivo a partir de 2003.
O combate à corrupção tem sido implacável, tanto que o número de operações da PF e as demissões de servidores envolvidos em ilícitos se tornaram regra e não exceção.
É uma verdade incomoda aos setores que pretendem a volta dos serviçais do neoliberalismo reconhecer que antes de Lula e Dilma a única estatística conhecida e aceita é a do ex-procurador-geral da República de FHC, Geraldo Brindeiro (primo do vice-presidente Marco Maciel), que, até 2001, tinha em suas gavetas mais de 4 mil processos parados – fato que lhe rendeu o nada honroso apelido de “Engavetador-geral da República”.
De 2003 a 2013, compreendendo os governos de Lula e Dilma, a expulsão de servidores acusados de corrupção quase dobrou, passando de 268, em 2003, para 528, em 2013 e as operações da Polícia Federal saltaram de 9, em 2003, para mais de 200, a partir de 2008, ou seja, passou a haver inegável diligência e independência da Policia Federal.
Fato é que não existia combate à corrupção política antes de 2003.
A comprovada corrupção existente nos escaninhos da PETROBRÁS deve ser apurada detalhadamente, seus responsáveis denunciados, processados e punidos. Tanto os agentes públicos, quanto os agentes privados devem ser punidos na forma da lei, mas não se pode sentenciar a Política como causadora de todos os males, pois não é, afinal quem pensava que o campo da Política é um “charco lodoso” eram os primeiros republicanos, praticantes de um positivismo seletivo, para quem as liberdades civis, os Direitos Humanos e a participação popular eram conceitos de segunda categoria, tanto que para esconder seus interesses, ambições e veleidades pessoais os embalavam cuidadosamente num discurso de austeridade, de excelência moral, de preferência à eficiência técnica e eficácia administrativa.
Mas e a corrupção na PETROBRÁS?
Inicialmente é importante lembrar que a LAVA-JATO investiga parlamentares do PP, PT, PSDB, PTB, SDD, além de empresários e diretores de grandes empreiteiras, ou seja, não é “privilégio” do PT. E o ex-gerente executivo da Petrobrás Pedro Barusco afirmou em sua delação premiada que houve pagamento de propina desde o primeiro contrato de navios-plataforma da estatal com a SBM Offshore, durante a gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1997, ou seja, o mal é antigo.
Bem, se o PT que surgiu para ser um partido diferente, e não é o responsável pela implantação da corrupção na companhia, mas ele é responsável por não ter identificado e acabado com ela e é também responsável pelos seus quadros que dela participaram. Penso que agora cabe à Policia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Poder Judiciário (sem espetacularizar os fatos) investigar, denunciar e condenar exemplarmente os responsável, cada um dos agentes do nojento esquema de corrupção.
E uma reflexão precisa ser feita.
O PT surgiu para representar os interesses da classe média urbana em especial, nasceu socialdemocrata e foi caminhando para a esquerda, mas nos últimos 12 anos após chegar à presidência da republica fez uma inflexão conservadora e aproximou-se das empreiteiras – corruptores históricos – e de corruptos contumazes como os neocompanheiros do PP, que já foi ARENA, por exemplo… E essa aproximação se não foi fatal ao PT, foi trágica, pois se por um lado setores do PT e da esquerda foram capazes de implantar politicas socialdemocratas da maior importância, de outro a economia foi quase o tempo todo neoliberal e a roubalheira foi mantida como dantes no quartel de Abrantes.
O PT envelheceu, burocratizou-se e muitos de seus quadros, como afirmou Tarso Genro recentemente, ficaram cada vez mais distantes da sociedade, excessivamente ligados ao governo e às politicas públicas (as quais, num presidencialismo de coalização, são as “politicas possíveis”) e, eu acrescento, outros corromperam-se.
Não estou a ignorar a existência, entre seus quadros, de muita gente boa, políticos honestamente comprometidos com as lutas populares, com o desenvolvimento social e econômico do país, não é isso, mas o Partido dos Trabalhadores precisa de um choque que sociedade e de autocritica.
O PT é, e sempre será, o partido da minha adolescência e da minha juventude, mas nem todo o carinho do mundo pode impedir, e não me impede, de fazer criticas necessárias.
Pedro Benedito Maciel Neto, 51, advogado, sócio da MACIEL NETO ADVOCACIA, autor de “Reflexões sobre o estudo de Direito”, ed. Komedi, 2007.
11 respostas
Amo meus filhos, mas, nem por isso, deixo de criticá-los quando se faz necessário. Faço por amor. Pra que eles sejam cada vez melhores.
Mas digo uma coisa: fico p* da vida quando alguém critica meus filhos e não olha pros seus, que fazem coisas piores- e com provas!, mas têm sempre o beneplácito dos mesmos que me criticam.
É por aí…
As capas das três revistas golpistas, Época, Isto É e Veja, só comprovam o plano cuidadosamente elaborado pelas Organizações Criminosas Globo e seus comparsas para inviabilizar o governo Dilma e criminalizar Lula. Então vejamos, o procuradorzinho do DF, antro de antipetistas, fez tudo de cabeça pensada, em consonância com a Globo, aproveitou as férias da titular para criar o factoide e assim viabilizar a capa ideal para as três revistas, Lula no mesmo rol de corruptos notórios Collor e Cunha. As capas não deixam dúvida sobre a intenção clara das três revistas Lula, Collor e Cunha no mesmo balaio da corrupção. É ser muito ingênuo pensar que vai ser fácil tirar Cunha da presidência da Câmara, não se deve esquecer que esse Congresso eleito é a sombra e semelhança dele em sua maioria, e são esses é que vão decidir sobre sua cassação, não é atoa que ele esbraveja e ameaça porque sabe do terreno que pisa. O PIG sabendo disso quer ver o circo pegar fogo, Cunha infernizando a vida da Dilma, através da instalação de CPIs que atingem o governo e o pior protelando o quanto puder a viabilização do indigesto ajuste fiscal, dando combustível para várias capas das três revistas de fim de semana . Esse é o ponto mais perigoso, enquanto Dilma tem pressa em viabilizar o ajuste o mais rápido possível, para virar essa página que lhe causa impopularidade, um Cunha truculento tem tudo para fazer esse serviço para a Globo, ou seja, do ajuste se arrastar todo esse segundo semestre e passar para o ano que vem. Outra coisa não se vê um demotucano acusado, só se for morto, ser democrata e tucano é ser cidadão acima de qualquer suspeita, enquanto isso se joga a base aliada uns contra os outros e o PIG assiste de camarote a autofagia deles. Se a Dilma não partir para o ataque como deve fazer quem está sob artilharia pesada, ela passará o resto de seu mandato refém dessa corja.
O PIG é uma máfia, uma organização criminosa, e suas publicações, a arma do crime.
Já ouviu falar na “Caja China”?
Veja o filme “La Dictadura Perfecta” do mexicano Luis Estrada, disponível no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=DI0-b0bEONI) e no Netflix.
Mea culpa muito fraco.
O PT foi o maestro dessa magistral inclusão de corruptos no Petrolão.
Nesses 13 anos a diretoria da Petrobrás foi sabidamente bancada pelo governo Lula-Dilma para assaltar com os comparsas aliados os cofres públicos.
E não esqueçamos, a Petrobrás é apenai UM ninho de ratazanas.
Imagine nas outras estatais?!!? cujo controle é bem menor ainda??!
Não há eufemismos, é a maior roubalheira da história universal!
Não há mocinhos nessa esculhambação nacional, só foi possivel esse formidável assalto com o conluio de todos eles, o brasileiro não pode tratar essa fétida e purulenta questão como se fosse uma novela ou um jogo de futebol ou big brother ou eleiçãozinha qualquer.
É necessário cobrar as cabeças de todos envolvidos, sem dá azo a malandragens de safados que vão criar ‘alíbis’ para se safarem, ficarem um acusando o outro para não serem acusados de nada!
Isso não é gamezinho, é o esfarelamento da Nação que está em jogo.
Este que é amante das atitudes fascistas do Achacador Cunha, este que defende as pilantragens e falcatruas tucanas, este que prefere que o Brasil se imploda, este que é um coxinha e udenista, este que é o cloves. Este quer falar de honestidade quando não há nada disto nele e nos adeptos do udenismo!
É isso mesmo companheiro. Os fascistas tucanos (pleonasmo) têm memória seletiva e para eles tudo de ruim começou quando PT chegou ao poder. Sua memória é tão apodrecida e vil que eles fingem – ou acreditam- que são 13 anos de malefícios. Num concurso que medisse o caráter, esse pessoal não teria nem sua inscrição aprovada.
“Isso não é gamezinho, é o esfarelamento da Nação que está em jogo.”
E quem é vc e a sua corja demo-tucana pra falar em “esfarelamento da nação”, sendo que vcs quando estavam no poder, fizeram exatamente isso, agindo como gafanhotos numa plantação?
Privataria tucana, caso SIVAM, Compra da reeleição por FHC, escândalo da pasta rosa, afundamento da P36, banco Marka e fonte Cindam são só alguns exemplos de escândalos de corrupção da triste era tucana, que foram jogados pra debaixo do tapete, PORQUE NAQUELA ÉPOCA OS MAL-FEITOS NÃO ERAM INVESTIGADOS COMO HOJE !
E só pra te lembrar uma coisa bem elementar: O povo brasileiro AMA o ex-presidente Lula! Ganha em 2018 com o pé nas costas…. kkkk
“…a roubalheira foi mantida como dantes no quartel de Abrantes”.
Se isso fosse verdade, o Brasil hoje não teria 370 bilhões de dólares de reservas internacionais, nem teria alcançado, no governo do PT, a posição de sétima maior economia do planeta. Afirmar que o PT manteve a roubalheira dos tempos da privataria tucana é brincadeira, né? Aliás, a frase contradiz o teor do próprio texto, pois se foi a partir do governo petista que se começou a combater a corrupção, como afirmar que ela foi mantida como antes?
A corrupção é tratada com hipocrisia e é relativizada pelo PIG e demotucanos, senão vejamos, o ex ministro Orlando Silva comprou uma tapioca com cartão corporativo, foi massacrado pelos demotucanos e pelo PIG por mais de 6 meses. Em contrapartida, recentemente, o FBI deflagrou a maior operação contra a corrupção no futebol mundial, operação que atingiu dirigentes do futebol brasileiro, especialmente, a CBF, levando o seu vice presidente para cadeia, além de ter atingido as organizações Globo, detentora exclusiva das transmissões da copa do mundo da FIFA desde 1970, mas o FIFALALÃO desapareceu do noticiário, assim como, desapareceu o escândalo do CARF, que atinge grandes sonegadores, dentre eles, mais uma vez a Globo está envolvida.
Depois de tudo posto, não dá para levar os demotucanos a sério quando o assuntoé ccorrupção.
Disse tudo e com simplicidade.