Veja vira metralhadora de Cunha. Mas não terá força para arrastar a mídia

capaveja

A capa da Veja assume – não se pode deixar de reconhecer, com certa ironia – o sensacionalismo da revista, agora a serviço da desesperada defesa de Eduardo Cunha, que consiste, claro, em espalhar lama a granel, para que sua própria imundície desapareça.

É essa a saída possível de Cunha: criar um clima assemelhado ao bordão do antigo personagem de Chico Anysio, “sou, mas quem não é?”.

O problema é que não somos, embora haja – e por todos os lados – muitas falcatruas.

Excessos e desbordamentos, dos quais a mídia se comprazia, de repente começam a ser criticados porque as medidas se voltam contra seus podres e pobres cúmplices, como Eduardo Cunha, que anuncia suas reações desesperada ao que já claramente se aproxima: seu afastamento da presidência da Câmara, como especula hoje a Folha.

Afinal, durante meses a fio, a veja fez  a apologia do “cadeia para todos”, da prisão sem provas cabais, das detenções continuadas, sem prazo ou formalidade…

Tanto quanto a Época, sua irmã “dimenor”, claro, aproveita para isso o inepto e anômalo inquérito aberto contra Lula por um procurador da República que viu na notoriedade a maneira esperta de escapar de punições por anos de negligência funcional, pelo qual passara a responder em processo administrativo, poucos dias antes.

Truquezinho rastaquera,  ficou evidente, apenas para fazer o MP se constranger em anular o procedimento e passar por “lulista”.

Mas, como admite a revista em seu editorial, “sensacionalistas são os fatos”.

E as acusações a Eduardo Cunha e suas ações, como no caso da autoria real dos requerimentos destinados a achacar um lobista e as movimentações de dinheiro vivo – até seus jantares paga “em espécie” – ou as pressões que faz sobre seus cúmplices são fatos.

Por mais que se proclame ungido, já está a se ver, Cunha não há de ter descoberto o “crime perfeito”, até porque sua modalidade de poder, tal como as dos “gângsters” funciona à base da intimidação.

Portanto, abalado seu poder, enche-se de rachaduras a blindagem do medo com que se reveste.

Os políticos começam a fugir dele à medida em que a crise o atinge em cheio  e não será diferente do que fará a mídia com sua “madrinha” semanal, se estar seguir no “cunhismo”.

Sensacionalismos se esvaem, como aquilo que são: palavras. Mas os fatos, estes ficam e acabam por imperar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Cunha nunca foi aliado do governo. Inclusive nas últimas eleições, ele ou indiretamente por seu seguidor Picciani, andou pelo interior do Rio de Janeiro, para fazer campanha de Aécio. Aqui, onde moro, Pezão, acompanhado da turma de Cunha, pediu votos para ele próprio e para Aécio em praça da cidade.

    1. A grande imprensa, em particular a VEJA, tem positiva colaboração nessa lavagem intestinal on line e à cores. Sem ela não conheceríamos os meandros intestinais do governo PT-PMDB-PTB-PP, ou seja, não há novidades.
      A delação premiada, criticada por Dilma, proporcionou esse espetáculo de desmascaramento, nominação e comprovação do que o brasileiro mediano já está careca de saber, temos uma corruptocracia, governo de corruptos para corruptos e pelos corruptos.
      CoorruPTocracia assoprada por Lula que para não cair no Mensalão junto com Dirceu e Genoíno fez protegeu recidivas figurinhas Maluf, Color e Renan.
      E por falar no Barba é bom salientar que o inquérito contra ele CONTINUA, afinal todo indiciado se diz vítima e parte para lambança. E desídia são meses sem o Instituto Lula prestar esclarecimentos exigidos pela Procuradoria, isso não é brincadeira. Se fosse, Vacari, Renato Duque, André Vargas, esses PETISTAS E LULISTAS, nãos estariam PRESOS.

      1. Cloves,

        Você viu que o procurador que acusa lula deturpou as normas para fazer denunciá-lo. Um procurador que pela a ficha dele não trabalha e é mal visto pelos colegas. Lê primeiro esta matéria do conversa afiada depois vc comenta:

        O Instituto Lula tem colaborado e prestado todas as informações solicitadas pela procuradora Mirella de Carvalho Aguiar. Mas diante do espanto da abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), sem nenhum indício de crime, e isso está nos despachos dos procuradores, e pelas diversas irregularidades na abertura do PIC, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram nesta sexta-feira (17) uma reclamação disciplinar ao Conselho Nacional do Ministério Público, para requerer apuração da conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, autor do pedido de abertura do PIC contra o ex-presidente.

        A representação pede a suspensão do inquérito, abertura de sindicância e processo administrativo disciplinar referente às atitudes de Furtado. De acordo com os advogados, houve “violação dos deveres funcionais” por parte do procurador, que, ao interferir na apuração preliminar conduzida pela procuradora titular Mirella de Carvalho Aguiar, desconsiderou prazos e instâncias do próprio Ministério Público, além de ignorar a manifestação de defesa de Lula.

        “O único fundamento apresentado pelo procurador Valtan Furtado para a prática do ato, qual seja, a iminência do esgotamento do prazo de tramitação da Notícia de Fato, note-se, é falso. E, de qualquer forma, como já exposto, não havia qualquer fato novo ou urgência a justificar a mitigação do princípio do promotor natural”, aponta a peça.

        Furtado instaurou o PIC contra o ex-presidente em 8 de julho de 2015, um dia antes de serem protocolados junto ao Ministério Público os esclarecimentos da defesa de Lula aos questionamentos da Notícia de Fato –portanto, desconsiderando o direito de ampla defesa garantido pela Constituição ao ex-presidente. O prazo final para a entrega da defesa do ex-presidente, conforme definição da procuradora titular, era 11 de julho. Já o prazo final para o processo de apuração preliminar como um todo, que antecede a decisão de abertura do PIC, era 18 de setembro.

        Além disso, Furtado assumiu a autoria do PIC desconsiderando que os substitutos naturais de Mirella deveriam ser integrantes do 1º, 2º ou 3º Ofícios de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal. O procurador não integra nenhum desses órgãos.

        Em conclusão à lista de irregularidades do processo, Furtado tentou ainda promover a quebra de sigilo fiscal e de correspondência de Lula e de seu Instituto por meio de pedido de compartilhamento de informações com a Operação Lava Jato, ainda que a mesma não esteja investigando o ex-presidente ou o Instituto Lula.

        “Vê-se, com isso, que houve um verdadeiro atropelamento, desrespeito e tumulto ocasionado pelo procurador Valtan Furtado nas investigações preliminares em curso no âmbito da ‘Notícia de Fato’, o que macula inexoravelmente a sua isenção funcional e, ipso facto, a própria idoneidade e higidez da investigação levada a efeito na ‘Notícia de Fato’”, destaca o texto.

        1. Vou me ater a esse Lula.
          Lula e seu inquérito. Que para o MP não houve violação nenhuma. Alegam que desconhecem o seu funcionamento interno. O inquérito vai continuar.
          Inquérito não é ação penal.
          Ação penal é fase posterior e só ocorre com a aceitação do juiz.
          E a qualquer momento o próprio MP pode pedir arquivamento o inquérito.
          Agora independentemente das prolatadas informações do Lula o inquérito seria aberto de qualquer maneira.
          Como será aberto inquérito contra qualquer pessoa que tenha transacionado financeiramente com empreiteira do petrolão. E o que pesa contra Lula não é leve não. Lula, na posição de ex-presidente e de potencial futuro presidente (que nunca deixou de fato de interferir no governo atual); prestou milionárias palestras para Odebrecht. É notório a falta de conhecimento especializado do Brhama que justifique exorbitante pagamento.
          O inquérito vai continua, espero que sem sigilo, e aí na instrução o Barba pode apresentar as provas de sua inocência.
          Se for inocente….
          Lula enquanto presidente montou as diretorias da Petrobrás e como ex-presidente nunca se afastou do Planalto. Não seria ele com todo seu histórico oque iria separar o público do privado.

          1. Cloves,

            Fernando Henrique fez palestras a convite das mesmas empresas e ai? Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência convidaria lula ou o insosso FHC para fazer palestra?

          2. Alguém convidaria um ex-presidente como FHC que:

            – Quebrou o país 3 vezes e teve que pegar dinheiro com FMI;
            – Vendeu a vale do Rio Doce a maior empresa de mineiro do país que valia 90 bilhões por 3 bilhões, uma empresa estratégica para o país;

            Não construiu nenhuma universidade;

            Não construiu nenhuma escola técnica etc.

          3. Não quero entrar no terreno infrutífero de comparar governos, cada momento histórico dá condições diferentes de governabilidade. Inclusive Lula manteve na presidência do Banco Central o tucano Henrique Meireles.
            Agora, as palestras de FHC são diferentes da de Lula. E nem quero entrar no mérito de que FHC tem mais condições de palestrar do que Lula, afinal ele é professor da USP,ensinou na Sorbonne, membro d ABL e outras credenciais que o ex-torneiro mecânico não tem.
            Fico somente que FHC fora do poder não tem como fazer tráfico de influência. Diferentemente de Lula que desde 2003 até hoje não faz outra coisa a não ser parasitar o governo federal. Não se esqueça que empreiteiros NÃO FAZEM FILANTROPIA. E se filantropia desse dinheiro MADRE TERES CALCUTÁ SERIA BILIONÁRIA!
            Para finalizar caro André, se FHC tivesse cometido crime de tráfico de influência não justifica o Lula ter feito mesma coisa.

    2. A grande imprensa, em particular a VEJA, tem positiva colaboração nessa lavagem intestinal on line e à cores. Sem ela não conheceríamos os meandros intestinais do governo PT-PMDB-PTB-PP, ou seja, não há novidades.
      A delação premiada, criticada por Dilma, proporcionou esse espetáculo de desmascaramento, nominação e comprovação do que o brasileiro mediano já está careca de saber, temos uma corruptocracia, governo de corruptos para corruptos e pelos corruptos.
      CorruPTocracia assoprada por Lula que para não cair no Mensalão junto com Dirceu e Genoíno fez protegeu recidivas figurinhas Maluf, Color e Renan.
      E por falar no Barba é bom salientar que o inquérito contra ele CONTINUA, afinal todo indiciado se diz vítima e parte para lambança. E desídia são meses sem o Instituto Lula prestar esclarecimentos exigidos pela Procuradoria, isso não é brincadeira. Se fosse, Vacari, Renato Duque, André Vargas, esses PETISTAS E LULISTAS, nãos estariam PRESOS.

      1. Cloves,

        VC tem toda a razão, mas os analfabetos políticos não enxergam que todos os partidos receberam dinheiro de empresários, pois para ser um deputado federal se gasta em torno de 8 milhões. É claro que se uma empresa dá dinheiro é porque sabem que mais tarde o retorno é certo. Só que a mídia que dizer que apenas o PT recebeu dinheiro dessas empresas, ou seja, dinheiro para o PT foi de corrupção e do psdb não. Vamos passar o país a limpar de verdade sem seletividade.

  2. Pobre a revista que se agarra num cipó chamado Eduardo Cunha.
    O Cunha já caiu e não sabe, a Veja já faliu e não sabe.
    Os honestos repudiam veementemente o Cunha e a Veja, qualquer semelhança entre ambos é mera coincidência.

  3. Nossa a revistinha pegou o bonde errado, pois os parceiros irão fugir do Cunha como ele estivesse com doença contagiosa, todo eles tem medo até dos respingos. Agora o Cunha se fazer de vítima e culpar o governo, ue levando porretadas o tempo todo; duvido que ele não saiba de onde veio a sua indicação a uma visita a gestapo paranaense. Ele não aprendeu que tendo como parceiros o escorpião , uma hora pode levar uma ferroada, pois este não perde sua essência.

  4. Cunha discipulo aperfeicoado de PC Faria, sem historia construtiva publica aventureiro, oportunista levou ate Jesus!

  5. A exemplo do Carandiru, a Veja precisa ser implodida e em seu espaço físico seja criado algo de útil para o povo, como, por exemplo, um centro cultural.

    1. Algo de útil para o povo ser construído no espaço físico ocupado pela veja, só se for um lixão.

  6. Uma pergunta,, aquele polêmico Ministro do STF foi levar informações privilegiadas ao Cunha e ao Paulinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *