Vem temporal na rede: HC de Gilmar mantém Cabral no Rio

O ministro Gilmar Mendes vai ver desabar mais um temporal de impropérios nas redes sociais com a decisão de conceder habeas corpus a Sérgio Cabral para não ser transferido para um presídio federal, como determinou, num chilique, o submoro juiz Marcelo Bretas.

Tecnicamente, a decisão de Gilmar é correta, porque não existe qualquer razão para acreditar que Cabral tenha feito uma ameaça ao juiz ao dizer que sua família trabalhava com bijuterias, o que i próprio Bretas havia dito, bem antes, numa entrevista promocional ao Estadão.

Não havia porque achar, portanto, que “espiões” de Cabral estivessem “arapongando” o juiz. Aliás, Cabral é ladrão, mas não é burro: qualquer atentado à integridade física do juiz ou de sua família ia piorar ainda mais a sua desastrosa situação.

Colunistas conservadores e insuspeitos de qualquer “antilavajatismo” como Elio Gaspari disse que Bretas revelou, com a ordem de transferência, mostra de uma ” destemperada onipotência”.

A ordem poderia ter sido revertida no TRF do Rio ou no STJ. Ocorre que os nossos tribunais superiores estão todos contaminados pela moléstia “punitivista, acima de tudo”.

O problema é que a desmoralização de Gilmar Mendes, conquistada por antiguidade e por merecimento, desmoraliza suas decisões, mesmo quando juridicamente corretas.

Porque no Brasil de hoje Justiça se tornou sinônimo de vingança.

 

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Único juiz a enfrentar o lavajismo apesar de ser muito partidário do tucanismo e antipetismo.

  • Depois que a Mídia e judiciário se associaram para perseguir adversário e proteger amigos, e inverter os resultados das urnas , e a justiça se tornou um partido político, o direito processual perdeu toda a referência. Não temos mais constituição, nem stf , tse, nem parlamento, o Golpe contra a democracia afundou o Brasil.

  • Para ver no que a justiça no Brasil se transformou;
    Do blog cidadania= "O ex-tesoureiro do PT João Vaccari foi absolvido duas vezes em 2017 de condenações impostas por Sergio Moro em 2015 e 2016. No próximo dia 7/11 deve ser absolvido da terceira condenação e será libertado. Sendo absolvido das 3 condenações, terá passado 3 anos preso injustamente. Só um imbecil não acha alarmante alguém INOCENTE pagar por um crime que não cometeu."

  • Por mérito, Gilmar Mendes, mesmo estando "correto", já se queimou...virou lixo tóxico, ninguém quer.

  • Este HC foi concedido devido ao nome do solicitante, não de acordo com preservação de direitos civis. Não tem nada haver com justiça, é pura concessão de benefício para o comparsa.

  • Fora de pauta: Ontem o prefeitinho Orlando Morando (PSDB) de SBCampo fez aquele rebu proibindo o show do Caetano Veloso. Hoje temos a notícia de que a Polícia e o MP estão fazendo uma operação de busca e apreensão de documentos na Prefeitura por conta de indícios de corrupção na administração Orlando Morando. É, o "castigo" veio a galope, sr. Morando! http://www.dgabc.com.br/Noticia/2795374/policia-e-mp-fazem-operacao-na-prefeitura-de-sao-bernardo

  • Aqui no escritório onde trabalho o temporal foi com muitos raios, trovões e rajadas de vento capazes de arrastar corpos. Os INCLAMEs só faltaram babar e lançar perdigotos contra o líder tucano no STF. Ao chegar aqui, antecipei: "O mais surreal é que Gilmar Mendes será massacrado se tomar a decisão jurìdicamente correta, que é negar a transferência do ex-governador Sérgio Cabral Filho, para presídio federal no Mato Grosso do Sul."

    embora os golpistas tenham o aparato estatal nas mãos, todos eles estão completamente desmascarados, desmoralizados, com as entranhas pútridas e fétidas expostas à luz solar. Hoje não há mais dúvidas de que o sistema judiciário brasileiro está eivado de ORCRIMs institucionais, sendo a Fraude a Jato apenas a mais descarada e acintosa. Os casos de ilegalidades, abusos e crimes escancarados, praticados pelos integrantes do sistema judiciário se sucedem, dia após dia. Ontem uma juíza da 2ª Vara de São Bernardo do Campo proibiu a realização de um show numa ocupação do MTST nessa cidade. Hoje a blogosfera recuperou uma notícia que mostra a mesma juíza encalacrada em esquema de corrupção, venda de sentença e atuação em favor de empresas relacionadas ao PCC. Há poucos meses o filho de uma desembargadora foi preso com 130 kg de maconha e aramamento pesado; dois dias depois a mãe desembargadora o tirou do cárcere e o transferiu para uma clínica de SP, para "recuperação"; a alegação é de que o sujeito sofresse da "síndrome de bordeline", que sequer é reconhecida como doença, pela comunidade médica internacional.

    Uma série de abusos, ilegalidades e crime são narrados com crueza pelos advogados que defendem o Ex-Presidente Lula, em petição que fazem para conseguir Mandado de Segurança em favor dos profissionais da advocacia que tiveram o sigilo das comunicações violado a mando do "juiz" sérgio moro, o torquemada das araucárias.

    Mais curioso e surreal é que os que agora partem para cima de GM foram coniventes ou indiferentes com a atuação sempre político-partidária do líder tucano no STF - colocado lá por FHC para que o ex-presidente da república e seus comparsas não fossem investigados - quando os alvos eram o PT, os petistas e a Esquerda.

    Gilmar Mendes já deveria ter sido afastado do STF, mas não por decisões absolutamente corretas como a de hoje.

  • Gilmar não quer o mega ladrão no Mato Grosso, seu Estado? Medo de sombra?

Related Post