O ataque aos direitos dos trabalhadores será rápido e feroz

clt

Diante da percepção cada vez mais generalizada de que vem aí uma carga de cavalaria contra os direitos trabalhistas, Michel Temer manda seu cortesão Wellington Moreira Franco ao Estadão para dizer que – pasmem! – “O PMDB tem tradição trabalhista e social” que “está no seu DNA” (pausa para uma gargalhada olhando o peemedebista Skaf) e que portanto não há risco para os trabalhadores.

Muito bom, muito bonito. Mas veja, na matéria, que ele elenca e especifica o que não está em risco: a carteira assinada, as férias e o 13º salário.

Ponto. Para aí a lista. Ora, Moreira, estes nem a ditadura militar de 1964 colocou em risco e nem por isso não foi um período de saque devastador sobre a classe trabalhadora.

Lembra aquela piada do sujeito que estava tendo um caso homossexual e, interpelado pela esposa, jurou: meu bem, eu não toco em nenhuma outra mulher! Ninguém poderia dizer que ele estava mentindo, não é?

Dizer que não estão em discussão  direitos de mais de meio século é uma forma de dizer que estão na berlinda todos os outros.

Como aliás, já foram exigirr a temer a própria Fiesp e a CNI.

A ofensiva será feroz. Vai abarcar logo de cara coisas como a multa do FGTS, o seguro desemprego – hoje uma das mais pesadas fontes de gastos do Tesouro, as normas de segurança no trabalho – que demandam despesas e limites severos para as empresas e a “flexibilização” da condição de menor-aprendiz, permitindo que se finja que existe formação profissional enquanto eles trabalham no chão-de-fábrica como trabalhadores sub-remunerados e com menos encargos.

Em um ano no Ministério do Trabalho, foram estas as pressões que vi, continuamente, às quais se resistiu-se a duras penas. Estas e mais – nisso Moreira Franco tem razão – as tentativas de suprimir um bendito dogma da CLT, o que não pode haver acordo que renuncie a direitos previstos na lei.

E, nisto, não posso dizer que Moreira mente – Moreira não mentir é um momento raro, que devemos sempre registrar – quando diz que setores da CUT -os maiores e mais poderosos sindicatos, defendiam “a prevalência do negociado pelo legislado”.

Pode funcionar muito bem para categorias organizadas e fortes, que podem fazer acordo onde pequenas concessões impliquem ganhos maiores, mas é uma devastação para trabalhadores dispersos, desorganizados – por várias razões e nem sempre por não serem combativos, mas serem poucos em cada local de trabalho e por terem baixo nível de especialização.

Ou seja, arrisco dizer, para a maioria dos trabalhadores.

Sei que as propostas feitas então -baseadas num sistema alemão, onde não há escravos, como aqui – tinha mecanismos de salvaguarda para prevenir isso. Besteira. Se penetrar na muralha da CLT, o patronato começará a destruí-la por dentro, pedaço por pedaço, até que não sobrem seque as três conquistas que Moreira, generosamente, diz que não serão tocadas: a carteira assinada, as férias e o 13º salário.

Estão garantidas. Mas por enquanto apenas, porque logo aparecerá quem diga que o trabalho é uma relação  livre entre particulares, onde se ganha pelo que efetivamente se produz e que o mês, afinal, só tem 12 meses.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Fernando,
    Na última linha do texto tem um erro. Você tem razão, a FIESP vai vir com tudo para destruir os direitos trabalhistas, porque eles sabem que se vingar mesmo que nas próximas eleições não irá ter doação de empresas para patrocinar candidaturas, não conseguirão eleger tantos deputados, e assim não poderão mudar as leis como nessa legislatura, e ainda podem não ter um “presidente” que não vete nada que venha do congresso de Cunha.

  2. Precisamos avançar como nação. E nada que tenha origem no pensamento marxista ajuda uma nação a avançar. É melhor uma empresa poder empregar 20 do que 15. E isso não se consegue com protecionismo exagerado ao empregado.

    1. E tu acha mesmo que os empresários estão preocupados com os trabalhadores que estão desempregados? Santa ingenuidade. Eles querem é aumentar o lucro, para poder enviar dinheiro para paraísos fiscais ou comprar bens. Os trabalhadores que se danem. Se puderem pagar um salário mínimo rebaixado e com maior carga de trabalho, melhor. Se puderem empregar adolescentes em vez de trabalhadores irão fazer. Iremos retroagir às decadas de 50 e 60 com o plano sorrateiro do golpista Temer.

    2. Diante de seu comentário concluo que além de coxinha você é um capacho.

      PARABÉNS À VEJA!

    3. Ó grande guru! Ó grande sábio! O corte de direitos e benefícios significa a redução dos salários dos trabalhadores.O resultado disso é a redução da massa salarial, que trará reflexos negativos na demanda da indústria. A consequência disso será mais contração da demanda e mais desemprego, e assim por diante. É assim que a economia vai avançar?

      Completamente dominado e alienado pelos dogmas neoliberais, nem de parar para pensar, um pouquinho que seja, o nosso guru Souza é capaz. Então, aparece por aqui a escrever asneiras.

      Os magnatas que controlam as grandes corporações capitalistas, que compõem o Sistema de Poder que domina os EUA e a maior parte do planeta, esfregam as mãos de satisfação ao saberem que conseguem ludibriar tantos trouxas como o Souza.

  3. Gente o que está acontecendo e um golpe da elite brasileira que nunca engoliu o avanço que país teve.

  4. E eles pensam que VAMOS DEIXAR ASSM! Quebra-se o País e eles – a maioria- vão junto! Ninguém é mais bobinho de perder direitos! Perguntem à GANG DA TOGA se eles abrem mão dos 5 mil de “auxílio ” do “minha toga minha casa???” QUEBRAR O PAU ACHO QUE SERÁ A PALAVRA DE ORDEM DAQUI PRA FRENTE SE OS GOLPISTAS ASSUMIREM! E esta conversa de que o Temer Golpe não pode demitir nem nomear ministros…pois o ministério é da Dilma…apenas Presidenta afastada. Parece que está na Constituição…se bem que o STF RASGOU ELA E LIMPOU A BUNDA…

  5. Como são ingênuos os coxinhas eles acreditam que o capital está interessado no trabalhador. Para o dono do capital a empresa ideal é tivesse um só empregado ou seja só o Dono, eles sonham com a robótica. Sem a presença do Estado o trabalhador está na rua da amargura. Para eles não interessa milhões de pessoas sem ter o que comer. O que eles querem é ter o benefício do BNDS, portos p/ exportar, estradas pavimentadas, eletricidade barata, sonegar e povo que se fd.

  6. A previdência deve ser revistar urgente, a começar por idade mínima, pensões para filhas e outras barbaridades. O seguro desemprego também é uma ferramenta que permite uma série de abusos! Nem de longe Temer é a melhor pessoa para meter a mão nessa cumbuca, mas diante da inércia do PT por mais de uma década, é o que nos restou. O PT virou o partido do “muito ruim com eles, ainda pior sem eles”. O futuro do Brasil é sombrio….

    1. Mais um coxinha golpista escrevendo merda! O Brasil melhorou muito nos últimos 14 anos. Só tanço e mal agradecido para não enxergar!

    2. “Isso, isso, isso”, espertalhão.

      Enquanto se aplica um corte nas migalhas dadas aos trabalhadores, esquece-se dos 500 e tantos bilhões de reais de impostos que são sonegados anualmente.

      Enquanto se aplica um corte nas migalhas dadas aos trabalhadores, esquece-se dos mais de 520 bilhões de dólares que estão depositados em paraísos fiscais.

      Enquanto se aplica um corte nas migalhas dadas aos trabalhadores, esquece-se da que é preciso fazer uma reforma tributária para que se imprima alguma justiça na cobrança dos impostos.

      Enquanto se aplica um corte nas migalhas dadas aos trabalhadores, esquece-se dos 450 bilhões de reais que o empresariado ganhou do governo – leia-se, da sociedade – a título de desonerações, em apenas três anos, de 2011 a 2014.

  7. Se o golpe vier mesmo, até a lei áurea estará em perigo. O que Benjamin Steibruch prega, senão a volta do trabalho escravo?

  8. MARK WEISBROT: EUA APOIAM GOLPE CONTRA DILMA

    “A visita do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) a Washington não recebeu atenção da mídia, mas deveria, porque ele se encontrou com Tom Shannon, que é o cara mais influente sobre América Latina no Departamento de Estado”, diz Mark Weisbrot, diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington; “A mídia ignorou totalmente, mas foi um sinal. E agora está à mostra o que a gente já sabia: os Estados Unidos querem se livrar do Partido dos Trabalhadores, como sempre quiseram”

    1 DE MAIO DE 2016 ÀS 10:55

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/229328/Mark-Weisbrot-EUA-apoiam-golpe-contra-Dilma.htm

  9. A traição foi toda por dinheiro, matéria que tem prazo de validade. Diante da crise mundial, esse dinheiro da traição será o que sempre foi na mãos de traidores; merda pura. São sentimentos tão mesquinhos expressados pelos golpistas que destaco um em especial. No dia da defesa da presidenta Dilma no senado, em resposta à interpelação da senadora Gleise sobre as pedaladas de seu governo, aliando o fato do relator ser representante do partido de oposição mais notório, a resposta ‘equilibrada e imparcial” do senador Anastasia foi: “A senadora tem inveja de mim porque não foi eleita para governar seu estado”. Isso é que chamo de maturidade parlamentar, de isenção e equilíbrio!! O resto é o que sobrou para a gente…

  10. EU ACHO QUE É PRECISO CONFIRMAR LOGO SE O TEMER VAI OU NÃO PODER NOMEAR NOVOS MINISTROS
    ?????????????????????????????????????????????????

  11. Deixar esse monte de ratos postando aqui ofende.

    Não ha ninguém decente na direita é fato. Mas se ratos sujos são o contraditório ofensivo, precisamos disso? Isso é contraditorio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *