É fato preocupante a alardeada influência política dos condenados e sua provável implicação diante da noticiada pretensão política de alguns ocupantes de cargos no sistema penitenciário”.
Em duas linhas, o pedido dos promotores públicos para que a Vara de Execuções Penais aplique sanções aos condenados do chamado mensalão – não a todos, claro, mais a Dirceu, Delúbio, João Paulo e, assim que voltar, José Genoíno – mostra o nível de loucura que tomou conta da Justiça neste caso.
Alardeada, noticiada e provável… desde quando isso são fatos?
Então se um jornal publicar, com base em fontes anônimas e nada mais, que no suntuoso prédio do Ministério Público Federal desenvolvem-se orgias, bacanais, isso é motivo para, liminarmente, pretender aplicar sanções em alguém?
Obvio que não, porque não há nenhum indício de que isso pudesse estar ocorrendo senão a notícia de jornal de que “alguém disse”.
Até este momento, história é apenas isso, um “disseram”. E no “disseram” cabe qualquer coisa.
O que impediria, por exemplo, que um familiar de preso da Papuda, com a revolta natural desta situação, e sob a influência de um bombardeio de mídia de mídia, dizer que os outros estão sendo privilegiados, que têm isso e aquilo, mesmo que, de fato, não tenham?
A coisa é tão grave que chegam a falar numa “rebelião dos demais presidiários”, quase que como esperança para justificar o encarceramento em solitárias de presos que, afinal, foram condenados ao regime semi-aberto, não à clausura total.
Até alguns anos atrás, um juiz pegaria uma petição lavrada assim e, se estivesse sem paciência, escreveria apenas “indefiro”. Se estivesse um pouco mais pródigo em tempo, escreveria uma lição ao parquet sobre a necessidade de indícios fáticos que suportassem a pretensão manifestada.
Agora, ao que se vê, a coisa mudou.
Ora, o MP tem direito e competência legal para visitar penitenciárias. Bastaria ir ver se isso está acontecendo. Já repórteres não podem, sem prévia anuência das autoridades prisionais e judiciais, entrar nos presídios. Tudo o que fazem é rondar a porta do presídio e ouvir quem entra e sai que, dependendo do que pretende ou sente, pode dizer que havia feijoada, churrasquinho na laje, baile funk e dançarinas de biquini.
Fica, como disse, apenas no “me disseram” ou no “ouvi dizer”.
Mas os promotores pedem até transferência para prisões de segurança máxima com base, confessadamente, em “reportagens na imprensa (que) relataram irregularidades “no horário de visitas, vestimentas e alimentação”.
Não tem um senhor promotor disposto a levantar seu ilustrado corpo da cadeira e ir ver se há, mesmo?
Bem, zelo e serenidade não dão muito espaço na mídia, não é?
Se é para funcionar assim, a sociedade poderia se dispensar de lhes pagar os bons salários que paga, e transferir para a mídia o papel de fiscal da lei.
Nem precisariam se dar ao trabalho de escrever petições, uma boa colagem de recortes da imprensa resolveria tudo.
Afinal, a realidade é o que os jornais publicam, não importando se os jornais possam criar “realidades” a seu bel -prazer.
Não se tem mais que provar a verdade. Agora, tem-se de provar que “a verdade da mídia” é mentira.
25 respostas
Vão sempre inventar alguma coisa para mantê-los presos. Perseguição mortal!
Falando sério meu caro. Que diabos está acontecendo neste país onde o judiciário é o PODER?
Devo ficar preocupado? Indignado? Triste? Apático?
Que estão fazendo os parlamentares?
O MP tudo pode?
O STF tudo faz!
É como se isto não interferisse na vida das pessoas.
Tá faltando homem neste país? Sobrando muitos barbosas.
Desculpas pelas ofensas, se é que as cometí.
eu também, seu maninho leite, fico abestalhado com essa apatia do congresso nacional. os presidentes das duas casas legislativas, o ministro da justiça e dona dilma poderiam tomar uma atitude em cadeia de rádio e televisão e denunciar essas barbaridades.
caramba, que pasmaceira duma figa!
Brasileiros,
A mídia que comanda os partidos de oposição e os ministros do S T F , acha que pode nos dobrar utilizando-se dos recursos de marketing.
Não vai conseguir.
Ela pode vender qualquer coisa menos o neoliberalismo entreguista.
“uma justiça dirigida pela imprensa”= neoliberalismo entreguista.
Esta é minha duvida cruel, da mesma forma que a MIDIA me influencia, o outro lado também me influencia, afinal os “meus fatos”, colho aqui e acolá, nunca conversei com Delubio, Dirceu, ou Zé, nunca.
Mas escolhi as pessoas que também são virtuais para mim, pela palavras, por aquilo que minha idade permite confiar, e pela fé que tenho no meu Presidente, e se é amigo de meu Presidente é meu amigo também.
Daí surge minha crença nas palavras que leio…e participo ativamente, achando que esta é uma importante participação naquilo que acredito.
Sobra então as perguntas que você faz RicardãoCarioca.
Não gosto de ser enganado….nem que seja para enrolar a DIREITA.
Não entendi sua citação sobre mim.
A Justiça e o MP sempre se coçam quando o PiG cisma com alguém ou alguma coisa. Hoje a coisa ficou apenas escancarada, indubitável, as claras. Mais uma vez, terão de provar que são inocentes, nessa dirigida inversão de ônus da prova.
Minha maior crítica em relação à ação AP-470 e seus muitos desmandos é que estes podem se tornar justificativas para ações de juízes de instâncias mais baixas contra cidadãos desamparados, até de forma corrupta. Vejam o caso dos dois que foram presos pela morte do cinegrafista da Band. O primeiro se apresentou espontâneamente à polícia, tem residência e emprego fixo. Não poderia estar preso de jeito nenhum. Quantas pessoas estão respondendo em liberdade por assassinato ?
Dirceu está preso com base em uma denúncia já investigada pelo sistema prisional e mesmo aassim desprezada. – Notem a semelhança com a prisão do ator que foi acusado de roubar uma mulher – mas que apresentou provas de que estava trabalhando na hora – Ficou preso 16 dias !! Um dia talvez ocorra com um jornalista ou um membro do MP. Até lá, a sociedade será vítima de desmandos como este, agora respaldados pelo Barbosão.
A DESCONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA
A democracia surgiu na Grécia há mais ou menos 2.500 anos.
De todos os regimes, embora com falhas, ainda assim, é o melhor.
O principal ideal da democracia é o dever do cidadão de participar da vida político/administrativa do seu país, estado e município. Todo cidadão tem esse dever.
Na 1ª década a.C. a aristocracia grega começou a ser questionada pelos homens livres.
O legislador Dragon entrou em ação e não conseguiu conter os conflitos.
O legislador Solon fez o mesmo e também não conseguiu.
Pelos idos de 561 a.C., Psístrato, tomou o poder em Atenas e ficou uns 19 anos fazendo reformas. Quando morreu a aristocracia tentou um golpe de estado para voltarem ao poder.
Entra em cena o Clístenes que impediu o golpe e fez mais reformas, lançando o lastro do regime democrático em Atenas.
Dessa feita dá para concluir que a democracia ateniense era o regime dos homens livres e capacitados a fazer política.
E a democracia chegou aos dias de hoje.
No BRASIL ela venceu, entre outras “guerras”, a ditadura.
E, pasmem, nossos atuais políticos estão conseguindo desconstruir a democracia.
QUE ESTÃO FAZENDO OS PARLAMENTARES?
E hoje os nossos parlamentares estão conseguindo se desvincular da sociedade brasileira.
O elo democrático “congresso nacional/câmaras estaduais e municipais + sociedade” acabou.
O MINISTÉRIO PÚBLICO TUDO PODE?
O STF TUDO FAZ?
O stfZINHO age somente em nome deles, sem respeito à sociedade à Constituição e ao Bom Direito
É COMO SE ISTO NÃO INTERFERISSE NA VIDA DAS PESSOAS!
TÁ FALTANDO HOMEM NESTE PAÍS?
Não há no Brasil um “Clístenes” que possa impedir esse ASSALTO AO BOM DIREITO na democracia do país?
Dos políticos que se dizem honestos/respeitados/capazes/profissionais/…não há um deles que possa impedir essa descontrução democrática?
Há, na nossa rica corte parlamentar brasiliense, nas nossas ricas cortes parlamentares estaduais e nas nossas ricas cortes parlamentares municipais alguma evidência que nos explique A SELETIVIDADE DO STF, os salários, as benesses, o “RABO PRESO” com a grande mídia, a corrupção e outras ridicularidades?
Democracia não se faz com defraudadores!
Democracia se faz com a realidade social de um povo!
E O POVO PRECISA DO BOM DIREITO.
E O POVO PRECISA QUE O stfZINHO CUMPRA A CONSTITUIÇÃO.
é isso henrique!
vivemos em tempos medíocres. tá faltando um mestre sobral pinto, um raymundo faoro, um evandro lins e silva e sobram joaquim barbosa, gilmar dantas et caterva.
nós tamos é pebados como se diz no ceará. égua!
Nesse MP só tem …!!!!!
Mas… cadê o PT?
Já está ficando cansativo falar sobre isto. Tudo isto acontece pois os que deveriam reagir contra todas estas arbitrariedades, se escondem. Como diz o Paulo Henrique Amorim – ” se o PT tivesse eleito algum senador “. Onde estão os senadores do PT???? Onde está o partido. Lula, onde você está???? Jogaram homens ao mar. Homens que ajudaram a construir o partido. É assim que tratam seus líderes? Ficam confiando só na re-eleição da Dilma. Cuidado hein, pois o golpe já está a cavalo.
Caro Fernando Brito,
Acompanho-o em sua indignação ante às rotineiras agressões ao Estado Democrático de Direito perpetradas pelo presidente do STF.O Ministério Público Federal vem engrossar essa prática.
Essa sanha de elementos fascistas nessas instituições, que não encontram limites em nada, certos da impunidade, quiados por uma parceria com a “VEJA”, comprovadamente ligada ao esquema Cachoeira/Demostenes, e com repercução em outros meios de comunicação, só se tornou possível, acredito eu, pela omissão, não nossa, mas daqueles que têm o respaldo do povo para conduzir o nosso país.
A continuar essa ensurdecedora omissão, em particular dos poderes exectutivo e legislativo, mas, também, das principais lideranças politicas do partido que detem a vanguarda do governo (PT)essa barbarie se consolidara. veja o exemplo da Ucrania.
Isso para mim não passa de jogo para imprensa do MPDFT! Se realmente averiguassem esse fato poderiam ou não questionar algo. Sem contar que se não ocorre a própria administração da Papuda irá, pelo menos, tentar provar. Ou pelo menos o GDF…
“eu criei um monstro” Fernando Lyra sobre o MP..
Mas em um processo onde “o réu tem que provar que é inocente [Fux]”, os promotores nada demais estão fazendo…..
Basta saber se isso se aplica a todos, então vamos lá:
Carlinhos Cachoeira é quadrilheiro junto com VEJA e com Demostenes.
(e agora, será se pode denunciá-los e puni-los com base nessa declaração Claro, se eles comprovarem que são inocentes, tudo bem, mas ELES QUE PROVEM!)
a verdade é que a direita conseguiu o que queria: eliminar a possibilidade de José Dirceu vir a ser o presidente da república; ele não é o lula e nem a dilma, ele iria prá cima da imprensa golpista
Sem muitas delongas, Brito:
Temos uma gestora vassala que além de não fazer uma regulamentação da mídia, se borra de medo de – ao menos – ir a tv dizer o que é preciso.
Deve estar esperando o golpe na Venezuela, onde se calou covardemente e depois no Brasil para então – quem sabe, né? – voltar a sentir prazer em ser torturada como foi durante a ditadura militar! Quem sabe, essa tortura diária e essa violência a que é submetida seja-lhe uma forma de prazer e ela então, querendo estender um pouco mais, deixa que venha a se consumar o tortura física?
Presidenta é a Cristina! Nós, infelizmente, temos uma gestora. Boa, mas gestora. E fica o Lula, o PT e a Esquerda achando que “IBGE” ganha eleição! Acorda, galera! É por causa do “IBGE” que tentam diuturnamente o golpe. Se o “IBGE” fosse ruím, bastava para os golpistas aguardar mais um ou dois anos que o governo não seria reeleito e eles poderiam pousar de democratas.
Será que é difícil perceber isso? Que – como Lula disse uma vez – não é pelos erros, mas pelos acertos que o criticam e o odeiam.
Eta governo vassalo da mídia!
Fernando, esses promotorezinhos de merda deveriam ler o seu comentário e ter vergonha na cara. Parabéns!
O judiciário brasileiro, desde o STF até o mais apagado delegado de polícia, está abaixo da crítica. É simplesmente vergonhoso que justamente uma denúncia da Globo sirva para disparar uma ação tão sem pé nem cabeça por parte destes promotores de merda. O que os move? Será excesso de zelo, de qualquer forma descabido porque denúncia da imprensa não tem valor se não vier acompanhada de provas? Afinal, quem está pagando por essa palhaçada? Asseguram com esse comportamento a ideia já cristalizada de que o judiciário é sim, ele e não outro poder da república, o mais corrupto de todos.
Fernando, belo texto, foi na ferida, mp e stf realmente se pautam pelo pig. O pig manda e eles obedecem cordeiramente. Blogueiro Henrique, parabens pelo comentário “A DESCONTRUÇãO DA DEMOCRACIA”
Não é só má-fé do MP em relação a petistas e de proteção quando se trata da tucanalha, há também preguiça simplesmente. É mais fácil recortar jornais, mesmo de uma mídia impressa desmoralizada como a nossa, do que apurar a verdade. É uma vergonha!
se a maior Corte de Justiça do Pais não respoeita a lei (EXECUÇÃO PENAL), APELAR A QUEM?
É o STF do PIG.
Ley de Médios – vamos fatiar a velha mídia e democratizar os meios de comunicação.