Villas Boas manobra para não fazer de Mourão “mártir” de intervencionistas

Tem gente que não enxerga que existe, no Brasil, um surto de autoritarismo que não é, apenas, um delírio de grupelhos ensandecidos.

A pesquisa CNT/MDA, publicada ontem, mostra que  Jair Bolsonaro  não é – claro, pode deixar de ser, quando as máquinas de campanha eleitoral se moverem – apenas um factóide.

Representa este surto autoritário e tem repercussão na área militar.

Como tenho dito desde o início, é clara a estratégia do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, de não transformar o general Antonio Hamilton Mourão em “mártir” do intervencionismo militar que, com o nosso retrocesso – obrigado, Sérgio Moro! -, saiu da toca e se apresenta quase que sem véus.

Há os que, claro, “exigem” punição exemplar para Mourão e não há dúvidas que, em condições normais de temperatura e pressão, ele a mereceria.

Mas, agora, só um ingênuo não vê que ele próprio a deseja e seria, ao contrário, um prêmio para ele. E pouco sabemos sobre onde e quanto os coturnos militares apertam os calos de seu comando.

Ontem à noite, no “Conversa com o Pedro Bial”, na Globonews, Villas Bôas deslizou e deu como “questão resolvida” o caso, dizendo, em outras palavras, que não vai criar caso com o que Mourão ache, desde que siga as diretrizes do comando.

– Ele não fala pelo Alto Comando, quem fala pelo Alto Comando sou eu.

É uma evidente manobra tática de quem dividiria opiniões se partisse para a punição – repito, correta mas inconveniente – imediata. Se Mourão seguir nas suas manifestações ostensivas, puni-lo será mais fácil e sem traumas.

Claro que isso afeta a autoridade do comandante do Exército e certamente seria da vontade deste ir além, mas, na sua visão, impede que “pipoquem” outras manifestações do gênero, o que geraria uma crise militar extremamente séria.

A impressão é que Villas Bôas foi ao limite do que lhe era possível, não onde  deveria ir, num quadro democrático – inclusive com o reforço da subordinação militar ao poder civil, algo complicado de compreender nestes tempos de ilegitimidade total à autoridade civil , no quadro de fragilidade a que chegou a nossa democracia, que precisa chegar a 2018 sem nada que impeça a livre manifestação do povo brasileiro, seja pela ação de juízes ou de generais.

O trecho da entrevista de Villas Bôas onde ele fala de Mourão está aqui.

Fernando Brito:

View Comments (61)

  • anulem o golpe deixem.se de aventuras , golpistas , o trabalho é só para quém trabalha

  • O comportamento do general Villas Boas está me lembrando muito o comportamento "republicano" de Dilma e Cardozo. Deu no que deu. O general parece um homem sensato. É melhor ele começar a considerar de tomar alguma atitude, não só em relação a membros "rebeldes" dentro das forças armadas, mas também em relação ao bando que está acupando o executivo e o judiciário. Se não fizer alguma coisa, os linhas-duras vão passar por cima dele, dar um golpe e jogar de vez merda no ventilador da nossa trágica republiqueta de bananas.

    • É exatamnete o que vai acontecer. O General Comandante do exercito que pare de bancar Dilma "Eu sou Republicana" e tome uma atitude ou os reaças tomarão por ele. O Que o General Mourão fez foi um Desafio ao Comandante do Exercicito. Temos agora uma questão militar!!!

  • Uma outra pergunta: por que raios o general foi vestido com traje camuflado para uma entrevista? Precisou cortar caminho por alguma selva?

  • RIDÍCULO É UM GENERAL FALAR EM DEFESA DA PÁTRIA E SOBERANIA NACIONAL.

    • Os militares são os mais nacionalistas. Batem continência à bandeira nacional, cantam o hino da nossa pátria diariamente. Não são entreguistas, têm visões estratégicas e não se furtariam de combater as ameaças externas ainda que com equipamentos defasados. Sinceramente, numa situação de caos político, preferiria uma intervenção militar a uma jurídica nos poderes Executivo e Legislativo até que a ordem e a paz político-social retornasse. Tá na hora da esquerda começar a abrir os olhos, abandonar seus arquétipos empoeirados e entender que o mundo está à beira de uma convulsão provocada pelos rentistas abutres que compram entreguistas facilmente e, assim, sequestram países inteiros. Infelizmente é o caso atual do nosso Brasil.

      • Como os militares se comportariam diante dos rentistas e dos bancos que dominam este País?

      • Papai noel chega na noite de 24 de dezembro,pra vc e todos os coitados que tem essa visão da lacra representada pelas FFAA.
        Historicamente NUNCA estiveram do lado do povo,não seria desta vez que os alucinados com a ameaça vermelha,teriam uma atuação em benefício do país.
        NEM DEVERÍAMOS ESTAR DISCUTINDO UMA SITUAÇÃO ABSOLUTAMENTE ILEGAL ,IRRACIONAL E ESTÚPIDA COMO SERIA UMA INTERVENÇÃO DAQUELES QUE NÃO TEM A MÍNIMA CAPACIDADE DE ADMINISTRAR UM PAÍS.
        A QUEDA DOS GOLPISTAS É SÓ QUESTÃO DE TEMPO,NÃO FOSSE ESSA MASSA DE BOS--TAS QUE TEMOS NESTE PAÍS,ELES NUNCA TERIAM ASSUMIDO.

      • Sua percepção da cultura militar brasileira é impressionante. Pena que seu conhecimento de história do Brasil impressione menos, bem menos.

      • Se assim fossem não eram na sua maioria tucanos mal informados pela Globo.
        Se assim fossem já tinham tomado uma posição oficial contra a entrega do pré-sal, do programa nuclear brasileiro, da amazônia, da soberania. Nenhum deles tem a inteligência para lembrar, pelo menos lembrar, que os governos do PT foram os que mais respeitaram e mais investiram nas forças armadas.
        Esses militares são uns bostas que só sabem bater continência e cantar hino. Isso não é ser nacionalista. É ser bitolado.
        Nada contra um militar se candidatar à presidência da república, mas na mão grande, NÃO PHODE.

  • O BREVE TEMPO DA DELICADEZA SE ESVAI NA AMPULHETA DA VIDA. A FARDA FEDE FEZES,URINA E SANGUE.

  • INSTITUIÇOES
    Se a Midia é um clube de cumplicidade uniforme -ou uniformidade cúmplice-
    se o judiciário é consorcio corporativista e no seu topo de rejeiçao ao estado de Direito,
    Se o Legislativo é a pocilga inacreditável onde ronca forte e chafurda a vara temerista
    Se o palacio é o núcleo escancarado e o simbolo assumido da ilegitimidade ...
    Então, o que vai ser o exército e as FA que não tem sequer dinheiro para afastar traficantes de morros cariocas?
    Com o detalhe que, se PIORA mais, serão eles que vao definir o que é e o que não é CAOS.
    e nao se esquecam que, quando falta $$ aqui, tem lá fora fontes inesgotaveis que imprimem quanto desejarem. Basta surgir a oportunidade e a conveniencia.

  • Tem general que só dá declaração contrárias aos interesses da nação.
    Tem general que acha que só as forças armadas servem a pátria.
    O nível é muito baixo.
    O pais invadido pelo mercado financeiro, por instituições estrangeiras obscuras,
    por espionagem em massa, com setores chaves e estratégicos da economia sendo privatizados e quando a população espera um pronunciamento democrático em relação a estas questão, na defesa do patrimônio brasileiro, eles se calam.

  • Vai demorar quanto tempo mais para o Brasil fazer a bomba atômica e uma porção de misseis nucleares?
    Vamos ficar sem os submarinos de propulsão nuclear, Tá tudo parado devido ao golpe vagabundo.

Related Post