Villas Boas, outra visão. Por Nilson Lage

No seu Facebook, meu professor Nilson Lage – para meu orgulho, colaborador deste blog –  manifesta outra visão sobre a entrevista do General Villas- Boas ao Estadão, que critiquei aqui.

Lage, com as credenciais de ter visto muitas crises militares no Brasil,  acha que não é correto ” queimar pontes com o único segmento institucional que resta comprometido com o Brasil, já que o judiciário e a imprensa venderam-se despudoradamente”.

Espero, sinceramente, que ele esteja certo e eu errado.

Pela riqueza do debate, embora sobre tema infeliz para todos nós que encaramos seriamente o grande papel que têm nossas Forças Armadas como instituição essencial à nossa soberania, reproduzo sua publicação:

“Como raramente acontece, discordo do Fernando.

Topar a provocação do general, feita em entrevista ao Estadão – agora um jornal de extrema direita – é erro político.

Primeiro porque Lula dificilmente seria candidato, portanto, o tal “sub judice”. Não era preciso vestir a carapuça.
Segundo, porque qualquer governo que contrarie a Globo e a máfia judiciária estará imediatamente “sub judice”, bastando uma delação ou alguns indícios fabricados. Está ai o caso do Haddad.

Terceiro, porque brigar com as forças armadas, a essa altura, é burrice. Elas compõem, a despeito a visão distorcida de alguns comandos, a única instituição nacional que guarda algum compromisso com o Brasil.
A não intervenção que o general assegura em sua fala é que deveria ser valorizada.

Todos sabem que Bolsonaro tem a simpatia de alguns militares de alta patente, e a declaração de Villas Boas reflete isso.

É direito deles, desde que respeitem o jogo”.

Repito que torço para que Eduardo Villas Boas ainda  detenha o processo de extrapolação de militares de suas funções. Compreendo suas dificuldades nesta missão. Mas, lamento, torço mais do que creio que a anomalia do quadro brasileiro e de uma candidatura disforme como a de Bolsonaro não vá abrir uma chaga incontornável na hierarquia militar.

 

Fernando Brito:

View Comments (90)

  • Ademais é preciso dar um voto de confiança ao estamento Militar que desde a Constituição de 88 tem mantido o respeito ao estrito cumprimento de seu papel constitucional. As manifestações individuais que vez o outra discrepa dessa posição são exceções que confirmam a regra. Além do mais uma injustiça com a maioria da corporação. O mesmo não se pode dizer de outras corporações do Estado, como setores do Poder Judiciário e do Congresso Nacional.

    • A declaração do General não pode ser vista isoladamente. Antes dessa teve outra mais contundente. E as forças armadas são a única instituição que AINDA guarda algum compromisso com o Brasil desde que seja da forma que pensam seus comandantes.
      Militar interpretando a lei da ficha limpa mas negando vigor a um tratado internacional. Comandantes frequentando reuniões de sociedades secretas.
      Eu apreciaria as FFAA defendendo não só nossas fronteiras mas também nossa soberania e riqueza nacionais. Que se posicionasse contra a entrega do pré-sal. Contra a entrega da base de Alcântara. Contra a entrega de nossa indústria de defesa a americanos (Boeing) e israelenses (fábrica de misseis).
      Que as FFAA respeitasse o artigo 1º da Constituição: Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido.
      Até porque todos sabem que a sentença do Moro é uma fraude oriunda de um processo viciado e que serve de esteio a proibição do Lula.
      A quem serve a proibição do Lula ser candidato? A quem servem as FFAA brasileiras ao defenderem a proibição?

    • Alguém dessa corporação se manifestou em contrário quando dos elogios do Mourão ao Ustra? E a essa ingerência na política?

      • Como em 64 o Golpe é movido por interesses civis. Quem dá golpe de estado é civil (oligarquias políticas e grandes empresários, políticos-empresários e empresários-políticos). As corporações públicas (juízes e militares) que tomam parte nos golpes são instrumentos mas não são os cérebros e/ou os principais beneficiários. Desde a promulgação da Nova Constituição até do Golpe de Estado de 2015/6 a participação dos militares na vida política do país foi em geral constitucional e exemplar mais ainda se tivermos em mente seu lamentável papel em nossa história política.

        • Em 64 Golberi foi um dos arquitetos do golpe. Negociou com os EUA. Orquestrou o movimento da imprensa golpista, fez as compras necessárias para garantir o apoio midiático. Foi o motor inicial do Leviatã que hoje destrói nossa democracia, a Globo. Hoje realmente são figuras secundárias. Estão longe da capacidade de orquestração e manipulação do passadp, mas ainda são capazes de desestabilizar a tentativa de saída do golpe.

          • Não vejo hoje nas forças armadas nada que lembre um Golbery, no entanto vejo hoje muitos mais Robertos Campos e Carlos Lacerdas do que existia naquela época. Nossa munição é curta preferia não gastar com ximango. Se é para escolher uma corporação prefiro o Judiciário que está fazendo coisas que não passava nem pela cabeça de muito general.
            abrxs.

          • Isso é verdade. Os verdadeiros avaliadores do golpe são o mp e o judiciário. Acho que estão no mesmo nível da imprensa golpista.

          • talvez todos só um nível abaixo do verdadeiro "sujeito oculto" do Golpe: o "impessoal" Mercado, o "eles" nomeado na entrevista que o Lula deu a Monica Bergamo da Folha de São Paulo: a finança e seus mercado boys.

  • Será que Nilson Lage, veteraníssimo na docência e no jornalismo padece de disfunção cognitiva? Ou será que os vieses cognitivos e os desejos dele turvam a visão a ponto dele não enxergar o óbvio, que está em completa oposição ao que ele exterioriza em relação ao comandante do exército, general Eduardo Villas Bôas.

    Devo dizer que Nilson Lage tem a companhia de centenas, talvez milhares, de analistas, que continuam no auto-engano, colocando o desejo à frente da realidade fática. Idoso, doente, incapacitado fìsicamente, Villa Bôas já não apita NADA no exército há mais de dois anos. VB, desde as primeiras manobras do golpe, em 2013, não passa de um fantoche. Quem tem o comando do exército e boa parte da máquina do executivo é outro general, Sérgio Westphalen Etchegoyen, chefe do SNI - hoje tucanamente rebatizado como GSI. O boquirroto general Hamilton Mourão Filho, também gaúcho como Etchegoyen, é do mesmo grupo que o chefe do SNI. Aquelas supostas "punições" (na verdade promoções) contra Hamilton Mourão foram puro jogo de cena.

    Enfim: os atuais comandantes do exército - generais Sérgio Etchegoyen e Hamilton Mourão - são vira-latas e entreguistas. Ficar cheio de medos e dedos e não dizer isso pùblicamente mostra apenas a dissonância cognitiva, persistência no erro e no auto-engano. O aluno, Fernando Brito, está com a razão; os professores também erram.

  • Reforma Constitucional das FFAA já..... é muita viúva da guerra fria no Comando....arreiam as calças para os EUA...Matam brasileiros, compatriotas pelos EUA....apodreceu....

    • Realmente tem muita viúva da Guerra Fria.

      Mas como esse assunto estava "démodée", eles deram para falar de corrupção - algo que nunca tinha existido antes no Brasil, e que por acaso "começou" num governo de esquerda.

    • Realmente tem muita viúva da Guerra Fria (biombo para entreguismo).

      Mas como esse assunto estava "démodée", eles deram para falar de corrupção - algo que nunca tinha existido antes no Brasil, e que por acaso "começou" num governo de esquerda.

      Graças a Deus, as FAs puderam contar com pessoas de ilibada conduta, como Temer, Aloysio Nunes, Jucá e Moreira Franco para salvarem o nosso Brasil varonil. E estão zelosos de que a corrupção nunca mais volte.

    • A responsabilidade por um novo exército é nossa. Deixemos de ser pacifistas, de dar o outro lado da face. Vamo-nos ao combate e vamo-nos criar um a nova forças armadas, legitimamente brasileira.

  • discordo com esse texto, o único compromisso das forças armadas é defender os interesses dos eua..a esquerda tem que parar com essa mania de que existe nas forças armadas nacionalistas e patriotas..são todos entreguistas...portanto parem de defender a jagunçada do tio sam!!!

  • Claro que nem toda instituição é 100% entreguistas, mas os comandantes são, e esmagam os que não são.
    O setor hegemônico do exército é entreguista, maçons. Tem que ser reformado de cabo a rabo.
    Em épocas coloniais, defendia o interesse dos portugueses, depois dos ingleses e agora dos EUA.
    O povo é massa de manobra para eles.
    Sem republicanismo. coisa que para eles, é coisa de casa grande.

  • NOTÍCIAS AGUDAS DO GOLPE

    Aquelas 'colas' nas mãos do BOSTAnossauro foi a gota d'água para a Escolinha dos "fessôres" Marín(ho) reprová-lo! E entronar o "Mourão, Mourão!"!

    Os Marín(ho) chantagearam o troglodita nazista 'já-ia' BOSTAnossauro a ceder a vaga para
    o "Mourão, Mourão(!),
    com ou sem eleição"!

    Plim plim!
    É o script anunciado produzido no Projac do golpe vagabundíssimo, estúpido!

    • ... E se mimiSHELL anunciar no jornal 'NAZIonal' que CORTOU (sic) os recursos do orçamento para a eleição?...

      Pano rápido!

      • O "Mourão, Mourão(!)" já está provando a vestimenta para a posse! Com ou sem eleição!

        • Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia eletiva!
          A antecipação do procedimento a mando do setor de teledramaturgia do Projac dos nazigolpistas Marín(ho)!

  • O Projac avisa: "É 'Mourão, Mourão'(!), com ou sem eleição"! Plim plim!

    • O RESUMO DA ÓPERA-BUFA!

      No encontro com o Bolsonaro, os Marín(ho) chantagearam o candidato aloprado de ultradireita!
      Dôssies "choveram" sobre a mesa do convescote!
      Algum teledramaturgo sugeriu que "facada providencial" seria o álibi para o Bolsonaro antecipar uma cirurgia eletiva!
      Talvez relacionada a um câncer intestinal!
      A descrição do cirurgião: "durante a intervenção cirúrgica foi retirado um segmento de cerca de 10 cm do intestino do paciente".
      De modo que segue o novo mantra da Globo/CIA LIXO tóxico estrangeiro:
      "Agora é 'Mourão, Mourão'(!), com ou sem eleição!"

      Parodiando o jornalista Ricardo Kotscho, golpe que segue!

      • NOTA DE RODAPÉ:
        há muito tempo, potencialmente, nós já estamos sob estado de sítio!
        Somente falta o decreto!

  • AS VEZES PENSO EM COMENTAR MAS ANTES LEIO OS COMENTÁRIOS E SINTO NEM SER NECESSÁRIO,O NÍVEL DO PESSOAL AQUI É EXCELENTE,RESTA POSITIVAR.

    • Concordo com vc. Não precisamos ser repetitivos. Cada comentário melhor que o outro

  • mais uma razão para que o Gal. tome muito cuidado com o que fala, pois é certo que a sua falação tem sim muito peso nesse momento

Related Post