O PSDB jogou suas fichas na não- aprovação dos 38 vetos apostos pela Presidenta Dilma em diversos projetos aprovados no Congresso.
Com a “torcida” generosamente da mídia, como você pode ver aí na matéria de O Globo.
Com isso, a pauta ficaria “trancada”, impedindo a votação da mudança na lei orçamentária e, consequentemente, mantendo um superávit fiscal que desconsiderava, na sua totalidade, as reduções de impostos dadas pelo Governo às empresas, como forma de manter o nível de emprego e da atividade econômica.
Apostava na falta de quórum (votos em branco não contavam) e perdeu, com a aprovação de todos os vetos, onde havia, como se diz por lá, matérias capazes de desagradar a “gregos e goianos”.
Assim, vai começar a sessão que vota a mudança do Orçamento.
Se a incapacidade das lideranças medíocres do PMDB não repetirem os erros regimentais que, desde a semana passada, que se faça esta votação com garantias jurídicas.
E se desarma mais uma armadilha para o recomeço do governo Dilma, num Congresso que se divide entre o ódio e a fome.
É preciso, digo aos puristas e impacientes, entender as dificuldades institucionais que se enfrenta.
O que, é claro, não nos exime de nenhum de nossos compromissos com o povo brasileiro e muito menos de nosso dever de reafirma-los.
E muito menos nos proíbe de participar do jogo de pressões e contra-pressões que marca os governos, sobretudo quando de sua composição.
Mas lembrando sempre de que aquela que está lá não entregou a rapadura nem mesmo diante de ameaças muito maiores, na ditadura.
PS. Como já se imaginava, com a condução primária da sessão do Congresso por Romero Jucá e Renan Calheiros, caiu, por falta de quorum, a reunião de deputados e senadores. Só na terça-feira. A novela continua por mais uma semana.
12 respostas
A tão sábia PRUDÊNCIA,senhor Britto,coisa que o que se chama esquerda,pouco sabe usar.Tática.Contam que Lenin,o Wladimir,lá pelas tantas ,cansado de ESQUERDISMOS,e precisando comprar trigo de um país vizinho,pouco simpático,propôs trocar dois bons COMUNISTAS,por um comprador de cereais.
Lenin tinha estas tiradas. e odiava quem vivia só de teorias e reuniões. Outra sua tirada semelhante: “O comunismo é o ‘poder soviético’ mais a eletrificação de todo o país”.
“É preciso, digo aos puristas e impacientes, entender as dificuldades institucionais que se enfrenta.
O que, é claro, não nos exime de nenhum de nossos compromissos com o povo brasileiro e muito menos de nosso dever de reafirma-los.
E muito menos nos proíbe de participar do jogo de pressões e contra-pressões que marca os governos, sobretudo quando de sua composição.
Mas lembrando sempre de que aquela que está lá não entregou a rapadura nem mesmo diante de ameaças muito maiores, na ditadura.”
Gostaria que toda blogosfera de esquerda tivesse essa serenidade, peço desculpas por citar um versículo bíblico, pois sem que tem pessoas de outras religiões e ateus por aqui, mas creio que vale para os demais ao menos como filosofia de vida:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”
(Eclesiastes 3:1-8)
Creio que talvez não seja o tempo de meditar um pouco antes de “soltar os cachorros no teclado”, talves seja o tempo de juntar e não o tempo de espalhar, porque temos pela frente um adversário duríssimo e que está, aparentemente, muito mais unido do que nós. Dividir para conquistar, uma tática tão antiga, mas parece que estamos caindo nela… Dilma ainda nem foi empossada e está a identificar e desarmar minas plantadas a frente de seu caminho, um pouco de paciência ajuda…
Parabéns pelo texto Britto.
Não se governa no Brasil sem maioria parlamentar, alguns não entendem por que é necessário fazer alianças e dividir responsabilidade de governança com todos os problemas daí decorrente. A Mídia (partido mais importante) e oposição fizeram de tudo p/ obstruir a votação da Responsabilidade Fiscal. O presidente Renan quase foi agredido fisicamente por um parlamentar do DEM. tudo o que queriam é que não havendo votação não haveria aprovação e a Dilma sendo responsabilizada para levar ao Impeachment, uma vez que não ganham no voto ganha-se no golpe.
Britto, pelas últimas notícias nenhum veto foi derrubado e a votação do orçamento pode ocorrer essa tarde. Dê uma nova verificada nos noticiários. Abraços.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1553522-congresso-mantem-38-vetos-de-dilma.shtml
Toda essa oposição reside numa única gênese, vide post abaixo e veja a origem do PIG e para quem está a serviço sua máquina de mentiras sem fim:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/jornalista-alemao-denuncia-controle-da-cia-sobre-midia.html
Recomendo procurar um psiquiatra.
Molecagem, não há outra palavra para a atitude do deputado Mendonça Filho, do DEM, ao afastar bruscamente o microfone da boca do presidente do Congresso enquanto este falava. O deputado está ficando cada vez mais ousado neste tipo de travessuras, já que há poucos dias tomou a ata das mãos de um integrante da mesa de uma comissão para que ele não pudesse lê-la. Faz-se necessário ao Congresso patrocinar urgentemente um alentado curso de reeducação parlamentar para alguns de seus membros.
E você já desceu ao nível de defender o Renan Calheiros. Olhe-se no espelho agora.
E a cambada de analfabetos e delinquentes morais acha bonito dar carta branca para o governo, seja ele qual for. Com uma gentalha subserviente como vocês, a coisa realmente está feia.
Fica ai a pergunta… Quantas vezes ao longo do período petista foi cumprido a meta de superávit primário? É importante saber disso.
Porque se não vinha sendo cumprida, porque o choro agora?