Vox mantém Lula vencendo em primeiro e segundo turnos

Pesquisa Vox Populi, encomendada pelo Partido dos Trabalhadores e só hoje liberada pela divulgação – para respeitar os prazos eleitorais – mostra, ao contrário do Datafolha, um fortalecimento da intenção de voto no ex-presidente Lula.

No principal cenário, ele alcança 47% das indicações dos 2 mil entrevistados, contra 11% de Jair Bolsonaro. Isso, desprezados os nulos e os indecisos, corresponde a 58,5%, sudicientes para uma vitória em primeiro turno.

Na resposta espontânea sobre intenção de votos para presidente da República, Lula marcou 39% (eram 38% na pesquisa Vox de dezembro de 2017).

Nos cenários de segundo turno, Lula tem 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede, (eram 52% x 21%) e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB (eram 52% x 21%).

Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 44% consideram que a prisão de Lula foi injusta e 58% acham que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão.

 

      Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, diz que que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”.

         –  A prisão de Lula, da forma como ocorreu, parece ter afetado a visão do cidadão comum, de forma a torná-la mais favorável ao ex-presidente”.

A pesquisa, na íntegra, está disponível aqui, em formato PDF.

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • AOS REACIONÁRIOS FASCISTAS DO SUL QUE QUEREM SE SEPARAR CONTEM COM MEU VOTO ,O BRASIL AGRADECERÁ QUE OS NAZISTAS FIQUEM DE FORA.
    SEM ESQUECER DA PAULISTADA ,ALIENADOS SEM CONSERTO.

    • Lula venceria em todos os estados.

      Viu, trouxinhas fascistas?! Tem certeza que são maioria?

    • Mesmo com esses fascistas no sul/sudeste, Lula leva vantagem nessas regiões...

  • A data falha tarda mais não falha com o PSDB . Na próxima , já cantou a pedra Lula não fará parte da pesquisa .Só falta colocar a faixa no Chuchu .

  • O relatório gráfico apresentado, sem textos indutores ou manipuladores, apenas com as questões objetivas feitas aos eleitores, é um excepcional retrato e demonstração do impasse institucional a que os golpistas levaram nosso País. O que mais chama a atenção nos levantamentos e no relatório gráfico do VP é a incoerência do ódio devotado a Lula, sobretudo nos estados do sul. Tal incoerência está mostrada nos gráficos das páginas 31, 33 e 35 do relatório. O primeiro mostra que 34% dos sulistas "não gostam" de Lula; o da página 35 mostra que, para 50% dos sulistas, Lula possui "mais defeitos do que qualidades". Mas na página 35, quando perguntados se, nos 13 anos de governos do PT (com Lula e Dilma) a vida das pessoas a) "Melhorou", b) "Não melhorou nem piorou" e c) "Piorou", apenas 12% desses sulistas opinam que "Piorou". Nada menos que 41% dos sulistas opinam que a vida deles "Melhorou" durante os governos do PT e outros significativos 45% admitem que a vida deles "Não piorou nem melhorou".

    Do exposto acima fica CLARO que o ódio irracional a Lula, ao PT e à Esquerda, sobretudo no sul do País, decorre das campanhas disseminadas pelos veículos de mídia, pelos atuais governos de direita na região e pelo ranço de preconceito oligárquico, escravocrata, plutocrata, privatista e entreguista que caracterizam as oligarquias dominantes, sobretudo a do judiciário e dos proprietários rurais. Nos resultados mostrados percebe-se que a mesma incoerência sulista é verificada entre os eleitores sudestinos, puxado por São Paulo, feudo tucano há 24 anos, onde o ódio e o anti-petismo patológicos foram plantados e disseminados em profusão por TODO o aparato de Estado e midiático, sobretudo a partir de 2005, com maior ênfase de 2013 para cá. No Nordeste a identificação dos eleitores com Lula é quase absoluta (nada menos que 80% dos eleitores aprovam e admiram Lula"; na região Centro-Oeste é que se verificam dados mais condizentes com a realidade histórica passada, com 1/3 dos eleitores apontando Lula com portador de "Mais defeitos que qualidades" e 23% deles dizendo "Não gostar" de Lula.

    Resumo da ópera: o 'hedge' do Datafraude não surtiu o efeito desejado. É quase certo que Globope faça, nos próximos dias, uma "pesquisa", mostrando resultados intermediários entre os do Datafolha e do Vox Populi, com viés mais favorável á direita golpista.

  • De qualquer forma, a direita escrota brazileira inovou: em todo golpe de estado, seja ele militar ou jurídico-legislativo-midiático, o governante é retirado do poder. Aqui no bananal o governante foi impedido de chegar ao poder ANTES mesmo de ser eleito. É uma espécie de Minority Report político ambientado em republiqueta de bananas. E tripléquis, heim? Já tem gente dizendo que se aquele foi o resultado da milionária reforma, quem deveria ser preso eram o decorador e o arquiteto.

  • Nao existe combate a corrupçao, lula disparado na frente é o único motivo do processo encenado e da prisao forjada....judiciario foi aliciado e aparelhado para tirar concorrentes das suas facçoes politicas aliadas, esse é o verdadeiro crime organizado que opera no brasil.

  • PROVA DE PORTUGUÊS/LITERATURA/GRAMÁTICA.

    Na frase, "Os presidenciáveis participaram, em Porto Alegre/RS, do Fórum da Liberdade", há uma antítese, um paradoxo e/ou uma puta duma sacanagem (GOLPE) mesmo?

    Quem é o sujeito oculto? (dica: maior presidente que o Brasil já teve).

    • Perfeito, o que conta são os votos válidos. Em todas as hipóteses é Lula no primeiro turno.

  • FASCISTAS NÃO GANHAM EM PARTE NENHUMA DO BRASIL BRASILEIRO!
    IDEIA DE QUE O SUL É CONTRA LULA É MITO.... MENTIRINHA... TERTÚLIA FLÁCIDA PARA DORMITAR BOVINOS!
    KOXINHAS SULISTAS QUEBRARAM A CARA, COMO EM TODOS OS LUGARES....KKK
    SÓ LULA E O PT SALVAM O BRASIL!

  • Descanse em PAZ, PAUL SINGER.

    Foi aposentado compulsoriamente em 1968, com a decretação do AI-5, e passou a lecionar na PUC-SP, como ocorreu com outros perseguidos pela ditadura militar. Participou da fundação do PT em 1980, junto com outros intelectuais como Perseu Abramo e Plínio de Arruda Sampaio. Foi um dos idealizadores do Bolsa Família, um dos principais programas de Lula na Presidência da República.

    “Economia solidária é uma organização de produção, de comercialização, das finanças e do consumo que privilegia o trabalho associado, a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade considerando o ser humano na sua integridade como sujeito e finalidade econômica”, explicou o próprio Singer em 2013.

    Ocupou o cargo de secretário nacional desta área nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Roussef (2011-2016).

Related Post