Vox: rejeição à reforma é maior nas questões concretas

Os resultados da pesquisa Vox Populi, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores, mostram que será “uma pedreira” conseguir os votos para a aprovação dos pontos centrais da proposta apesentada pelo Governo.

Embora a pesquisa mostre uma rejeição de 65% à reforma como um todo –
26% são a favor do texto da reforma e 9% não souberam ou não quiseram responder -, é quando seu conteúdo é questionado diretamente que são maiores os níveis de reprovação.

A idade mínima absoluta – hoje ela se articula com o tempo de contribuição – é recusada por 73% dos entrevistados e aprovada por apenas 19%.

Alcançar o rendimento integral só ao atingir 40 anos de contribuição é ainda mais rejeitado: 81% contra e só 12% favoráveis.

É a maior taxa de recusa, da qual só se aproxima a redução das pensões por morte (que podem ser até menores que o mínimo), rejeitada por 79% dos entrevistados e apoiada por somente 14%.

Mudanças na aposentadoria rural, item que parece já sepultado pela reação do Congresso, alcança 72 de rejeição, contra 19% de aprovação.

Na mesma situação de dificuldade entre os parlamentares, a ideia de mexer com os benefícios de prestação continuada a idosos e deficientes vai a 79% de recusa, contra apenas 13% de aprovação.

Na lista das propostas praticamente natimortas, a capitalização é a menos rejeitada, com 69% contrários e 19% a favor.

O descontentamento com as propostas do governo é maior nas regiões Nordeste e Sudeste e menor na Região Sul. Cresce entre as mulheres e os católicos, embora entre os evangélicos os índices sejam bem ruins. E não há variações significativa quando consideradas faixa etária, renda ou grau de instrução.

A íntegra da pesquisa pode ser vista aqui.

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Os evangélicos têm WiFi direto com deus. Não precisam do inss

  • O sul maravilha e sua alienação política .Pior !!! os gaúchos se definem como o povo mais politizado !!!!pqp

    • Já foram o povo mais politizado. Mas aconteceu por lá um fenômeno tucanocéfalo chamado "Yeda Crusius", e depois disso piraram na cuia grande. Nunca mais se recuperaram.

  • resumo básico. todo mundo rejeita tudo, seja por região, escolaridade, sexo, renda ou idade.

    só quando separado por grupos (contra, pró e neutro), só os bolsonazi que apoiam a reforma estão quase empatados com os que rejeitam.

    os contra e os neutros rejeitam por ampla maioria

  • O que eu acho disso? Acho que o Sul do Brasil é uma Suíça, ou pensa que é.
    Temos aqui uma população onde apenas 54% não dispensa a aposentadoria. O restante somos empreendedores de sucesso, profissionais liberais com a vida ganha, altos executivos com plano de previdência privada pagos pela companhia e com direito a golden parachutes e stock option.
    A outra opção é sermos uma tropa de burros, concentrando o maior índice de estupidez e de autoilusão do País.
    You call the shots, pal.

Related Post