Dilma Rousseff quase termina a montagem de seu ministério com a habitual falta de novidades.
O que é um bom sinal porque, a esta altura, com a indicação de Joaquim Levy para a Fazenda é o suficiente para marcar as mudanças na política que a Presidenta quer sinalizar: a necessidade num ajuste das contas públicas que lhe permita seguir o mesmo rumo econômico de estímulo à empresas e ao emprego no Brasil, no fundo o que está lhe valendo toda – ou quase toda – o desgaste de ser apontada como má gestora na economia: a imensa massa de desonerações tributárias concedidas às empresas – sobretudo na carga fiscal e parafiscal sobre a folha de salários.
Não creio que sejam administrativos os problemas que a aguardam neste segundo mandato.
São políticos e é aí que se anunciam as maiores carências da equipe que Dilma montou, salvo raras exceções.
Mas é preciso ter claro o que se pretendeu neste processo e entender as limitações objetivas do que se tem pela frente.
Janeiro será o mês do primeiro enfrentamento ou da primeira composição: a eleição do Presidente da Câmara e a solução que se dará a Eduardo Cunha.
Enfrenta-lo e vencê-lo ou conseguir uma composição extremamente difícil e custosa.
Não há possibilidade de pretender a primeira hipótese sem uma composição com o “baixo clero” parlamentar, o que tem seu preço.
De outra forma, este baixo clero vai obter, talvez maior, seu naco no Governo, a cada necessidade de aprovação parlamentar às medidas de governo sob a cobertura feroz de Cunha.
Não deveria ser assim o início de um Governo eleito pela maioria absoluta da população, que a esta altura deveria estar unicamente concentrado na realização daqueles objetivos expressos no voto popular e contando, para isso, com o apoio dos demais poderes e instituições nacionais.
Mas é, porque o Governo Dilma se defronta, agora desde a sua sagração pelo eleitor, com uma indisfarçada oposição – não raro à conspiração – que visa a uma só coisa: derrubá-lo.
Disseminou-se – e muito além da mídia, que é seu tambor – um udenismo (dizê-lo golpista é pleonasmo) que pensa em relação a Dilma aquilo que resumia a frase de Carlos Lacerta em 1950:
“O Sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.”
Não comparo, obviamente, Dilma a Getúlio Vargas.
Comparo Lula.
Só há, hoje, uma maneira de evitá-lo em 2018.
Derrubar ou transformar o Governo Dilma em um desastre total.
A radicalização de direita não vai abrandar.
A de esquerda não é a resposta.
Mas o silêncio também não, e muito menos.
E é por isso que a carência de polêmica – que não é exclusiva do Presidenta, mas igualmente do PT – é o que mais faz falta hoje para que se possa entender o Governo, sem o que é impossível defender um Governo sob permanente e feroz ataque.
PS. Se, para muitos, os nomes dos novos ministros diz pouco, um deles, a mim, diz muito. O de Carlos Eduardo Gabas, a quem conheci quando fui para Brasília e a quem aprendi a respeitar e admirar como pessoa e como administrador. Eficiente, focado, justo e prudente sem deixar de ser firme e ético e, ao mesmo tempo, de imensa simplicidade pessoal, a qual temo ofender com este simples comentário. Desde Lula, depois com Dilma, sempre foi colocado onde era preciso ter alguém capaz de juntar seriedade administrativa com ótima capacidade de relacionamento. Em poucos meses, desenvolvemos absoluta confiança mútua nos assuntos administrativos que juntos tivemos de tratar, a qual, de minha parte, prossegue na política, que jamais Gabas vi confundir com politicagem. Ser ministro de direito não é novidade para quem já o foi, tantas vezes, na prática e por interinidade. Não lhe subirá a cabeça de soldado político e não desejo a ele nada que seja diferente de ser o que sempre o vi ser.
40 respostas
bom saber e saber que é bom o gabas, de fonte fidedigna a respeito de um ministro desconhecido da maioria
Cabe ao povo do Rio se perguntar, o que ganhei votando em Cunha.Ele parece ser uma cunha para elevar os inimigos do povo.
(S.Paulo idem)
É isso aí, Brito!
E o Cardozo? Vai ficar? :((
Florianópolis tinha 500 mil habitantes. Ontem. Hoje a cidade abriga 1 milhão e 600 mil moradores. São turistas de todo o Brasil e do exterior. Consomem com fúria camarão a 120 reais e filé mignon a 60 o quilo. Os restaurantes organizam filas para a entrada. Todos querem apreciar os pratos finos a 160 reais por cabeça.
Cheguei ao restaurante na Lagoa da Conceição e fiquei um pouco indeciso quanto a enfrentar a fila que se formava no sol daqueles que aguardavam os que já estavam se refestelando passar o cartão de crédito e deixar mais de 1000 reais por um almoço em família à beira do mar.
Fui caminhando para o fim da fila e escutei o diálogo de dois paulistas. Diziam:
– O Brasil está totalmente falido. O melhor a fazer em 2015 é mudar para os Estados Unidos.
Parei e perguntei aos paulistas:
– Esta é a fila para o Seguro Desemprego? – Eles sorriram amarelo compreendendo a minha ironia.
– É a fila do restaurante. Entre lá atrás.
– A comida aqui é baratinha? – espetei-os novamente.
– Aqui não é lugar pra você. Você deve ser petista. Vá almoçar em Cuba. – Avançou o mais indignado.
– Eu recomendaria a vocês os restaurantes de Miami. Mas ouvi falar que os Maitres são todos cearenses e os garçons são todos cubanos.
Afastei-me rapidamente para não ouvir mais da indignação de quem não admite que o Brasil mudou e que grande parte da “criadagem” paulista visita Florianópolis nos mesmos aviões deles e frequenta os mesmos restaurantes finos para gozar a vida em grande estilo. (…nunca na história deste país…)
massa!
Gostei muito dets relato,viva a crise brasileira!
Valeu o dia, muito bom….. Felicidades…
Kkkkkk. Mandou bem! Gostaria de ver cara dos sujeitos depois dessa…Hehehe! PS: A propósito moro no Rio, mas já estive por duas vezes em Santa Catarina. Floripa é linda!
Caramba!!!
Faço o mesmo que você aqui em Brasília.
Os coxinhas ficam loucos para voar no meu pescoço.
E quando coloco o bandeirão da Dilma e desfilo pela Esplanada dos Ministérios!!!! Os coxinhas se rasgam ao meio quando param do meu lado.
Querem baixar a cabeça do militante petista e não podemos deixar isso acontecer.
Os coxinhas virão com mais ódio a medida que perceberem o nosso orgulho e a convicção de que a verdade vencerá a mentira.
Os coxinhas se mordem de raiva,deles mesmo,como foram ficar do lado da direita burra,virar tucanos,e ver como o PAÍS se transformou,nos doze anos do PT progressista,com pleno emprego,salários cada vez melhores,para desespero,confiar no + enganador dos tucanos,FHC,é por toda vida,uma desgraça.
Boa tarde,
LULA TEM QUE VOLTAR E FECHAR O CONGRESSO, JÁ PASSOU DE HORA DE ALGUÉM FAZER ISSO!!!
Vamos aguardar a aprovação das medidas provisórias pelas quais o povo mais pobre terá que pagar a conta pelo déficit público. Sou PT, Lula e Dilma mas estou revoltado principalmente com a questão da pensão por morte. Quando me aposentei fui roubado em cerca de 40% pelo fator previdenciário, agora quando morrer ,minha viúva será roubada em 50%. Enquanto isso, os militares continuam deitando e rolando, com seus privilégios previdenciários intocáveis. Vejam que já fazem 150 anos que participaram de uma guerra (do Paraguai). De lá pra cá, só deram tiro ou em seus compatriotas ou em pombo. Viva o Brasil! Viva a casa grande!
Quero ver é o Fernando Brito aqui, um cara da geração Brizola, defendendo o “pacote de maldades” de Dilma, com relação ao Trabalhador!!! Mas provavelmente falta ainda coragem para isso, pois se ele defender o pacote de perversidades da Dilma, joga a história dele como Brizolista no lixo..
FFBB, antes do ps em itálico em seu ‘post’, se você não sabe e nem concluiu, quem saberá?! Contudo nós sabemos o que não estamos gostando! http://refazenda2010.blogspot.com.br/
Pô, Luiz, moro na Lagoa da Conceição.. que pena não ter a sorte de testemunhar esse seu papo com os coxinhas.. ias ganhar um aliado!!
Realmente, é inacreditavel quanto tem gente em Floripa… gastando grana numa cidade super cara e demasiadamente (equivocadamente, diga-se) valorizada pelos coxinhas. Isso aqui tá um inferno…
E eles ainda dizem que o Brasil tá mal…
Edison
Não só os coxinhas de outros estados estão gastando muito para passear em Floripa, mas nativos coxinhas também estão gastando o que não têm, para depois passarem o ano todo comendo Miojo e negociando faturas do cartão de crédito.
Minha temporada sempre começa em Março, quando os restaurantes param de explorar e as estradas pras praias estão mais vazias.
que me lembre o salario minimo dos tucanos nem aparecia na midia de tão mediocre,pra desespero deles lula voltara
A empregada lá de casa, tirar férias agora em janeiro e ir para N.Y. para conhecer a neve.
Torres/rs ta bombando a cinco dias tem filas ate nos banheiros da praia tem restaurante wue ja faturou o mesmo que em todo verao 2014 ,queeeeee crise meuuuuu, e muita coxinha frita.
Alguém escreveu isso, neste blog:
“LULA TEM QUE VOLTAR E FECHAR O CONGRESSO, JÁ PASSOU DE HORA DE ALGUÉM FAZER ISSO!!!”
Vamos parar de delirar.
Vamos voltar a 2015. 2018 é uma hipótese! Muita coisa vai acontecer até lá. Como sempre coisas inesperadas. Primeiro,temos que estar vivos: vencer a morte!
Esquenta não, companheiro. Isso deve ser coisa de coxinha tresloucado, passando por petista arrependido. Conhece algum petista real, que esteja arrependido, antes do jogo começar?
Nada que um Marco Regulatório das Mídias e um corte no BV da globo não resolva.
mira, tu tava na aula de matematica quando o prof deu o conceito de maioria absoluta?
o Mercadante estava na aula dele quando perdeu por 0.6% pra tukano caso pensasse como tu esta chorando ate hoje.
Prezado Fernando Brito
Avise o Miguel do Rosário que o blog dele está sob ataque. Eu entrei lá e enquanto fiquei o AVAST me me deu a mensagem sonora ”uma ameaça foi detectada” três vezes.
Tem coisas estranhas acontecendo. No blog da cidadania os comentários estão aparecendo com algumas letras codificadas. Ainda dá para ler os comentários, mas é estranho.
O blog Terror do Nordeste apareceu com uma mensagem de tela inteira em fundo vermelho falando de erro de segurança. Eu avisei o blogueiro através de outro blogueiro, o Professor Diógenes Afonso (Terra Brasilis).
É PRECISO PROTEÇÃO CERRADA EM TORNO DE LULA E DILMA. EM SENTIDO FÍSICO MESMO. E É PRECISO REFORMAR O PAÍS. A REFORMA CRUCIAL: Reforma Política. Como deve ser? A nosso ver, radical. Poucos partidos, financiamento público. Não ao voto distrital em qualquer de suas formas. Voto nos partidos, com as vagas no legislativo atreladas à eleição majoritária. Listas partidárias e fidelidade. Fim da reeleição ilimitada para o legislativo, etc… O texto do link abaixo reflete sobre o tema:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR8.html
Os coxinhas não estão tão tristes. Já perceberam que o imposto sobre grandes fortunas não vem nem que a vaca tussa. Quem vai pagar a conta vai ser mesmo o trabalhador, como sempre.
Antes de assumir governo, Pimentel manda Spinelli fazer uma limpeza geral
O controlador-geral do município de São Paulo, Mário Vinícius Spinelli, aceitou o convite de Fernando Pimentel (PT) para assumir o mesmo cargo no governo de Minas Gerais.
Pimentel toma posse nesta quinta (1º), no lugar do grupo do tucano Aécio Neves, que comandou o Estado por 12 anos.
Spinelli deve repetir em Minas o trabalho que fez em SP. No começo da gestão de Haddad, ele cruzou informações sobre o patrimônio de funcionários públicos. Acabou desmantelando uma máfia suspeita de desviar R$ 500 milhões, que atuou na gestão anterior, de Gilberto Kassab.
Agora, Spinelli analisará também dados de gestões anteriores em Minas Gerais, como as dos tucanos Antonio Anastasia e Aécio Neves.
Pimentel confirmou ainda o nome de duas mulheres no primeiro escalão de seu governo: Macaé Evaristo será a secretária de Educação e Sinara Meirelles assumirá a presidência da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas). Macaé, que é negra e tem um currículo respeitado, foi titular da pasta de Educação quando Pimentel era prefeito de Belo Horizonte.
O secretário estadual de Saúde será Fausto Pereira dos Santos. Deficiente físico e ex-presidente da ANS, ele hoje é secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. – Da Coluna da Monica Bergamo
Gente. Confio na Presidenta
Precisamos estar atentos na frentre de esquerda que está sendo montado com os movimentos MST, msteto , sindicatos é isso que será o contraponto do congresso conservador.Esta frente tem que movimentar quando por exemplo o copom se reunir para definia a taxa SELIC. Vamos opinar também. Enfim particapndo da vida publica r não esperara atuacy somente institucional.
Gente. Confio na Presidenta
Precisamos estar atentos na frentre de esquerda que está sendo montado com os movimentos MST, msteto , sindicatos é isso que será o contraponto do congresso conservador.Esta frente tem que movimentar quando por exemplo o copom se reunir para definir a taxa SELIC. Vamos opinar também. Enfim participam da vida pública não esperara atuacy somente institucional.
Nada será feito se a Dilma não concordar que se faça. Não acredito que se possa fazer um bom governo ficando o tempo todo na defesa. A eleição do presidente da Câmara vai ser uma boa indicação do que o governo será capaz. Se perder a Câmara fica difícil imaginar que é possível avançar em alguma coisa, a começar pela reforma política, quanto à lei de meios, então, nem pensar.
TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO. NÃO VALE APENAS VOTAR NESTE CORUPTO VOTO NULO NELES.
Valoroso companheiro Fernando Brito,parece que este governo começou pelo fim,ao anunciar como primeira medida do “novo” mandato a retirada de direitos do trabalhadores se afasta da base social que o elegeu e sinaliza com muita clareza os rumos da nova politica econômica ou melhor a sua origem, direto de Washington.
Você sabe o impacto dessas mudanças num pais onde os postos de trabalho em sua grande maioria são de baixa qualificação e num mercado de trabalho onde a principal característica é a rotatividade.
Aliás não custa lembrar, que na nossa breve passagem pelo MTE resistimos ate a exaustão, ou melhor até a queda, as pressões da equipe econômica por essas mudanças que tanto prejudicam os trabalhadores brasileiros.
Como disse Getúlio Vargas:
“É triste o destino dos paises sem soberania, obrigados a recomprar industrializados os produtos de suas exportações.
Acho que com essa equipe ai, quem ganhou foi o PIG! O povo que se ferre!
Ouvindo A Voz do Brasil e postando: Feliz 2015 ! ! ! !
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
2014 fechando com chave de ouro. Editora Abril e Globo não terão verbas de estatais em 2015
Parece que o governo não se esqueceu da matéria da Revista Veja baseada em fofocas e tem cortado o mal pelas pontas. Anúncios da Petrobrás, Caixa Econômica e Banco do Brasil serão cancelados com a representante-mor do golpismo midiático brasileiro. Só com a petrolífera, a revista da “suposta matéria baseada em fofoca de WhatsApp” vai deixar de arrecadar 6.1 milhões de reais. E parece que não para por aí, os cortes vão se estender à revista Época, que hoje em dia, mais parece uma área de lazer tucana.
A guerra política está chegando ao cool financeiro. Cortes dessa magnitude (nessas revistas que estão sendo usadas como marionetes da direita) podem ser um tiro certeiro naquilo que chamamos hoje em dia de “mídia golpista”.
A editora Abril e a Globo vão começar a se preocupar com outros meios de comunicação do grupo, que podem ser atingidos com essa restrição de anúncios. O Partido dos Trabalhadores já deixou bem claro que a revolta não é pelas denuncias, mas sim por divulgá-las sem aval da Policia Federal e sem provas concretas.
Três grandes estatais colocaram mais de 250 milhões de reais inserções na Globosat no ano de 2013. Se o governo federal cortar “por ai” , a oposição midiática vai perceber que essa historia de malhar a Dilma Rousseff é um horrendo e amargo negócio. Ops, ainda falta os Correios…esse vai fazer falta no caixa da Platinada…
(Poços10)
Inclusive tem que cortar as verbas destinadas aos blogs que só defendem a oposição e programas cujos horários são comprados, mas veiculados em emissoras que atacam o governo federal.
Hoje, na RicRecord em Floripa, no jornal que passa na hora do almoço, fizeram uma grande reportagem com severas críticas ao governo Dilma, que aumentou o Salário Mínimo mas este não sustenta as famílias. Petreli e seus funcionários devem ter esquecido que FHC não deu aumentos suficientes para que o SM em nenhum momento ultrapassasse 100 dólares.
A Presidente Dilma retirou direitos previdenciários, claro que dos menos aquinhoados.
A esperanca: LULA em 2018.