1ª pesquisa sai discretamente nos jornais. Vergonha dos resultados?

mda

Ninguém deu manchete.

A mídia não comemorou.

Porque para isso é preciso fazer malabarismos como o que fez o blog de Fernando Rodrigues.

O primeiro parágrafo de seu texto:

Pesquisa CNT/MDA mostra que a administração do presidente interino, Michel Temer, tem uma baixa aprovação quase idêntica à de Dilma Rousseff. O governo do peemedebista é aprovado por apenas 11,3% dos brasileiros. O da petista tinha uma taxa de 11,4%.

Mas o título: Desconhecido, Michel Temer tem rejeição de 28% contra 62,4% de Dilma.

Ora, só um marciano, assim mesmo bem recentemente chegado à Terra, não concordaria que a taxa de aprovação de Dilma, em fevereiro, era péssima.

A de Temer, apontado como salvação nacional (por ele próprio, aliás) ser igual depois de 15 dias de reinado, tem outra significação: a de mostrar que, se Dilma terminava mal o seu período, o peemedebista já começa mal o seu.

Por isso, a ressalva do “Desconhecido”, no título: porque é óbvio que o seu desempenho, para uma enorme parcela da população, não está sendo avaliado pelas medidas que tomou pelo simples fatos de que, das de alcance real, nenhuma tomou.

Quando é, a desaprovação, mesmo um quarto dos entrevistados se abstendo de responder, 40,4% o desaprovam. Ou seja, ampla maioria entre os que atenderam à questão.

Mas a razão maior está no que resume o Valor:

Na pesquisa espontânea, Lula tem 8,6% de intenção de voto; o senador Aécio Neves (PSDB­MG) tem 5,7%; a ex­-senadora Marina Silva figura com 3,8%; e a presidente afastada Dilma Rousseff possui 2,3%. O presidente interino Michel Temer aparece com 2,1%, empatado com o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Ciro Gomes obtém 1,2%. Os outros nomes citados não registram mais de 1% das intenções de voto. Os votos em branco ou nulos somariam 16,7% e os indecisos, 54,1%.

Na pesquisa estimulada em que o candidato do PSDB é o senador Aécio Neves, Lula teria o apoio de 22% dos eleitores, o tucano teria 15,9% e Marina Silva, 14,8%. Empatados tecnicamente, Ciro Gomes (6%), Bolsonaro (5,8%) e Temer (5,4%) estariam hoje disputando o quarto lugar. 21,2% votariam em branco ou nulo e 8,9% estão indecisos. No cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como candidato, Lula registra 22,3%, Marina, 16,6%, o tucano, 9,6%, Ciro Gomes, 6,3%, Michel Temer, 6,2% e Jair Bolsonaro, 6,2%. Votos em branco ou nulo somam 24% e os indecisos correspondem a 8,8%.

Não há cenário com o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB).

O fato de Lula aparecer em desvantagem num hipotético segundo turno, a esta altura, tem pouca importância. Uma campanha eleitoral, com acesso aos meios de comunicação e a oportunidade de falar, que a mídia não lhe dá, permite imaginar que parte a rejeição possa ser desmanchada.  O fato objetivo é que ele tem uma base sólida sobre a qual reconstruir seu prestígio, goste ou não a direita.

Há outra razão, nada estatística, para a pesquisa estar sendo encarada com desconfiança.

É que a CNT, promotora da pesquisa, é presidida por Clésio Andrade, que ontem virou objeto e inquérito, ao lado de Aécio Neves e Eduardo Paes, pela acusação de maquiar “dados atingiriam em cheio as pessoas de Aécio Neves e Clésio Andrade, governador e vice-governador de Minas Gerais”, segundo a delação premiada de Delcídio do Amaral.

O maior efeito da publicação será o de “liberar”, balizado o terreno, o Datafolha nos próximos dias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Para um bom maquiador até que ele não vai mal,tá pensando que o NOSSO POVO é OTÁRIO.todos sujos mais que pau de galinheiro kkkk

  2. E como é que— no auge de sua atual sacralidade, no pincaro de sua intocabilidade, a PF de repente ”prende” o japones, no imaginario um dos seus simbolos de luta heroica… para limpar o Brasil? Entao cortaria em sua propria carne?
    Pera ai, tu conhece o adágio do santo.
    A esmola não tá sendo grande demais, não??? olho aberto nisso.

    1. Oi Augusto 2.

      Se nos últimos dez anos dezenas de funcionários públicos tanto da Receita quanto da PF eram presos por contrabando e outros crimes, o que ocorreu que de repente não se prende mais ninguém?

      Deixaram de cometer a média de crimes? Deixou-se de noticiar?

      E alem da Lava Jato não aparece nada na TV sobre apreensões de mercadorias e armas. Ou eu que não assisto muito TV?

      Mas na NET deveria haver algo….

  3. O movimento de Requião e a torcida do PHA não andam do lado da democracia e do restabelecimento do estado de direito segundo as regras constitucionais. Eleições diretas para presidente seria a confirmação do golpe, ou seja, a retirada da Dilma de maneira fria e oportunista. Requião é oportunista e negocia com senadores oportunistas. Essa é a face dura e crua da realidade. Paulo Moreira Leite não discute isso, vai direto a questão central e vê Dilma como única solução para a crise. Esse é o único quadro relativamente sólido para a reconstrução de tudo que foi destruído pelos golpistas. Qualquer outro caminho deixará feridas profundas no processo frágil de construção democrática.

    http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/236996/As-sa%C3%ADdas-da-crise-passam-por-Dilma.htm

    1. Primeiramente, Fora Temer !!!

      Qto a pesquisa: mostrou o que já está claro para 99% das pessoas. O resto é cegueira partidária e exercício de força e poder para interesses diversos.

    2. Tem alguma logica no que Requião faz. Se ele pudesse garantir os votos dos senadores sem contrapartida, mas acho que numa bancada de empresários e banqueiros e fundamentalistas tudo é lucro.

      A culpa é do povo que votou nessa gente. Eu perdi meu voto.

      O que temos é consequência de VOTOS.

      1. Por isso mesmo Amolador que eleições presidenciais somente, sem eleições GERAIS, parece o tipo de solução: vamos mudar tudo pra que tudo fique igual; a negociata e os interesses pessoais e partidários trucidando o anseios do povo.

  4. BRASILEIRO, SE VC ESTÁ CONTENTE COM QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS, FIQUE EM CASA ASSISTINDO A GLOBO E SEU CARTEL.
    COM GREVE OU SEM VAMOS PRAS RUAS. A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLÍTICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTO VALORIZAM SEM MERECIMENTOS, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional https://www.youtube.com/watch?v=tB2sAZQu8v0. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

  5. Mesmo depois anos sendo agredido covardemente pelo PiG Lula é o preferido do povo, pois ninguém fez tanto pelos mais pobres e pelo Brasil.

  6. Tem maquiagem ai, com certeza. De concreto ,só acredito num dado. Lula, em primeiro turno desmonta qualquer um. É imbatível, mesmo com
    todas as armações e difamações da Globo e associadas. Por enquanto é o que basta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *