132 casos ‘suspeitos’ são sinal inesperado do coronavírus no Brasil

Acho que todos estão surpresos com a divulgação e que passamos de 20 casos suspeitos de contaminação por coronavírus, ontem, para 132, hoje.

Poderia ser um sinal de zelo e eficiência, se isso derivasse da localização de todos os que tiveram contato com o único caso confirmado.

Mas não é.

Apenas três são de pessoas que tiveram contato com o empresário que foi o primeiro caso confirmado no Brasil.

Pode ser um sinal de precaução, pondo na lista quem apresenta sintomas compatíveis que, de resto, são muito semelhantes aos e uma gripe.

De toda forma, é um sinal de que, em se tratando de um patógeno importado, com portas de entrada limitadas – portos e aeroportos – é muito difícil a sua contenção, sobretudo em função do transporte aéreo, que leva pessoas de continente a continente em poucas horas.

Isso significa que os sintomas podem não ser detectáveis nos desembarques.

Além a Itália, França e Alemanha passaram a ser considerados origens a serem averiguadas.

121 das pessoas colocadas na lista de suspeitas por viagens internacionais para países com episódios de surto.

Há outros 213 casos em análise e, segundo o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, o médico gaúcho João Gabbardo, a maioria deles deve entrar no rol de suspeitos.

É um número que, pela quantidade de contatos que gera, já permite preocupação séria, embora não possa ser razão para um alarme.

O Brasil precisa que suas autoridades de saúde e seu governo trabalhem para isolar os focos de contaminação e evitar o pânico.

Que o médicos falem e os governantes apenas ajam para lhes dar os meios de trabalhar com eficiência.

 

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Esperar competência e eficiência deste (des)governo é impossível. É apenas mais um vírus para agravar a contaminação geral que atacou nossa nação.

  • Em Espanha morreram no último inverno contabilizado 2018,perto de 10.000 pessoas por pneumonía( fonte instituto nacional de estadistica) ,morreram por dengue e só por dengue 700 no Brasil em 2019 ,e agora chega o coronavirus " a nova pandemia" que irá acabar com a humanidade.
    Já passaram a Aids,O Ebola, agripe aviária,a gripe suína,a vaca louca,etc,etc,ainda estamos aquí,mais pobres enquanto uns poucos malandros mais ricos do que nunca.
    No documentário - Tiros em Columbine- de Michel Moore ,se tenta explicar a violência demente da sociedade yanquee,por uma teoría interessante,---O domínio das massas pelo MEDO--.
    Outros como este post do link abaixo ,assim como outros semelhantes ,explicam em parte a "nova pandemía que destruirá a humanidade",quem sabe só a estão usando para ocultar a pre-anunciada crise económica que acontecería neste ano??

    http://kontrainfo.com/el-ne...

    QUAL SERÁ O PRÓXIMO VIRUS QUE "ACABARÁ" COM A HUMANIDADE ????

  • Se o brasileiro depender do novo sistema de saúde do Bozó, totalmente fascistalizado e burrificado, ele está 100% ferrado.

  • O GOVERNO TERRAPLANISTA NÃO TEM PLANO EFICIENTE DE COMBATE AO CORONAVÍRUS, BASTA LEMBRAR O QUE FOI FEITO EM BRUMADINHO, ÓLEO NAS PRAIAS, QUEIMADA NA FLORESTA E ENCHENTES EM SÃO PAULO E MINAS GERAIS. O MEDO NÃO É A GRIPE, MAS A OMISSÃO DO GOVERNO SEM PLANO DE COMBATE, ESSE É O MAIOR MEDO.

  • Esperar competência e eficiência deste (des)governo é impossível. É apenas mais um vírus para agravar a contaminação geral que atacou nossa nação.

  • Esta mania de que não é caso de pânico, sejamos sincero, é sim! Principalmente os grupos de riscos, idosos, imunossuprimidos e portadores de doenças crônicas.

  • Enquanto isto, os "especialistas" insistem no negacionismo e minimização da epidemia. Vivesse eu em outro país, eu acharia impossível tanta ignorância tácita. Mas, em tempos de terraplanismo, nada mais me surpreende. O problema é que a estupidez, como o Covid-19, é altamente contagiosa. E, ao contrário do coronavirus, pode ter alta letalidade, por disseminar desinformação em uma população já desconfiada e pronta a recusar medidas essenciais de controle epidemiológico. Se o número de infectados aumentar, tal negacionismo pode acarretar a solicitação de imposição pela força de medidas de contenção. Em um momento de viés autoritário, tal necessidade pode ser muito, muito perigosa. Sabe-se como isto começa, nunca como termina.

  • Isso é bslela pra servir de desculpa pra nao haver protesto ja fadado ao fracasso dia 15

Related Post