2018 começa no dia 24 de janeiro

invuln

O ano político, claro, começa com o julgamento, com sentença razoavelmente previsível, do ex-presidente Lula no dia 24 de janeiro.

O mais provável  – resta sempre a esperança em algum nível de lucidez dos seres humanos – é que comece ali a experiência, inédita no Brasil, de uma eleição onde o conservadorismo pretende contar a possibilidade de uma disputa interna da direita, apenas.

Geraldo Alckmin, Rodrigo Maia, Henrique Meirelles e Marina Silva, entre si, crêem que travariam um “jogo de compadres”,  deixando que a mídia e a falta de tempo de televisão mantenham Jair Bolsonaro no patamar entre 15 e 20% do qual não se vislumbra possa sair.

Ciro Gomes, com os arroubos do seu individualismo, tem um ponto de partida mas não tem mostrado capacidade de somar, para que seja um ponto de chegada, infelizmente.

Lula continuará em campanha, independentemente do resultado do julgamento, até que possa medir os efeitos do trauma de ter-se o candidato com imenso favoritismo extirpado do processo eleitoral.

É ele que dará ao ex-presidente a observação necessária entre insistir, como deve fazer,  ou de indicar um candidato. Alguém que pode, até, começar de baixo, mas que terá a unção do “ele disse”. Só muito desespero poderia levar a uma decisão de prisão imediata de Lula, com consequências imprevisíveis, exceto na radicalização política que irá causar.

Há, portanto, um divisor de águas no julgamento do TRF-4, em Porto Alegre: ali decidir-se-á se teremos uma eleição democrática e livre ou se optarão por um processo de traumas sucessivos.

Atalhos para alcançar o poder são, sempre, caminhos cheios de despenhadeiros. O PSDB jogou fora uma vitória praticamente assegurada em 2018 quando resolveu apelar para o golpismo e é agora o mulambo que todos vêem.  Marina Silva, duas vezes “azarão” expressivo, cometeu um erro fatal ao emprestar-se a Aécio Neves no segundo turno de 2014 e é hoje um macarrão sem sal e sem molho, incapaz de agradar ou empolgar.

As candidatura de Meirelles e/ou Rodrigo Maia precisarão ser “inventadas” e podem “morrer” precocemente com a derrota da emenda da Previdência.  E não está fácil ser diferente disso, ainda mais porque, apesar do discurso oficial da “retomada da economia”, o panorama continua desalentador  quando sai dos jornais e vai para a poeira das ruas.

O povão observa e espera e as pesquisas dão sinal de que cai, até entre a classe média, o altar da Lava Jato e, com ele, a perspectiva de que se possa legitimar a exclusão de Lula.

Infelizmente, parte de uma autointitulada esquerda “purista” caminhou para um udenismo “cult” e reproduz, com punhos de renda, o discurso moralista de que se vale a direita para encobrir a exploração cruel que tem como projeto – mal se pode chamar assim – para o país.

Serão tempos muito duros, os meses de 2018 e precisamos conservar a cabeça lúcida e fria e manter os corações quentes.

Os índices obtidos por Lula, depois do massacre do qual foi vítima, mostram a força da memória da população.

Não somos nós, da classe média,  quem estamos mostrando a ela os caminhos que deve seguir. É ela, no seu instinto de sobrevivência, quem nos está ensinando.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Não existe saída além de revolta popular,assim como foi a única saída contra o golpe será agora muito mais necessária ou viveremos o eterno e diabólico ciclo de golpes ate criarmos vergonha na cara e partirmos pro pau.”UM POVO QUE NÃO LUTA MERECE A ESCRAVIDÃO”

  2. A eleição será democrática. A direita terá seu candidato (Bolsonaro), o centro terá seus candidatos e a esquerda também terá seus candidatos. Todos os grupos estarão representados na disputa eleitoral.

    Quanto aos que estejam inelegíveis no momento do registro da candidatura, esses não poderão disputar cargo algum, valendo a regra pra todos, inclusive pra pretensos faraós ou semideuses.

    1. E novamente eu finjo que acredito nas suas baboseiras.

      Troll vagabundo não tem o direito de falar nada.

    2. Kawarinha

      Vão dar muito cu nesse final de semana ?
      Você faz caridade sim, dá muito cu !
      Você é uma xibunguinha vadia. Somente isso !
      Você emprega é minha caceta em sua bundinha , filha da puta !
      Eu quero mesmo é comer sua mãe e sua mulherzinha, cadela vadia !
      Acabou o indulto de Natal, vagabunda ! Não espere indulto de Ano Novo !
      Você tá lascada boneca vadia .
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
      Você, Capiau V.C.M.P e o Arnestinha o troca-troca ?
      Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
      VAGABUNDINHA.
      Xibunguinha !
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk
      Kk
      K

  3. Lula não é o centro da política, nem da democracia, nem do Brasil. Existe muito Brasil além do que Lula representa.

    1. Kawarinha

      Vão dar muito cu nesse final de semana ?
      Você faz caridade sim, dá muito cu !
      Você é uma xibunguinha vadia. Somente isso !
      Você emprega é minha caceta em sua bundinha , filha da puta !
      Eu quero mesmo é comer sua mãe e sua mulherzinha, cadela vadia !
      Acabou o indulto de Natal, vagabunda ! Não espere indulto de Ano Novo !
      Você tá lascada boneca vadia .
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
      Você, Capiau V.C.M.P e o Arnestinha o troca-troca ?
      Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
      VAGABUNDINHA.
      Xibunguinha !
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk

    2. O Padim Pade Cerra que representa a politica da roubalheira tungana de São Paulo . Te soco a Vara no seu cu.

    3. Se não sendo o centro da política, todo mundo só fica dedicando tempo e atenção pro Lula(seja pra elogiar ou pra caçar implacavelmente) imagina então se fosse o centro da política…

      Lula,gostem ou não é uma liderança política da mais alta importância assim com foram Getúlio,JK,Jango,Brizola,Ulysses,Tancredo,Montoro,Covas e Itamar pra citar algumas das mais importantes lideranças políticas da Esquerda e Direita do Brasil. Natural que a maioria do povo sempre queira ouvir e dar a devida importância e atenção a ele.

  4. É esse Brasil de Lula o qual vc quer esquecer e faz questão de ignorar não é? Lave a boca para falar de Lula seu verme….Não precisa ser ele o candidato ou o eleito seu verme, mais o Brasil dele resiste a vermes como vc….Morra sabendo disso.

  5. Fernando Brito aderiu à Tropa de Choque do PT. Não é mais uma opinião independente. Agora, o PT está sempre certo, enquanto todos os demais da esquerda estão errados. O PT nunca quis aliança com os demais, mas apenas apoio e adesão. Nunca apoiou o Brizola. Ao contrário, atrapalhou sempre os governos do Collares e do próprio Brizola. Mas, agora, individualista é o Ciro Gomes. Meus pêsames, Fernando Brito, um ex-jornalista independente!

    1. Que papo nonsense é esse ? Não existe jornalismo independente puro !? Isso seria aberração e hipocrisia. Todos temos lado e em momentos de crise aguda nosso lado deve ser claro e assumido. O Fernando Brito é muito moderado até, seu julgamento sobre o Ciro é ainda suave ao dizer que ele é individualista. Verdade é que o Ciro é muito pior do que isso. E ele ainda disse “infelizmente”, o que mostra que até gostaria de poder apoiar o Ciro, caso o cara não tivesse se auto-destruido. Quanto ao PT não ter apoiado Brizola na época não vejo como poderia ter feito isso num momento em que Brizola detonava e menosprezava o potencial do Lula com sua postura arrogante. Querer comparar o Psol ou o Ciro de hoje com o passado de Brizola, Lula e PT não é honesto pois o contexto e a gravidade do momento atual não são comparáveis. Ponto para o Fernando Brito nesse caso.

      1. Caro Luiz, ter lado não é o problema. Nem ter opiniões partidárias é problema. Você é petista e defende o seu PT. Até mesmo um jornalista pode, sim, ser da tropa de choque do PT. Mas que isto fique claro. Suas opiniões deixam de ser livres e independentes. Passam a ser alinhadas e automáticas. Você tem todo o direito de ser petista, assim como o Fernando Brito. Mas não falem em nome da esquerda. Falem em nome do PT.

        1. Caro Leonel, eu sou progressista e nunca militei por um partido de esquerda e tampouco de direita. Minha opção pelo PT nesse momento sério de crise é baseada em sua história de realizações e sua proposta de luta contra as desigualdades. Mas considero seus erros também e na verdade nem sequer conheço as brigas internas ou o porquê das divergências com os outros partidos. Só acho o Psol um bando de ilusionistas que ainda não saíram da adolescência como o Freixo deixou bem claro recentemente.

          Você não pode estar falando sério ? Em que mundo você foi criado ? Diga-me em que mundo a simpatia por um partido implica na incapacidade de ter opiniões independentes e apartidárias ? Sou um cidadão do mundo e não reflito ou penso com a cabeça alheia e menos ainda através de uma instituição como um partido político. Nesse momento político do Brasil o PT e Lula significam um lado : o lado da senzala que em 500 anos ainda não conseguiu ter voz própria. Assim minha reflexão é milhões de vezes mais radical do que o PT que considero um partido pueril por ter permitido ser engolido por um golpe vil da direita escravocrata.

          Enfim, apesar de tudo isso, o que vejo como contraponto ao PT é para rir pois aí já se entra na esfera do ridículo. Ciro é um bufão que pensa que ninguém vê como é oportunista e medíocre. O Psol então é um partido de esquerda brega e ilusionista, bom mesmo para promover uma pequena elite arcaica que se pensa em 68. Também gosto do PCdoB, gosto do Requião e até da Katia. Essa de querer estigmatizar as pessoas que defendem ou apoiam o PT é bem arrogante e cansativo. Esse papo de lulismo e petismo como o estigma do momento só convence as cabeças vazias dos bufões de plantão que ficam caçando pêlo em casca de ovo.

          Saudações.

          PS : continuo achando que o Fernando Brito não se rendeu ao PT e JAMAIS o fará, mas isso tem muito mais a ver com seu elo afetivo com o Brizola. Sua crítica ao Ciro só mostra o quanto ele é lúcido e capaz de reconhecer que Brizola ou Lula não podem ser equiparados a outros políticos de estatura muito inferior. Sim, Lula é excepcional, caso contrário não estaria sendo perseguido pelos donos do poder.

  6. Tropa de choque é o cacete….te agarra com l boquirroto do Ciro ou o falsa esquerda do Freixo e manda abanhar teus punhos de renda…esquerda zona sul…

    1. Fabiano Franca, provavelmente, você é um que ajudou o Moreira Franco a derrotar o Darcy Ribeiro em 86, votando no Gabeira (e não havia segundo turno!!!). Parabéns!

  7. Se Lula será barrado por causa de sítio,triplex e pedalinho então o Alckmin teria que ser barrado também por pegar 10 milhões de propina(via cunhado) e o Maia barrado pelo caixa 3…

    Mas nós sabemos que estes são intocáveis afinal tucano é ser puro?Imaculado e inimputável…

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) dos e das canalhas direitistas…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA, não permitir que se façam as manifestações pró-Lula livremente em Porto Alegre, dia 24jan18:

    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    ,

    E MAIS :

    Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

    O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

    O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

    Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

    A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

    O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    .:.

    .:.

    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

    .:.

    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    .
    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

    .:.

    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    .
    …………………..………………………………. ( Malcolm X )

    .:.

    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    .
    …………………………………………….( Paulo Leminski )

    .:.

    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    .
    …………………………………………….( Salamah Mussa )

    .:.

    A existência precede a essência.
    .
    …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  9. A eleição de 2018 vai ser de natureza pleblicitária. De um lado, os golpistas, de outro, os democratas. E Lula vai ser a figura central dessa eleição, seja ele candidato ou não, esteja ele preso ou solto, vivo ou morto, para desespero dos golpistas.

  10. Kawarinha

    Vão dar muito cu nesse final de semana ?
    Você faz caridade sim, dá muito cu !
    Você é uma xibunguinha vadia. Somente isso !
    Você emprega é minha caceta em sua bundinha , filha da puta !
    Eu quero mesmo é comer sua mãe e sua mulherzinha, cadela vadia !
    Acabou o indulto de Natal, vagabunda ! Não espere indulto de Ano Novo !
    Você tá lascada boneca vadia .
    Lula é ladrão ?
    Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
    Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
    Você, Capiau V.C.M.P e o Arnestinha o troca-troca ?
    Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
    VAGABUNDINHA.
    Xibunguinha !

  11. Esses trolls dementes e vagabundos ainda não perceberam que o Boçalnaro não tem a menor chance de vencer a eleição? Qual o limite da burrice dessas tralhas desprezíveis? Ainda não perceberam que os golpistas, ao enviarem PL para acabar com a proibição de armas, estão tirando do “sem noção” a sua única bandeira? Bozo é um caso a ser estudado pela Psicologia.

    1. Eles já sabiam há muito tempo de que Bolsonaro era peça a ser devidamente sacrificada em prol do Tucanato.

      Apenas fingem que não sabem com o objetivo de ludibriar e enganar uma certa parcela da esquerda que ainda fica horrorizada com as tolices e baboseiras ditas pelo deputado carioca.

  12. Os “intocáveis” de Curitiba, no cinema, vendo um filmeco mostrando a espetaculosa atuação da polícia federal, ministério público e a toga, e Moro sendo servido pelo juiz Bretas com um saco de pipocas. Aquela cena sintetiza um pouco da estúpida presunção que vem transformando o Brasil nesse desastre encomendado pelos gringos.
    Em 24 de janeiro, 2018, vão tentar mais uma vez pregar em Lula crimes encomendados, SEM APRESENTAR UMA ÚNICA PROVA. Quanto mais o acusam, mais ele se mostra justo e cada vez mais digno do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *