Na BBC, a senadora Gleisi Hoffman levanta a questão.
Pressionado pela constatação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dificilmente poderá ser candidato a presidente, o PT trabalha com um plano C para as eleições de 2018: o boicote.
Nesse caso, além de não disputar a Presidência, um dos maiores partidos brasileiros também não lançaria candidatos ao Senado ou à Câmara dos Deputados e se dedicaria a uma corrida internacional para propalar o que considera mais uma rachadura na democracia do país.
“O que estamos denunciando é que o impedimento de Lula seria uma fraude nas eleições. (O boicote) é uma coisa que não está sendo oficialmente discutida ainda, mas vai caminhar para isso se ele for impedido de ser candidato. É um processo que não tem base jurídica”, afirmou à BBC Brasil a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann.
E não fala a partir do nada. O Instituto Paraná Pesquisas, insuspeito de “lulismos”, diz, segundo o site Poder360, que 62,8% dos brasileiros ouvidos em pesquisa dizem que não concordam com que Lula seja “substituído” por alguém como candidato em 2018.
Claro que há aí alguns adversários do ex-presidente, em busca do prazer supremo de derrotá-lo eleitoralmente. Ainda assim, seja por amor ou ódio é sinal claro de que há uma ampla maioria que que não quer um processo eleitoral com sua substituição.
Dificilmente a ideia de boicote prosperará, é claro. Nem na ditadura, com seu “Cacareco” – um rinoceronte do Zoológico do Rio que se tornou símbolo do voto nulo – ela empolgou maiorias. O povo preferiu votar no “possível” e, assim, até uma figura inexpressiva como Francisco Negrão de Lima, cuja marca na história foi seu chapéu gelot, acabou por vencer as eleições para o Governo da Guanabara, então a de maior repercussão nacional.
Esta é a regra básica: não se decide – sejam juízes, sejam partidos – pelo povo.
Quem a descumpre, cria um governo perigoso, porque ilegítimo. Porque, das duas uma: ou vai ser imprudente, correndo atrás de legitimar-se rápido e a todo custo, ou vai viver acuado pela própria ilegitimidade, o que nem precisa ser demonstrado, basta olhar para o que temos, é rota certa para o desastre.
View Comments (23)
Que bosta de proposta. Uma coisa é pedir voto nulo e jogar tudo no legislativo e governo estadual.outra é isso aí. A não ser que o que parece que está se formando com a nova PGR que é a perseguição ao PT se confirme. Mas aí pula já pra revolução então. A nova PGR parece estar formando uma força tarefa para acabar com o pt
O brasil está em rota para o desastre. A elite escrotona quer tirar Lula do páreo, mas, mais do que isso, quer estabelecer um arremedo de democracia similar ao que existiu durante a ditadura militar-civil de 1964. Haverá eleições, mas as regras serão de tal maneira deturpadas que a vontade popular não conseguirá se sobrepor ao que querem os donos do brasil. Além disso, a "justiça" ficará sempre a postos para impedir que alguma coisa que fuja do script prospere. Para completar, temos um povo (inclusive classe média) extremamente ignorante facilmente manipulável pela mídia. Também existem muitos vermes que traem o país em troca de migalhas. Só haveria uma solução para o brasil: uma nova revolução de 1930. Nosso problema: não existe um GV no brasil.
REVOLUÇÃO JÁ.
Ter que ler comentário merda de coxinha é dose prá mamute. Vocês gostam é de Temer, Aécio, Geddel, Jucá, Renan, Cunha, Cabral et caterva. O maior ladrão do Brasil, o grande chefão, não teve um só centavo de roubo comprovado por malas, caixas e aps cheios de dinheiro. Só a grana do Geddel dava para comprar 25 triplex em Guarujá ou 50 sitios em Atibaia ou 25 terrenos para o Instituto Lula. Enquanto Lula é acusado sem nenhuma prova concreta, mas só na base do "ouvi falar", ladrões como Aécio, Temer, Jucá, Eliseu Padilha, Moreira Franco e outros continuam livres, leves e soltos. Quem tem problemas de intelectualidade, seu coxinha debilóide?
BRITO, OLHA AÍ.Brizola criou um termo, já prevendo o futuro, com o surgimento dos coxinhas: INTELECTUALÓIDES. O velho era magistral.
https://youtu.be/ICEYA8g1mBU
Chamar os coxinalhas desse nome é sacanagem; eles não conseguem sequer soletrá-lo!
Apoiado! Todos perdem o foro privilegiado e, no dia seguinte, moro poderá meter todos na cadeia....
e deixa a direita vender o brasil (com propina) e destruir todos os diretos dos trabalhadores e cidadãos. do jeito que os coxa gostam
Quem já deveria estar preso é o juizeco fascista, golpista, capacho da globosta.
Quem moral tem esse juizeco de merda para condenar alguém?
Verdade. O moro tá mais pra delegado calça curta do que ora juiz.
Coxinha. Foi resgatada a figura do delegado calça curta. Aquele do pau mandado. Sabe quem é? É o juiz de cinema.
O MBL liberou o $$ do psdb. Os idiotas apareceram de novo.
Bom dia,
como não haverá 2018 e nem Brasil eu ainda volto no Lula no NORDEXIST?!
Depois do tricampeonato de futebol, em 70, só tivemos reconhecimento mundial como nação com à GESTÃO de Lula e não tem mais o que justificar e quem quiser que roa as unhas