2018 sem candidatura Lula é “ilegitimidade” pré-urna

insubst

Na BBC, a senadora Gleisi Hoffman levanta a questão.

Pressionado pela constatação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dificilmente poderá ser candidato a presidente, o PT trabalha com um plano C para as eleições de 2018: o boicote.

Nesse caso, além de não disputar a Presidência, um dos maiores partidos brasileiros também não lançaria candidatos ao Senado ou à Câmara dos Deputados e se dedicaria a uma corrida internacional para propalar o que considera mais uma rachadura na democracia do país.

“O que estamos denunciando é que o impedimento de Lula seria uma fraude nas eleições. (O boicote) é uma coisa que não está sendo oficialmente discutida ainda, mas vai caminhar para isso se ele for impedido de ser candidato. É um processo que não tem base jurídica”, afirmou à BBC Brasil a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

E não fala a partir do nada. O Instituto Paraná Pesquisas, insuspeito de “lulismos”, diz, segundo o site Poder360, que 62,8% dos brasileiros ouvidos em pesquisa dizem que não concordam com que Lula seja “substituído” por alguém como candidato em 2018.

Claro que há aí alguns adversários do ex-presidente, em busca do prazer supremo de derrotá-lo eleitoralmente. Ainda assim, seja por amor ou ódio é sinal claro de que há uma ampla maioria que que não quer um processo eleitoral com sua substituição.

Dificilmente a ideia de boicote prosperará, é claro. Nem na ditadura, com seu “Cacareco” – um rinoceronte do Zoológico do Rio que se tornou símbolo do voto nulo – ela empolgou maiorias. O povo preferiu votar no “possível” e, assim, até uma figura inexpressiva como Francisco Negrão de Lima, cuja marca na história foi seu chapéu gelot, acabou por vencer as eleições para o Governo da Guanabara, então a de maior repercussão nacional.

Esta é a regra básica: não se decide – sejam juízes, sejam partidos – pelo povo.

Quem a descumpre, cria um governo perigoso, porque ilegítimo. Porque, das duas uma: ou vai ser imprudente, correndo atrás de legitimar-se rápido e a todo custo, ou vai viver acuado pela própria ilegitimidade, o que nem precisa ser demonstrado, basta olhar para o que temos, é rota certa para o desastre.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Que bosta de proposta. Uma coisa é pedir voto nulo e jogar tudo no legislativo e governo estadual.outra é isso aí. A não ser que o que parece que está se formando com a nova PGR que é a perseguição ao PT se confirme. Mas aí pula já pra revolução então. A nova PGR parece estar formando uma força tarefa para acabar com o pt

  2. O brasil está em rota para o desastre. A elite escrotona quer tirar Lula do páreo, mas, mais do que isso, quer estabelecer um arremedo de democracia similar ao que existiu durante a ditadura militar-civil de 1964. Haverá eleições, mas as regras serão de tal maneira deturpadas que a vontade popular não conseguirá se sobrepor ao que querem os donos do brasil. Além disso, a “justiça” ficará sempre a postos para impedir que alguma coisa que fuja do script prospere. Para completar, temos um povo (inclusive classe média) extremamente ignorante facilmente manipulável pela mídia. Também existem muitos vermes que traem o país em troca de migalhas. Só haveria uma solução para o brasil: uma nova revolução de 1930. Nosso problema: não existe um GV no brasil.

  3. Ter que ler comentário merda de coxinha é dose prá mamute. Vocês gostam é de Temer, Aécio, Geddel, Jucá, Renan, Cunha, Cabral et caterva. O maior ladrão do Brasil, o grande chefão, não teve um só centavo de roubo comprovado por malas, caixas e aps cheios de dinheiro. Só a grana do Geddel dava para comprar 25 triplex em Guarujá ou 50 sitios em Atibaia ou 25 terrenos para o Instituto Lula. Enquanto Lula é acusado sem nenhuma prova concreta, mas só na base do “ouvi falar”, ladrões como Aécio, Temer, Jucá, Eliseu Padilha, Moreira Franco e outros continuam livres, leves e soltos. Quem tem problemas de intelectualidade, seu coxinha debilóide?

    1. e deixa a direita vender o brasil (com propina) e destruir todos os diretos dos trabalhadores e cidadãos. do jeito que os coxa gostam

    2. Quem já deveria estar preso é o juizeco fascista, golpista, capacho da globosta.
      Quem moral tem esse juizeco de merda para condenar alguém?

  4. Coxinha. Foi resgatada a figura do delegado calça curta. Aquele do pau mandado. Sabe quem é? É o juiz de cinema.

  5. Depois do tricampeonato de futebol, em 70, só tivemos reconhecimento mundial como nação com à GESTÃO de Lula e não tem mais o que justificar e quem quiser que roa as unhas

  6. Enquanto ficamos discutindo eleições de 2018, os poderosos da Lava Jato, certamente combinados com os atores da força tarefa, procuram já por suas novas residencias, fora do país.Vejamos adiante o que diz o Expresso “Um deles é Otávio Azevedo, o antigo presidente da segunda maior empresa de construção do país, a Andrade Gutierrez. Em 2016, foi condenado a uma sentença de 18 anos, depois de admitir ter cometido uma série de crimes de corrupção.

    Dois anos antes de ser condenado, Azevedo comprou um imóvel de 1,4 milhões de euros em Lisboa e solicitou um visto gold em 2014.” Por isso que se afirma que a Lava Jato é uma operação politico-partidária com suporte policial da Policia Federal e Ministerio Público garantida pelo Judiciário.Nesse país somente pobres, pretos,petistas e putas estão ferrados os brancos,coxinhas,trouxinhas,usuários de drogas,magistrados,procuradores,delegados,jornalistas puxa saco,ministros de cortes superiores e etc estão livres,leves e soltos.Falem generais, digam o que acham dessa situação caótica que o país está vivendo. Vocês têm direito a voz e vez. Vocês fazem parte da população brasileira.Os demais militares que estão calados ou são frouxos ou estão acovardados.Acredito que o general Mourão falou o que está circulando entre vocês. Foi ingênuo falando ao confiar nos colegas, mas não, mentiroso ou hipócrita.Nem é conspirador como o Temer…

  7. Brito, a constatação de que eleição sem Lula seria ilegítima é incontestável. Porém, se permite, quero fazer apenas um reparo no que se refere à pesquisa. Os 62,8% não se referem ao total de brasileiros, mas sim dos eleitores de Lula, que não admitem a hipótese de que não concorra. Eu sou um deles, aliás.

  8. Essa história de votar em branco e nulo é cilada. E o PSDBER vai divulgar a lista do HSBC quando?

  9. Prezado Brito, o boicote aventado na reportagem é quanto a apresentação de candidatos do PT. Não se fala em não ir votar ou outro tipo de artifício.

    A reportagem é clara: O PT NAO apresentará candidatos ao pleito. Seja candidados ao pleito majoriário ou proporcional.

    É muito diferente do que ocorreu no tempo do CACARECO que FOI EFETIVAMENTE um chamado à população de São Paulo, para protestar, e que referendou de maneira consagradora, a fêmea rinoceronte CACARECO. Tudo isso nas eleições municipais de São Paulo em 1959. Em 1960 deu no deu: Jânio Quadros! Em 2018 pode acontecer qualquer outro desastre ferroviário similar!

    O que importa meu caro Brito, é que o desejo do ex-senador Jorge Bornhausen de extirpar essa raça, está curso. E os capachos iluninados pela CIA estão providenciando o atendimento ao pedido e desejo do ex-senador.

  10. Ciro Gomes tem como guru um filósofo de Juiz de Fora , chamado GUSTAVO CASTAÑON. ESSE MOÇO FUNDOU UM GRUPO DE PSEU-SÁBIOS DENOMINADO UNIVERSO RACIONALISTA. ANTI-LULA E PRÓ CIRO GOMES , QUEM DIRIA , ALÉM DE ATEU PREGA O ATEÍSMO SEM BASE FILOSÓFICA E CIENTÍFICA. Agora entendo a posição de pesedo-neutro
    em relação a Lula. É de uma estupidez assombrosa.

  11. Ciro Gomes está mais para Marat do que Robespierre. Jacobinos que querem cortar a cabeça de Lula e esquecem as suas próprias cabeças. Veja o enquadramento do presidente do PDT ao Ciro Gomes. Ou dá ou sai do partido.
    Cadê o valentão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *