Guerras do Ocidente, sofrimento do Oriente

refacnur

Mais de um milhão de refugiados e imigrantes fugiram para a Europa por mar em 2015, muitos a bordo de embarcações perigosamente inadequadas geridos pelos traficantes de pessoas, segundo números anunciados quarta-feira pelo Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas.

Metade veio da Síria. Um quinto, do Afeganistão. O Iraque fica em terceiro lugar. Os três, juntos, somam 78% de toda a migração para a Europa.

Todos eles têm um triste traço comum: são palcos de guerras fomentadas – quando não realizadas diretamente – pelo Ocidente, com os EUA à frente.

Desde a guerra na Bósnia, há 20 anos, não se chegou nem perto destes números de refugiados  na Europa.

Daquele milhão de refugiados, segundo a ONU, 3.765 morreram no mar, durante a travessia, como o pequeno  Aylan Kurdi, menino sírio que morreu em uma praia na Turquia, cuja foto comoveu o mundo.

Os outros 3.764 mortos são esquecidos.

E não se diga que os EUA foram fazer a guerra para restabelecer a democracia e os direitos humanos.

Porque, se fosse isso, deveria ter ido ao seu principal aliado naquela região, a Arábia Saudita, que entope de armamentos,  e é governada por uma nababesca “família real” que manda passar a espada no pescoço de quem se opõe a ela, tanto que começou o ano executando 47 pessoas de uma só vez, entre elas um clérigo muçulmano que era seu opositor.

Padrão Isis de brutalidade, com as bênçãos dos EUA.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Os americanos cospem para cima, só que cai no prato dos europeus. A panela de pressão vai ficar cada vez pior na Europa. Se imaginarmos que no meio desse 1 milhão somente 1% tiver simpatias com grupos terrorista ( sem contar com os milhões que já vivem na Europa) , podemos imaginar o que vem pela frente.

    1. Os USA não são bestas, sabem que tem o oceano Atlântico separando o país dos refugiados.
      A Europa que descasque o abacaxi. Eles no máximo ajudam com a OTAN.

      1. Nao a ideia e desmembrar a uniao europeia como bloco, mantendo a OTAN
        para uso proprio ( o povo europeu tambem e manipulado pela midia plutocrata) e destruir a Unasul, a celac, o mercosul e principalmente o BRICS . mantendo a OEA que sao serventes…

  2. Saber porque acontece naquela regiao, e tambem na america latina e mais especificamente no Brasil ..esta ai pra todo mundo ver (crise no brasil) qua qua qua…ninguem pode dizer que nao foi avisado..
    Project for the New American Century
    “We have no choice but to re-instill in our foes and friends the fear that attaches to any great power…. Only a war against Saddam Hussein will decisively restore the awe that protects American interests abroad and citizens at home”.
    blueprint for American domination of the world was implemented under cover of the war on terrorism,”

    sabem porque destruir a siria (regime change)..olhem o mapa que beleza seria escoar o petroleo do iraque e da siria direto pelo mediterraneo …evitando os iranianos ..

    porque voces acham que o Brasil esta cercado por bases militares …porque voces acham que estas instituicoes se alastraram pelo brasil afora (instituto millenium..etc..)porque voces acham da ativacao da 4a frota….porque voces acham ..das agencias e dos acordos
    forcados ao Brasil…etc..etc…etc…sem contar policos, juizes, Mp, PF, recebendo em dollares..(os normalmente chamados (macaquinhos, imitadores cachorrinhos, vendedores da patria amada brasil..)

  3. Os EUA, com o seu plano de domínio total do mundo, aniquila o Oriente Médio e, de quebra, cria o caos na Europa para reinar soberano. Até quando os países europeus vão se aliar aos norte-americanos nessa insana cavalgada, que irá prejudicá-los em um futuro breve? Ninguém se toca por lá? Até quando vão continuar chancelando essa sandice arrogante yankee?

  4. É isto aí, Brito. Os países ditos modernos e civilizados, do mundo ocidental, se arvoram bastiões da democracia são os causadores dessa desgraça, dos refugiados, e de muitas outras que ocorrem pelo mundo afora.

    No magistral “De Pernas pro Ar: A Escola do Mundo ao Avesso”, que, penso eu, poderia ser considerado um tratado sociológico da sociedade ocidental, o grande Eduardo Galeano expõe a ordem criminosa vigente no mundo já há alguns séculos, imposta pelo Ocidente moderno e democrático.

    Na página 139, Galeano traça um retrato sucinto e certeiro dessa ordem:

    “O crime é o espelho da ordem. Os delinquentes que povoam as prisões são pobres e quase sempre atuam com armas curtas e métodos caseiros. Se não fosse por esses defeitos da pobreza e do feitio artesanal, os delinquentes de bairro bem poderiam ostentar coroas de reis, cartolas de cavalheiros, mitras de bispos e quepes de generais, e assinariam decretos governamentais em lugar de apor a impressão digital ao pé das confissões.”

    Genial Galeano, que nos deixou cedo demais.

  5. Bronco Capiau, o que Titus, ai narrou, foi narrado pelo Oficial farmacêutico nos anais da comissão da Verdade, tem inclusive o filme e gravação sonora do relato em que o Oficial farmacêutico presenciou , pois o dito Oficial lá estava naquela unidade e viu tudo. Isso é documento, são fatos, são provas, ai estão as fontes. Todo material coletado, com documentos, testemunhas, pessoas vivas que narraram tudo, fazem parte de peças de caráter histórico e processuais de valor inestimável e insofismável para nosso país.

  6. Brito, se puder der uma olhada na DW em português, pra ter uma ideia do nível de desinformação do povo sobre o que se passa fora. É um comentário absurdo atrás do outro e cheios de preconceitos (que a mídia nativa dissemina). Acabei de comentar noutro post exatamente sobre isso, só vejo esse tipo de preocupação sobre questão geopolítica aqui no Tijolaço, o grosso dos blogs ditos “progressistas” (tem uns que não são tão “progressistas” assim) mal sabem abordar esse tipo de questão (e falta conhecimento e humildade dos donos dos sites em aceitar comentários com informações, uma parte acha que “sabe tudo”).

    Por que essa questão é relevante? Já observou como a Globo omite o que se passa fora? A não ser com matérias ‘meia-boca’ genéricas sem informação relevante alguma e direcionadas (ideologicamente) pra defender o ponto de vista dos EUA?

    O que mais me choca nesse embate é o despreparo do PT com esse tipo de questão, parece literalmente um partido amador, mal toca nesses assuntos (se é que aborda), parece como se vivessem numa “ilha isolada” do mundo, uma visão provinciana de mundo, terrível isso. Por isso que o povo fica à deriva e à mercê da “grande mídia” (mídia oligopolizada e hegemônica, pois de grande só tem o tamanho mesmo, pois não vale nada). Um povo que não lê nada ou só lê porcaria na Veja vira território fácil pra manipulação midiática sobre tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *