Um leitor me envia uma mensagem contendo uma possível explicação para o ódio de Romeu Tuma Jr, o Tuminha, contra Lula. É em que em janeiro de 2011, o governo federal publicou um livro em que denuncia a participação de seu pai, Romeu Tuma, em crimes da ditadura.
Está na internet:
“De acordo com o livro Habeas Corpus, lançado em janeiro de 2011 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Tuma participou ativamente na ocultação de cadáveres de militantes políticos assassinados sob tortura e no falseamento de informações que poderiam levar à localização dos corpos dosdesaparecidos políticos”.
Fonte: Wikipedia.
“Além da história de 184 desaparecidos políticos, a obra [o livro Habeas Corpus] soma os avanços obtidos nas buscas por corpos no Araguaia e joga novas luzes sobre o papel de Romeu Tuma no aparato repressor. Como narrado pela repórter Marina Amaral, o livro reforça o papel do político falecido no ano passado na produção de atestados de óbito com nomes falsos, na simulação de “suicídios” e “tiroteios” em inquéritos, na ocultação dos fatos que levaram à morte de dezenas de desaparecidos e no sumiço de seus corpos. “Os depoimentos dos camponeses do Araguaia indicavam que o Tuma ia à região, com o nome de delegado Silva, e que sua equipe era especializada em ocultação de cadáveres. Ou seja, o grande coveiro da ditadura”, pondera Azevedo.”
Fonte: Rede Brasil Atual.
Baixe o lívro (“SENSACIONAL!”, na opinião do leitor) aqui.
8 respostas
Fuçando descobre-se mais coisas.
Agora justifica a Dilma manter a pesquisa por mais seis meses.
Mas estou achando que querem esconder mais…
E LULA o que diz…ou ainda não é hora..
Tuminha: não é nada, não é nada… não é nada mesmo…
Esse lixo foi uma tentativa de golpe tão idiota da direita, que morreu no nascedouro e ainda deu um bom ibope para o LULA,se bem que o ibope dele é tão alto com o povo brasileiro, que não tem necessidade disso. Foi bom para provar mais uma vez que tudo que tentam contra o LULA, se reverte a favor dele. Quer escrever mais um livreco Tuminha?
Não esqueçam vocês que em todos esses crimes, tem a participação de quem ajudou e participou dos anos de chumbo, participou e de alguma forma colaborou, são co-autores dos crimes, os que participavam do alto escalão, do que ia acontecer,e não duvide, de quem ia morrer. Falo da Imprensa, principalmente das Organizações Globo, os familiares dos desaparecidos, dos mortos, dos torturados, dos sequelados, e do sofrimento dessas familias, o mesmo sofrimento que vem sofrendo a familia do Genoíno, essa tortura diaria, quando não explicitas, em conta gotas nos rodapés da paginas dessa gazeta. O que esta ai, é parte do que fizeram no periodo da ditadura. Apoiaram, influenciario e torturaram, como vem ocorrendo atualmente, ou vocês não acham que esses Jornalistazinhos que vem perseguindo o Genoíno não sabem que estçai a tortura-lo, e a sua familia também. Eles sabem que são paus-mandados, más, como aquele personagem do saudoso Chico Anisio “eu trabalho na Globo, não acredita, olha aqui meu crachá”.
Com certeza que os leitores deste livreco do Tuminha serão os mesmos. Até FHC já o desmentiu, quando perguntado, porque não seria louco de dizer que acreditava num mero revide de um DEMITIDO PELO GOVERNO!
O velho tuma costumava ir ao recife visitar um rico banqueiro. O que ele ia fazer lá? Obrigações profissionais?
Vamos iniciar a campanha: TUMA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Ele estará em boa companhia: FHC, Sarney, Merval Pedreira… Se escreveu pelo menos um livro, pode ir para ABL. Mesmo se não escreveu nenhum, também pode, pois Marinho, general Lira Tavares… lá estiveram.
O “Tijolaço” original também censurava comentários?
Liberdade de expressão e diversidade política mandaram lembranças!