Depois de 36 anos de profissão, eu ainda me surpreendo com a imprensa brasileira.
Hoje, o Globo publica uma matéria que conta que um estudo de dois pesquisadores britânicos conclui que ” o dinheiro, sim, muda as pessoas.”
E os que os que enriquecem, no caso com prêmios de loteria, tendem a se tornar mais reacionários ,conservadores e a “apoiar um partido de direita e se tornarem menos igualitários”.
Jura?
Eu não lia isso desde a Bíblia:
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. (Mateus 19:23-24)
Acho que só o repórter de O Globo e o pessoal da Secom da Helena Chagas não sabiam disso.
Até eu, que não creio e que peço a deus por minha gente, percebo isso.
Que, sem debate político, a ascensão social é combustível novo para o conservadorismo político.
Porque é compreendida como um sucesso individual – que é, também – mas não como um processo coletivo que é, essencialmente.
Um colega de Escola Técnica, nos anos 70, o Pedro Bravo, dizia, na sua genial irreverência, que o problema do Brasil era o cara estar comendo sanduíche de pão com pó de pedra e se achar melhor que outro, que estava comendo sanduíche de pedra britada.
Quando não se tem um contraponto ao discurso das elites, a ascensão social tende a formar periferias das elites, que reproduzem, por vezes de maneira brutal, aquele pensamento.
Doze anos se passaram desde a assunção de um governo progressista e ele nunca disputou espaço no campo da comunicação.
de lá para cá, surgiu um único órgão de imprensa sintonizado politicamente com estes novos tempos?
Há algum jornal que represente a maioria do povo brasileiro, em sua simpatia e solidariedade a Lula e, depois, a Dilma?
Não seria essa a “lógica de mercado”?
Ao contrário, a gente sobrevive de teimoso, como os camelos, porque aprendeu a guardar água na corcova, embora tenha de suportar no lombo a “acusação” de que é sujo e vive das verbas do governo, que não recebe mesmo tendo acessos para figurar em qualquer “mídia técnica”.
Mas vale a pena, sabiam?
Porque os que não se esquecem de onde vieram sabem perfeitamente onde querem ir.
E não querem ir sozinhos.
PS. Obrigado a todos que têm contribuído para manter este blog. Antes que o Dr. Gilmar Mendes levante suspeitas, tenho aqui um extrato bancário, para mostrar que, embora tenham sido muitas, nenhuma contribuição foi acima de 200 reais. Emm mais alguns dias , prestaremos contas a todos os amigos que entendem que que isso não é negócio, é causa. E causa é o que nos une. O camelo tá passando fácil, fácil, no buraco da agulha, graças a deus.
12 respostas
Não contribui agora, mais vou contribuir.
Abraços.
Já depositei, mas não vá virar reacionário com a quantidade!
Verdade, a Direita esta morta, mas só para poder “assustar” o coveiro.
Esta aguardando o POVO brasileiro Enricar.
Daqui uns “20 anos “, vão dizer que LULA deu um tiro no pé.
Só que esquece que o POVO que vai enricar terá EDUCAÇÃO…e não abrirá mais a mão das coisas conquistadas.
SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA.!!
haha, pode crer, se estiver entrando muito dinheiro Fernando, avise pra parar pra não virar um reacionário hein! abc.
Gostaria de colaborar com o blog, tanto o mais por que o processo de partilhamento ou associação de blogueiros sujos, penso que mais do que necessário, urgente mesmo, já começou a se configurar com a união “Tijolaço” e “Cafezinho”.
Brito, aproveito para perguntar se não haveria alguma outra fórmula que não a estipulada (emissão de boleto bancário, por exemplo) para a adesão?
Eu também estudei na Escola Técnica na década de 70. A Celso Suckow da Fonseca, ali quase em frente ao Maracanã, velho de guerra. Saudades daqueles tempos (em termos, é claro … )
Certas conclusões desses verdadeiros potentados do saber – por que não uma indicação ao Nobel para o Merval (por exemplo)? – causam-me embaraço de intensidade proporcional à sua originalidade.
Estou estupefato, de fato, com tamanha singularidade de raciocínio.
É fantástico!
Agulha no que é citado por Jesus Cristo não é a agulha para costurar. A agulha nesse caso é um tipo de abertura, tipo uma janela nas casas daquela época que eram pequenas e muito baixas. Então o camelo não conseguiria se abaixar e entrar na janela. Se refere também a uma questão de humildade, de sermos humildes pelo fato de ser necessário se abaixar, se curvar.
È nercessário mostrar que pensa e age como os seus novos pares(Ricos)para ser aceitos por estes!!!
Nem vem que nao tem! Voce vai pro inferno mesmo Globo. Seu castigo e ler texto de Merval Pereira ate o fim dos tempos.
Que crueldade a sua Mauricio. kkkkkkkkkkk
Fernando, o sucesso da campanha traduz a seriedade e competência do blog..conosco ninguém podosco..rs sigamos em frente..
Abraços
estamos contigo brito. Tijolaço é hoje um dos nossos maiores apoios jornalisticos nessa causa que batalhamos. Devemos muito à você e retribuimos como podemos, doações e divulgação do teu blog. Valeu.