A turma que reclama do “custo Brasil” provocado pela valorização dos salários – especialmente do mínimo, com cujo reajuste automático Aécio e Eduardo Campos já prometeram acabar – vai detestar, mas quando o The New York Times fez hoje uma provocação com o Brasil ter uma capacidade igual à chinesa de atrair empresas de tecnologia, espanou a comparação: não queremos para nós um modelo de crescimento com salário baixo.
Leia um trechinho na matéria do NYT, (mal) traduzido para você:
Apesar de forte desaceleração do crescimento econômico do Brasil , o país não tem a intenção de estimular um modelo chinês de baixos salários para aumentar a competitividade, como forma de promover a prosperidade, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira.
O Sr. da Silva, um dos políticos mais populares e poderosos do Brasil, que liderou uma notável expansão da economia e o declínio na pobreza durante seus dois mandatos, terminados em 2011, também disse que o país vê seu futuro em investir em educação e em promover uma força de trabalho tecnologicamente qualificada.
Ele falou em uma entrevista com os editores durante uma visita ao The New York Times, onde defendeu o progresso econômico feito sob sua administração e as políticas de sua sucessora, Dilma Rousseff, de quem foi o mentor. Dilma enfrenta a reeleição em outubro, mas não tem a mesma popularidade dele.
O Sr. da Silva, 68, popularmente conhecido como Lula, tem feito campanha para Dilma, e previu que ela irá ganhar.
Instado a explicar a incapacidade do Brasil de atrair investimentos de empresas de tecnologia da mesma forma que a China faz, Lula questionou a comparação. Apesar de reconhecer que o Brasil sofreu deficiências competitivas, ele disse que o aumento dos salários e benefícios para os trabalhadores brasileiros beneficiaram a economia.
“Nós não queremos ser competitivos como a China é, onde não há nenhum programa de bem-estar, onde você não tem obrigação para com os trabalhadores, fundos de pensão, sindicatos, e as pessoas ganham salários muito baixos”, disse ele através de um tradutor. “Nós não queremos esse modelo para nós. Estamos fazendo bem como somos hoje. “
23 respostas
Boa tarde,
como diz a reportagem sobre os candidatos a presidência nas entre linhas é o seguinte: PRECISAMOS RETORNAR COM OS NOSSOS ESCRAVOS, POIS O CUSTO TÁ MUITO ALTO PRA PAGAR A UMA ESCRAVA DOMESTICA. ” ASSIM NÃO PODE, ASSIM NÃO DÁ”. A escravidão do Brasil teve dois momentos de Abolição: 1º) Princesa Isabel e um segundo com LULA, mas perdi a minha escrava e não consigo lavar, passar, arrumar casa e cuida das crianças. E ainda esse povo fala que a classe média é ruim. A menina que olha os meus filhos vai duas vezes ao ano na praia. Isso é piada, né! Essa é a mentalidade dos que querem o poder.
Mamar na gata eles nao querem! Nada de baixar salarios. Se eles nao investem, o Governo o faz. Plin plin.
Mandei esta para uma moça direita mas de direita.
Via e-mail. UI!
Êta LULA! Coloca a gringada toda em polvorosa pois tem respostas na ponta da língua. Estão doidos para por cabresto, novamente, no povo brasileiro. LULA sabe bem disto: “….estamos muito bem assim….”
A gringada mora em países com IDH igual ou superior a 0,850.
Porque não foram governados durante 500 anos por uma elite mesquinha, egoísta, antipopular, colonialista, subserviente aos interesses estrangeiros, como a nossa.
Fique frio, foram apenas 13 anos de PT. Com mais uns 20 nós consertamos a merda que nossa elite deixou.
Bravo Waldir! simples assim!!!
Pois olha,além de concordar com o Lula,com relação a salários,devemos também não comparar Brasil e China posto que lá.a ECONOMIA É PLANIFICADA,ou seja,o Partido Comunista controla toda a turminha que para lá vai,e não permite que usem artifícios aqui usados,como se vê diuturnamente,seja através de suas entidades e porta vozes do PIG.Afinal,o que se prefere,uma DITADURA onde todos comam,trabalhem,descansem,ou uma DEMOCRACIA de longos anos,onde somente meia duzia de ricos e ou herdeiros de ricos,mais os puxa-sacos,vivam bem!
E há quem não entenda porque o povo ama o Lula.
Esse dom de adotar as táticas e singular jeito prático de comunicar-se é uma dadiva rara, com que a Natureza unge alguns eleitos. Lula é um deles. Mas, exercitar esse modo de sentir, pensar e perceber e agir é fruto também de auto aprimoramento, ao alcance de cada pessoa, cuja honestidade e dedicação se voltem acima de tudo para servir ao Bem Comum. E por susposto através do exercicio da Política autêntica. E assim, as pessoas, as coisas podem e devem ser consideradas como alvo pluralista, mas indissociavel das realidades unitárias. Ou seja, trata-se de atender ao simples e ao complexo. Ao básico e ao vertical de toda a esféra ou pirâmide da sociedade. Trata-se, em suma, de apaixonadamente e com a proporcial proficiência desbruçar-se sobre o presente. E assim preparar-se para as eventualidades do futuro. Afinal, como ensinava aquele cangaceiro de Lampeão: o Futuro está sentado no passado.
Lula, tá precisando falar mais!
O Lula deveria ter dito: “Não queremos ser como os Estados Unidos onde o desemprego não diminui e o povo está cada vez mais pobre e faminto”.
Eu gostaria de ser igual ao Estados Unidos, onde tem melhor segurança, não existe tanta corrupção, onde a lei é mais exigida e cumprida, onde não existe tantos politicos ladrões, educação é milhão de vezes melhor que no Brasil. Cai na real o Brasil precisa evoluir e muito
Lula esta correto,mas nem por isso deixa ou deixou ou deixara de manter relaçôes comerciais com a China.Alimentar bem de soja a ração da semi-escravatura do povo chinês e derramar nosso minerio de ferro para fabricação de trics-trics futeis e sem qualidade que vomitam para nosso país e para o mundo.r
É preciso dizer que na última votação do salário mínimo, a turma da oposição queria não só quebrar o Brasil propondo salário maior, como criar uma legião de vagabundos ganhando fábulas e trabalhando pouco
Dá gosto ver a desenvoltura do trabalhador-presidente que, sem diploma, símbolo da elite, dá aula de sabedoria e conhecimento dos problemas por que passa o povo ignorado por ela.
Grande Lula! Lúcido, ponderado, simples, carismático, generoso, humanista, patriota, inteligente e sábio, como sempre.
Verdadeiro Estadista.
LULA É GENIAL! É UM HOMEM DO POVO E GOVERNA PARA O POVO.
Lula simboliza nosso novo Brasil generoso, confiante, que não dá bola para urubus.
Certíssimo nosso ex presidente, pois crescer nos moldes chineses não queremos, mas sim continuar nosso processo com bons salários, estudos e oportunidades a todos…Dilma esse ano e Lula em 2018, pois queremos continuar crescendo e q se chorem os cochinhas…
É por estas e outras que dediquei minha vida inteira ao PT, onde sou filiado desde 1984. Quando me perguntam se me arrependo eu respondo: Páre de ler Veja, Folha e assistir JN e Globo, ouça o povo, olhe como a vida de todos melhoraram e em todos os sentidos, e vc saberá que td que fiz como militante do PT, junto com outros milhões de Lulas, valeu a pena. Me sinto orgulhoso de fazer parte desta geração de jovens, deste Timão, que dedicou a vida ao PT e à independência do povo brasileiro.
Lula,meu Caro companheiro de Partido, sinto maior orgulho de você. Estou aqui, estamos aqui, para o que der e vier, pois a Luta Continua e há muito a fazer e a conquistar ainda!
Lula = Che Guevara = Fidel Castro = Lenin = Stalin = Hitler = Pinochet = Mao Tse Tung = LADRÃO = ASSASSINO
Onde o comunismo se instala, o país se desintegra. O capitalismo não é o melhor para a nossa humanidade, mas se comparado com o modelo socialista-comunista é um paraíso.
Não existe direita no Brasil. A suposta direita seria vinculada aos Militares, que na verdade são de centro.
PSDB, PT, PMDB são como uma onda que vai calminha, mas o quanto mais tempo ela se propaga, ela destrói e afunda toda a costa.
O empresário quer produzir. A carga tributária não deixa. O empresário quer contratar. A folha salarial enorme não deixa. O empresário quer gerar negócios. O governo quer arrecadar impostos para manter servidores públicos gnhando fortunas. Sem empresário não existe emprego. Se eu não posso ter minha empresa e ajudar famílias a terem renda, não consigo fazer a economia girar. E com isso ficamos dependentes do ESTADO.
Pode ser PT, PSDB, PMDB, PCO, qualquer um. Se nada for feito em termos de reformas tributárias, trabalhistas, penais, previdenciária e acabar com o tráfego de armas e drogas e a corrupção esse país nunca vai atingir o lema: ORDEM E PROGRESSO.