Barbie heroína? Só com a nossa mídia. Nos EUA, mesmo com desculpas, dá demissão para executiva

justine

O pessoal que gosta de falar em “liberdade de expressão” para defender a abominável incitação aos “justiceiros” feitas pela apresentadora do SBT Raquel Sheherazade, deveria ler sobre o que aconteceu, no final do ano passado, com a  diretora de comunicação da InterActive Corp , empresa proprietária de sites como match.com, Meetic, Vimeo (o maior concorrente do Youtube) e The Daily Beast.

Justine Sacco, que é nascida na África do Sul, postou em seu twitter, ao embarcar para uma viagem para aquele país, de Londres, uma “brincadeirinha”:

“Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!”

O comentário se espalhou para as redes sociais e a empresa da qual era executiva não apenas repudiou a a atitude de sua diretora, mas a demitiu.

É uma empresa exclusivamente privada, que não se beneficia de concessões públicas.

Justine  também procurou  subterfúgios para o que fez.

“Longe de mim ter uma ideia racista, era só para dar risadas”

Mas não “colou” e ela resolveu assumir plenamente o erro.

“Palavras não podem expressar o quanto me arrependo e o quanto é necessário para mim pedir desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível. Por ser insensível a essa crise – que não discrimina por raça, gênero ou orientação sexual, e sim nos aterroriza de forma uniforme -, e por milhões de pessoas que vivem com o vírus, sinto vergonha”

Aqui, porém, a mídia – inclusive o seu empregador, o SBT – tratou a apologia da brutalidade como simples folclore e, sem uma palavra de condenação, abriu todos os espaços para Raquel Sheherazade, na base do “foi sem querer, querendo”, repetir o que dissera, agora com mais cuidados.

Não estou, fique claro, sugerindo sua demissão do SBT nem que seja cassado seu direito de trabalhar ou de opinar.

Mas essa moça se sentiu legitimada, até, para ir dizer ao mundo que “O Brasil não é um país civilizado”

Mas se as empresas de comunicação e, sobretudo, aquela que lhe dá uma rede nacional de televisão para expressar “opiniões pessoais” não tomam sequer a atitude de condenar o apelo à brutalidade,  não se pode negar que ela tenha, nisso, alguma razão.

A menos, claro, que achemos que os EUA são uma ditadura castrista, onde a D. Justine não tinha liberdade de expressão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Joje cedo no Jornal do SBT, feita por um artista e não um jornalista.
    o Mesmo disse a mesma coisa que o Juiz Gilmar disse sobre a VAQUINHA para DIRCEU, em tom matreiro, dizendo que foi muito rápido a arrecadação até então…
    E eu ainda nem contribui…
    Lei dos Medios..Como anda esta peleja…
    Os caras estao começando a agredir pessoas que acreditam ser isto um
    GRANDE MENTIRÂO…como é.

  2. “Prévia do PIB” cresce 2,52% em 2013″
    O Banco Central (BC) divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerada uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Pelo índice, a economia em 2013 cresceu 2,52%. É importante observar, no entanto, que o índice oficial de crescimento da economia do ano passado só deverá ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim deste mês.

    Se for considerada a dessazonalização do índice, ou seja sem efeitos momentâneos do período, o resultado foi ainda melhor. Pelo IBC-Br, o PIB brasileiro cresceu 2,57%.

  3. Rachel Sheherazade é demitida do SBT.

    adiocircuitomundial.com/rachel-sheherazade-e-demitda-do-sbt/?fb_action_ids=715169271837606&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B511500042301812%5D&action_type_map=%5B”og.likes”%5D&action_ref_map=%5B%5D

  4. “O Brasil não é um país civilizado”?? A Paraíba é civilizada? Just kidding :o) Mas não custa nada lembrar que o paraibano Ronaldo Cunha Lima tentou matar o desafeto político Tarcisio Burity com três tiros. Mesmo tendo recebido os tiros no rosto, Burity sobreviveu. O crime ficou impune, pois o quase-assassino era deputado, e deputado tem impunidade para matar. Quando o processo já estava para ser remetido para o STF, ronaldo renunciou ao mandato. Ronaldo morreu em 2012 sem receber a punição. João Pessoa, o político, foi o mandante de vários assassinatos, entre eles o de João Suassuna. João Pessoa foi assassinado por João Dantas, que por sua vez, foi assassinado na prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *