O sensacionalismo tacanho da Folha

midia_sensacionalista

Ao invés de aproveitar o carnaval e tirar férias no exterior ao lado de sua esposa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, resolveu trabalhar no feriado. Ao lado de sua esposa.

Aproveitando um momento em que a sexualidade dos brasileiros parece explodir, ele decide liderar, em pessoa, uma campanha em favor do uso de preservativo, que ainda é a melhor maneira de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

É uma campanha séria e oportuna, ainda mais após estatísticas confirmarem um repique da doença, que tem crescido de forma alarmante junto aos heterossexuais, e atingindo em particular as mulheres.

Imagine o ministro, no meio de uma campanha dessas, aparecendo ao lado de um mulher seminua, que não é sua esposa?

Imagine se a imprensa o flagrasse, como fez com Itamar Franco, ao lado de uma modelo sem roupa íntima?

O próprio ministro tentou explicar à imprensa que teve essa preocupação. Por isso viajou acompanhado de sua esposa. É carnaval, por isso mesmo é prudente e compreensível que o ministro viaje ao lado de sua companheira.

Antes, consultou o departamento jurídico do Ministério, recebendo autorização de levar sua mulher no avião da FAB que usou para se deslocar pelas três capitais onde fez a campanha.

Não adiantou. A Folha, no melhor estilo do sensacionalismo baixo nível, estampa a seguinte manchete na principal página política do jornal:

ScreenHunter_3449 Mar. 08 10.57

O problema é que a gente sabe que esse sensacionalismo tem lado. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, por exemplo, veio assistir, meses atrás, um jogo de futebol no Rio, acompanhado de familiar, e viajou em jatinho da FAB. Não veio fazer nenhuma campanha contra a Aids, veio se divertir no camarote de Luciano Huck. Não teve nenhuma página inteira contra o ministro.

É fundamental que a nossa imprensa seja crítica ao poder, mas o que temos assistido é um simulacro de crítica. É a escandalização do nada. O que não falta são denúncias de corrupção sérias a serem veiculadas. Denúncias sérias, que os jornais recebem todos os dias, mas que não publicam, não investigam, abafam.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Uma notícia normal tratada como escândalo. A “Foia” padece da mesma Síndrome que o tem Deputado tucano, o promotor Carlos Sampaio. Ridiculite aguda.
    Enquanto isso, tudo normal com o “trensalão” em São Paulo, nada a declarar sobre o “cartel” Siemens e Alston, ou a respeito do mensalão tucano de Minas Gerais.
    Claro, vamos no papel atingir Chioro, por tabela atingir Padilha, e indiretamente atingir Dilma, a perdulária que se aproveita de uma parada técnica da aeronave presidencial para se refestelar num hotel e banquetear num restaurante. Brincalhões. Mas sabe come é que é, não dava pra botar uma receita de bolo no lugar sempre reservado para malhar o Governo Federal.
    Na falta de matéria, vai uma não matéria.

    1. Sem mencionar a matéria mais do que relevante de que Dilma repetiu uma roupa!! Isso sim, é um escândalo. Mas, damos muita trela para esse povo. Só 6% lêem jornal (coitados), enquanto 47% acessam a internet

      1. Relevância por relevância,, voto na edificante reportagem sobre os pombinhos FHC e não sei quem.

        O Príncipe dos Sociólogos continua um incorrigível sedutor.

  2. Felizmente, quem lê, ainda, a “Falha” são os mesmos, do mesmo lado direitista. Mas isso é bom, porque, com uma notícia que não consegue disfarçar um sensacionalismo pífio, até os direitistas ficarão desanimados com este verdadeiro panfleto… ( sem intenção de ofensa aos panfletistas verdadeiros…).

  3. Notem a manchete “leva mulher”,não poderia ser “esposa”,dá até impressão que levou uma amante!!!

    E viva a lei de imprensa

  4. Leiam neste mesmo blog o post “Secom divulga raio-x da mídia brasileira” e veremos a importância que tem a folha na formação de opinião. E se pararmos de repercutir as bobagens por ela publicada sumirá do mapa muito antes do que imaginamos.

  5. Palavras ao vento, é disto que eu falo..
    E isto é feito por jornalistas.
    Esta é a Profissão que faz isto..
    Todos…????
    Os jornalistas tem que responder.

  6. A DITABRANDA, ops, folha, tornou-se um jornal cansativo e repetitivo.
    Para o jornalismo declaratório – que se transformou a DITABRANDA – as previsões da economia são sempre depreciativas.
    A grande maioria das previsões não se concretizam.
    E quando a verdade contrária ao jornalismo declaratório surge nas estatísticas, aí a DITABRANDA parte para expressões como “apesar de “, “surpreendentemente”,…
    São expressões para tentar justificar as previsões erradas e/ou intencionalmente falsas do seu jornalismo declaratório e de seus economistas de plantão.
    Para quem apoiou a ditadura – dizendo que foi DITABRANDA – ela só tem um caminho a seguir: o vil jornalismo declaratório.

  7. O ministro esteve, pessoalmente, em todos os canais de TV, na véspera e durante o carnaval, aqui em Salvador. Inclusive naqueles programas às 7h da manhã. Sempre falando da prevenção às DST. A Folha, a cada dia que passa, perde minha atenção. O ministro foi trabalhar, viajando 3 capitais em cinco dias, e não podia levar sua esposa? Ela tinha de ir num vôo comercial, é isso? Ô, gente, vamos cobrar postura das autoridades, sim, mas isso aí já é demais. Cai no descrédito.
    Quanto ao camarote, o ministro tinha de divulgar a campanha – como todos viram! – e depois ir se trancar no hotel? Não podia ir ao camarote? Que ridículo. Um certo senador bebum, esse pode se esbaldar no Rio, sem problemas…
    E a patetice da abordagem à presidente? Ela, separada, leva a filha certamente para ajudá-la, no mínimo a se vestir, se pentear, maquiar, essas coisas. A moça, uma procuradora federal, é discretíssima, mal se consegue vê-la.
    A Folha está de doer!

  8. Eu até concordo com a denuncia que o articulista faz contra a Folha!Devo arrazoar contudo,que este panfleto dos fascistas paulistanos,não tem leitores,senão entre aqueles que apoiaram a última ditadura,e mais alguns que não são naturalmente,analfabetos políticos,senão um bando de reacionários da pior espécie,que estão desesperados por perder seus privilégios históricos!

  9. Não tem jeito, tirando o Jânio de Freitas, não sobra nada de bom naquela porcaria de jornal, feito para os Simpsons.

  10. Joseph Goebbels assumiu a direção da Folha de São Paulo, um jornal a desserviço do Brasil e a serviço do PSDB e do capital especulativo mundial.

  11. Não sei como você, Fernando, tem estômago para ficar garimpando este tipo de lixo da Folha.
    Ë simplesmente impossível olhar para este jornaleco partidário, braço armado do PSDB serrista!

  12. É por este e outros motivos que o jornalixo da famiglia Frias vai descendo ladeira abaixo.

    É um jornalixo cheio de detritos de maré baixa, onde o importnte é esconder os escândalos dos amigos mafiosos dos Frias, em especial os tucanos.

  13. Ótima matéria é muito bom lembrar esses dois pesos e duas medidas de nossa mídia, seria pior se fosse feito no espectro da frequência utilizada por rádio e tv, que ao meu ver, têm que haver pluralidade já que é um meio limitado onde há concessão pública deveria regular o setor deixando todas as ideologias representadas.

  14. É a escandalização do nada. Perfeito… O que não falta são denúncias de corrupção sérias a serem veiculadas. Denúncias sérias, que os jornais recebem todos os dias, mas que não publicam, não investigam, abafam. Dei uma busca do nome José Serra na Folha e no G1 hoje pra ver se tinha alguma notícia sobre essa nova denúncia, que põe o serra no trilho do trensalão, mas qual… em relação ao careca, só matérias e matérias lamentosas sobre a morte do sergio guerra… até o nome é coisa ruim… Assim caminha nossa imprensa… escondendo as notícias importantes e perdendo tempo com a roupa da presidenta Dilma, com a reunião no palácio do planalto, a casa dela e depois do expediente… Se o Lula chegou às 17h30, deve ter levado no mínimo 30 minutos pra cumprimentar os amigos… Depois das 18h, já é fora do horário de trabalho… Será que as pessoas estão percebendo isso?

  15. Agora imaginem o Lula quando ainda presidente ou a Presidenta Dilma pegar o avião presidencial e ir a uma recepção na residência do senhor Edir Macêdo o escarcéu que essa mídia tucana não faria.Pois era o que acontecia frequentemente quando o senhor fhc deixava Brasília pra ser um baba-ovo numa mansão do Cosme Velho no Rio onde residia o senhor roberto marinho.Porque não mostram quem está pagando ou de quem é o jatinho no qual o senhor aécio “never” anda viajando pelo Brasil para falar asneiras contra a Dilma?6416 salafrários e cínicos.

  16. Meu Caro Miguel do Rosário, só mesmo os Tucanos é que aceitam esse tipo de Imprensa ” Livre “, esse tipo de reportagem não demostra em nada alguma incoerência. Os próprios ” Leitores ” que tem um pouco de tutano devem riem desse tipo de escrito, o que em muito denigre mais ainda esse veículo, que se auto intitula coerente.
    Infelizmente a Folha ainda se encontra no Governo do FHC, la atrás, no século XX, bem como outros veículos que fazem parte do cartel, é só por isso que eles tem medo da ” LEY DE MEDIOS “, logo ficam se rastejando na barreira que o mundo já ultrapassou, fazendo, ainda, um Jornalismo em que se desacreditam perante os que buscam as verdadeiras informações, os que tem discernimento, e logo podem constatar que determinado veículo de informação esta a serviço de determinado Partido ou determinado Politico. Ai é vergonhoso para o veículo e pior ainda para quem se submete a exercer sua tão sonhada Profissão em gazetas desse tipo. Infelizmente.

  17. Sério, adoro dar risadas nesses sites esquerdistas…. com tanta m e r d a que o PT anda fazendo e ainda defendem… cadê um general de culhão pra dar um fim nisso?

  18. Com todo respeito, acho que é um tipo de noticia tão irrelevante, que não deveria abrir espaço nesse precioso blog. Mas, aproveitando o ensejo, qualquer autoridade que seja casada, ou casado, numa visita de trabalho como essa, é de bom alvitre que ele leve sua esposa, ou esposo, até, para evitar algum tipo de fuxico.

  19. A folha esta certa, esta satisfazendo o ultimo naco da sociedade que a consome, isso não é jornalismo é tentativa de sobrevivência.

  20. A mídia nessa fase declarada de líder da oposição, não pode ser tratada com respeito e seriedade, exigir isso dessas famiglias que a dominam em monopólio e com centralização política no instituto Millenium, é a mais pura perda de tempo. Precisam ser tratados na base da ironia, da gozação e da galhofa, pois não são sérios, são apenas os pândegos da hipocrisia, do cinismo e do bufanismo militante, a nova jabuticaba do Brasil, a “mídia partido”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *