O Globo e sua notícia “choca” sobre o imposto da cerveja

globo

Bem que a economista Maria  da Conceição Tavares diz hoje, em O Globo, que não lê mais o noticiário de economia dos jornais para não se aborrecer:

-É um festival de besteira!

Como para dar razão à minha professora – peguei muita “carona” em suas aulas na Economia da UFRJ, quando estudava na Comunicação, ali ao lado – o próprio jornal (com óbvias intenções) dá manchete hoje de que imposto sobre cerveja pode subir para compensar socorro ao setor elétrico.

O jornal está servindo uma “para o seu santo”.

Porque ele próprio noticiou o adiamento da cobrança de um imposto já previsto há muito tempo.

O aumento do imposto sobre bebidas frias foi definido em outubro de 2012  e sua aplicação foi, por diversas vezes, adiada a pedido dos fabricantes, que alegavam dificuldades no setor.

Agora que o consumo está tendo crescimento real (a consultoria Nielsen estima em 16,5% em dezembro e janeiro), não há razão para isso, mais.

Nada tem a ver com o setor elétrico.

A não ser que O Globo “pendura” isso na conta, para fazer mais lobby pelo setor.

Conceição, não leia mesmo o noticiário de economia, viu?

Você nunca foi muito paciente. E agora está numa idade que tem o direito de não ser nada condescendente com a burrice politiqueira.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Já que o objetivo é alcançar metas que tal cortar as verbas de propaganda para atingir o superávit seria uma boa não?

  2. Parece que o objetivo da reportagem é tentar induzir os apreciadores da cerveja (são milhões) a pensarem que eles é que irão sustentar um possível socorro ao setor elétrico. Amanhã, talvez, inventem estória parecida com os apreciadores do cigarro para induzí-los a pensar que apenas eles estarão sustentando outro possível socorro ao governo. E assim poderão fazer com outros produtos populares, tipo: batom, shampoo, cachaça, esmalte, refrigerante, etc… Em seu desesperado despreparo, que os impedem de participar de um debate franco, transparente e honesto, eles lançam flechas incendiárias para todos os lados na esperança de que alguma delas provoque algum estrago, ao governo, que eles próprios não sabem qual é e nem onde poderá acontecer. Só pensam no dinheiro e no poder, no cofre e no trono, na ditadura e no totalitarismo.

  3. Conceição é sábia! Ver o jn virou suplício de maneira a pertubar meu sono quando não consigo evitar.

  4. Quero um Governo que cobre os Impostos que já existem de todos.
    No ano que vem um investimento pesado na cobrança destes sonegadores que se escondem atrás do alardear da cobra demasiada de impostos..
    Na verdade estão devendo, e pressionam para que se baixe os impostos.
    São desinformantes e isto não só é CRIME como é agora um PECADO!!!
    Como informou o PAPA.
    Há alguns programas de TV POLICIAL, que alem de queerem redução penal, com os seus crimes televisivos, jogam direto com desinformação sobre a saúde, quebram o dia inteiro as pernas do GOVERNO…
    Jogam contra o Brasil e a favor de suas corporações….

    1. Este governo e esta gestora são vassalos do capital, do pig, da direita. Se borram de medo, não partem para o confronto, não estimulam a consciência de classe.

      Vão tomar cacete a vida toda, mesmo depois se perdermos as eleições. Pois as consciências – principalmente da classe média que se “coxinizou” – já a perdemos há muito tempo.

  5. deveras! tenho, ainda viva, mãe de 78 anos a mesma percebe pensão do inss é portadora de doença genética degenerativa já comprovada em exame por hospital da usp de ribeirão preto, quase 5 mil R$ o exame, acabamos de receber cobrança do irpf da mesma, por um residual de 50 R$ não pagos em 2013. olha é de arrepiar ela só recebe a pensão é dependente e assim mesmo caiu na malha fina e não há o que faça esse pessoal entender. já pensou vc recebe pelo inss e assim mesmo sonega ela é campeã

  6. Já foi aprovado um projeto de lei do Senador Requião no Senado, sobre o direito de resposta. Esse projeto já foi para Câmara. É preciso que a Câmara o aprove do jeito que está, isto é, sem emendas. Temos então que pressionar os senhores Deputados para aprovar o tal projeto de lei. Isto vai ser um grande marco, para desmistificar qualquer inverdade e desinformação que saia na mídia. Para isso é necessário a união de todos os blogueiros progressistas e internautas nesta campanha.

    1. A demora da aprovação deste projeto na camará esta me incomodando,ate hoje não vi ninguém falar mais nada sobre ele la na camará, só sei que ele foi aprovado no senado, mas não sabemos como esta a situação na camará parece que a bancada da globomente e seus associados estão conseguindo segura-lo la. só pode ser não tem outra explicação.

  7. O comentário de Celso Leal é pura falta de informação. Sugiro ao Leal (parece que ele está de uniforme militar) que procure na internet a evolução da carga tributária do Brasil de 1992 a 2013. Vai constatar que quem aumentou a carga tributária no Brasil foram os tucanalhas e os demoliberais, o resto é partidarismo, desconhecimento ou má-fé.

  8. O Papa Francisco está alertando para essas infâmias e calúnias, escritas por pessoas que vão as missas aos domingos e ainda se comungam. Tudo em troca de alguns reais a mais. Coisa do Século XX que eles mantem em atividade, coisas da terceira classe, as que escrevem para eles próprios e para os que ganham assinaturas para escrever para as devidas colunas, os ” Leitores “.

  9. Há mais de dez anos que não ponho a mão em qualquer jornal impresso e nem nas revistas suas similares, exceto CartaCapital. A mídia impressa faz muito mal à saúde pelo amontoado de mentiras e de pura publicidade que se tornou. Podemos dizer hoje, sem medo de errar, que a mídia tradicional tornou-se hoje a maior ameaça às democracias no mundo inteiro.

  10. Ilma.Professora Maria da Conceição Tavares.O mais grave disso tudo,é a senhora,além de escrever no Globo,perder tempo lendo-o.Esqueceu-se por acaso,sua tenacidade lusitana!E suas origens inteligentes!Por favor senhora,não lhe cabe tal tortura!Saudações…

  11. Quer dizer que é isso, então? Quando vi a notícia no portal Terra, só li a manchete. Se soubesse que era reproduzida do Globo, nem teria me preocupado.
    Sinceramente, tenho pena dos leitores, ouvintes e telespectadores do sistema Globo (de distorção) de notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *