Existem palavras que não podem deixar de estar ao nosso lado ao longo de toda a vida pública, se pretendemos ser de esquerda.
Austeridade é a primeira delas.
Ao longo de 30 anos dentro ou próximo a governos, vi e vivi a presença e a ausência dela.
Não que não possamos gostar ou fruir de algumas farturas ou prazeres, quando possível.
Mas não podemos nos acostumar a eles.
André Vargas não vai completar a sua queda por qualquer desvio de dinheiro comprovado, mas por falta desta austeridade.
Não apenas pela viagem em jatinho de empresário, como tantos outros.
Ou por ter feito lobby por ele, como também tantos outros parlamentares.
Nem por qualquer ato de corrupção comprovado, ao menos até agora.
Se ele fosse um deputado do PP, PMDB ou DEM, não lhe aconteceria.
Mas saiu da sua insignificância para ser vice-presidente da Câmara.
Vaidoso e fútil fez a provocação pueril que todos conhecem com Joaquim Barbosa.
E agora, tem costas para suportar a “rebordosa”?
Está submetendo seu partido e o Governo a um desgaste imenso.
É constrangedor ter de ver um homem honrado, humilde, dedicado como Vicentinho, o líder da bancada, sendo inquirido sobre suas estrepolias turísticas.
Vai cumprindo um roteiro de afastamentos e renúncias que, ninguém duvida, vai terminar com a perda do mandato, tenha ou não feito negócios escusos com o doleiro.
O único bem que André Vargas fará ao PT e à esquerda é, depois de 11 anos de Governo, lembrar que é preciso agir diferente de como agem todos os outros.
Que agir como os outros agem é ajudar o discurso da direita de que todos os políticos são iguais, como eles adorariam que fossem, para que nada mudasse.
Quem ouviu com atenção a entrevista de Lula aos blogueiros percebeu isso: que ele está assumindo mais diretamente a condução de um partido em que muita gente se esqueceu de onde veio e para que veio.
29 respostas
Imagina se o congresso fosse todo espelhado. Quantos se arriscariam a apontar o dedo da acusação? Mas não pode ter espelhos, porque tem muito zumbi por ali e zumbi não reflete no espelho. Gosto de política e não vislumbro uma democracia sem representantes políticos e por isso, temos a obrigação de exigir dos nossos representantes austeridade sim. Vicentinho é um bom exemplo disso, muito bem lembrado.
Enquanto isso, o senador Zezé Perrella (PDT-MG) e o filho, o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), donos do helicóptero que transportava 455 kg de cocaína, não são incomodados pelos arautos da moralidade. Talvez porque são amigos de Aébrio Neves. Pó para senador.
455 kg é a 3ª maior apreensão de cocaína na historia do Brasil.
Tratam-se de atacadistas do tráfico, não de varejistas.
E não vi nem a foto da cocaína cercada por policiais armados e mascarados. Qual o destino dessa droga toda? Acho que estão esperando o depoimento do helicóptero. Só pode.
essa foi ótima, maria thereza.
política tem que ter humor. faz bem a saúde, né não?
Que prendam o helicóptero.
Quando você ouve de um parlamentar ou de um partido político que nunca admite malfeitos e se provados, para se defender atacam o outro lado dizendo, mas vocês também fizeram, acaba com a moralidade, se é que ela existe ou existiu e desnuda a vida política do país e coloca todo mundo no mesmo balaio. Não podemos admitir que um partido que se elegeu calcado na moralidade, seja contaminado e se torne igual àqueles que sempre combateu. De todo modo o estrago já está feito neste caso, fora os efeitos devastadores do mensalão. Estamos ficando sem opções.
[ Não podemos admitir que um partido que se elegeu calcado na moralidade, seja contaminado e se torne igual àqueles que sempre combateu] Mostre uma só resolução plenária do petismo constando isso aprovado. Isso foi mais lenda que o PIG criou, pois sabia que o povo era atrasado e conservador. Para espanto dessa turma, e até de alguns petistas desavisados, o mensalão petista fez esse até ganhar mais voto.
ei, ei, fernando … a burguesia tem seus encantos. resistir a ela tem que ter caráter.
esse deputado do pt, até então desconhecido por mim, jogou no lixo sua reputação e se igualou à corte desse doleiro que fantasmagoricamente convive com a elite empresarial do país e os representantes do congresso nacional. sempre agindo nas sombras e movimentando milhões de dólares nos paraísos fiscais. quem sabe da vida dele, que eu saiba, é o dep fed do pc do b protógenes queiroz. também o sen do psdb álvaro dias, caroneiro do avião do famoso doleiro.
fazer o quê? ampla defesa pro acusado e aguente as consequências, meu amigo… e que o pt enfrente esse caso pelo viéis única e exclusiva da política.
abçs
Continuo achando que Alvaro Dias deve renunciar também já que usufruiu dos mesmos privilégios. Poque ambos não são achincalhados? Não gosto dessa cobrança de pureza só do PT, ou cobram-se todos ou locupletem-se todos. Não é aplaudir a corrupção dos nossos, é querer punição para todos, não faço número de “Ai como sou pura e imaculada”, acho que essa cobrança só de um partido ajuda a aumentar a percepção de que só ele erra, quando não cobramos a COBRANÇA dos outros SIM, ajudamos a percepção do “PT o mais corrupto tá vendo?” Que todos os viajantes do jatinho do doleiro tenham o mesmo fim de Andre Vargas, isso sim é justiça e combate à corrupção, o resto é ajudar os de sempre a pregar a pecha de mais corrupto só no PT!
Nao há que se pedir nada a esse deputado, o minimo que se pede ao PT é que de inicio ao processo disciplinar onde se discuta a ética partidária.
Caro Fernando, como sempre, sua análise é perfeita. Parabéns.
André Vargas é a cara do PT. Lula é uma minoria dentro da maioria de bandidos.
Expulsem o cara logo… e outros como ele.
Mas isso não vai acontecer…
porque o PT É IGUAL AO PP hoje em dia
Em suma, Fernando,
não basta ser honesto, tem que parecer honesto.
eu concordo com o texto, mas não podemos deixar a mídia e a direita fazerem as regras do jogo, temos que investigar quando é petista? temos! agora não antes de investigarmos a questão do helipóptero, que está passando impune, e usar como critério a questão temporal… ou vamos deixar disparidades como os julgamentos dos mensalões virarem rotina…
Perfeito, vi muita gente boa perder espaço dentro do PT, muita gente que carregava piano, trabalhava feito louco com um desejo imenso de melhorar nosso pais, essa gente boa foi perdendo espaço politico dento do PT para pessoas como o Andre Vargas, vi o PT institucionalizando a luta politica e abandonando muitos movimentos populares. Enfim vi o PT se transformando em mais um dos mesmos.
Não mesmo simples compreender o novo, como é o caso do petismo. Não só uma nova esquerda que floresceu no Brasil, extremamente menos corrupta do que toda velharia esquesdista, como mundialmente elogiada. Que alguns petista perderam o bonde da história é fato, saíram porque quiseram, todo deveria refazer sua visão histórica e voltar, Lula sempre esteve de braços abertos para receber todos
=====
[Como os militares viram a emergência daquele novo sindicalismo?
Foi o Paulo Egydio quem levou ao general Golbery do Couto e Silva a notícia de um sindicalismo moderno no ABC, e o general achou aquilo muito bom, tinha até simpatia pelo movimento. Era o início de um Brasil diferente, com certo equilíbrio nas relações capital/trabalho. Getúlio não estava preparado para governar no regime democrático e saiu por uma porta genial, que foi o suicídio. Aquela bala matou a UDN e colocou-o na história. Como ele mesmo postulou. ]
‘EU ASSUMI PARA SER DEPOSTO’
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,eu-assumi-para-ser-deposto,1146389,0.htm
Caro Fernando:
Infelizmente, essa categorização através dos termos “direita” e “esquerda” acabou por se tornar maléfica e totalmente a favor da confusão almejada pelos opressores. Quem é esquerda, os black blocs, anonymous, e trotskistas, além da auto-denominada esquerda radical, que se alinham aos fascistas na Venezuela e no Brasil para depôr governos democraticamente eleitos, ou o tão vilipendiado senador José Sarney que ao longo desses últimos 12 anos de governo petista tem se mostrado de uma lealdade a toda prova tanto ao Lula, quanto agora à Dilma? Quem é esquerda, Obama e John Kerry que cinicamente financiam grupos fascistas e terroristas na Ucrânia, na Síria, e por todo o mundo, para mudança de regimes e imposição de governos fantoches, ou o Ron Paul, da ala libertária do Tea Party, que se levanta veementemente contra essa política intervencionista criminosa? Enfim, para concluir indico um bom artigo a esse respeito, sobre as recentes eleições na Hungria, de Neil Clark, que procurei traduzir para facilitar o acesso a todos que desejarem ler: http://emdefesadademocracia.blogspot.com.br/2014/04/a-armadilha-dos-rotulos-esquerda-e.html
Alo carlo-fort-ce como e que e’??sen alvaro dias tambem caroneiro??precisamos confirmaçao disso no guardo.
EDD, para as Ciências Sociais um conceito só perde sua validade quando os fatores que contribuíram para sua construção deixam de existir. Sabemos que os conceitos de esquerda e direita têm relação direta com a existência da desigualdade social – vide Revolução Francesa – e sabemos também que a desigualdade ao invés de deixar de existir, tem se aprofundado, inclusive nos países onde estava contida e amenizada(Europa Ocidental, EUA,Canadá…)podemos concluir então, que os conceitos de esquerda e direita continuam tendo valor explicativo para esse fenômeno social.Esse discurso de que os conceitos de esquerda e direita estão ultrapassados servem aos interesses de quem não quer se assumir em um campo ou outro. Ou de quem acredita que a próxima revolução é a do A M O R. Estamos caminhando para isso, ou não?
Revolução? Hoje em dia? Só se a senhora acredita nessas “primaveras” financiadas pelo George Soros, que sempre terminam em caos ou ditadura ou ambos.
Onde está meu comentário que poste de manhã? Não falei nenhum palavrão, é apenas a minha opinião pq não está publicado no site que mais visito e compartilho junto com cafezinho? Não posso crer em censura num site de alto nível como esse! Há de estar aí sem moderação ainda só pode
Esse caras nunca irá perdoar a Gloriosa por ter ajudado florescer no Brasil uma esquerda autêntica, milhões de vezes menos corrupta e antes de tudo contra todo tipo de regime sanguinário.
===================
[Como os militares viram a emergência daquele novo sindicalismo?
Foi o Paulo Egydio quem levou ao general Golbery do Couto e Silva a notícia de um sindicalismo moderno no ABC, e o general achou aquilo muito bom, tinha até simpatia pelo movimento. Era o início de um Brasil diferente, com certo equilíbrio nas relações capital/trabalho. Getúlio não estava preparado para governar no regime democrático e saiu por uma porta genial, que foi o suicídio. Aquela bala matou a UDN e colocou-o na história. Como ele mesmo postulou. ]
‘EU ASSUMI PARA SER DEPOSTO’
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,eu-assumi-para-ser-deposto,1146389,0.htm
… E quantos André Vargas ‘o PT da Governança’ acolheu em seu ‘seio estrelar’!…
Entretanto, não é aceitável que o relator do processo, o Sr. Delgado assuma no Jornal Nacional, o papel de acusador, antecipando julgamento, sem provas e sem defesa. Aceitar isso é aceitar o mesmo Processo para todos.
[Está submetendo seu partido e o Governo a um desgaste imenso.] era o mesmo que se dizia dos mensaleiros petistas e, entretanto, o petismo teve mais de 10% a mais exatamente por isso . A defesa do amigo, especialmente quando tem tudo para cair em desgraça, é o maior valor do petismo; nunca abandonar os seus, deve ser o seu eterno lema.
A direita criou teorias sociais nojentas: esquerda no poder tem que morrer de fome só ganhando o honestamente possível; só fazer campanha com recurso que militante molambento arrecada; não fazer acordo com corrupto e ficar sem milhões de votos, etc etc
É agora que PIG e certos esquódios se encontram. Veja abaixo o defeito do cara é ser rico, coisa simples de ser para qualquer assessor parlamentar, fora os incompetentes de doer, e de esquerda. Como se todo mundo de esquerda, como ocorre com a família Castro de Cuba, tivesse feito voto de pobreza.
O PLAYBOY FASCISTA DE DIRCEU EM AÇÃO – Assessor de deputada do PT, pago com dinheiro público, hostiliza Joaquim Barbosa
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-playboy-fascista-de-dirceu-em-acao-assessor-de-deputada-do-pt-pago-com-dinheiro-publico-hostiliza-joaquim-barbosa/