Bolsa cai porque Dilma sobe. Mercado de ações está virando Ibope…

pesquisabolsa

Meu amigo, minha amiga, se existir um ingênuo na face da Terra que ainda acredite que o desempenho das ações em Bolsa guarde a menor relação com o desempenho das empresas, não é possível que não tenha despertado hoje.

Depois de uma manhã tranquila, os operadores foram almoçar e, de repente, entre o prato principal e a sobremesa, o garçom veio avisar:

– Ó, tão falando que a mulher subiu nas pesquisas.

Pronto, foi o que bastou para saírem em disparada, gritando: vende, vende, vende!

Será que a Bovespa está querendo tirar o título do Ibope em matéria de manipulação de números?

Bobagem.

Até porque todo o tal “mercado” está devidamente alimentado por informações de pesquisa que nós, meros mortais, não temos.

Em alguns casos, porém, todos ficam sabendo, como publicou este blog, no domingo, chamando atenção para o fato de  Eliane Cantanhede ter escrito em sua coluna cheirosa que “depois de estancar a queda (nas pesquisas), pois, Dilma deve voltar a subir”.

O que, duas horas depois da despencada da Bolsa, foi confirmado hoje pela coluna de Ricardo Noblat, que diz que não apenas ela parou de cair como, talvez, “recupere uns pontinhos”

Claro que até quinta-feira, quando os números do Ibope vierem á tona, dá para fazer “ajustes”.

Mas está claro que a soma de dois fatores – a retomada de um discurso mais incisivo de Dilma e de Lula e a campanha de sabotagem ter ficado tão “over” que começou a despertar suspeitas – é a responsável por esta mudança de clima.

O sobe e desce da bolsa com boatos, seja porque Dilma “cai”, seja porque “Dilma sobe” é apenas um retrato da confiança do nosso mercado naqueles “fundamentos macroeconômicos”  dos quais enchem a boca para falar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Bom, mercado é uma “entidade” que representa quem tem e não quer perder,e só quer ganhar, ou quem não tem, e não pode perder por razões óbvias? Pronto, já sabemos “quem é ” o tal mercado….

  2. Proponho (e desconfio que os Institutos nada confiáveis de Pesquisa não acatarão a proposta) que se teste para Chapa Presidencial 2014: Dilma Presidenta e Lula Vice. Alguém aí topa ? Só para bater o desespero no PIG, PSTF; & CATERVA. Chato, né ? pertencer a um partido assim….

    1. Esta chapa deve ser guarada para o plano “B”. Quando o PMDB fomar com Aécio indicando o vice do tucano. Se isso acontecer. o chumbo vai derreter incandecente nas penas da tucanalha com a chapa pura Dilma/Lula.

  3. Tempos atrás, de vez em quando, passava umas horas em um escritório da minha cidade, que, outras coisas, intermediava negociações com a bovespa. Era voz corrente entre os frequentadores desse escritório que transacionavam com ações, não podiam, em hipótese alguma,

  4. E a auto regulacao do mercado. De tanto comprar e vender, subir e descer, eles acabam indo parar no hospicio.

  5. Se fosse verdade e não é, seria mais um motivo para votar em Dilma, uma vez que se a bolsa sobe quando cai os votos de Dilma nas pesquisas é porque os rentistas estão loucos que a turma do PSDB volte para eles voltarem a faturar alto.

    1. Vale a pena ler esta matéria :

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-se-engane-nao-existe-livre-mercado-as-confissoes-de-um-banqueiro-arrependido/

      “Há duas décadas, uma ação ficava uns quatro anos nas mãos de seu dono. Hoje a média é de 22 segundos”.

      “É fácil ganhar muito dinheiro com minúsculos movimentos de preços. Se você tem milhões de euros à sua disposição para investir, precisa apenas que o preço varie 0,0001% para obter grandes benefícios”.

  6. Por mim a tal “bolsa de valores” pode cair até abaixo de zero que vou comemorar. Mas ficaria ainda mais feliz se fosse extinta, assim como os bancos centrais, a omc, o fmi e todas os demais instrumentos da ditadura do mercado.
    O banco central, na melhor das hipóteses, deveria ser apenas uma salinha nos fundos do Ministério da Fazenda, subordinado a esse, pois a política monetária deve ser exercida pelo governante eleito democraticamente em eleições diretas e não por representantes dos banqueiros que só sabem transferir montanhas de dinheiro público para os próprios bolsos através das fraudes mais vergonhosas que existem no mundo.

    1. Tem toda razão. Quando elegemos nosso representante, estamos dizendo, entre outras coisas, se queremos ser subordinados ao mercado ou não. Não tenho ideia de como seria isso, na prática, mas a ideia é essa mesmo. BC não é para ditar nada, ainda mais com um copom que se treme todo diante dos donos do $.

    2. Desculpe-me mas parece um pouco radical.O justo não pode pagar pelo pegador.A bolsa de valores é uma forma de uma empresa se capitalizar e crescer.O problema é que uns poucos fazem mal uso dela.Aliás, usam erradamente a expressão especulador.Existem três formas de se investir na bolsa:o investidor (que deixa a ação por muito tempo e ganha dividendos, o especulador, de médio e curto prazos, e o manipulador (que é pernicioso à Bolsa). O especulador é necessário, porque garante liquidez ao papel.

  7. Tres motivos para aqueles que não gostam de corrupção votarem na DILMA: Dilma eleita teremos O MPF vigiando o tempo todo, Teremos a PF investigando diuturnamente , e a MIDIA atenta a qualquer deslize até do boy do escritorio do PT la dos cafundo do juda! Querem vigias melhores e é bom que seja assim , pois os parceiros do PT e o PT saberão que não podem errar. E o STF Prendendo e trabalhando na carceragem , mesmo sem provas, apenas com Dominio do FAto, mesmo sem ter este dominio.

    Agora se for o outro lado:

    MPF engaveta tudo, ou arquiva em pasta errada! PF não investiga nada e quando investiga já de cara inocenta os amigos (veja o caso do Helicoptero do Pó), Juizes anulam qualquer investigação que algum desavisado da PF começar (veja caso do Helicoptero do Pó), PIG esconde tudo e vai chamar grevistas de Bandidos, inflacao de 30% de boa e por fim o STF acobertando tudo!

  8. A BOVESPA é uma bolsa de valores pequena, sem poder, autoridade e rigor para controlar o mercado.
    Sempre esteve sitiada por especuladores nacionais e internacionais e sua movimentação esta concentrada em poucas empresas, o que a torna facilmente manipulável.
    As Bolsas tem menos poder de regulação e fiscalização que os Bancos Centrais e quem dá liquidez as bolsas são os especuladores.
    As bolsas e bancos centrais foram os principais responsáveis pelas crises globais de 1929 e 2008.
    As bolsas não decidem sobre fatos, pois fatos já estão incorporados aos preços. As bolsas operam com apostas, impressões, sentimentos e preços futuros, por isso, a maioria dos operadores seriam mais confiantes, eficientes e seguros se tivessem estudado em Hogwarts, na Escócia e praticado Quadribol.
    Bolsas vendem o paraíso do crescimento sustentado e dos lucros crescentes com ajuda de contadores criativos, embora nem Papai Noel e muito menos Deus prometam tamanha sandice, pelo contrário, Papai Noel exige disciplina e Deus afirma que “no mundo tereis aflições, mas tendes bom animo”.
    Assim, se a bolsa cair e tiver liquidez, compre na baixa, faça preço médio e ore sem cessar. Caso contrário venda tudo, assuma o prejuízo e tenha bom animo, porque vai precisar.
    Enfim, a credibilidade da Direita, das Bolsas, do Mercado, do Glogolpe e do DataFalha é a mesma: Nenhuma.
    Demita os candidatos da Grobo e o deus mercado antes que eles demitam você.

  9. Dilma 2014, no primeiro turno. PSDB nunca mais.
    Com essa mídia vigiando 24 horas e o MPF e PF trabalhando a todo vapor, nada melhor que a esquerda governe o pais. Saberemos sempre dos maus feitos. Se os tucanalhos, retornarem ai é que a corrupção , acorerrá solta, como ficou provado na Privataria tucana, demonstrada no livro do Amaury.
    Fora abominável homem das Neves.

  10. Sabe eu sou capaz de nem dormir a noite,se a bolsa cair…de tão preocupado,
    O povo tem que entender que tem certos males que vem prá bem,toda vez que a carne brasileira,e barrada lá fora,barateia aqui dentro.

  11. Isso quer dizer que: As pesquisas são tão manipuladas quanto as bolsas.
    O roberto marinho era mestre nessa matéria.

  12. Somente um total e completamente idiota considera o que a grande mídia diz ao comprar ou vender ações na bolsa de valores. Inclusive, recentemente a mídia fez um bom trabalho sujo em sujar a reputação da Petrobrás para abaixar o valor das ações dela de forma artificial, para alguns “ispertos” (bandidos da pesada) comprarem ações na baixa e depois lucrarem com as mesmas. “Just business, as usual”.

  13. Será que os brasileiros que aplicam na bolsa de valores chegam à casa de 1%? Com toda certeza a BOVESPA não está dando informação ao povo brasileiro, mas aos especuladores, aos sangue-sugas internacionais. O povo brasileiro é 99% independente da bolsa de valores porque vive do seu trabalho digno e honesto. Enquanto os banqueiros quebram o Brasil, enquanto a mídia cria uma imagem negativa do Brasil, principalmente no exterior, a agricultura familiar, os trabalhadores da construção civil, os assistidos pelo bolsa família e os assalariados, cujos impostos são tirados diretamente de sua folha de pagamento, alavancam este País. O capital só multiplica a moeda corrente e ninguém come dinheiro, portanto, o dinheiro, o capital só tem valor se o pais tiver bens para ser consumido e somente a força do trabalho, somente o trabalhador pode produzir estes bens, isto significa que o trabalho é muito mais importante que o capital.

  14. BOLSA FAMILIA é a que resolve,esta bolsa bovespa,é para os coxinhas,trabalhador ganha e gasta no mercado interno,e vai aquecendo o mercado,não viaja para fora,e sim no PAÍS,para gerar mais recursos aqui dentro.

  15. A grande questão quando se fala em subida ou descida da Bolsa de Valores é que esses números se referem ao valor dos papéis das empresas. Então, qual é a lógica desse sobe e desce ? Está baseado em fatores tangíveis, como a melhoria da capacidade das empresas de se realizar ? Ou trata-se apenas de movimento puramente especulatório, visando fins específicos ? Os papeis são importantes, mas o que as empresas fazem no seu dia-dia é o que lhe confere o efetivo valor. Não adianta nenhuma empresa se iludir com o valor de suas ações na Bolsa quando não há razão alguma para subir ou descer.
    Quando empresas pautam o seu futuro em função do boletim Focus e suas previsões, acaba ficando à mercê de inconsistências desse e de outros tipos. Quando você sabe o que você vale, o que você espera do futuro e para onde está caminhando não precisa perder tempo com esse tipo de coisa. Há quem viva disso, de especulação em especulação.
    A realidade é que existem empresas que valem e outras que não valem, você fomenta as que não valem e diminui as que valem. Uma para vender e a outra para comprar. Porque você sabe o que está fazendo.
    O Brasil precisa superar muitas coisas, entre elas está o atraso do País; a alienação é mais uma situação que precisa de superação, você precisa compreender o meio em que está inserido ou se perde nele. A ignorância também precisa ser superada por todos nós, ou continuaremos a ter nossa ignorância explorada por quem quer abusar dela. Um País está aí, querendo se desenvolver, se superar e as evidentes transformações que ocorreram estão a demonstrar isso. Mas se a nossa elite não quiser romper as barreiras que a vinculam ao atraso e a impedem de olhar para a frente, se tornará uma dificuldade intransponível para si mesma.

  16. Dilma, a “mulher invisível” de nossa grande mídia! A Presidente Dilma está “entregando obra atrás de obra”! E isto é somente uma pequeníssima parte das obras que já foram ou estão sendo entregues por este governo. Existem muitas outras como pequenas ou médias centrais hidrelétricas e dezenas de parques eólicos país afora que não foram sequer citados pela Rede Globo. Somente para criticar, é claro, como, por exemplo, o atraso nas linhas de transmissão que interligam estes mesmos parques eólicos ao Sistema Interligado Nacional(SIN), em boa parte já resolvido! E tem muito petista que também não sabia disso. Imagine o restante da população menos politizada e que não se liga nisso. Existem “dezenas” de excelentes programas governamentais que NÃO SÃO DELIBERADAMENTE informados pela grande mídia. Uma pena! Nesta terça-feira (20), o jornal de maior audiência do país, o JN da Rede Globo, conseguiu a “proeza” de não fazer qualquer menção a inauguração do maior e mais moderno terminal da América Latina e do Atlântico Sul, o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Entretanto, esta emissora lá esteve e em outros tantos aeroportos para criticar, por exemplo, uma mera goteira ou banheiro interditado em outras oportunidades! Já na segunda-feira (19) a Presidente Dilma Rousseff lançou o Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 com investimentos recordes de R$ 156 bilhões! E a Globo nada! E aí? Essas matérias já não são dignas interesse jornalístico? Ora! Balela! Quem ainda não notou essa parcialidade da cobertura jornalística da Rede Platinada? Já disse isso aqui e repito! A Dilma está fazendo um governo melhor do que o de Lula! Inclusive na área social e os números vão aparecer mais cedo ou mais tarde! Por isso, grito ‘Dilma, a “mulher invisível” de nossa grande mídia!’ Se tiver curiosidade pesquise pelos programas Cidades Digitais e Mais Educação. E se quiser saber um pouco mais vá ao 9º Balanço do PAC e veja a galeria de fotos das obras país afora! Outras boas fontes de consulta são o Portal Brasil, Blog do Planalto e o site mudamais.com que é mais “descolado” e mais didático! E tucanos viviam dizendo que o PAC estava “empacado” e que a Dilma é um “poste”, “anta”, “vaca gorda”, etc. Vão descobrir da pior maneira com quantos paus se faz uma canoa. Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! Veja as fotos novo Terminal 3 de Guarulhos em https://www.flickr.com/photos/blogplanalto/sets/72157644803212763// e a apresentação do Plano Safra 2013/2014 aqui em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=E0RZAisZyWw#t=0

  17. A bolsa com compromisso político foge a tudo o que a constituiu e a tudo o que a motiva. Esta loucura é mais uma causa dos distúrbios terminais deste capitalismo cheio de cânceres. Sabem o que vai acontecer muito em breve? Vai crescer a transação bursista fora da bolsa, o comércio de ativos vai se desenvolver marginalmente, no passeio em frente ao prédio da bolsa, e será lá que irá pulsar a dinâmica do mercado, dando uma banana para as instituições contaminadas pela política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *