Estava em trânsito quando chegou a notícia da morte de Eduardo Campos, mas achei necessário parar para escrever sobre o episódio, embora o Miguel já tenha expressado nossa posição.
Não vou, irresponsável ou morbidamente, como estou vendo na cobertura de televisão, ficar especulando sobre as causas do acidente ou, pior ainda, sobre suas consequências políticas deste desastre horrível.
Aliás, quero repudiar as insinuações feitas na TV Globo de que não era provável que fossem problemas mecânicos, o que já “empurra” para os pilotos a “culpa” pelo acidente.
Voei muito, acompanhando Leonel Brizola em campanhas eleitorais, desde jatinhos até teco-tecos.
A arremetida, embora seja um procedimento de segurança, guarda muitas semelhanças com a decolagem e é uma situação de vulnerabilidade para qualquer aeronave, sobretudo quando não há muito espaço nas áreas de aproximação após a pista, como é o caso da Base Aérea de Santos. O avião está em baixa altitude e baixa velocidade.
Mas isso é assunto para os investigadores aeronáuticos, não para se ficar dando palpites.
Agora o importante é reconhecer que, independente das posições políticas, o respeito ao ser humano, à sua família e seus amigos deve prevalecer.
Por isso, explico a retirada do post onde se comentava a entrevista de Campos, ontem, ao Jornal Nacional.
Não tem sentido manter comentários sobre seu desempenho e isso teria, agora, uma característica mórbida e indesculpável.
A política, hoje, silencia, para que se escute apenas o som do pesar.
PS. Peço o mesmo respeito e moderação nos comentários. Retirei alguns do post anterior que poderiam ser interpretados em outro contexto, mesmo sem a intenção de ofender.
57 respostas
Meus parabéns Brito,faço minhas as tuas palavras e me associo à dor de familiares, amigos e companheiros.
Concordo inteiramente com a sua postura. Isso se chama ética. Devemos total respeito e sobriedade num momento desses, em especial diante da família das vítimas. Parabéns pela elegância.
A Postura de Fernando Brito não é política, é de respeito a dor dos familiares e amigos de Eduardo Campos.A compaixão é um sentimento do caráter humano, assim deveria ser, mas nem todos tem capacidade para entender isso, principalmente aqueles que se escondem por detrás de um pseudônimo.
Sensato. Parabéns pelo blog e pela postura.
Concordo com o Tijolaco e uma tragédia sobretudo familiar, os outros campos ficam para depois.
Censurar p q? Não é hora de política, p q? Eduardo morreu fazendo o q? Sua postura, Brito, é política. Os efeitos da morte são essencialmente políticos, por isso sua repercussão.
Não seja inocente.
Os blogs ditos progressistas são muito visados. Qualquer desrespeito à morte de Eduardo será superdimensionado pela grande mídia. Só você não sabe disso?
Eduardo morreu fazendo política, mas sua morte não foi política, foi uma fatalidade. Respeitar a dor do momento, mesmo que você considere como uma postura política, é nobre.
Que papo mais furado…Vc pensa que nossos adversários estão nesse momento fazendo o que, chorando?! Estão é querendo transformar essa fatalidade na “bala de prata” deles. Se vc acha que devemos nos comportar com bom mocismo para evitar qualquer superdimensionamento vc não entende nada de luta política.
Macunaíma, para de ser ignorante, é uma fatalidade e ponto final, a política continua, mas quem é o adversário? a família do Eduardo Campos? os Amigos? isso é irracionalidade, isso não é política, é politicagem ¬¬” em uma política séria, a postura é exatamente a tomada por esse blog ¬¬”
A vida é feita de valores, e ela própria é o maior de todos. O ser humano, gênero da espécie eleitor (se é para te sensibilizar), geralmente entende isto muito bem… portanto, mesmo como ferramente política (se é para te sensibilizar), é momento de parar e fazer luto e pesar por uma fatalidade que matou um candidato a presidência e outras nove pessoas, todos com o mesmo valor da vida!
Enfim, não é praticar bom mocismo, é ser humano… fundamento básico de quem queira fazer Política.
então fale por você…
Pessoal, os abutres do pig e do “mercado” já festejam marina como candidata pois segundo eles, agora sim, pode haver segundo turno.
E mais: essa morte foi depois que ele e aécio no jornal nacional não se mostraram capazes de barrar a reeleição de Dilma; as pesquisas que não mostram dão maior vantagem para Dilma e a máfia deve ter mandado matá-lo para que marina venha e – ela sim – vá ao segundo turno, já que sabem também que aécio não vai longe.
Desculpe, mas com a máfia não se brinca. Não acho coincidência todos os líderes contrários aos EUA morrerem ou terem sofrido de câncer.
a
Respeito primeiro, política depois.
Convergências ou divergências ideológicas e políticas não devem nunca justificar atitudes oportunistas diante de uma tragédia. Eduardo Campos era um jovem quadro da política brasileira, neto de Miguel Arraes, um defensor dos pobres e do Nordeste. Campos colaborou com os Governos Lula e Dilma. Se, por circunstâncias políticas, decidiu seguir outros rumos, isso não lhe acrescentou nem diminuiu méritos ou defeitos. Mas, nesse momento, o Brasil é quem perde e sofre com essa fatalidade.
Antes de tudo vale lembrar que todos nós estamos sujeitos ao infortúnio e a morte. Quem morre não é apenas o outro, mas um pouco de nós também. Portanto, o momento é pesar e lamentar o acontecimento. Que Cristo conforte a todos.
Se me permite, sujeitos não, estamos fadados à morte!
Atitude irretocável. Perfeita!
Brito vc dá orgulho às pessoas que o seguem diariamente neste Blog. Parabéns por manter seus princípios e virtude. Esperamos que este episódio triste não seja usado de forma irresponsável por parte da grande mídia. Espero que pelo menos um mínimo de decência habite os corações dos editores.
Parabéns, Fernando e Miguel, pela postura séria e ética num momento de pesar.
Quanto à Globo, não nos espantemos. Eles adoram testes de hipóteses e adoram abrir espaços para os milhões de “especialistas” que aproveitam esse tipo de acidente para aparecer. Lamentavelmente, não surpreende.
Parabéns pela atitude ética, Fernando. É isso aí.
Lamentável esta perda,independente da oposição dele nesta eleição, era um amigo próximo do presidente Lula.
A politica é assim mesmo,hoje separados,amanhã juntos.
Lamentável tambem a postura de Agostinho Teixeira na band sp,excitado em colocar hoje mesmo a campanha de marina na rua.
Pois assim tambem é a política.
Meus sentimentos a familia.
Muito sensata a escolha de retirar os comentários sobre o desempenho de Eduardo Campos no JN. Também tive a mesma dificuldade quando alguém me perguntou se isso seria bom ou ruim para Dilma: acho que não cabe a especulação neste momento. É muito mórbido analisar o impacto da morte de um ser humano desta forma, ainda mais quando todo o Brasil está em choque por ter assistido ele ao vivo ontem no JN.
Não são apenas os eleitores dele que estão de luto, o luto é generalizado pela pessoa, pai de família e político que realmente tinha tudo para contribuir positivamente para um debate de alto nível sobre o futuro do país.
Não votaria nele mas é indiscutivelmente uma grande perda. Minha solidariedade aos amigos, família e companheiros.
“Nenhum homem é uma ilha isolada;
cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra;
se um torrão é arrastado para o mar,
a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório,
como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria;
a morte de qualquer homem diminui-me,
porque sou parte do gênero humano.
E por isso não perguntes por quem os sinos dobram;
eles dobram por ti.”
Este é o poema “Nenhum homem é uma ilha”, de John Donne, que o escritor Ernest Hemingway usou em um de seus mais importantes livros; “Por quem os sinos dobram”.
Com ele presto minha homenagem a Eduardo Campos e à sua família.
Permita-me discordar um pouquinho do excelente raciocínio de vocês para dizer que junto com Campos morreram outras seis pessoas e muitos outros, com certeza morreram neste dia. Todos, como pessoas humanas são tão importantes como Campos, portanto que todos descansem em paz. E que este momento sirva de reflexão para os que ficaram aqui nesta terra tão carente de paz, de amor, de solidariedade e de homens que realmente deram a vida por esta nação, entre eles Tiradentes, Brizolla, Irmã Dulce, a estes nossas homenagens ainda que tardia.
Sem querer ser chato,mas se o Brizola a que vc se refere é o Leonel de Moura é com um L só.
Concordo plenamente com o post. O momento é de respeito às vítimas da tragédia e às suas famílias. Especulações políticas e de quaisquer outros tipos não cabem em um momento como esse.
Nosso silencio em respeito ao luto da familia
Se esse espaço é pra prestar nosso pesar. Que seja, meu respeito e condolências aos familiares. Mas a ironia mesmo é que Eduardo, de um jeito ou de outro, era SOCIALISTA… e agora seu nome será usado mais do que nunca, ao lado do BANCO ITAU!
E… NÃO! Eu nao vou esquecer das milhares de pessoas que realmente precisam de ajuda pra transformar Eduardo Campos em um Airton Sena das urnas… Breve seu nome estará associado a pessoas como Luciano hulk e Faustao, vendendo camisetas “proteja o meio ambiente” e parando obras como a de Belo Monte…. É isso mesmo que ele desejaria? Ele não merece isso..
Que DEUS o tenha na legião dos seus anjos.
Será que não dá pra inventar aviões mais seguros? O ser humano capricha tanto quando é pra criar bombas…
Mortes lamentáveis, num momento produtivo da vida. A gente fica inconformado.
Uma das minhas filhas estava em trânsito,e do aeroporto de Campinas onde aguardava vôo da conexão,passou uma mensagem que estava apavorada e com medo de entrar no avião.Respondi a ela que mantivesse a calma porque aviões das companhias aéreas regulares,com certeza são mais seguros.Qdo chegou ao seu destino em Santa Catarina me mandou uma mensagem notificando que desembarcara e estava tranquila.Mas que a gente fica receoso não há a menor dúvida.
Sei que na esquerda somos mais afetados pela “condição humana”… por isso mesmo, enquanto paramos pra prestar nosso pesar pelo ocorrido… eles estão lá preparando o mentirão 2! Vão jogar isso no colo da DILMA!… e vai ser tarde quando acordarmos!
Tb tenho esse receio Lucas. Uma passeada rápida no PIG já demonstra euforia com Marina levar pro segundo turno. Olha lá se não criarem uma teoria de atentado.
Muitas pessoas viram fogo e incêndio no avião pouco antes da queda. A CIA, NSA e a Casa Branca são especialistas em eliminar pessoas para atingir seus objetivos. Eduardo Campos será substituído por Marina e agora renascem as chances do Anglo/Americano/Sionismo se livrar do governo que não se submetia às suas premissas e vinha se alinhando, para o bem do Brasil, á Rússia, China e Índia.
Independente das implicações políticas para a eleição deste ano a morte do Eduardo Campos é um episódio lamentável em todos os aspectos.
Campos estava mais próximo de nós ( progressistas ) que deles ( neocons ) era ave rara de plumagem assemelhada as nossas cores.
Grande aliado na formação de uma nova estrutura social desta Nação desigual e perversa com seus pobres.
Personalidade ímpar que deixa uma lacuna irreparável neste momento nacional.
Acabei de ler um comentario aqui na CNN: “I am not surprised one bit that efforts are being made to stop the BRICS agenda in their tracks and Eduardo Campos and Brazil’s President, runner-ups, are some how in the mix. There are talks right now that perhaps Argentina and Mexico may join BRICS, but that is table talk. Already with China added BRICS would umbrella about 50% of the worlds population. There are enough reasons for Germany to consider after they have found mass spying on their citizens by UK and US spy agencies.”
testemunhas deram depoimento na Globonews que viram uma bola de fogo na turbina,ou seja ,problema mecãnico,acidente mesmo!
O MERCADO está eufórico! Manchetes da globo: “a queda do avião que MATOU Campos”; “‘PARECIA UM MISSIL’, diz testemunha de queda de avião”; “Moradores relatam que avião caiu pegando fogo”. ACORDEEEEM O GOLPE ESTA EM CURSO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aos familiares das vítimas o meu pesar, que Deus os conforte neste momento de tristeza.
Vamos respeitar a dor dos familiares de todos que estavam no avião.
Acho bastante sensato a atitude que os progressistas estão tomando que é de respeito ao ser humano que se foi… No entanto, infelizmente as pessoas de direita, os conservadores, não são tomados de nobres sentimentos.. Quando Lula lutava pela vida contra o câncer, era comum ver torcida pela morte do presidente. Agora a pouco ouvi o Príncipe e ele não deixou de puxar um naco de proveito à campanha do Arrocho, dizendo que ambos representam o anseio de mudança da sociedade. Querendo nitidamente transferir votos para o Arrocho, neste momento de comoção… Mas é assim mesmo, a esquerda são pessoas boas e que querem o bem comum, a direita são pessoas sem coração que, no extremo, produz nazistas…
Grande politico. Era o candidato de LULA em 2018.
Pena não saber esperar.
Descanse em paz!!! Aqui fica minhas preces e orações.
Valeu pela atitude Fernando.
Muito digno…
INDEPENDENTE DE POSIÇÃO POLITICA. HOJE O BRASIL TODO CHORA. CONDOLÊNCIAS A FAMILIA
“Não é hora de política nem de especulação. Respeito, a gente pratica”
Por jornalista Fernando Brito
Parabéns pela sensatez e dignidade, conspícuo jornalista Fernando Brito.
Lamento, apenas, que os representantes da Casa Grande [da direitona!] não tiveram a mesma grandeza, por exemplo, nas muitas vezes em que o ilibado líder brasileiro José Genoino Neto [do Brasil] dialogou com a morte no interior da Papuda imerecida!…
EM TEMPO muitos dos que agora legitimamente choram, foram os mesmos que endeusaram um tal rábula psicopata e togado energúmeno desalmado!…
Felicidades!
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias e nacionalistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas
Perfeito!
Apoio totalmente seu texto.
Esse é o nível que sempre esperamos receber quando acessamos o Tijolaço.
Te apoio, caro Fernando. Acho que agora quem deve falar pelo Psb é quem carregará as perspectivas de quem o apoiava e nossas atençoes devem se voltar para o seu legado politico e as implicaçoes para a eleiçao. No mais, nunca tive qualquer opiniao sobre a pessoa, só me interessava por conhecer suas ideias sobre nosso futuro. Meus pesames aos familiares e amigos dele.
Eu também apoio seu texto.
Muito bem, Brito. Respeito nessas horas é fundamental.
Quando o Brasil acordar com a marina presidente, não vai ser só a família do Eduardo Campos que vai sofrer. Quer demostrar respeito por Campos??? Então lute pelo que ele dizia acreditar.. um País Justo.
Somos todos seres humanos, primeiramente.
…” É preciso amar as pessoas como se nao houvesse amanha, porque se voce parar pra pensar, na verdade, nao há..”
Grande Renato Russo…
Valeu Fernando…
Queria conhecer-lhe pessoalmente…
Quem sabe um dia…
Corri aqui, para ver como estava a “nossa” visão sobre o acidente trágico.
E sabia que não ia me decepcionar..
Meu pesar as familias dos que sofreram o acidente.
Estamos de luto por tres dias.
Fernando, se tivéssemos, pelo menos, uma dezena de jornalistas de caráter similar ao seu, teríamos uma boa imprensa. Muitos parabéns pela sua colocação.
Assim que se deve fazer jornalismo,ao contrário do que tem sendo pelo PIG e cia, que tem implantado o terrorismo.