Marina é o novo Jânio? Não, mas o papel se parece

janio

Hoje, 25 de agosto, é o aniversário da renúncia de Jânio Quadros e há quem procure fazer comparações com que viria a ser Marina Silva se viesse a eleger-se Presidenta da República.

Eu não vejo nenhuma semelhança, porque Jânio não era dócil e Marina, que não é doce, dócil é.

Basta ver como estimula seus “porta-vozes” (Maria Alice Itaú Setúbal e Eduardo Gianetti) a darem entrevistas dizendo como irá governar.

Se alguma semelhança há com Jânio é, sim, o papel eleitoral a que se presta.

Jânio também foi adotado pela UDN – e não era udenista – como “saída” para o prestígio eleitoral de Juscelino Kubitschek, que arranjou “um poste” – um homem da maior dignidade, aliás, o Marechal Henrique Lott – como candidato.

Ele, como Collor, 30 anos depois, e Marina agora, era o candidato da “anticorrupção”, da “antipolítica”.  Não dava bola para os partidos, como esta aí não dá.

E serviram, com cara de “novo” para que o velho controle das elites sobre a vida política brasileira não perdesse as eleições, já que não tinha como e com quem ganhá-las.

Mas Collor e Jânio tinham algo que Marina não tem: energia verbal e imagem ousada.

Não que Marina deixe de ter energia, mas sua imagem sempre foi – malgrado seja outro seu comportamento – a de delicadeza e humildade.

Marina é ótima como outsider .

Para valer, acho que não repete a “onda” de 2010.

Aliás, Aécio Neves hoje definiu-a assim, como “onda”.

Se é, ele, praieiro antigo, vacilou, porque já o engoliu.

Numa campanha curta como essa, a eleição está longe.

A maré de Marina, sem dúvidas, encheu.

Mas as marés, sabemos todos, enchem e….

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Adorei! Varre varre vassourinha!Marina, a cortina de fumaça verde.
    Ela é ruim. Expor-se assim, como dileta bonequinha dos banqueiros e de Serra, assim , realmente de NOVO não dá para manter a fachada.

  2. O problema de Marina não é uma “VASSOURA”, que até poderá ser utilizada como transporte; mais sim, 2 (dois) “AVIÕES FANTASMAS” e sem “DONO”!.

  3. Tirando as coisas análogas,imaginem os herdeiros dos da foto,como sentir-se-ão hoje!Acho que o mais digno na foto,é a vassoura de palha.

  4. A eleição deste ano pode ser decidida por culpa da Aeronáutica que não viu um “avião fantasma” que caiu na hora errada e de um “aeroporto fantasma” que foi construído no lugar errado. Por tudo isto a vassoura de Janio, no momento, só serve p/ a “bruxinha da floresta” voar.

  5. Pois mais me lembra do Sarney. Quer saber qual o formato do que seria um governo marinado? Pergunta aos mais velhos como foi o governo do Sarney. Uma combinação de medíocres com oportunistas, em que o presidente mandava menos que alguns…

    1. Justiniano, acredito que você tenha ido ao ponto. Um governo Marina seria como foi o governo Sarney. É isso, sem tirar nem por. Simplesmente perfeito.

  6. Eu acho a Marina parecida com o Ciro Gomes de 2002:
    A pontuação de Marina Silva nas pesquisas de intenção de voto de hoje lembra, em alguns aspectos, a de Ciro Gomes de 2002.
    Uma pesquisa do Ibope de julho de 2002:
    Lula 33%, Ciro Gomes 26%, José Serra e Garotinho empatados tecnicamente com 13% e 11%, respectivamente.
    Simulações de 2º Turno dessa mesma pesquisa diziam:
    Lula mantém vantagem na simulação de disputa com José Serra (48% a 36%)
    e Garotinho (49% a 34%), mas Ciro Gomes fica 7 pontos à frente de Lula (47% a 40%).
    Há algumas semelhanças entre a disputa de Dilma com Marina de hoje e a de Lula com Ciro de 2002:
    O candidato que lidera em ambas pesquisas, segundo simulações de segundo turno, perderia para o segundo colocado.
    Ocorre que em 2002, após a campanha na TV, debates, campanha nas ruas, Ciro Gomes foi caindo, caindo e o resultado final do primeiro turno foi:
    Lula 46%; Serra 23%; Garotinho 17,8%; Ciro 12%.
    Ciro Gomes acabou em quarto.
    Ciro Gomes representava o novo, o diferente, se dizia a terceira via. Prometia melhorar a economia, sem descuidar do social. A fala de Marina não é muito diferente.
    É esperar pra ver, mas a história costuma se repetir.

  7. O Itaú patrocina o futebol na TV Globo para dar alegrias ao povo brasileiro como todos nós sabemos,fora outros programas como Faustino e Caldeirão que são lideres de audiência também na Europa e Estados Unidos,matando de inveja os seriados americanos que passavam no Brasil como Dallas,Magnum PI,Kojak,Casal 20 e etc.

    Sabendo disso,o que nós telespectadores podemos esperar de imparcialidade e seriedade na entrevista de quarta-feira da MC Marina Silva no JN? Como já sabemos,o datafolha espera uma entrevista moleza ou teatral(se for mais ou menos dura a entrevista é porque foi tudo combinado e autorizado pela patroa de Marina Silva,dona Neca)para fraudarem mais uma pesquisa.

  8. Pois eu já penso que sim: a Marina é o “Jânio de saias”, ou seja, é a melhor receita para as RAPOSAS (internas e externas) entrarem no galinheiro, repetindo o mesmo engodo de 1964.

  9. Vou na Dilma e ainda querp muito que ela ganhe, porém, cansei, não se pode falar que vai votar no PT , porque , vc vira inimigo, pelo menos em SP. A midia não fala outra coisa da salvadora da pátria,saem fotos em toda mida da fada, e ainda sempre acham denuncias contra o PT. Mas se o PT perder o próprio partido é culpado, deixou a mídia ha alguns anos bater e os políticos do pt não se defendiam, por isso criou- se esse ódio contra o PT.

    1. Fredal defendiam-se e aqui em São Paulo foram mais de 70 CPIs requeridas para investigar o governo do governo do tucanalha cantareira, todas enterradas pelos tratores dos tucanalhas e seus capatazes e feitores na Assembleia paulista e pela Grande Imprensa Golpista!!!!!!

    2. Oi Fredal,

      Eu sei como você se sente! Também moro em São Paulo e quando falo que vou votar na Dilma, alguns perguntam horrorizados “Séeeeeeriooooo?????”, outros me olham como seu eu tivesse lepra e saem de fininho; outros ainda querem discutir comigo…

      Sinto que muitos conhecidos, como por exemplo, mães de coleguinhas da escola da minha filha, vão deixar de falar comigo depois dessas eleições.

      Mas isso não é nada… Para mim, o pior é ver as pessoas repetirem a falácia vazia de quem só lê manchete do PIG e não procura se informar, além de, CONVENIENTEMENTE, esquecer a sujeira da direita, como o metrô tosco, caro e inacabado de SP, ou bem pior, como as privatizações criminosas do PSDB. Porém, para essa gente nada disso importa, o que importa é que seus privilégios sejam mantidos.

      Isso é o que eu chamo de desonestidade ideológica da elite brasileira em geral, da paulista/paulistana em particular.

      Abraços e força!!!

  10. Marina e Aécio já fizeram o suficiente para Dilma ganhar no primeiro turno. Quem faz com que tenham fôlego é tão somente a mídia, porque eles não têm projeto de país que ofereça avanço em relação ao que Dilma já fez.

  11. Parece que a blablarina em matéria de crítica aos adversários não vai muito bem. Em uma observação nada velada sobre a presidenta Dilma declarou, bombasticamente, que o país não precisa de “gerente”. Isso porquê, felizmente, além de presidir o Brasil para todos os brasileiros Dilma não se descuida da gestão e tem demonstrado uma rara competência também nesta área.
    Dilma tem uma grande história política em sua vida, desde a juventude, conhecida de todos. Ela é uma presidente muitíssimo politizada, felizmente. Será que a candidata substituta do PSB pode concorrer com Dilma neste particular? Acho difícil.

  12. A verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  13. Justiniano, Sarney é um pulha oportunista, mas há décadas comanda a política Maranhense e quando precisou elegeu-se senador pelo Amapá, além disso o país era natimorto quando de seu governo, recém saído da ditadura de 21 anos, de outro lado Marina não se elege nem para vereadora de Rio Branco-AC!!!!!!

  14. Claudio, fises-te uma ode à releição de Dilma e à continuidade do projeto democrático-popular de Lula, Dilma, PT e seus aliados de centro-esquerda!!!!!!!!!

  15. Vicente, espero que: nem como farsa, nem como tragédia! Dilma de novo, para a continuidade do projeto democrático-popular de Lula, Dilma, PT e de seus aliados de centro-esquerda!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *