Gadelha: Marina vai decolar ou pousar?

marinainflada

Já disse diversas vezes aqui que gosto e, em geral, concordo com as análises de pesquisa feitas pelo publicitário – e marqueteiro eleitoral – Hayle  Gadelha.

Gosto porque, apesar de sempre ter tido lado político, Gadelha é sempre muito frio e objetivo ao fazer este trabalho, o que só em parte consigo.

Trouxe, por isso, a avaliação que ele faz, em seu blog, da ascensão de  Marina Silva- de novo: creio que não é tanta como lhe dão algumas pesquisas, mas certamente foi muito grande.

Ao que diz Gadelha, acrescento um dado que só hoje saiu – e ainda sem detalhamento – sobre o interesse despertado pelos programas de televisão, segundo o Datafolha

Embora já tenha sido maior, está longe de ser nenhum: 53% têm muito ou algum interesse em assisti-los. E um terço acha que são muito importantes para definir o voto.

Ao contrário do que acha muita gente da classe média, com acesso a TV paga e distante dos programas de TV, eles são um terreno precioso para a definição do voto.

Terreno onde Dilma tem, pelo tempo e pela qualidade dos programas, tudo para avançar.

Atenção, senhores eleitores: apertem os cintos!

 Hayle Gadelha 

Será que a candidatura Marina alçou voo de tal forma que ninguém mais pode acompanhar? Nem tanto.

Claro que houve o “voto-comoção” (que ajudou muito na apresentação de Marina como sucessora de Eduardo Campos) e também o voto-hay-gobierno?-soy-contra, incrustrado no rótulo de Não-Voto, responsável pelo grande impulso que Marina teve nessas últimas pesquisas Ibope e Datafolha. Mas será que a eleição presidencial já vive um voo sem volta?

É claro que os números das pesquisas são desesperadores para Aécio e preocupantes para a candidatura Dilma. Mais preocupantes ainda para quem, independente do partido, não quer ver o Brasil mergulhado outra vez no vácuo do Consenso de Washington. Mas, calma, dá para recuperar o controle. Neste sábado, por exemplo, tanto André Singer quanto o próprio Mauro Paulino, do Datafolha, escrevem artigos com bons corretivos para esse frenesi da esquadrilha midiática.

André Singer (Rumo ao desconhecido) alerta que “há muito em aberto na candidatura pessebista”. Quais são os rumos que se pretende para uma suposta relação com o agronegócio? O programa social vai ficar solto no ar? E a base de apoio para governar, no caso de Marina eleger-se, será firme? André Singer lembra que, ao se comprometer com a independência do Banco Central, Marina aponta para um governo de “juros altos, recessão bem mais que técnica, corte de gastos públicos e desemprego”. Mais ou menos um “apertem os cintos, o piloto sumiu”.

Já Mauro Paulino (Sucesso de ex-senadora depende da cristalização do eleitorado) destaca que Marina superou o clima de “comoção”, superou o recall de 2010, abriu vantagem sobre Aécio em território exclusivo do tucano e cresceu significativamente entre os eleitores de “menor renda e baixa escolaridade, grupos onde Dilma e o governo sempre demonstraram grande força”. Mas alerta que “propostas concretas e claro programa de governo” serão decisivos. E conclui que a “ênfase exclusiva no discurso da ‘nova política’ pode, com o tempo, afastar parte dos recém-conquistados eleitores”.

Os índices estratosféricos de Marina dispararam em velocidade supersônica. Ela soube muito bem representar os que estavam insatisfeitos tanto com os vácuos do governo petista quanto com a insipidez da tentativa de voo tucano (que rapidamente virou pó). Mas até agora não conseguimos perceber um quod erat demonstrandun em suas propostas. É tudo muito frágil, contraditório, oportunista, rancoroso, tudo muito eólico e ao mesmo tempo uma guinada brutal rumo ao pior do nosso passado.

O Brasil não pode voltar a apertar o cinto e ficar eternamente preso a um mundo sem futuro. O que o Brasil precisa é de um voo tranquilo para dar asas à imaginação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

50 respostas

  1. O que podemos esperar? Essa mulher alem de não ter competência e uma louca q fala demais. É muito fácil desconstruir seu discurso. Pra mim ela foi inflada nas pesquisas como uma armadilha pro PT. Somente um tolo acredita q a presidente apoiada por Lula tem só 34%, nem no auge das manifestações isso ocorreu. A votação não deveria ser uma surpresa se os institutos de pesquisa não fossem deturpados.

  2. …”uma guinada brutal rumo ao pior de nosso passado”. É isso que esse Ki-suco de clorofila defende para o Brasil.

  3. Acho que ambas,as analises,por se tratar de pessoas com tino político-econômico,tem-se que levar em consideração.Mas contar com tal discernimento dentre os eleitores,é uma incógnita.Por que?Ora,os eleitores de um modo geral,pós comprovadas MARACUTAIAS da direita ao longo dos últimos tempos,votou em 54 no PSB-UDN.Votou em F.H.,e Collor,mesmo que estes explicitamente dissessem ao que vieram.Votaram em Alkminn,Cerra,Marina e tantos outros,que nunca esconderam ao que vieram e viriam,então a análise que se deve levar em conta,são dos CÉREBROS DOS ELEITORES.Estes sim,aqui e alhures,uma demonstração de ACEFALIA HISTÓRICA,comum entre os POVOS!E infortunadamente,não da para mudar de povo.Pelo menos com as ferramentas que existem!

      1. Concordo em parte. O caminho que pode ser tentado não é através de textos brilhantes e eruditos. Nem em estatísticas de obras feitas. O que o povo entende é a manchete. É recado direto, curto e grosso. Faltam panfletos e adesivos. Jingles bem bolados. Colar a imagem de Dilma (a foto mesmo!) a ações de interesse do povo, tais como: patriotismo (não entreguismo mesmo!); fome-zero;universidade para os pobres; enem; farmácia popular; desemprego antes e emprego agora; produção de petróleo; dinheiro do pre-sal para a educação e a saúde; combate a corrupção; policia federal livre (não republicana!; combate aos apagões com novas usinas;

    1. O pior é que a inclusão feita pelo PT em vez formar pessoas que pensam e refletem, está formando reacionários.

  4. O que eu entendo é que, no atual cenário brasileiro, os institutos de pesquisa tem muita dificuldade para acertar as pesquisas. Para começar, as pesquisas não conseguem captar o voto do interior, na medida em que são feitas apenas nas grandes e medias cidades. Alguém da chamada classe C do interior do Rio Grande do Sul difere muito do perfil de alguém da chamada classe C do interior de Tocantins. Isso, por si só, já cria uma diferença de pelo menos uns 5% na pesquisa. Pelo perfil eleitoral e pelo método da pesquisa, a candidatura da Marina Silva tende a ser beneficiada. Ademais, ela é uma bolha estilo Celso Russomano. Não sei se ela chega ao segundo turno (o Aecioporto ainda tem chances). Caso chegue, imagino que perderá as eleições por uns 10 ou 15% de diferença.

    1. Então Jose,concordo com seu ponto de vista,como exemplo percebo todo falatório que Aécio é imbativel em Minas,mas aqui no Norte Mineiro aa partir de Montes Claros que é uma cidade de médio porte,por estar situada proximo ao Nordeste só dá DILMA ROUSSEFF E FERNANDO PIMENTEL no primeiro turno.

  5. em 2010 Dilma estava 10 pontos a menos nas pesquisas e ganhou.
    este ano estão mostrando empate, sinal evidente que está bem a frente.
    estas pesquisas tentam ajudar a oposição mas não consegue, quem vota Dilma não muda o voto por nada.
    só devemos continuar trabalhando a cabeça de indecisos, não podemos parar, trabalho de formiguinha.

  6. Marina, é uma versão piorada da direita. Agora fazer o eleitor entender isso via internet é mais difícil. Nos debates Dilma tem que pressioná-la a dizer quais suas propostas. Se já vendeu o pré-sal? O que vai fazer para suprir o buraco econômico ao abandonar o pré-sal? Como vai fazer para que não haja desemprego em massa, já que ela reconhece que existe uma crise mundial na economia? espremer a Marina Mogno floresta da silva. Marina já deve ter ensaiado as respostas, mas quem mente sempre cai em contradição. Dilma precisa ter em mente que a mentirosa é a marina, a ambientalista com um marido madereiro. É chocante.

    1. Marisa,concordo contigo, mas ai eu pergunto: -quantos debates mais temos no 1º turno. Quais canais de tv e quais participantes. Todos contra a Dilma, como na Band e com canalhas de ultra direita da emissora levantando a bola para chutarem contra a Dilma? Eu comentei aqui mesmo, logo após a Band, que Dilma tem que responder sem titubear nem gaguejar, pois ela atualmente é a maior autoridade do País e melhor, é a que tem os números das realizações do governo, na ponta da língua. Não pode se assustar diante da perguntas de qualquer chinelão (a) aventureiro(a) franco atiradores, do tipo quanto mais ruim melhor. A responsabilidade da Dilma é imensa. E normal que fique mais apreensiva nas respostas, mas ela tem que superar e ir para cima com emoção, que os incautos indecisos, se decidem por ela.
      Como comentou o PHA, no CAF, o debate da Globo, beira ao golpe. Parece que é sexta, e domingo as eleições. A Globope edita como quer em seus veículos fraudulentos, seus tentáculos replicam, os Ibope e Datafaia soltam suas enquetes fraudulentas e muito babaca acéfalo político,que não sabe para que serve o Congresso Nacional, enche a cara de cachaça e outras cositas mais e decide o voto. Não sei se ela deveria ir na Globo, sinceramente. O Pinókio Paulista não foi, e nem por isso perdeu votos, segundo consta. Com a palavra, os marqueteiros.

      1. Pois eu acho que se for em algum desses DEBATES FAJUTOS,de cara tem que denunciar aos eleitores,ao vivo,a parcialidade de todos os CABOS ELEITORAIS DA DIREITA,Os ” JORNALISTAS “.Ou seja,bota-los na defensiva!Mas pra mim,é melhor denunciar no programa eleitoral,todos os dias,justificando com isso,o por que não ir aos debates fajutos da DIREITA!

  7. Marina é um encosto. Nada nela é deste mundo. Tudo é irreal, superficial, incompreensível a cada instante uma novidade. Agora os milhoes que ela recebe, sabe-se de quem. Meu Deus! porque Dirceu e Paloci foram crucificados e esta mulher endeusada. Meu Deus manda Luz ao teu Brasil. Somos seres de Luz, tira estes irmaos das trevas já , eu confio, espero e agradeço seu amor.

  8. O que tenho percebido é que os eleitores de Marina tem uma forma muito evangélica de votar. Eles formam uma irmandade onde aqueles que praticam outros credos são vistos como idólatras da virgem Maria, infiéis, pagãos, pecadores e todos já condenados ao fogo do inferno. Os que recebem o seu batismo são acolhidos, os que não recebem são excluídos. Isto é uma norma dos evangélicos, eles jogam na cara do próprio pai e da própria mãe que se eles não se tornarem evangélicos vão queimar eternamente no inferno, porque só há salvação para eles. A Marina é evangélica da Assembléia de Deus, que tem milhares de igrejas em todo o Brasil, inclusive nas zonas rurais. Hoje os evangélicos além do crescimento numérico sãos os proprietários de milhares de rádios FM, canais de TV como a Record, centenas de TVs via satélite, etc. Eu acredito que se todos os evangélicos for votar nela ela vai ter pelo monos 30%, sem contar os nulos e os brancos. Mas além dos evangélicos ela conta ainda com a ajuda da grande mídia. E os evangélicos só pensam nos seus. Se estiver bom para os evangélicos, o Brasil está Salvo, glória, aleluia. Então, quem tem outra fora de salvar o Brasil, outro modo de viver sua fé ou sua filosofia de vida vai ter que se unir em torno de Dilma, do contrário vamos ter que sofrer todas as consequência de Marina e os evangélicos no Poder. Tenham certeza, já estamos vivendo a guerra santa e a mesma guerra que foi travada entre Hitler e os Judeus na segunda guerra mundial.

    c

  9. Imaginar que se pode hoje em dia, e ainda por muitos anos adiante, dispensar ou minimizar o uso de petróleo é próprio das pessoas ignorantes que não têm a menor noção da atividade econômica industrial de um país desenvolvido. Ao contrário cada vez mais o petróleo será necessário em quantidades cada vez maiores (e nós o temos). Seguem em breves linhas alguns produtos e atividades industriais que não podem dispensar esta matéria prima, insubstituível em todos os casos.
    – Óleo combustível para navios e querosene para aviação. Óleo diesel para caminhões que não conseguem transportar grandes cargas a longas distâncias a não ser com esse combustível.
    – Gasolina para carros e utilitários elétricos híbridos, os únicos viáveis até o presente. O uso de eletricidade para estes veículos demandaria um enorme acréscimo do fornecimento de eletricidade que só pode provir da multiplicação ds hidroelétricas e das usinas atômicas.
    – Óleo ou gás natural para a indústria de: cerâmicas (pisos, revestimentos, telhas, tijolos e utensílios como louças), vidros, cal, cimento, metalurgia de vários metais, indústria de fertizantes.
    – Asfalto para pavimentação e outros usos.
    – Vapor d`água obtido por produção de calor em caldeiras a partir de gás ou óleo combustível e sua transferência para as atividades correntes da grande maioria das indústrias existentes. Produzir esta energia com eletricidade seria muito dispendioso.
    – Plásticos e resinas.
    – Produtos como matéria prima primária e secundária para a indústria química somente encontráveis no petróleo.
    Se Marina Silva coloca o petróleo como interesse secundário, ela é profundamente ignorante no assunto e assessorada por pessoas de má fé. Aliás, ela é profundamente ignorante no assunto energia quando palpita sobre hidroelétricas e rejeita o desenvolvimento da energia nuclear, as formas robustas, contínuas e controláveis (ao contrário da energia solar e eólica) mais limpas que existem.

    1. Petróleo, pré-sal, como interesse secundário? Para o Brasil e para a Petrobrás, Passa a ser prioritário para as gigantes estrangeiras do setor. Convém não esquecer que quem está à frente do modelo econômico da candidata é aquela turminha que conduziu, no governo de FHC e “NO LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE”, as privatizações.

  10. Pra mim essas pesquisas estão infladas. Acho que o Pt deveria redobrar suas atenções durante o processo votação/apuração. Impossivel tamanha mudança no quadro tão repentinamente! Por que somente agora tantos eleitores se debandaram pra oposição? Acidente do Eduardo Campos? Não acredito. Marina estava na campanha desde o inicio.

  11. Companheiros,

    O que me entriga é até agora, é a cordenação da campanha do PT fica calada e não toma nenhuma iniciativa. Ou é por incompetência, ou é porque a coordenação da campanha petista tem informações de pesquisas particulares em que Dilma esta com um percentual de votos confortavel e mais tarde a referida coordenação vai provar que a verdade mais uma vez venceu a mentira.
    Pois eu nunca vi qualquer pessoa apanhando e não tomar nenhuma iniciativa!

    1. Acho que esta história de que o Brasil está quebrado e tem uma dívida gigantesca e impagável, além de estar mergulhado em inflação galopante e não ter futuro promissor visível, tem que ser revertida imediatamente no horário eleitoral. Está demorando muito para que a campanha fale de economia, e fale em termos cabais e populares para todos entenderem, como está falando sobre ela todos os dias a oposição.

  12. Pessoal o picolé de clorofila estragada que costura a própria saia antes do debate, recebeu cerca de 1,6 milhão de reais em palestras nos últimos três anos.
    Até ai tudo bem ! Mas vamos ver se declarou tudo a Receita Federal e sobretudo se recolheu os impostos devidos.
    Sem contar que a “nova política” não abre pra ninguém quem foram seus clientes ou loucos, pois assistir uma palestra da Marina ( picolé de clorofila estragada ) deve ser um esforço mental extremo, pois extrair algo de “útil” só mesmo para ambientaloides.

    1. considerando o bando de sonegadores por trás de sua candidatura, é bem provavel que a tartaruga sem casco também deu sua sonegadinha.

  13. O que sei r estou na rua fazendo campanha para Dilma ; embarcar onda marina e como voar em avião sem dono uh e disso ela entende .

  14. É tudo muito frágil, contraditório, oportunista, rancoroso, tudo muito eólico e ao mesmo tempo uma guinada brutal rumo ao pior do nosso passado.
    O Brasil não pode voltar a apertar o cinto e ficar eternamente preso a um mundo sem futuro. O que o Brasil precisa é de um voo tranquilo para dar asas à imaginação.
    O brasileiro não desiste nunca.
    A direita Mundial tambem…

  15. Aécio, com 15% no Data Folha, é sinal que a Rede Globo e outros tantos outros orgão de imprensa que sempre bajularam FHC, reconhceram que o mocinho de Minas esta liquidado.

    Tudo indica que o PSDB, vai se juntar ao DEM e PPS, no bloco de partidos nanicos, a partir de 01/01/2015.

    Li nos jornais que tem tucanos de olho em algum cargos em um provavel governo de Marina.

    Maria ja disse que pretende governar com a parte boa da tucanada (FHC, SERRA, Pimenta da Veiga, Robson Marinho, Alvaro Dias, Mario Couto, Eduardo Azeredo, Pedro Malan, Zulae Cobra, Ieda Cruzis (Ex-governadora do RS) entre outras aves de penas coloridas)

    DEM (antigo PFL), PPS, e PSDB, não sobrevivem na oposição.

  16. O que me preocupa é que o Brasil um dia elegeu o Cacaréco, elegeu Enéas, elegeu Tiririca,etc… A diferença é que estes que eu citei eram cargos no Legislativo e a burrice ficava diluída no meio de tantos iguais. Agora estamos falando do Executivo e o eleitor brasileiro não costuma fazer leitura de “programa de governo” e estão embalados por uma campanha insana contra o PT. Portanto, acho que a situação já chegou no limite do perigo e não duvido se esta pessoa, totalmente despreparada e sem base partidária, ganhe as eleições deste ano.

    1. Sr. Irineu,
      A não ser que tenha citado nomes aleatórios e sem uma boa dose de conhecimento sobre de quem esta falando, creio que você cometeu enorme erro em citar o Dr. Enéas como um dos “desqualificados e burros”. Para o conhecimento de quem se interessa em ter, esse cidadão, provavelmente, foi a maior mente que se permitiu envolver nesse meio tão imundo que se tornou nossa política. Apesar de suas posições demasiadas radicais, não adimitir o brilhantismo de sua mente é simplesmente admitir a própria ignorância.

  17. Perguntas que Dilma deveria fazer a Marina no próximo debate: O que vc vai fazer com o pre sal? E a politica do salario minimo? Os bancos vão mandar no seu governo? Como fica o crédito para empresas e para comprar casa própria?

  18. Fernando, tu já imaginaste se essa PICARETA fosse gente? PQP, com essa imensa ficha podre ainda tem pessoas acreditando que essa vadia será a futura PRESIDENTA DO BRASIL? Vamos afastar essa assombração de nossas mentes. A figura está mais para ET do que para ser humano. A propósito, estamos nós assistindo a formação da QUADRILHA ORGANIZADA e capitaneada pela FILHOTE DA DITADURA alcunhada de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALIXO(ABJ), BANCOS PRIVADOS (itaú, satãder, etc.) e EMPRESÁRIOS (natura), todos interessadíssimos em derrubar o GOVERNO DILMA para se livrar do pagamento dos IMPOSTOS SONEGADOS. A RECEITA FEDERAL só tem moral para os pequenos contribuintes. Até parece que a RECEITA FEDERAL é comandada de dentro da GLOBOSTA, do ITAÚ, da NATURA e do FRIBOI (não é o do filho do Lula). Cadê os DARF dessa QUADRILHA SONEGADORA?

  19. Já me preparei para um desgoverno marina: já fiz minha tanga com folhas de bananeira.Tapioca e beijú, já sou bom em fazer.Já durmo de rede, afinal sou cearense. Caçar e pescar, aí o bicho pega: Aqui é fraco de mata pra caçar; e rio para pescar, nem pensar. Mas, tem avoante. Posso pegar num pombal. Mas, a sustentabilidade não permite pegar nenhuma avoante. Acho que vou ter que morar na praia e passar o dia pescando bagre. Pra morar, posso fazer casa de taipa. Talvez aí vire uma nova versão sustentável do Minha Taipa Minha Vida. Pra me deslocar, vou ter que investir muito em jumento. Quem garante que aí não esteja o embrião do novo transporte de massa sustentável: o JUMENTRÔ? Para me comunicar com os parentes, nada como duas quengas de côco interligadas com um cipó qualquer. Ou tambor. Posso escolher entre essas duas operadoras. E por aí vai… Que venha marina osmarina!!!! O atraso nos espera.!!!

  20. Os blogs progressistas ficaram muito apreensivos com essa última pesquisa. Mas eu acredito que ela não reflete a realidade, moro no MS estado que historicamente é de direita, e, aqui, não vejo ninguém falando em votar na Marina, bem diferente de quatro anos atrás quando muitos diziam que votariam nela. Ou seja, hoje a maior parte das pessoas que conheço votam na Dilma e algumas no Aécio. Considero então que a Dilma terá mais votos do que teve em 2010, até porque naquela época poucos daqueles que conheço votaram nela, a maioria votou no Serra e na Marina, situação bem diferente agora. Acho que esta pesquisa foi para esconder um fato: a Dilma está muito próxima de vencer no primeiro turno. Considero que a Marina não faz mais de 20% dos votos, o Aécio não convence e fica entre 15 e 18%, enquanto que a Dilma provavelmente tenha entre 40 e 43%, ou seja, entre 2 e 5% de votos para vencer no primeiro turno, considerando que os nanicos tem entre 3 e 5%, então estamos no limite para vencer no primeiro turno. Por isso o desespero da mídia, sabendo desse fato, fizeram essa pesquisa tentando esconder que na verdade o PT pode vencer ainda no primeiro turno, coisa que nem o Lula conseguiu, mas se a mídia não agisse poderia acontecer. Mas mesmo com toda essa mobilização da mídia, isso ainda pode acontecer.

  21. Marina representa risco, sim. Com um eleitorado altamente despolitizado e com a mídia batendo de forma insistente em Dilma, Marina pode vir a ganhar o apoio de setores nacionais que estão insatisfeitos. Vale lembrar que o alerta público de risco para reeleição de Dilma partiu de um banco espanhol (Santander) e se estende a outros grupos internacionais contrários à política do petróleo, juros e relações internacionais (BRICS). O Brasil está sob bombardeio.
    Todos os setores organizados dos trabalhadores, igreja progressista, estudantes, nacionalistas, precisam se empenhar a sinalizar e informar o risco que representa a eleição de Marina. Aqui essa opinião é improdutiva e redundante, pois todos pensam mais ou menos a mesma coisa. Temos que travar o combate arregimentando “corações e mentes”.

    1. Exato e por falar nisso , ondem estão os adesivos do PT ? Precisamos de um adesivo FORÇA DILMA urgente !
      Já mandei email por site do MUDAMAIS e do PT , companheirada, façam o mesmo pois o tempo escorre !

  22. Mas tudo isso que Gadelha escreve tem força junto ao eleitorado que já definiu o voto em Marina? Quantos sabem ou preocupam-se que Marina no poder é um retrocesso político muito sério, com consequências desastrosas para o país? Onde isso é dito para a população? Já disse, não sei se aqui ou em outro blog, que Dilma deveria utilizar ao menos um programa do horário político, para alertar os eleitores para esses riscos. Explicar o que significa a independência do Banco Central, quais os riscos para o País; a ameaça de perdermos o maior patrimônio do povo brasileiro que é a Petrobras com riscos de privatização; a ameaça de perdermos os 75% para a saúde e os 25 % para a educação (ou é ao contrário? nessa hora já nem sei mais) do pre-sal; e outros e mais outros exemplos. É preciso ser didático nesse momento. Começar pelo alfabeto e as quatro operações fundamentais. E é preciso agilidade, senão…

  23. Jovens, vocês querem mesmo Marina?

    por Gilson Caroni Filho, especial para o Viomundo

    A simples leitura do programa de governo de Marina da Silva que, como todos sabem, foi escolhida pela “providência divina” e os acontecimentos recentes envolvendo as alterações no seu programa partidário permitem levar ao eleitorado jovem pontos fundamentais que revelam a natureza extremamente conservadora. Comecemos pelas questões macroeconômicas:

    1) Marina pretende dar autonomia ao Banco Central, o BC. O que significa isso? Entregar o banco ao mercado financeiro. Não por acaso conta com o apoio de banqueiros em sua campanha.

    2) No documento, consta que políticas fiscais e monetárias serão instrumentos de controle de inflação de curto prazo. Como podemos ler este ponto? Arrocho salarial e aumento nas taxas de desemprego.

    3) O programa ainda menciona a diminuição de normas para o setor produtivo. Os mais açodados podem pensar em menos carga tributária e burocracia para as empresas. Não, trata-se de reduzir encargos trabalhistas com a supressão de direitos que facilitem as demissões. Há muito que a burguesia patrimonialista pede o fim da multa rescisória de 40% a ser paga a todo trabalhador demitido sem justa causa. O capital agradece.

    4) Redução das prioridades de investimento da Petrobrás no pré-sal. O que significa? Abrir mão de uma decisão estratégica de obter investimentos para aplicar na Saúde e na Educação. Isso, meus amigos mais jovens, é música para hospitais privados, planos de saúde e conglomerados estrangeiros que atuam na educação. O que o grupo Galileo fez com a Gama Filho e Univercidade , aqui no Rio, é fichinha perto do que está por vir. Era com uma coisa desse tipo que vocês sonhavam quando foram às ruas em junho do ano passado?

    5) Em vez do fortalecimento do Mercosul, o programa da candidata, que ” quer fazer a nova política,” prega o fortalecimento das relações bilaterais com os Estados Unidos e União Europeia.Vamos retroceder vinte anos e assistir a um aumento da desnacionalização da economia latino-americana. É isso que vocês querem?

    6) Meus caros amigos, não sei se foi a providência divina quem derrubou o avião em que viajava Eduardo Campos. Mas o que a vice dele, uma candidata que está à direita de Aécio Neves, lhes oferece é o pão que o diabo amassou. Gosto da vida, gosto da juventude, mas, agora, cabe a vocês escolher o que desejam enfiar goela adentro. Não há mais ninguém inocente.

    No campo dos costumes, cabem outras indagações. O Partido Socialista Brasileiro, que sempre teve uma agenda progressista, foi criado em 1947.

    Ao ceder a pressões para lançar a candidatura de Marina da Silva, acabou. No lugar dele, surgiu um PSB capturado pelo “Rede” da candidata do Criador.

    Pois bem, bastaram quatro tuitadas do Pastor Malafaia para o partido retirar de seu programa de governo o casamento civil igualitário. Se em quatro mensagens por twitter houve um retrocesso desse porte, imaginem em quatro anos de um eventual governo do consórcio Itaú-Assembléia de Deus. Descriminalização do aborto? Esqueçam. Descriminalização dos usuários de drogas? Nem pensar. No mínimo, procedimentos manicomiais para os dependentes. Pensem nos direitos conquistados pelas mulheres nos últimos anos sendo submetidos ao crivo de dogmas medievais. Nos homossexuais como anomalias apenas “toleradas”, jamais como sujeitos de direitos.

    Sim, pois vislumbramos uma religião se transformando em política de Estado.

    É isso que vocês querem para o país? É isso que vocês querem para suas vidas e a dos filhos que vierem a ter? Em caso afirmativo, chamem Torquemada e me avisem: não quero ver ninguém ardendo em fogueiras. Tudo é força, mas só Malafaia é poder. Não acredito que vocês desejem isso. Melhor, não quero acreditar.

  24. Aqui em Florianópolis já encontrei diversas pessoas que indicam voto no PSDB, mas nenhuma em Marina, ao contrário, todos torcem o nariz por não saber o que ela representa!

  25. Sr. Irineu (31/08/2014 às 7:10 pm),
    A não ser que tenha citado nomes aleatórios e sem uma boa dose de conhecimento sobre de quem esta falando, creio que você cometeu enorme erro em citar o Dr. Enéas como um dos “desqualificados e burros”. Para o conhecimento de quem se interessa em ter, esse cidadão, provavelmente, foi a maior mente que se permitiu envolver nesse meio tão imundo que se tornou nossa política. Apesar de suas posições demasiadas radicais, não adimitir o brilhantismo de sua mente é simplesmente admitir a própria ignorância.

  26. Penso que a própria marina vai enterrar-se .Ela por que Malafaia rangeu os dentes tirou do programa o casamento entre homossexuais ,aos poucos com atitudes como essa ela vai perder a áurea de mudança . Qual a posição dela sobre a economia o tripé que levou Grécia e Espanha a nada menos que 27% de desemprego.Ela acha que salário mínimo já valorizou demais e que bolsa família é importante mas não é prioridade . Nessa linha de pensamento diga adeus ao fortalecimento do mercado interno , e ao crescimento econômico ainda que modesto ,mas relevante frente a crise econômica mundial .Ela ainda vai cometer outros furos e creio eu se bobear ainda poderá ser até ultrapassada pelo Aécio .

  27. Tiririca “polemiza” com Marina Silva

    O atual deputado federal e palhaço nas horas vagas Tiririca (PR-SP) resolveu polemizar com a presidenciável Marina Silva (PSB), mas de forma sutil e elegante, sem citar a candidata. Em um post publicado no dia 30 de agosto, o parlamentar escreveu: “dizem q sou burro mais pelo menos sou a favor do pre-sal que vai trilhões para educação… tem uma que quer tirar isso do Brasil!!”
    (cont…)
    Link: http://www.futepoca.com.br/2014/09/tiririca-polemiza-com-marina-silva.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *