Imaginem se um candidato ou candidata, ou um jornalista, perguntasse hoje, no debate dos presidenciáveis, com toda a gentileza e urbanidade:
– Candidata Marina Silva: a Folha de S. Paulo divulgou hoje um contrato de compra apócrifo do avião em que a senhora e Eduardo Campos faziam a campanha. A senhora disse que o avião teria sido emprestado à chapa que a senhora integrava como vice. O PSB agora diz que o avião foi doado. A senhora estaria disposta a determinar que, amanhã, que é o dia da segunda prestação de contas à Justiça Eleitoral, o PSB apresente à imprensa todos os contratos, recibos e demais comprovantes desta operação, seja ela de empréstimo ou de doação? Estes e, também, os comprovantes de pagamento dos pilotos, dos abastecimentos, dos hangares onde ficou o avião?
Assim, no más, como dizem os gaúchos.
Sem nenhuma acusação, nenhum juízo prévio, apenas com fatos.
Eu devo ser, de fato, um camarada muito antiquado.
Do tempo em que debate era muito mais que apresentar uma falinha articulada em lugares comuns.
Mas que colocasse os candidatos diante de realidades e de opções.
Vamos falar de quem interessa, porque tirando Eduardo Jorge, que tem mais coragem que coerência, o resto não conta.
Aécio provou que virou um nada, e conseguiu tomar até um direto no queixo de Dilma na questão dos investimentos na mobilidade urbana em Minas.
Marina é uma coleção de evasivas, frases feitas e senso-comum.
E Dilma, preocupada em ser técnica, deixando passar as bolas quicando na sua frente.
Antes que digam que eu sou crítico demais com a candidata do PT, aviso logo: eu sou da escola da polêmica.
Querem um exemplo? Na primeira questão, de Eduardo Jorge, sobre as penitenciárias.
– Eu concordo, Eduardo, as prisões são terríveis. Aqui, a única que conhece uma sou eu, quando a ditadura me prendeu e torturou porque eu lutei paraque a gente pudesse ter isso que nós estamos tendo aqui: o direito de cada um escolher o presidente com o seu voto. Agora, nós investimos X milhões para os estados ampliarem e melhorarem as penitenciárias. E fizemos as penitenciárias federais, muito seguras e organizadas, tanto que o medo dos grandes bandidos é ir para uma penitenciária federal. Então é isso o que é de responsabilidade de meu governo: presídios federais, de segurança máxima. Lá não tem essa história de bandido controlar o crime de dentro da cela, com telefone celular, não…Agora, me fala, como é que a imprensa e estes candidatos que defendem que menores de idade vão para a mesma cadeia dos graduados do crime. As prisões estão superlotadas mesmo, é verdade, e como é que vão ficar com mais dezenas ou centenas de menores lá dentro. Sabe, Eduardo, a coisa que mais me apavora é a demagogia, dessa gente que fala em crise penitenciária e quer enfiar mais uns 200 mil presos lá dentro…
Mas este modesto blogueiro é antigo e antiquado.
Do tempo em que a gente tinha orgulho de nossas ideias humanistas e da verdade e podia usar toda a sua força cortante.
Não para agredir pessoas, mas para tosquiar as ideias desumanas, hipócritas e conservadoras, deixando com que ficassem peladas na praça.
Mas reconheço que Dilma mudou de postura, foi mais afirmativa e enfrentou.
É um grande passo.
Que será completado quando se entender, finalmente, que temos muito mais a atacar do que a defender.
O Brasil de hoje não é o nosso Brasil, é o Brasil deles, que apenas conseguimos melhorar um pouquinho.
70 respostas
Está evidente que os comitês de Aécio e Blabarina já estão se reunindo. Vai sair um ministério de consolação para o Aécio, que o aceitará como um náufrago se agarra a uma tábua, pois perderá até Minas. Já está até evidenciando uma atitude subalterna e serviçal frente à sua virtual superiora.
Desculpem me, mas Dilma outra vez foi mal. Ficou sempre na defensiva, melhorando apenas no final contra o Aécio. Mas, contra a Marina perdeu feio. Não adianta ficar só apresentando números, isso já está claro. Dilma mostra números e Marina promessas vazias: Marina sai ganhando.
Seria preciso uma pergunta como essa que colocou logo no início de seu artigo, ir “na jugular” da Marina, mostrar ao povo que quem está com ela são os mesmos que destruíram o Brasil há pouco tempo, falar da ética do jatinho, das contradições e vazio de seu discurso.
Por que não bateu no FMI tres vezes? No desemprego e juros de 45% de FHC??
Marina ganhou de novo.
Falta um Lula pra falar a língua do povo.
De certa forma é agora que a campanha oficial está começando, pois só agora o quadro real dos candidatos se estabilizou. Tivemos 15 dias de fogos-fátuos, espetáculos midiáticos, catástrofes e enterros, palhaços e trapezistas. Agora a carroça começa a andar e as abóboras vão se organizar. A agora a Marina deve começar a justificar com argumentos e dados concretos as suas propostas e parar de caetanear…
“parar de caetanear” foi ótimo, rindo à beça!
Também adorei!
Também amei.Adoro esses neologismos bem colocados.Rindo muito.
Como diz aqui no meu sertão de Pernambuco, aécinho está mais perdido do que cego em tiroteio. Dilma ainda no 1º turno. Xô satanás!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum marqueteiro teve a felicidade de cunhar uma frase que sintetiza toda a trajetória desses 12 anos como tu fizeste muito bem no fecho: “O Brasil de hoje não é o nosso Brasil, é o Brasil deles, que apenas conseguimos melhorar um pouquinho” – apesar deles (acréscimo meu).
Dilma “sabe dar nos dedos” – no sentido gaúcho. Responde bem, como quando detonou o Agripino no Congresso. Eu quero aquela Dilma, algumas vezes, pra demarcar território num debate. Agir assim numa resposta é essencial pra “intimidar o adversário”.
Fernando, pela terceira vez te pergunto. Não há como os blogueiros “sujos” agendarem uma sabatina com a Dilma, Marina, Aécio e Genro ?
Somente os blogueiros tem coragem de perguntar essas coisas amigo !
Quanto a Dilma no debate é um desastre, mas conseguiu ser a melhor do G3.
Outra questão. Alguém sabe onde anda o LULA ?
Brito:
O que mais me incomoda nesses debates, é como você mesmo citou, “ver a bola quicando, diante do gol, sem goleiro e …. NADA!
E isso acontece várias vezes, muda o assunto, e continua a apanhar.
Para quem viu,… há que saudades do Brizola!
Geraldo, eu não diria apanhar, mas sim deixar de bater. É isto que agonia, ficar repassando papéis com os números dos feitos do governo. Isto tem que estar na ponta da língua. É como uma prova oral. Será que estes marqueteiros de merda (desculpem) não percebem o óbvio. É Dilma quem é a Presidenta do Brasil. É ela que tocou obras de norte a sul do país. Então é ela que tem que desconstruir estes palhaços, metidos à candidatos. Sinceramente, se eu visse alguém, com um mínimo de competência e qualificação para substituir a Dilma, eu admitiria de público -não que fosse votar-. Mas acontece que não tem. É um bando de AVENTUREIROS, para o que der e vier, qualquer palhaçada vale falar. Está se tornando enfadonho assistir estes debates. Só para não ficar no reclame, também dou um exemplo que o próprio imbecil do Aébrio deixou quicando para Dilma, e ela perdeu de fazer um golaço, como perde o Rafael Moura do meu Internacional (e dela): O panaca do Aébrio saiu com a pérola que o Brasil não tem Ferrovias, que no mundo inteiro é um transporte mais barato blá…blá…blá. Gente eu saltei do sofá esperando…”ela vai dar no nariz dele…nunca mais verás pó…” Seria do tipo: “Candidato, o Sr.continua com problema grave de memória, pois foi exatamente seu guru, o FHC,no governo do PSDB que a RFFSA foi privatizada, e o meu governo, está retomando as construções da malha ferroviária do Brasi.” Desmanchava o babaca e mostrava quem é que manda, pô! Mas não fica procurando números nos papéis do púlpito e desconcentra do debate da emoção, e aí aparenta fraqueza e dúvida. E eu não tenho dúvidas que isto faz mal, o povo, principalmente os mais simples, não gostam, ficam em dúvida. O jargão é velho mas funciona: A MELHOR DEFESA É O ATAQUE !
“…nunca mais verás pó…” kkkkkkkkkkkkkkkkk Dilma vai ficar pensando nisso ano que vem, enquanto ficar pesando do porquê que ela não ganhou essa eleição.
Também achei que a Dilma não enfrentou de frente a Marina. A Marina ataca, mas com aqueles cliches.e tem que perguntar de forma que o publico entende de cara, na lata: Marina, voce está escondendo da juventude que pretende( ou os economistas de sua chapa) tornar o ensino pago na universidade publica brasileira? Ou, na pergunta das palestras: Foi divulgado pelo estado de SP hoje que vc faz palestras para bancos. A coordenadora de programa de sua candidatura é DONA de um dos bancos que alias mais demite no pais. Sua proposta de independencia do banco central, manutençao do tripé e acabar com o BB e caixa Economica em prol dos bancos privados assim como o BNDES interessa aos bancos. a senhora não está colocando o país sob o interesse dos banqueiros?
E assim vai.
Dilma alguma coisa colocou, mas tem uma fala muito tecnicista, e não se comunica bem. E quando começa a elencar numeros e repetir o que os marqueteiros mais ou menos treinaram é de chorar.Marina vem como imagem, de branco, maquidada, fazer seu jogo de imagem. O problema éque FALA para a TV e para o público e assim ganha elhor votos. Não fala nada, escorrega como um nabo, mas FALA PARA O SENSO COMUM e Dilma não a desconstroe bem. Isso é ruim.E aqui para o publico dos Bolgs sujos isso acontece, mas e a grande massa?
Um bom exemplo da esperteza da Marina é que qd foi perguntada depois do debate sobre a questão da Dilma de como arrumar os R$ 140 bi, ela desconheceu a pergunta e partiu de pau pra cima da Dilma. Ela a boa, a humilde e sofredora que diz que se deve debater ao invés de travar embates. Ela é muito esperta. Que a Dilma perceba isso e bem claramente.
Imagino o que pensa as pessoas que usam o cérebro pra alguma coisa útil. Debate no Brasil: 30 segundos pra perguntar, 1:30 segundos pra responder, 30 segundos pra réplica, mais blá, blá…
Faço a pergunta pro (a) candidato (a): qual sua proposta para a saúde no Brasil? Fica frio, vc tem 1:30 pra responder.
Realmente esse país é um verdadeiro espanto!!!
Creio que está mais que na hora de Lula, e não apenas Dilma, contra atacar Marina, pois ele conhece bem esta criatura que se autoproclama eleita pela providência divina, e pode desconstruir esta falsa imagem que grande parte do eleitorado tem que ela representa uma nova política. Outro ponto importante é que sejam retomadas as campanhas do cidadão invisível e de como era no passado, ressaltando que com Marina podemos ter um cenário bem pior, pois ela tem em seus quadros, pessoas que estão pouco se lixando para a população, mas sim para os interesses do mercado tanto que quem de fato “manda” em sua campanha é uma banqueira.
Em tempo: Por que em sua declaração de bens entregue a justiça eleitoral, consta um patrimônio de 135 mil reais, valor incompatível com os R$ 1.600.000,00 que ela ganhou ministrando palestras recentemente?
Vc pegou um ponto FUNDAMENTAL que até o presente não tinha visto ninguém mencionar. Isso é coisa para ser espalhada pela Internet. Façam isso, por favor, caros comentaristas a favor da Dilma.
Concordo com o Brito que a Dilma melhorou um pouco .
Creio que espera pelo bote final no debate da Globo .
Mesmo assim foi um pouco melhor que os outros/as .
Também acredito que Osmarina terá uma caída na intenção de votos .
Fernando você não é antiquado, os caras é que estão muito a frente, tão a frente, que já passaram.
Nem vimos eles…
Nada acontece, não sei o que esperam.
E olha que eu acredito piamente, na conversa dos bastidores.
PT, não é assim tão quietim..
Ninguem vai queimar a lingua…não agora!!
Mas que saudades do Brizola nos debates…
Sr.Britto.Ao respeito,aprendi com os LEONEIS da vida,é bem verdade que de longe,ha época morava em Bagé,que em debates como em qualquer jogo,se ataca sempre.O time adversário,se recua,corre o risco de que lhe façamos gol.Como na vida,o desporto serve como lição,quem tá perdendo,se desespera e ataca,e nós devemos aproveitar os vacilos,por ansiedade,para fazer-lhes mais gols ou pontos.Quem ataca em desespero,é quem esta perdendo.Os nossos adversários,a despeito das PESQUISAS FAJUTAS,estão atacando desordenadamente,sinal que estão perdendo.É lógica e em política com inclusão de números,não é diferente.Eu se fosse a Presidenta,usava o Garotinho,o Requião,o Ciro sem fazer besteira,e outros tantos,para treina-la para o debate com essa caterva de aventureiros.Vou lhe contar uma história,de antigamente,que consiste no seguinte.Contam que um Coronel-gaúcho,da década de vinte,mandou por um portador que precisava arrumar um emprego,pleitar com o Gal.Flores da Cunha,uma ocupação.Após apresentar o aludido personagem,com a devida recomendação por escrito,adivertia ao Gel.,que não seja para mexer em dinheiro,porque é meio BULIÇOSO!Claro que é uma mera historieta gaúcha,mas que traz nela o que eu gostaria de ver nos nossos candidatos do presente,para serem mais GAUCHESCAMENTE ligeiros.A Presidente viveu aqui, um bom tempo e embora não ache que sejamos mais inteligentes que os demais brasileiros,certamente somas LIGEIROS!
Os nobres amigos gaúchos talvez não saibam que a natureza da Dilma é terrivelmente geniosa, por vezes quase iracunda. Na verdade o admirável tem sido sua autocontenção, o que talvez tenha custado um bom suor a seus conselheiros midiáticos. Vendo as coisas por este ângulo, há boa evolução em Dilma para tais debates. O que se tem a fazer agora é estudar todos os golpes e posicionamentos dos adversários em campo para tentar chegar a uma nova etapa evolutiva da performance dilmista, que seria a dosagem exata e conveniente de petardos a serem disparados sobre eles, sem o risco de que passem da conta e sem o risco de serem explodidos por algum escudo antimísseis.
Alguns momentos do debate eu literalemnte gritei para a presidenta, diante da televisão: “Fala direto pra ela minha amiga…diga assim: candidata seu discurso está equivocado…provoca, desconstrói…” Daí ela começava com aquele horrível “eu considero que” ou no “meu governo…”. fala sério é dar nos nervos. Aff!
Publicado em 01/09/2014
ACABOU O VELORIOMICIO.
BLÁBLÁ É O QUE É:
FALSA-TUCANA
FHC já enterrou o Aécio. Já, já enterra a Bláblá. (O Cerra e o Alckmin sabem …)
COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+30) | Imprimir Imprimir
O debate no SBT revelou uma Dilma mais segura, mais afirmativa.
E foi pra cima da Bláblárina.
Fez primeira pergunta: de onde a Blabla ia tirar dinheiro para realizar tantos programas que custam
R$ 140 bilhões.
Ainda mais que no extenso e sempre revisto programa dela há uma única e solitária linha referente ao pré-sal.
Da mesma forma, o candidato Arrocho Neves não se refere ao pré-sal.
Agora, como com os gays, a Blabla recua.
E diz que vai fazer do pré-sal o que a Dima e o Lula já fizeram: destinar os royalties à Educação e à Saúde.
Dilma tem razão quando diz que Blablá e seus ideólogos satanizam o petróleo.
Dilma demonstrou que não há incompatibilidade entre explorar o pré-sal e produzir energia eólica.
Aliás, o Brasil se prepara para ser o segundo maior produtor de energia eólica do mundo.
Blablá rasgou a fantasia e mostrou o que é: clone de tucano, genérico de tucano, fã do Fernando Henrique !
Dilma lembrou que não existe “escolher os bons”: tem que ter lado !
E a Bláblá tem lado: a Direita.
Ela quer dar autonomia ao Banco Central da Neca Setúbal e remontar o tripé – clique aqui para ler sobre os idiotas do tripé.
(Sobre os tucanos: Arrocho Neves tem agora a dimensão de um nanico. Luciana Genro e Eduardo Jorge são muito mais presidenciáveis do que ele.)
(Dilma chegou a nocautear Aécio num debate à parte sobre os investimentos federais em Minas …)
No pronunciamento final, Bla’blá retomou a tecla da não-politica – sendo ela a Nova Esperança, “a luz”, como diz o Caetano.
Ainda há tempo para desmontar a barraca do veloriomício.
Pouco a pouco, a Bláblárina se mostra sem consistência: quanto mais fundo se vai no pensamento dela, mais se encontra, inteiro, sólido, o neolibelismo tucano.
FHC já enterrou o Arrocho.
Vai enterrar a Bláblá !
A Dilma terá tempo de mostrar o que fez e o que fará.
Ao lado do Lula, com mais Lula e mais política.
Em tempo: e o jatinho sem dono ? O PT vai agasalhar ?
Paulo Henrique Amorim
Clique aqui para ler “Bláblá esconde quem a contrata”
São os dois “lugares” que mais gosto: TIJOLAÇO e Conversa Afiada! Acho até legal a parceria entre eles. Por vezes, vejo matéria daqui exposta também lá, com as devidas considerações e agradecimentos. Por isso vim pra cá. Conheci o CAfiada primeiro, mas gosto demais daqui e do Brito.
Pois é, Brito. Eu concordo inteiramente. Chego a ficar nervoso imaginando textos e possíveis perguntas para serem feitaws no debate. É incrível, é inacreditável, que as pessoas não tenham capacidade de dizer o que precisa ser dito. Exemplo: Marina, sua coligação atual conta com 30 deputados e 4 senadores. Você pretende conversar com o que você chama de velha política para conseguir aprovar seus projetos, ou vai dissolvê-lo ou submetê-lo, como fizeram os ditadores da história brasileira? E etc, etc, etc, etc. Tem tantas e tnatas perguntas, tantos e tantos textos possíveis. Mas isso fica no sonho de militante, porque o marketing do PT é um marketing de covarde. Eu só torço que dê certo. Não pelos políticos do PT, mas pelo povo do Brasil.
Dilma como em 2010 precisa urgentemente evoluir para chegar afiada no 2 turno.
Entretanto, Dilma hoje bateu forte no Aécio e quase deu nocaute, por isso Dilma deve agora começar a bater na mesma proporção em Marina e tenho a impressão que ela não se sustenta na primeira pancada.
Força Dilma vamos a vitória.
Todos os debates, não vai ser diferente do Primeiro. São todos contra a Dilma.
Ao meu ver a Dilma tem que falar com mais clareza para o povão. Por ser uma pessoa culta as vezes tem dificuldades de traduzir o economes para que as pessoas entendam melhor.
Quanto a Marina, parece uma barata tonta no meio de galinheiro.
O MALAfaia em quem manda e da as ordens para Marina, e não obedece para ver o que acontece.
Dilma foi bem melhor nesse debate do que nos anteriores! Foi atacada por todos! Mesmo assim controlou a ansiedade. E quando as regras permitiram respondeu de forma clara e objetiva a todas as perguntas. E deixou em maus lençóis tanto a Marina Silva na questão do pré-sal e quanto às promessas inatingíveis sem lastro no orçamento, quanto o Aécio na questão da Mobilidade Urbana. Só ele não viu os investimentos do governo federal de R$ 143 bilhões em mobilidade e em Minas Gerais! Somente achei que faltou a Dilma afirmar que não dá pra comparar a situação de Marina à dos ex-presidentes Lula e FHC, que também fazem palestras, pois não é apropriado. Lula e FHC se tornaram palestrantes depois de deixar o poder – e não antes. É uma diferença fundamental. Parabéns para ela. Mas uma das melhores intervenções do debate foi da Luciana Genro(PSOL) que trucidou a Blablarina! Candidata da Banqueira do Itaú! E linha auxiliar dos tucanos! Somente isso já valeu pelo debate! A Marina já não está mais podendo se valer somente de um defunto que cita em todos os debates, intervenções e programas de TV. Sou mais Dilma!
O Kennedy Alencar fez uma pergunta para o Aécio e pediu comentário da Dilma. O jornalista citou a emenda da reeleição do FHC, o cartel do metrô de SP, o mensalão tucano (Azeredo, inclusive, foi citado na pergunta) e mandou a questão no peito do Aécio: o PSDB é conivente com a corrupção? O candidato, espertamente, não falou do PSDB, mas do PT (mensalão, corrupção, STF etc). O que a Dilma fez no comentário? Entrou no jogo do Aécio e falou apenas do PT. Meu Deus do céu! A pergunta era sobre o PSDB e não sobre o PT. Era hora da Presidente dizer o que a mídia não diz. Em resumo: o Kennedy Alencar mandou a bola quicando na frente da Dilma, que deixou passar… Aécio agradece. E Marina também.
Verdade, Diogo. Fiquei com raiva nesta hora. Que chance de ouro perdeu de desmascarar os tucanos falsos moralistas. E Dilma fica repetindo, que criou isso e aquilo, siglas que o povão nem sabe o que é e nem interessa. Bastava dar no queixo do idiota e também mostrar que o judiciário paulista e a imprensa emcobrem as falcatruas tucanas. Claro, o panaca não leva o cruzado, e cresce, e sai que a Petrobras só aparece em páginas policiais, vê se pode. Acho que os marqueteiros do PT são escolhidos pela globo,,,quem duvida!!!
O governo Dilma tem muitos avanços para mostrar, não se pode ter medo desses goiabas que não tem quase nada a mostrar, só tem veneno na lingua, vão ao debate com frases decoradas ao longo desses anos, repetidas centenas de vezes por uma imprensa nefasta. E tem mais, o país que está sendo mostrado nos programas do PT é aquele que fazem de conta que não existe, por isso aquela marinalfa não conhece e o laércio nunca ouviu falar, pois eles só conhecem o brazil das páginas dos jornalões. Assim, tenho dito, como repetiu várias vezes uma das candidatas… Dilma não precisa nem ficar nervosa, é só dizer as verdades que eles escondem.
Naquela primeira pergunta à Dilma, ela praticamente concordou com o nanico sem noção do PV, de que os problemas do sistema penitenciário, que são de responsabilidade dos governos estaduais, eram culpa dela. Nsses debates todos se unem para atacar Dilma (mesmo com o datafolha dizendo inflando Marina…), e ela fica na defensiva, mesmo com tantas incoerências e fragilidades a serem exploradas nas candidaturas de Aécio e Marina. Espero que no segundo turno ela mude de postura nos debates.
Logo na abertura do debate a pergunta da Dilma feita a Marina foi a mesma da Renata Lo Prete feita a candidata da “embrometion” na GloboNews. Vejam o “fragilidade das propostas” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete da GloboNews. Em diversos momentos a jornalista deixa a Marina sem chão. Logo no início da entrevista, aos 0:52 segundos, Renata pergunta como ela governaria em caso de vitória tendo “base uma política tão frágil”. E aqui já surgem as primeiras platitudes tipo “governarei com os melhores de todos os partidos que estão no banco de reservas”. Renata espreme e pergunta “quem fará essa arbitragem das pessoas do bem?”. Marina acredita, ingenuamente, que os políticos faram isso por obra e graça da “nova política”, mas não mais defendo seus próprios interesses. Renata, visivelmente frustrada com a resposta, diz “Tudo bem! Eu só queria saber se a senhora tinha algum plano para o caso dessas forças não estarem com a senhora…”. Em outra passagem, por exemplo, aos 11:57 minutos do vídeo Renata lembra que segundo diversos economistas “sérios” existe uma incompatibilidade entre a defesa do “tripé macroeconômico”, que entre outras coisas, prevê a realização de superávits primários elevados para o abatimento da dívida pública, e o compromisso de destinar 10% do PIB para a saúde, sem que haja crescimento econômico, tal como defendido por Marina Silva. E a candidata ao ser questionada como faria isso, retoma as platitudes tipo “governaremos por princípios e valores”, para em seguida, simplesmente, afirmar que chegaria a esse números através da substituição dos agentes públicos em “cargos comissionados” por “funcionários de carreira” na administração pública. Renata Lo Prete contesta/pondera dizendo que isso seria nitidamente insuficiente, segundo especialistas, para se atingir à cifra de R$ 40 bilhões de reais adicionais de despesa ao que já se gasta hoje para se chegar os 10% do PIB prometido pela candidata. Ou seja, a conta não fecha. E Marina, percebendo, que não tinha ficado ”bem na fita” sai pela tangente e “tenta consertar” dizendo que iria atuar nas desonerações tributárias e nos empréstimos do BNDES sem, entretanto, especificar aonde “cortaria” para cumprir suas “promessas de campanha”. Renata interrompe: “Só pra gente não perder de vista o que é empréstimo e o que é investimento”, ou seja, Marina estava confundindo conceitos absolutamente distintos. Além disso, não é possível reduzir/eliminar empréstimos do BNDES para se aplicar na saúde. Essa entrevista seguiu a do JN com o William Bonner e Patrícia Poeta. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. Já as respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/
Eu acho que, quem poderia explorara estes fatos é mesmo a
mídia alternativa.
Esperar que alguém do PIG faça isto é querer demais,eles estão o tempo
todo bombardeando a Dilma e esperando qualquer deslize de sua parte.
Porque ela não é só candidata e não pode falar o quiser como os
ouros ela é a presidente do Brasil.
Qualquer deslize de sua parte, seria milhares de vezes repetido.
Nenhum dos outros candidatos fariam isto, todos tem o mesmo propósito,
derrubar a Dilma.
É legal a campanha que as lojas de departamentos Leader está fazendo em torno da atriz Marina Rui Barbosa, usando só seu primeiro nome? “Siga a moda, siga Marina”, em plena campanha eleitoral onde tem uma candidata homônima? Isso pode? O PT não acha nada demais?
D. Dilma tem que ter o maior cuidado, para não parecer mandona nem humilhar o adversário. A coisa mais difícil nesse debate é ficar no limite, sem exceder na afronta, nem ficar atrás; pior para ela, sendo O ALVO… Os eleitores costumam ser suscetíveis aos que são humilhados. Lembro-me qdo Cristóvam perdeu para roriz: apesar de todos saberem que roriz é um bandido mafioso, não gostaram do tom imponente e condenatório de Cristóvam; então ele perdeu, apesar de ter sido o melhor governador do DF e só falar a verdade.
Hoje a Marina Silva foi tão agressiva e antipática com a Dilma que faltou perguntar se a presidente sabia com quem tava falando. O Aécio, um mal educado – o tempo todo chamou a Dilma de fracassada.
A Bláblá não responde nada, só faz um discurso oco e amalucado, como se estivesse em transe declamando um sermão da montanha genérico que serve pra tudo.Ou então ataca com acusações surreais e frases de efeito.
Da próxima vez acho que a Dilma deve mostrar cópia autêntica do inquérito da maracutaia do avião, esclarecer sobre os verdadeiros ganhos da “pobrezinha”, levar também fita com o áudio onde ela negligencia o pré-sal, dizer se é verdadeira essa história de sonegação do Itaú e Natura – e mostrar documentos.
Ah, e se a Bláblá repetir mais uma vez que Dilma “tem problemas para aceitar erros no governo” – por favor, Dilma, começa a levar a sério a discípula de Marcos Feliciano e manda ela se catar.
Realmente, ninguém merece. Quando o Brasil descobre bilhões de barris de petróleo que o mundo inteiro ia comprar, em suma, quando a gente tá pertinho de ficar um país rico de verdade, vem um avatar e diz que nós temos que olhar pra onde a bola vai e apostar em cataventos e ao raio que o parta, tudo caríssimo, raríssimo e ainda nas incubadoras dos países do primeiro mundo com previsão de teste pra daqui a sessenta, setenta anos. E até lá a próxima coalizão PSDB/Malafaia já levou a gente de volta pra baixa idade média.
Deve ter gente nesse mundo afora salivando pela riqueza que a Bláblá está esnobando. Vai se catar.
Vade retro e leva o Malafaia…
Eis aí uma excelente análise do Rodrigo Vianna e que vale muito a pena ser lida.
“Dilma, jogue fora a marquetagem!”
Link: http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/palavra-minha/dilma-jogue-fora-a-marquetagem.html#more-32753
Li e tens razão, matou a pau o Rodrigo Viana. Marqueteiros a lá…Rui Passarinho…fosse Falcão…teriam garras afiadas! Outra coisa que me ocorreu, porque Lula não vai aos debates, qual é o problema? Ele não é o principal cabo eleitoral da Dilma e o que mais representa a força do PT. Estava lá no SBT o Suplici…que mais parece um zumbi transparente e o Hadad, com cara de guri cagado. Só a presença do Lula , na platéia, acompanhando sua candidata, já colocaria os aventureiros oriçados! Como dizíamos ano passado, nas manifestações…Lula, vem pra luta vem…ou a vaca pode sim ir pro brejo.
Confio na minha candidata Dilma. Cada coisa a seu tempo e não serei eu quem vai lhe censurar. Ela terá, no tempo certo e de acordo com as suas características pessoais, que são diferentes de um Brizola ou Lula, saber melhor se colocar para expor as contradições de seu adversários. O importante para mim é saber que ela é sincera e não se utiliza de recursos capciosos como fazem seus adversários.
Por outro lado, ela, assim como o PT, sabe que “o apressado come cru” ao refletir sobre experiências até exitosas, mas apenas efêmeras de outras candidaturas no passado.
Com a assunção progressiva do discurso típico da direita mais retrógrada do país, a candidata dos banqueiros vem ficando igualzinha ao candidato do psdb em 2010. Virou um Serra de saias.
Isso tem sido muito bom no sentido de unir, pouco a pouco, todas as tendências de esquerda em torno de Dilma, pois o voto útil nunca foi tão importante como agora. É minha percepção pessoal.
Calma!
Dilma já foi muito bem hoje,na minha opinião,já mostrando que Marina Silva tem tudo para ser desmascarada e já,sem contar que ainda tem o debate da Rede Record que achamos dará mais audiência do que o do SBT.
Marina Silva mostrou no seu debate hoje tudo aquilo que Geraldo Alckmin escondeu em 2006 e perdeu as eleições.Agora não,está tudo no papel e registrado nas câmeras do SBT para o resto da vida.
O autor do blog Fernando Brito,que foi assessor político pessoal de Leonel Brizola,deveria mandar umas cópias dos debates de 82 para o governo do Rio de Janeiro,por exemplo,dos debates do dia 02/08 e 29/08 de 82 na TVS/SBT,11/09/1982 na tv Bandeirantes e o da Globo no dia 13/09/1982,para a presidente afiar as garras e acabar com essa mentira de nome Marina Silva,mas já sabendo,é claro, que Brizola,Lula e Covas,por exemplo,são inigualáveis.
Digo isso,claro,se o dono do BLOG tiver os arquivos e tivesse vontade de mandar ou achasse necessário.
Eu tenho o debate para o governo do RJ 86 da tv Manchete,realizado no dia 09/09/1986,no qual está muito ruim o meu VHS,mas vou tentar ajeitar esse VHS na medida do possível e vou colocar no Youtube essa maravilhosa raridade.
Um Agnaldo Timóteo de 86,já seria ótimo o suficiente para desmantelar uma Marina Silva,por exemplo.
Olha essa aí do Renato Rovai também muito boa:
“Debate Uol e SBT: Dilma surpreende, Marina se enrola e Aécio vira nanico”
Um pequeno trecho:
(…) Mesmo quando teve a chance de confrontar Dilma Roussef, (Aécio) saiu-se mal. Tomou duas coelhadas da candidata do PT, que partiu para cima no seu jeito Mônica de ser. Dilma disse que Aécio devia ter memória fraca por não se lembrar dos investimentos do governo federal em Minas Gerais.
Link:http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/09/01/debate-uol-e-sbt-dilma-surpreende-marina-se-enrola-e-aecio-vira-nanico/
Além de ser atacada por todos, Dilma não é somente uma candidata. Ela está no exercício do cargo de Presidente da República. Isso a limita muito. Há questões que ela não pode abordar. Por exemplo: a questão da sonegação, processos judiciais e inquéritos em andamento. Enfim, uma baita desvantagem.
Fernando? Nao seria a culpa maior do “maldito controle remoto”?……
Desconfio que em debates políticos, o importante não é responder às perguntas dos adversários, mas devolver uma outra pergunta que os deixe em “saia justa”.
A presidenta Dilma está perdendo a oportunidade de fazer isso na questão da Petrobras.
Por que ela não encara a questão do “uso político” da Petrobras falando a verdade. O Brasil importa gasolina e diesel a preço mais caro do que vende aqui. É só admitir: sim, estamos usando a Petrobras, por ela ser estatal, para segurar o preço da gasolina até as novas refinarias ficarem prontas. Quando isso acontecer, vamos importar menos gasolina e diesel, porque produziremos aqui, com o nosso petróleo, extraído do pré-sal, a custo menor. A empresa não dá prejuízo: lucrou 10 bilhões no semestre. Se não tivéssemos que importar gasolina, o lucro teria sido de 23 bilhões. Mas aí ia faltar gasolina e diesel. Ou preço teria que subir uns 20% para a Petrobras vender aqui pelo preço que compra lá fora. Nós importamos gasolina porque foi só no governo do PT que a empresa ampliou sua capacidade de refino. FHC não fez nenhuma refinaria.
Devolvendo a pergunta pro Aécio: como presidente, você faria agora um reajuste de 20% no preço da gasolina pra Petrobrás ter mais lucro?
E pra Marina: o etanol não é viável economicamente no momento porque o seu preço na bomba tem ser pelo menos 30% menor que o da gasolina. Os usineiros não conseguem produzir por esse preço, senão já teriam feito. Você como presidenta, faria um aumento de 30% na gasolina pra tornar o etanol viável?
Se eles falarem em impostos é só dizer que o maior imposto sobre os combustíveis é o ICMS, estadual. O governo federal já desonerou. Agora é com os governadores.
Pergunta para o público: o sr. e a sra. em casa concordam em deixar de lado o pré-sal, que vai render 750 bilhões para a educação e para a saúde, para nos dedicarmos ao etanol. Concordam com aumento de combustíveis para agradar analistas do mercado? Se a Petrobras fosse privada, acham que ela abriria mão de metade do seu lucro para manter o preço dos combustíveis?
É só isso: devolver a batata quente pra eles.
Mas tá difícil!
Sugiro para o Fernando Brito abrir um post para que ele e seus leitores sugiram perguntas. Quem sabe conseguimos furar o bloqueio dos marketeiros. Entendo que as perguntas acima estão muito bem postas.
Caro Fernando: creio que o João de tal, o marqueteiro da Dilma, desconstruiu a tal ponto a personalidade dela, minhcou tanto a cabeça dela que Dilma não consegue mais ser Dilma. Foi terrível ver a Presidenta admitir, logo no início, ao dar um “não pode” errado para a pergunta que o Eduardo Jorge tinha direito de fazer a ela, que “estava nervosa com o debate”. Nervosa? Ela devia é estar furiosa, atacar, atacar, atacar, desconstruir, desmontar, arrasar Marina, desconstruir, amassar Aécio, pegar todas as bolas que quicaram e chutar a gol. Ser “Bolada”. Foi é bombardeada. As oligarquias ão ganhar esse jogo, Marina vai receber apoio de Aécio – é tudo o mesmo saco com farinha podre dentro. Dilma, devidamente guiada pelo João Bobo Marqueteiro, vai se ferrar – e tendo feito tanto pelo Brasil, tando ainda podendo fazer. Pior: não é culpa do marqueteiro, no final. É culpa da Dilma mesmo, que o mantém, que jogou o Franklin Martins para escanteio. Ganah Marina, a R.R. Martin de saias, e seu reino de fantasia.
Devemos lembrar que Dilma nunca foi uma parlamentar, não domina a arte de falar… pode ser um ponto fraco para se “vender” as ideias. Mas a final, o que queremos? Uma Pessoa que saiba enganar e iludir ou uma pessoa capaz realizar projetos? Dilma é uma pessoa séria, honesta, comprometida com nosso país e nosso povo, uma pessoa de caráter… ou seja, tudo que falta a Marina Silva.
Concordo Lucas, só que nós sabemos disso…mas e os desavisados, as ovelhas, os apolíticos etc…etc…que não sabem, como saberão? Alguém tem que contar quem é quem para eles e não somos eu nem tu, tem que ser a campanha da Dilma. Caso contrário, na pior das hipóteses, eles dirão quando descobrirem: “-mas, a Dilma era a melhor candidata para o povo e o Brasil e ninguém me avisou”…já era! Abraço.
Então vamos perguntar a setores da sociedade o que eles pensam sobre esse embuste. Perguntem aos acadêmicos, aos agricultores, aos militares, `a comunidade LGBT, aos SERINGUEIROS do ACRE… Marina Silva não pode enganar a todos ao mesmo tempo…
Concordo com o seu comentário Lucas, prefiro uma pessoa capaz de realizar projetos.
Não sou AÉCIO e nem MARINA, mas com toda disgraça, eu tivesse que escolher entre os dois, ficaria com AECIO. Marina é uma “maluquinha”, aliás, não tem educação e se acha.
DILMA É A SOLUÇÃO PARA O BRASIL CONTINUAR DESENVOLVENDO
Sou Dilma, não me guio por pesquisa manipuladas, não abro não para um trem carregado de pólvora e um doido fumando em cima.Nada de Marina do Itaú que no debate defendeu o banco central para is banqueiros entre outras safadezas.
os mesmo que defenderam que os mensaleiros, especialmente petista sempre tiveram o direito de roubar o quando quisesse e safado era quem achasse ruim, agora não tem moral para cobrar nada de ninguém, quando menos herdeiro de esquerda das mais corruptas que já houve nesse país, que graça a Gloriosa, pelos menos essa parte foi extinta
Por favor não me leve a mal, é só uma curiosidade de cunho sociológico, você vai votar no Pastor Everaldo, Na Marina ou no Fidelix?
Marina diz que Dilma não reconhece seus erros… porém, quem julga o que são e o que não são erros??? Ela própria, Marina Silva!… quem não fizer o que Lunática deseja, vai ser sempre o errado! Dilma estava certa… autoritarismo puro e simples!!!
Marina Silva não é “Sonhática”… é Lunática!
Fernando, sou mais pessimista do que você.
A Dilma precisa sair da zona de conforto !
Não acho que a melhora da Dilma vai reverter o quadro de desinformação do povo. Nem ela nem o Lula fizeram a lei para regular as comunicações, então, já era esperado que o povo estivesse de cabeça feita contra o governo. Números agora não bastam..
O prejuízo da desinformação, da desconstrução do governo feita há anos e diariamente, acho irreversível.
E é por essa absoluta falta de informação que, de novo, o Brasil, o povo, vai morrer na praia sem nem saber da onde veio o tiro.
Com Vargas foi assim. Já naquela era a Petrobras o motivo de todo o conflito, pois era o petróleo que ia possibilitar desenvolver o país. Mas a oposição, assim como hoje, cumpria as ordens dos Eua para que isso não acontecesse, para que o povo não se beneficiasse da sua maior riqueza.
Esse é o ponto nevrálgico dessa eleição – A IMPORTANCIA DA PETROBRÁS PARA O SUCESSO DO POVO E DO PAÍS. Mas o povo não sabe disso nem tem noção da importância da Petrobras no seu destino e desenvolvimento.
A Dilma não vai abrir o jogo falando com todas as letras que esta eleição, de novo, é SOBRE A PETROBRAS, SOBRE A NOSSA INDEPENDENCIA ADVINDA DO PETRÓLEO DO PRÉ-SAL e que QUEM FOR CONTRA A PETROBRAS ESTÁ INDO CONTRA O PAÍS, CONTRA O SEU POVO. É isto que não ficou claro até agora.
A Dilma está se comportando como “Gerente” do governo e não como Presidente.
A defesa da Petrobrás não é para ‘gerente”, tem que ser “política”.
QUANDO É QUE A DILMA VAI FAZER A DEFESA POLÍTICA DA PETROBRÁS COMO PRESIDENTA?
QUANDO É QUE O POVO VAI SABER DA REAL IMPORTANCIA DA PETROBRÁS NO SEU DESTINO???
Se a Dilma não sair da zona de conforto, ela perderá as eleições e o povo deixará de usufruir de todos os benefícios da sua maior riqueza que é o petróleo. OPOVO NAO SABE DISSO. A CULPA É DE QUEM SABE MAS NAO FALA..
Será que se eu mandar um twiter para Marina ela também tira do programa de governo a “terceirização radical”, que vai gerar precarização da mão-de-obra e arrocho de salários?
kkkkkk
Fernando, lembra de um debate do Darcy Ribeiro x Moreira Franco em 86? O Darcy trucidou para o público politizado, mas o povo o achou arrogante, achou que bateu demais no Moreira que apanhava impassível.
Revi o debate da Dilma e entendi melhor da segunda vez. Dilma questionou Marina, não a atacou (ou quase não atacou). Já Marina atacou Dilma em vez de ser propositiva, coisa que o eleitor dela não gosta e costuma aumentar a rejeição de quem ataca.
Acho que para os telespectadores, Marina ficou abaixo das expectativas. Esperavam conhecer melhor a candidata e esperavam mais dela, mas quase todas as respostas foram decepcionantes para o eleitor comum que não é marineiro de carteirinha.
Dilma não superou as expectativas, poderia ir melhor, mas ficou dentro das expectativas. O eleitor já conhece ela, e já viu ela daquele jeito mesmo. Não deve ter ganho votos hoje mas também não perdeu. Já Marina perdeu.
Outra coisa foi que Dilma falou com sinceridade sobre coisas como governabilidade. Da primeira vez achei que ela não deveria entrar nesse assunto sem necessidade. Da segunda vez entendi melhor, Dilma passou a imagem de ser autêntica e tem o sentido de cumprir missão, cumprir o dever que o cargo exige.
Posso estar totalmente enganado, mas acredito que o PT (ai inclui a Dilma) está esperando que o Aécio venha a abordar o caso do jatinho para se tentar recuperar o 2º lugar. Isso significa que o desgaste com a discussão do assunto seria dividido entre Marina e Aécio, e o PT, teoricamente, seria o grande beneficiado.
A Marina, certamente se questionada, vai tentar enrolar e dizer que ela não tem responsabilidade nenhuma na logistica de transportes, pois isso é atividade de assessores e cooordenadores de campanha.
O Aécio prefere morrer a falar de assunto deste calibre contra a Marina. A menos que seja encorajado pelo Aloysio, que tem pavio curto.
Na próxima vez que o Aério falar em corrupção, a presidenta Dilma além de dizer que no governo do PT não tem nenhum “Engavetador geral da República”, deve lembrar que também não se construiu nenhum aeroporto com dinheiro público em terra de parentes, e que pelo visto só é utilizado por ele.
Fernando Brito, uso há muito o sinônimo, COVARDIA, há e tem muita covardia dos que deveriam ter feito e nao fizeram, dos que tiveram tudo para fazer e nao fizeram. Isto sobrou em Getulio e o resultado é que nos deixou o legado. Mas pergunto que legado ficara para daquii a 60 anos? O que diram,? Fizeram 2,3 milhoes de minúsculos apartamentos, ou casinhas, como pombais nos arredores de grandes cidades. Ou quem sabe falaram dos 7a 1 da Alemanha? Me cita uma marca para a historia?………sobrou covardia e o povo nao perdoa , simples assim. E parece que nao entenderam ainda, li a pouco na folha on line, de que vão atras de palocci e o pior ainda é o que lhe incumbiram……e tambem atras do que ajudou a esconder o controle remoto…..Entreguem logo……chega, vai e está sangrando mesmo como já disse o FHC….
Os debates estão sendo formulados para impedir a discussão dos assuntos. Isso facilita quem não tem conteúdo, quem fala sem ter que explicar como e com quais consequências. No fundo somos todos tratados como idiotas, a unica coisa que importa é o nosso voto. Há quem não se envergonhe de usar o discurso camaleônico, que é diferente a cada debate, como numa estrategia de marketing vai sendo mudado para ver se cai no gosto do freguês, no caso da política, “se colar , colou”. Como quem tem condições de entender não vai decidir a eleição, tentar ludibriar as faixas da classe media e baixa é o que se busca.
O bombardeio que o Governo sofre durante todos esses anos já teria derrotado qualquer governo ruim, mas mesmo sem apoio e tendo a maioria dos seus feitos e realizações pouco conhecidos da população, permanece tendo a confiança dos brasileiros. Isso porque não abre mão do projeto de desenvolver o País. Já parte do empresariado brasileiro abriu mão de milhares de empresas, que foram negociadas enquanto o Brasil ampliava o mercado interno e aumentava a renda. Outra parte abre mão de fazer investimentos e hoje reclama dos juros, que já baixaram para 7,25% até recentemente.
Os debates não servem para quem faz mover a economia e o PIB, todos já conhecem as propostas de cada candidato. Não servem para discutir com seriedade nenhuma ideia. Servem mais para confundir do que para explicar. Responder o que não teve tempo para resposta por outros meios é uma maneira de enfrentar o marketing e esclarecer os assuntos.
o perigo e silas malafaia como ministro e os bancos mandando.
Caro xará Fernando,
Só uma informação. Se não estou enganado Eduardo Jorge foi preso (creio que nos idos de 1969, 1970)me parece que em Recife acusado de participar de ações de guerrilha do PCBR. Não sei se cumpriu pena como Dilma, mas conheceu as prisões da ditadura.
Marina não se conforma ate hoje, lula descobriu que quem era mais competente era Dilma, mas ela Marina ficou com Ódio porque queria ser a Bola da Vez para ser Presidente, e puro ódio e Vingança,mas ela não administra nem um cemitério, onde esta as duas pessoas de quem ela se aproximou, como chico Mendes e Eduardo Campos,ela não sabe unir,nem o partido que quis formar o povo lhe confiou as assinaturas, mas ela mesmo assim tentou na marra no TSE, ela e autoritária só desune,ela e um perigo para uma nação.