Marina, o Mata-Pau

matapau

Poucas pessoas deixam tão evidentes, em tão pouco tempo, sua natureza desagregadora.

Em pouco mais de um mês desde que foi alçada, na prática, líder do PSB – porque sua candidata presidencial -, Marina Silva já se prepara para esmagar todos os setores do partido que não estejam completamente submetidos a seu comando total.

É algo que vai além de julgar se melhores ou piores as posições dos grupos se se alinham em torno de Roberto Amaral – o futuro morto – e de Beto Albuquerque, um homem que fez carreira política com o apoio dos petistas Olívio Dutra,Tarso Genro e Lula.

Trata-se de ver que Marina, incapaz de controlar o PV e de formar seu próprio partido, a Rede, firmou um pacto com o grupo familiar pernambucano e seu vice para assumir o controle total do PSB, esmagando qualquer diversidade que tenha a pretensão de sobreviver no partido.

A família Campos, com todo o respeito que se possa ter pela dor de sua perda, não se vexa em tratar o PSB como uma herdade, sobre a qual teria  o direito natural de manter o controle e fruir das vantagens políticas.

Roberto Amaral não é um louco e jogou a cartada da eleição partidária antes das eleições porque o frio da lâmina em seu pescoço era cada vez mais cortante.

E, quando Beto Albuquerque, candidato a vice e porta-voz de Marina e da família Campos nos “assuntos internos” do PSB anuncia de público que “apoiará uma candidatura de oposição” se  Amaral não desistir da votação marcada, está deixando claro que já recebeu a ordem do “cortem-lhe a cabeça” da nova  regente do PSB e do núcleo herdeiro.

Não é provável que Amaral consiga fazer a eleição interna ou, se a fizer, tenha de aceitar um acordo onde terá posição decorativa.

Vai ter o destino que Monteiro Lobeto, em seu antológico “O Mata-Pau” deu à pobre árvore que deu suporte “ao fiapo de planta”:

“Aquele fiapinho de planta, ali no gancho daquele cedro – continuou o cicerone, apontando com dedo e beiço uma parasita mesquinha grudada na forquilha de um galho, com dois filamentos escorridos para o solo. – Começa assinzinho, meia dúzia de folhas piquiras; bota p’ra baixo esse fio de barbante na tenção de pegar a terra. E vai indo, sempre naquilo, nem p’ra mais nem p’ra menos, até que o fio alcança o chão. E vai então o fio vira raiz e pega a beber a sustância da terra. A parasita cria fôlego e cresce que nem embaúva. O barbantinho engrossa todo dia, passa a cordel, passa a corda, passa a pau de caibro e acaba virando tronco de árvore e matando a mãe, como este guampudo aqui – concluiu, dando com o cabo do relho no meu mata-pau.”

Neste caso, o “fiapo de planta”, já vindo de outros troncos, foi turbinado pela fatalidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

87 respostas

  1. Também se poderia chamar de Ervas Daninhas. Começam pequenas na horta, mas se não tratar cedo tomam conta e as verduras sadias se acabam.

      1. É isso Cristiano, obrigado pelo link. Este é o modo coxinhas Tucanalha de desgovernar uma administração pública, notem que ele até no falar e nos tregeitos se assemelha ao Aébrio Neves a ao Álvoro Podle Dias. Crianças sem transpore, sem alimento, e polícia preferencialmente semi-analfabeto (pra bater antes e perguntar depois), num Estado como o Paraná que JÁ FOI referência no Brasil em vários índices, é para o povo se revoltar mesmo. Mas todo povo é como uma criança, tem que crescer para aprender, em política não é diferente. Mas que é revoltante é!

      2. É mais perigoso mesmo. Lula demonstro caso concreto em que o cara ter diploma de nível superior é pior para o Brasil. O caso da Petrobras é eloquente. Se tivesse contratado, ao invés de engenheiros, só analfabetos para fazer a refinaria em Pernambuco, jamais que o orçamento teria estourado em vários bilhões.

  2. Como alguns analistas políticos previam, a Bláblá vai rachar o PSB, tornando-o menor, e levar um pedaço (o mais conservador) para sua Rede.

    1. Lendo essa sua frase e oservando o comportamento da família Campos, em especial a viúva de Eduardo, concluo que a traição a Lula por parte de Eduardo foi gerada por orientação dessa triste senhora.

  3. Mas o psb deixou se enganar por que quis. Todos conheciam que ela é uma parasita sugadora e desagregadora, foram na onda pois queriam tirar vantagens com as ganancias reunidas de campos e marina. Se ferraram.

  4. A bela Joyce Hasselmann da Veja merecia um processo! Na sua coluna-video de ontem, ela tinha o Guzzo como convidado e distorceu CRIMINOSAMENTE uma fala (cortada/editada) da Dilma.

    Já no comecinho do video (escandalosamente editado por Hasselmann) Dilma diz: “Nosso País precisa também de ter um COMPROMISSO com aqueles que desviam dinheiro público…” e o video é cortado!

    Logo em seguida, Joyce, CRIMINOSAMENTE põe na boca de Dilma palavras que não dissera:
    Joyce: “Guzzo, ‘precisamos, então, dar PRIORIDADE àqueles que desviam dinheiro público’. Esse ATO FALHO (!!!) é mais um dos tantos cometidos pela candidata do PT”

    Tudo ocorre logo no primeiro minuto do video dela! Ver pra crer!!

    http://veja.abril.com.br/multimidia/video/quanto-mais-dilma-sobe-nas-pesquisas-mais-bobagens-ela-fala-diz-guzzo

  5. Essa situação era previsível e esperada. Repito o que já disse em outro comentário: o PSB morreu duas vezes, uma na queda do avião e outra no momento em que embarcou na canoa de Marina. Em caso de vitória desta, será escanteado. pois não tem força e estrutura suficientes para confrontar os interesses acercados de Marina Silva. Roberto Amaral deve se arrepender profundamente de ter aceitado, lá atrás, o arroubo personalista e precipitado de Campos de concorrer, já em 14, à presidência. Assiste agora, inerte, o partido pelo qual zelou ser usado como plataforma para a direita tentar voltar ao poder central. Lamentável!

    1. Ver petista morrendo de peninha do que Marina poderá fazer com a turma do PSB se vier ganhar. Digamos que ela ganhe e coloque todos esses para correr. Para onde esses só poderão, ir fora o PT?

  6. “Turbinado pela “fatalidade” não seria bem o caso, diria Tancredo. Esse também acordou tarde.

    Mas na falta de outra palavra mais elucidativa, serve.

    Monteiro Lobato era “grande” e o seu “O Mata-Pau” sobre o “ fiapo de planta” é mesmo profético para ilustrar o caso.

    Parabéns pelo post !

  7. O que vcs queriam? Eduardo Campos estava envolvido ate o pescoço com desvios da Petrobrás, a saída dele era pra se livrar da PF da Dilma. Por isso gosto do PT, o único partido com ideologia firme. O mata-pau é árvore comum aqui em SP. Os proprietários rurais vivem me perguntando se podem cortar pq vai matar a árvore hospedeira. O que eu sempre respondo é que não se pode cortar o mata-pau pq é um fenômeno ecológico que temos que respeitar. No entanto no caso de Marina o interessante é que as hospedeiras querem ser parasitadas devido sua sede de poder.

  8. Sinceramente respeito o direito de cada um na escolha do seu político, porém votar em Marina seria entrar em um jatinho fantasma, ela vive em um mundo sonhador e por isso cada hora fala uma coisa.

  9. … Alguns ‘teminhas’ que “os(as) entrevistadores(as)” do ‘MAU Dia Brasil’ não exploraram junto à candidata Marina [por enquanto Silva, para o PIGolpista!]:

    # discorra sobre o ‘lava o jato da sua campanha’ desde o tempo do Eduardo Campos…

    # é ético a senhora ocupar um imóvel de propriedade de um megaempresário, dono de postos de combustíveis e que é, inclusive, réu em várias contendas judiciais junto à Petrobras?

    # o Banco Itaú é uma das instituições financeiras que mais desrespeitam os direitos dos seus funcionários, cobra as mais altas taxas de juros aos clientes… E que tem uma dívida bilionária com a União em decorrência de fraude fiscal… No entanto, o Banco Itaú é a fonte principal de financiamento da sua candidatura – e também mantém o seu Instituto. Discorra sobre esse, digamos, dilema. Como compatibilizar os interesses públicos e nacionais no contexto desta, digamos, “velha aliança” (sic)?

    # bate-bola: a senhora é a favor do casamento homoafetivo? O que pensa acerca das usinas hidrelétricas? Por que as teses do “dotô” DEMoTucano ‘Armínio Medidas Impopulares Fraga’ lhe animam?…

    EM TEMPO: “ocês” viram como estavam sóbrios, nesta manhã(!), “os(as) jornalistas amigos(as) dos patrões barões Marinhos” do ‘MAU Dia Brasil’?! Será que a candidata Marina [Silva?! Companheira?!] serviu algum chá de ervas calmantes da Amazônia para a turma do projac?!…

    Lá isso é jornalismo, sô?!

  10. se Amaral ta vendo que estão de trairagem com ele eu renunciaria a presidência e desfiliava do partido em cima da eleição pq marina c queimou e vai levar Amaral junto

  11. Eu vou continuar avisando… Eu já conheci várias pessoas como Marina e reafirmo que elas só buscam o poder custe o que custar. E não preciso dizer o quanto é perigoso confiar em uma pessoa que só se importa em conseguir poder.

  12. Estava na cara que isso ia acontecer. É tão evidente que chega a ser sem graça. Não há grande mérito em haver anunciado isso com antecedência. A Osmarina Silva trai e desagrega como quem respira. Foi desagregadora nas igrejas, no PT, no PV, na Rede e no PS. Entregar o Brasil à direção de uma pessoa tão desequilibrada seria pedir a quem não sabe dirigir um automóvel, como eu, que pilote um boeing 767. É Dilma no primeiro turno!

  13. A política é um jogo de acomodação de interesses diversos que leva em conta a força ou o respaldo que cada um possa ter.
    Mas, a exemplo da presidente que em suas palestras ou entrevistas tem repetido que há postulados dos quais não abre mão.
    Sendo assim, continuo vendo como incompreensível a adesão fácil do Dr. Amaral e a Sra. Erundina ter embarcado na canoa com a bonita história de vida que tem que literalmente jogou na lata do lixo.
    A atitude da Sra. Luiza aderindo e coordenando a campanha da Marina fez com que eu escolhesse outro candidato para deputado federal
    Nem tudo está perdido, considero que de qualquer forma avançamos.
    Anteriormente o DEM e mais recentemente o PSDB não se aperceberam das mudanças e estão a caminho do fim, e o PSB se junta aos dois após as eleições.

  14. Quem com Serra trai, com Serra será traída.Incrível como os iguais se atraem, Serra e Marina, o cara e a coroa da mesma moeda.Comprados e vendidos.

  15. TESTEMUNHO.

    Ajudei marina se eleger Vereadora.

    Ajudei Marina se eleger Deputada estadual.

    Ajudei Marina se eleger Senadora. (nunca pedi algo em troca, por que não é do meu feitio).

    Mandei mensagem para o Lula, elogiando-o por ter colocado Marina no Ministerio do Meio Ambiente.

    Convivi com Marina por mais de 20 anos dentro do Partido. Participei com Marina em muitos e muitos encontros e seminarios produzidos pelo Partido dos Trabalhadores.

    Não foi só eu, que fiz e presenciei isto foi muitos e muitos filiados e filiadas, bem como e simpatizantes do Partido do Trabalhadores-PT (que chamamos de petistas anonimos).

    Toda vez que me encontrei com Marina nestas atividades partidatirias, sempre vi, com meus proprios olhos, ela ser bem tratada pela companheirada. Nunca presenciei, sequer uma aão de descortezia com esta ingrata.

    Fiquei sabendo das dificuldade que lula tinha em lidar com esta pessoa no Ministerio do Meio Ambiente. Se fosse outro presidente, ela não teria ficado no Ministerio do Meio Ambiente, por mais de 1 (um) mes. Digo 1 (um) mes.

    Essa senhora queria usar a sigla do PT, para ser candidata a presidente da Republica. Como o Lula prefeiriu, com sua sabedoria a Dignissima Dilma, ela ficou enfesada e abandonou o PT. Naquela época eu ja falava, que ela deveria seguir em Paz.

    Dona Marina conseguiu a legenda do Partido Verde-PV, e concorreu a presidencia da Republica. Pelo que fiquei sabendo, lá ela foi bem tratada, mas ja mostrava sua garras.

    O pessoal do PV, que de bobo, não tem nada deu um chega pra la, quando ela queria tomar de conta da sigla. E olha que ela diz que não gosta de Partido Politicos. Prefere os Malafaias e as Necas.

    Saindo do PV, ela que com não gosta de Partido Politico, inventa de criar uma rede.

    Essa passagem nem preciso contar porque todos ja sabem, que ela não é capaz de criar uma rede, quanto mais um Partido Politicos.

    Pelo que fiquei sabendo a Rede se afundo no lago de Paranoa em Brasilia, esta a 40 metros de profundidade.

    Não conseguuindo organizar a rede, resolveu ser candidata a vice na chapa de Dudu. Segundo ela a “Providencia Divina”, com sua mão ou salvou da tragedia.

    Assumiu a candidatura no PSB, no lugar do Dudu.

    O que ela fez. Tirou o comando de campanha do PSB e colocou seus amiguinhos da “Rede”. E Olhe que eu ja disse que a rede nem existe como partido.

    Voltando no caso do PT, A marina tem soltado o veneno, desde quado saiu do PT, em 2009. Tem feito calunias contra, Dilma, Lula, e o conjunto de filiados(as) do Partido dos Trabalhadores-PT. Tem cuspido no prado que sempre comeu. É um traidora, e o pessoal do PT tem que abrir o olho, porque tem alguns desavisados que não conhece a verdadeira historia e ainda trata ela de coitadinha.

    Obs.: sou filiado ao PT desde 1980. Mas acompanho sua organização desde 1978. Quando morava no ABC.

    Quero tambem afirmar que conheço toda tragetoria de Chico Mendes e ele nunca foi representante da Elite. Os()as) acreanos tem orgulho da historia deste mártir da questão ambiental. Deus o tenha em bom lugar.

    Voltando a questão anterior:
    Naquela ocasião não foram poucas pessoas que falaram que ela iria usa o PSB, como barriga de aluguel.

    O PSB, até2002, era partido nanico. Partido da familia campos e de alguns abnegados socialistas(muitos estão abandonado depois que Marina assumiu a candidatura).

    A partir de 2003, na base de apoio ao governo Lula e Dilma, o PSB, criou musculatuira, e se tornou um partido médio.

    Este Post, resume muito bem o que é Marina e qual vai ser o futuro do PSB, a partir de 05/10/14.

    QUEM QUISER VOTAR NELA, QUE VOTE, MAS TEM QUE CONHECER SUA TRAJETÓRIA, PARA DEPOIS DIZER QUE FOI ENGANADO.

    O que mais me entristece e Marina, atacar o conjunto de filaidos(as) do Partido dos Trabalhadores. Isso não perdoarei nunca.

    Jamais falarei mal de quem um dia mes serviu um prato de comida, ou quem me deu um coberto.

    Se conseguiu ler até aqui. Muito obrigado!

    Ponto final.

    1. Muito bom seu comentário. Destaco esta frase “O PSB, até 2002, era partido nanico. Partido da família campos….”. Para quem prega a “nova política” nada mais velho do que um partido pertencer a uma famiglia.

        1. Erundina saia desta Rede de entrigas, e va fazer sua campanha. Precisamos de Voce na Camara dos Deputados no ano que vem.

    2. Eu li.
      Valeu pelo relato!!

      O objetivo da direita é fazer o cidadão ter medo de mostrar opinião.
      Mexeu com Dilma, mexeu comigo!!!

    3. Caro a ingratidão é o pior dos defeitos e coloco junto nesse balaio o piçol que são hoje a oposição mais ferrenha e tão safados quanto a Maligna.

    4. Eu também sou do ABC paulista. Muito bom seu comentário. É verdade: quem conhece Marina, não compra. Na semana passada ela esteve em São Bernardo do Campo. Não conseguiu juntar mais que 200 pessoas. É um engodo essa Marina. Jogou na lata de lixo sua história. Agora todos estão vendo quem é a verdadeira Marina.

    5. Sabe, Léo, eu “sentia” que você era alguém que estava na frente do combate! Sentia mesmo!E diferente, Não sei como explicar, mas é diferente…
      Avante, companheiro, e parabéns!!

      1. Agradeço de coração os elogios, confeço-lhes se Marina me desse 50%(cinquenta) por cento do que ela ganhou nos ultimos 4(quatros) anos, segundo os jornais, dando “palestra” das, empresas que ela se nega a mostra o CNPJ, eu não faria um dia de campanha para ela.

    6. Esclarecedor Léo, nada mais justo do que um testemunho de convívio, principalmente durante tanto tempo. Mas deixemos esta bandida de lado e nos sintamos orgulhosos e representados por DILMA ontem na ONU. Não deixou por menos, deu nos dedos do Barack Boy da Coorporações e da Guerra. Eu assisti a íntegra na NBR, do discurso e da entrevista -que também foi sensacional- na qual ela deixou CLARÍSSIMO, que se reeleita o Brasil não acenitará imposições “verdes” para recuar do desenvolvimento. Que o Brasil assumiu por vontade própria reduzir o desmatamento e as emissões de co2. Disse na lata deles que USA Europa, depois que detonaram com o meio ambiente para seu crescimento, querem que os BRICS parem de crescer, com desculpas esfarrapadas, para que os BRICS não ameace suas egemonias no mundo. Disse também que os USA e aliados DESTRUIRAM o Estado do Iraque, e não resolveram nada, ao contrário o “Estado Islâmico” é um sub-produto do ódio deixado pelo OCIDENTE. Ela cresce muito quando chama a responsabilidade para si. É brilho nos olhos e muito forte. DILMAIS.

  16. O PSB vai terminar menor que o PPS. Quanto a Maria Osmarina, o que ela quer é poder. Esta mulher é uma víbora. Ninguém pode se iludir com aquele ar de coitadinha. A possibilidade de conquista deste tal “poder” fez com que ela revelasse sua verdade, abrisse mão da pele de cordeiro e já se mosrrasse, mesmo, como lobo que é.

  17. Eu fico curioso sobre a postura da Erundina, a pura, que não aceitou ser vice do Haddad por causa do Maluf.

    Será que ela tem esperança de receber um ministério?

  18. O perigo de se votar em Marina é que o seu governo será um governo de banqueiros (leia-se Itaú). Banqueiro não joga para perder. Um exemplo claro foi que Minas Gerais elegeu um banqueiro para governador. Magalhães Pinto, em 1960, na onda Jânio Quadros. Magalhães criou um imposto chamado ”Adicional Reembolsável”, em que os mineiros pagariam um pouco mais pela mercadoria, e posteriormente este dinheiro seria reembolsado. Pois bem, nós mineiros pagamos, e nunca vimos a cor do dinheiro.

    Votem em Marina, que logo aparecerá um adicional reembolsável da vida.

    1. E isto sem contar que Magalhães Pinto foi uma das lideranças civis do golpe de 1964.

  19. Por onde a Maligna caminha as flores murcham,passou por tantos partidos e só levou a discórdia,o PSB está cabisbaixo,envergonhado e desmoralizado,tenho pena de Roberto Amaral e descrença total em Erundina a ex indignada.
    Não poupemos o defunto pois foi por seus imensos erros que o PSB meteu uma bala em sua própria cabeça.Os Gomes perceberam e pularam fora.
    Partido!
    Partido é dos Trabalhadores!!!

    1. Luiz Mattos,
      você é de concordar comigo e outros leitores deste excelente Blog, que Marina foi acolhida no primeiro semestre deste ano, para ser vice do Dudu, porque muitos achavam, baseado não sei em que dados, que Marina como vice, transferiria, uns 20% do que ela obteve em 2010, para campanha do Dudu.

      Falavam o seguinte: 20% de Marina mais uns 10% de Dudu, ja estaremos no segundo turno com 30%.

      O que aconteceu: Maria não transfereiu nem seque 1% para o Dudu, pelo contrário o Dudu, perdeu 2%, estando ao lado de Marina. Pois se contavam com 10%, e ele quando morreu só tinha 8%, foi porque não só Marina não transferiu os 20%, como a presença dela ao lado do Dudu afugentava os militantes historicos do PSB.

      Posso esta enganado, mas Marina não alcançará nestas eleições os 20% que ela obteve em 2010.

      Em 2010, os pessoal do PV, heroicamente levou ela até o ultimo dia de campanha unidos e com entusiasmo.

      Este ano, pelo menos, na cidade em que moro e na minha região não vejo o pessoal historico do PSB, entusiasmado com a candidatura de Marina. Pois eles mim dizem que ela é oportunista e pode fazer com o pSB, o mesmo que ja fez com o PT e PV. Usa a sigla depois sai falando mal.

      Posso esta até enganado.

      Pela minha avaliação até o momento, se ela alcançar 15% ja esta de bom tamanho. Para uma pessoa que não da valor a Partidos Politicos. Quem não da valor a Partido Politicos, não da valor a Democracia.

      1. Sem partido sem democracia.
        Desde o inicio da campanha digo que por onde ando não percebo os 20% de 2010 e não fosse o apoio midiático isso seria visível a todos.
        Venceremos esta eleição mas teremos de cobrar o afastamento URGENTE do tucano Zé da justiça e globernardo, uma comunicação qualificada do Governo e que Dilma assuma o compromisso assumido conosco no encontro dos delegados do Partido em relação a mídia elitista partidária e golpista.
        Chega de apanhar!

        1. Não sei se vocês dois -Leo e Luis-, viram esta matéria fantástica do Jornal Já e também vinculada no Carta Maior, que escancara o modus Globo-RBS, de fazer Negócios e Politicagem. Pena que grande maioria do Povo Gaúcho não sabe e acho que nem se interessa. Mas mostra a matéria, claramente porque a RBS quer Governar o Rio Grande do Sul através de seus (sempre) funcionários Ana Amélia Lemos p/governadora e Lazier Martins para Senador, este último, chocante, pelo PDT, que não honra o Brioso Briozola que era um dos únicos políticos deste país à enfrentar o poderio da Globo e seus afiliados. Não é que os “exemplos da ética” Lazier e Ana foram para a Política para fazerem o “bem” para os Gaúchos…foi a forma que seus patrões encontraram de manter seus padrões RBS de salário e status social (agora com o dinheiro do povo) e de lambuja a troca de favores que se pode esperar dos dois para o Grupo, através de seus mandatos. Esta é a Globo em ESTADO PURO no Rio Grande do Sul!É chocante a cara de pau de ambos…de dar nojo!

          http://jornalja.com.br/a-tesoura-que-assombra-a-rbs/

  20. Marina vai usar a casca, o invólucro, daquilo que sobrar do PSB para gestar sua “Rede” sem precisar passar por “toda aquela dificuldade ou burocracia” exigidas por lei para criação de um “partido para chamar de seu”! A biologia poderia explicar isso melhor!

  21. Erundina e os históricos do PSB , com a participação especial da família Campos , deveriam escrever um livro para a posteridade :
    ” Como Construir , Alugar e depois Afundar Um Partido ,com suas biografias junto “. Seria útil para a democracia.

  22. Pois é, Léo…

    Isso tudo é verdade. E ainda se fosse só ingratidão e vingança seria menos danoso, mas o pior continua sendo as ligações dela[Marina] com lideranças e interesses que visam destruir o crescimento do Brasil, reduzir a sua soberania e torná-lo dependente economicamente dos EUA e seus apoiadores.

    Estão infiltrados, faz tempo, em solo brasileiro tentando desestabilizar o governo a qualquer custo. Manobram o povo, sobretudo o jovem despolitizado que é fruto da desinformação sistemática dos meios de comunicação. Contam com o apoio da imprensa escrita, falada, virtual, do apoi das classe de empresários e da indústria,dos Bancos etc.

    Eles são organizados, você sabe, e os seus tentáculos são percebidos em todos os seguimentos da sociedade. Foram infiltrados nos movimentos sociais, sindicatos, Ongs, Associações etc, para enfraque-los e provocar dissidência.

    Marina foi uma dessas cooptadas, só que a sua escolha deve-se mais ao fato deles não terem tido alguém em melhores condições do que ela para fazer o serviço sujo para eles, do que as suas virtudes, aliás, virtudes estas que eles sabem que ela não tem.

    Precisam alimentar essa farsa diariamente até o dia das urnas.

    Assistiremos a esse escárnio sem trégua.

    Tancredo, se não estivesse numa sepultura e vivesse nos dias atuais, seguramente olharia mais para os lados e tomaria todas as medidas possíveis para que o objetivo dos seus opositores não extrapolasse os limites do “aceitável”, do “razoável” em nome do poder. No Brasil, o excesso sempre foi proporcional a ignorância.

    Brizola era muito transparente e expressava muita lucidez quando o assunto versava sobre o “poder”, e a sua trajetória deixou grande legado para história política Brasileira e deveria ser entendia como um conselho para os que viessem depois dele.

    Muita das vezes, as melhores mensagens é as que estão nas entrelinhas. O poder corrompe os homens a ponto de lhes cegar a alma. Quem tiver olhos que veja ou abstraia, porque a negligencia pode custar um sonho ou uma vida de luta.”

    É isso aí, Leo.

    1. Como disse no meu texto, não foi só eu que fiz campanha para Marina (sem cobrar-lhe nenhum centavos), não só foi eu que participei de atividades partidas com Marina, por mais de 20 anos(onde ela era muito bem tratada), como eu foram milhares de petistas e simpatizantes que hoje se sentem incomodados com as grosserias que ela vem fazendo com o Partido dos Trabalhadores-PT, com Dilma, com Lula e com o conjunto dos(as) filiados(as) do PT, que por mais de 40 anos ajuda a melhorarrar a vida de todos(as) brasileiros(as)

      A LUTA CONTINUA.

      Marina por favor, se serva do banquete com a Direita Golpista, continue fazendo suas palestras e recebendo boas mesadas, com patrões anonimos, mas não agrida os(as) filiados(as) do Partido dos Trabalhadores-PT!

    2. isso mesmo. Peço aos seres de luz, muita luz para enfrentar estas trevas todas. Alcançaremos. Sinto isso. Vamo eleger Dilma no primeiro turo e todas estas trapaças armadas por esta elite perversa deverá ajudar a militância a se tornar mais valente e defender as mudanças necessárias para o Brasil avançar mais. Luz para todos.

  23. Engraçado que vivem falando, escrevendo etc , que o Stalin é quem arrasava com os adversários .

  24. No fundo, Amaral não queria a candidatura da Curupira. O PIG enfiou-lhe goela abaixo. E agora, engasgado, não consegue expeli-la. É provável que morra mesmo.

  25. Marina com certeza deve ser o mata-pau, a figueira que veste inteiramente a árvore a hospedeira para tomar sua forma e sua altura, matando-a sufocada e substituindo-a no mesmo espaço da floresta. Mas quem viu sua entrevista hoje no Bom Dia do Globo, pôde observar que ela garantiu que não vai mudar nada no governo Dilma, não vai “mexer” na CLT, não vai “mexer” nos subsídios para habitação etc., não vai “mexer” nos bancos públicos. Apenas vai “melhorar” tudo, “aperfeiçoar” tudo, e vai acabar com os “mal feitos”, não se atreveu a falar a palavra “corrupção” mas que vai acabar com a má gestão disto e daquilo que já existe. Ignorou as obras de infraestrutura que estão sendo tocadas, quando falou que elas eram necessárias, mas que não existiam. Falou então que vai criar um “conselho de responsabilidade fiscal”, para acompanhar as obras que iria fazer, e evitar alongamentos de prazos e aditivos financeiros. Para espanto da Míriam, que com muito jeito para não ferir sua sensibilidade, pediu que ela explicasse como este conselho se inseria no quadro institucional e democrático, já que para este fim que ela citou existia já o TCU, expressão da fiscalização do Congresso Nacional sobre o executivo. Marina tergiversou e não respondeu satisfatoriamente esta indagação. Falou depois en passant que iria dar autonomia ao Banco Central e sobre isso nada mais disse e nem foi questionada. Em suma, Marina coloca toda a proposta de seu programa de governo na fé que por alguma razão insondável o eleitor se obriga a devotar a ela e à sua equipe, uma fé cega de que farão o que já existe de uma forma muito mais eficiente, limpa, honesta, perfeita, segura, sem erros ou desvios de qualquer natureza. Em um mundo ideal. Em um mundo onde nenhum setor do governo será entregue a políticos em troca de apoio político para governar. Nem mesmo a ditadura militar conseguiu governar em mundo assim, mas ela acha que pode.

  26. O que é estarrecedor é o PT deixar-se imolar neste processo todo. Isso com o “ministro da in-justiça” do Partido.
    O caso do avião fantasma não provocou nenhuma manifestação do Zé Cardoso. O Bernardo Plim Plim nunca falou abertamente do massacre que o PIG desfere contra o inerte Partido.
    Camaradas, precisamos oxigenar o PT, caso contrário este morrerá de inanição em meio as suas contradições eternas, tentar conciliar o inconciliável.

    1. Iskra, em nome da “governabilidade” os partidos acabam tendo que se adequar a certas práticas, não vou entrar em detalhes, infelizmente muito comuns na política brasileira e que já estavam instaladas no planalto muito antes do PT entrar para o governo.

      Para governar o PT teve que “ceder” a algumas delas, como todos fazem. Essas práticas malditas existem e sempre existiram em todos as esferas de poder, seja ele estadual, municipal ou federal. Extrapolam e podem atingir também empresas.

      Quando a Lula entrou no governo a Petrobrás, por exemplo, já estava “aparelhada” e a corrupção era e é ainda hoje sistemática. É algo maior do que se pode imaginar podendo, inclusive, engolir até partidos inteiros e arrastar não políticos também..

      Há uma complexidade em tudo isso para uma pessoa pública – Se você dá sinais de ruptura a reação é imediata e isso te coloca em evidencia. Daí para frente o terreno é minado e o enfrentamento começa partindo de todas as frentes de forma articulada ou orquestrada. É nesse momento que se percebe e se tem a exata noção de que a tal “governabilidade” é, na verdade, uma “armadilha” que coloca todos em numa situação de “quase” cumplicidade. Por que “quase”? Porque quando você chegou o “sistema” já tinha o seu funcionamento estabelecido e até que algo extraordinário ocorra – por exemplo, você dando sinais de que não concorda com o “sistema” ou sinais de ruptura com ele, esse tempo em que você se submeteu a ele é usado contra você sob a alegação de que você fazia parte dele e, portanto, é “conivente”e dele se beneficiava “pessoalmente”. Para piorar, pessoas do seu partido tropeçaram e fizeram parte de outros esquemas por conveniência.

      O Zé Dirceu e o Genuíno suportaram um reflexo do que foi essa “ruptura” incipiente. Na verdade, esquema existe tanto na estrutura do Poder como numa empresa da qual o governo faça parte, o que dá no mesmo. No caso deles, o dinheiro do esquema era “privado” e não “público”. Isso mudaria tudo, mas tudo foi manobrado.

      Por causa da introdução absurda da tese do “domínio do fato” muita gente boa pode ter a sua vida “complicada” maliciosamente a partir de então. Isso é, sim, uma aberração jurídica sem precedente, inconstitucional, mas que foi introduzida no Direito brasileiro com a finalidade de servir como amparo para possibilitar uma condenação “manipulada” e com um inevitável reflexo na esfera política e que, por sua vez, é capaz de interferir diretamente no destino do país- pode e acaba por sugerir “constrangimentos”. A oficialização coube ao Joaquim Barbosa[a condenaçao]. A tese vergonhosa no nosso ordenamento jurídico para que produzisse os efeitos desejados contra um “alvo” que se revelou discorde da maioria, nesse sentido, comparado a uma arma “político-jurídica”.

      Se não fosse essa tese do “domínio do fato” criada com a finalidade “exclusiva” para uso “político”, não haveria “mensalão do PT”, não haveria “ameaças” sórdidas aos seus integrantes[ principalmente ao Lula e a Dilma], porque na constituição federal a condenação só é admitida com base em “provas” e dentro do devido processo legal respeitando os regramentos jurídicos a eles pertinentes.

      Com a condenação com base no “domínio do fato” o PT perdeu não só uma guerra jurídica, ele perdeu principalmente a uma guerra “Política”, porque era disso que se tratava o processo. Tudo seria diferente para o PT a partir de então.

      Essa tese do “domínio do fato” é jurisprudência, foi criado para ser uma arma político-jurídica contra o PT naquele processo e agora fica difícil para o PT levar adiante certas “questões”, porque agora no direito brasileiro para condenar não mais se exige a prova do ilícito – basta somente “indícios” – aí entra a “arma” – que se não houver “prova” serve a tese do “domínio do fato”. Se o sistema é corrompido, então quem está lá é culpado mesmo sem ter prova material da sua participação? Claro que não. Mas essas provas podem ser “infundadas” ou “não ter materialidade”, certo? O escândalo já acarreta uma condenação antecipada da opinião pública.

      É uma encruzilhada política e jurídica para o PT, para o Direito e para o país.

      Se não houver uma Reforma política nada mudará no Brasil,nem mesmo se a Dilma for reeleita. Se o povo não clamar nas ruas pela reforma e pela a lei de regulação dos meios de comunicação, ninguém dentro da estrutura do poder conseguirá, porque defender mudanças em certas “questões que envolvem interesses” podem ensejar como “lembrete” a existência da tal “tese” que “pode” derrubar qualquer um, porque o “sistema que está aí” sempre foi esse e todos, sem exceção, tiveram que a ele se submeter – uns para governar, outros para se beneficiar.

      É mais ou menos por aí o estrago e a inação – a tal tese repercutiu e está tudo meio que “amarrado” na vida pública. O próprio “sistema” é uma arma contra a justiça.

      Difícil isso..

  27. Pobre Brasil e pobre povo brasileiro se Marina Mata-Pau assumir esse País. Será a destruição de toda a árvore de benefícios que Lula e Dilma plantaram ao povo.

  28. Abram os olhos pessoal! Vejam o “fragilidade das propostas” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete da GloboNews. Em diversos momentos a jornalista deixa a Marina sem chão. Logo no início da entrevista, aos 0:52 segundos, Renata pergunta como ela governaria em caso de vitória tendo “base uma política tão frágil”. E aqui já surgem as primeiras platitudes tipo “governarei com os melhores de todos os partidos que estão no banco de reservas”. Renata espreme e pergunta “quem fará essa arbitragem das pessoas do bem?”. Marina acredita, ingenuamente, que os políticos faram isso por obra e graça da “nova política”, mas não mais defendo seus próprios interesses. Renata, visivelmente frustrada com a resposta, diz “Tudo bem! Eu só queria saber se a senhora tinha algum plano para o caso dessas forças não estarem com a senhora…”. Em outra passagem, por exemplo, aos 11:57 minutos do vídeo Renata lembra que segundo diversos economistas “sérios” existe uma incompatibilidade entre a defesa do “tripé macroeconômico”, que entre outras coisas, prevê a realização de superávits primários elevados para o abatimento da dívida pública, e o compromisso de destinar 10% do PIB para a saúde, sem que haja crescimento econômico, tal como defendido por Marina Silva. E a candidata ao ser questionada como faria isso, retoma as platitudes tipo “governaremos por princípios e valores”, para em seguida, simplesmente, afirmar que chegaria a esses números através da substituição dos agentes públicos em “cargos comissionados” por “funcionários de carreira” na administração pública. Renata Lo Prete contesta/pondera dizendo que isso seria nitidamente insuficiente, segundo especialistas, para se atingir à cifra de R$ 40 bilhões de reais adicionais de despesa ao que já se gasta hoje para se chegar os 10% do PIB prometido pela candidata. Ou seja, a conta não fecha. E Marina, percebendo, que não tinha ficado ”bem na fita” sai pela tangente e “tenta consertar” dizendo que iria atuar nas desonerações tributárias e nos empréstimos do BNDES sem, entretanto, especificar aonde “cortaria” para cumprir suas “promessas de campanha”. Renata interrompe: “Só pra gente não perder de vista o que é empréstimo e o que é investimento”, ou seja, Marina estava confundindo conceitos absolutamente distintos. Além disso, não é possível reduzir/eliminar empréstimos do BNDES para se aplicar na saúde. Essa entrevista seguiu a do JN com o William Bonner e Patrícia Poeta. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. Já as respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  29. a marina e daquelas pessoas que nao acreditam que o homem foi a lua,que tv preta e branca e’ melhor que a colorida e que a neca setubal e’ educadora preocupada com educacao publica, essa e boa nao???

  30. Pois pra mim,o PSB tirante poucos,já nasceu moribundo.Desde tempos atrás.Trair ´já era sua prática passada,tirando poucos,mas já era,desde que se transformou em FEUDO DE FAMÍLIA,exceto Miguel Arraes e alguns poucos admiráveis homens brasileiros,que sobreviveram em suas margens.Não tem hoje,do que arrepender-se,pois foi quase sempre assim,exceto por uns poucos patriotas que por lá estiveram.Quem trai uma vez,continua…

  31. belíssima lembrança do maior contista brasileiro.
    marina é o mata-pau do psb?
    e o márcio frança?

  32. Partidos descaracterizados, feito de oportunistas, com o único objetivo de se reproduzir no poder. Sem reforma a política é só negócio.

  33. Usando o nome da peça de teatro – “quem diria greta grabo acabou no irajá.! Hoje o PSB,com marina roberto amaral, erudina e outros da gangue sendo os querinhos dos gorilas de pijamas dos clubes militares – refaço a peça teatral – ” quem diria psb,marina,roberto amaral,erudina acabaram no DOICODI!”
    Pedro Luiz

  34. Esta Marina necessita de oração. Eu oro para ela assim:
    Senhor do universo, meu Deus, neste exato momento eu recorro a vós e peço que ilumine a mente e o coração de Marina Silva, para que ela possa compreender a grande verdade que é sua vida. Eu peço isso não por ela, para Vossa maior glória e o bem de todas humanidade, que assim seja. Amém.Somos seres de luz e devemos ajudar aqueles que estão desviados.

  35. pois é … ela é assim mesmo … a Maria Alice Neca que se cuide. Se bobear ela surrupia o banquinho da outra hahahahaha!! Mas ali o buraco é mais embaixo…

  36. Vocês estão brincando… O partido aceita a turma do DEM e vocês ficam falando que tudo de ruim é culpa da Marina… Ela é apenas uma parte do problema no PSB, que já não é PSB há muito tempo. Infelizmente…

  37. Léo,meus parabens pelo seu testemunho. Eu e minha familia, tambem trabalhamos para elegermos Marina candidata a vereadora, quando não podiamos nem usarmos estrelinhas do PT, pois eramos perseguidos pelo pessoal da elite acreana.

    Hoje não faço campanha para Marina, pois ela disse que Chico Mendes era da elite, o que não concordamos.

  38. Acredito que a Marina seja uma das piores postulantes a presidência da república que eu tenha visto. É uma pessoa desprovida de conteúdo politico, vive equivocada, promete qualquer coisa conforme a conveniência da plateia, quando suas mentiras são desmascaradas finge-se ridiculamente de vitima. Aos poucos aparecem os confrontos com o PSB (partido de aluguel) evidenciando seu lado tirânico no trato com as divergências. Espero que na próxima eleição ela não apareça mais.

  39. A Marina é na política,aquilo que é mais temido em qualquer empresa ou organização: O Burro com Iniciativa.

  40. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  41. A casa caiu! TSE concede direito de resposta ao PT na Veja (1 página inteira)
    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, nesta quinta-feira (25), direito de resposta ao PT na revista Veja em razão de reportagem que afirmou que a legenda pagou para impedir a divulgação de escândalo.

    O advogado do PT, Alexandre Severo, afirmou que a reportagem ofendeu o PT e prejudicou a sigla no processo eleitoral.

    O material, publicado de forma irresponsável na edição de 17 de setembro, afirma que Emivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus Bansval, chantageou o PT para não revelar uma operação que teria desviado, segundo a revista R$ 6 milhões da Petrobras, em 2004.

    A revista afirmou que dinheiro que foi desviado da estatal para subornar um empresário que ameaçava envolver os nomes ligados ao partido.

    Imunda – O relator do processo, ministro Admar Gonzaga, afirmou que a reportagem traz “ofensa infundada” contra o PT.

    “A matéria não informa a origem dos dólares que afirmou terem sido usados para silenciar Enivaldo Quadrado”, afirma.

    “Percebe-se que a representada (Veja) não trouxe elementos confirmadores das informações trazidas. Trata-se de ofensa infundada”, afirmou.

    O voto foi acompanhado pelos outros seis ministros da Corte.

    Agora, Veja será obrigada a publicar resposta do PT, de página inteira, em sua próxima edição após ser intimada.

    “O texto será escrito em caixa alta, numa página inteira, localizada logo após a metade do caderno, onde foi publicada a fotografia do leque de dólares”, decidiu a Corte.

    “A editora deverá juntar aos autos comprovação do cumprimento dessa decisão”, disse o relator em seu voto.

    Da Redação da Agência PT de Notícas
    – See more at: http://pocos10.com.br/?p=13839#sthash.8pq3TIlo.dpuf

  42. Ta na hora do comando de campanha de Dilma mandar ouvir o que o Reinaldo Azevedo tem falado de calunias a Dilma e ao Pessoal do PT, e pedir direito de reposta, bem como indenização por danos morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *