Há exatos 20 dias, este modesto comentarista escreveu: “ A oposição entra em alerta com risco de queda de Marina e derrota no 1° turno“.
Embora me fosse conveniente o contrário, sobretudo na hora de apostar na Mega-sena, não sou dotado que qualquer dom premonitório e muito menos de uma capacidade analítica extraordinária.
É que – e cada vez mais, quanto mais velho – procuro olhar a política como um jogo de aspirações sociais, interesses políticos e econômico e estruturas de poder.
Há um poder no Brasil, imenso e incontrastável: o mercado financeiro e suas expansões: a mídia e a elite.
E são estas suas expansões que o estão deixando claro: estão tentando corrigir, às pressas, a aposta arriscadíssima que fizeram na tosca criatura com que pretenderam derrotar o governo e voltar à sua velha e histórica expressão política: o PSDB.
Os jornais de hoje, pelos porta-vozes de sempre e pelos que “nasceram” com um sentido ético que entende democracia como a liberdade do mercado e a prevalência dos “cultos”, deixam isso claríssimo.
Nenhuma dúvida de que querem, embora sérias dúvidas de que possam, apesar de São Paulo, pois no restante do Brasil Aécio é incapaz de galvanizar sequer o sentimento de oposição ao governo. Suas dificuldades em Minas, sobretudo, o fragilizam ao extremo.
Não é possível prever que o conseguirão, porque embora poderosíssimo seu caldeirão midiático e instintivo o faro elitista, esqueceram que as estruturas orgânicas da política têm um peso fortíssimo e se lançaram na aventura marinista que murcha, mas ainda é forte.
Como também é impossível prever se o crescimento de Dilma Rousseff será suficiente para fazer desta o que a direita errou ao tentar fazer com Marina: uma eleição com o segundo turno já no primeiro.
As pesquisas de hoje, daqui a pouco, creio que seguirão a “trancá-la” na mesma posição e a elevar Aécio, claro que dentro dos limites do possível, o que seria uma temeridade, apenas por sensibilidade, quantificar.
Pode ser até que não seja possível um coisa ou outra, mas desejo não lhes falta.
E no segundo turno?
Bem, esqueçam estas pesquisas.
Onde Marina e Aécio podem chegar, ela depenada por um fim de campanha em queda, ele sob o risco severo de uma derrota em primeiro turno em Minas é algo que perguntar agora não gera respostas seguras.
Exceto a de que vão ter dificuldades imensas, maiores do que os cálculos de transferência de voto mostram agora.
PS. Acaba de sair a pesquisa Ibope. Não deu para fazer nada. Vamos ver o Datafolha.
23 respostas
Olhem “carreata monstro” do Ah! é Sim! kkkkkk! Mudando de assunto! Alô meu povo! Se você é eleitor no Rio de Janeiro, por favor, não vote no Eduardo Cunha(PMDB-RJ)! Agora é nossa vez de nós cidadãos irmos à forra contra esse CRETINO! Você que me lê, me ajude, divulgue e dissemine essa mensagem ao maior número de pessoas! Faço e farei campanha vigorosa nos próximos dias para que o Deputado Federal Eduardo Cunha do PMDB do Rio de Janeiro NÃO seja reeleito, embora saiba que a essa altura seja uma Missão Quase Impossível tal o volume de dinheiro injetado pelas empresas que estão por trás deste “Senhor das Trevas”. E que, por isso, dificilmente, terei sucesso(rsrsrs)! Mas não custa tentar. Não é mesmo? Afinal, a IMENSA MAIORIA do eleitorado define seu voto para deputado nos últimos dias que antecedem ao pleito. Não VOTE NELE porque, entre outras razões, ele é considerado o INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM da cidadania capaz de bloquear a aprovação de projetos importantes como a Reforma Política e muitos outros de vital importância para a sociedade, como foi o caso quando tentou derrubar o Princípio da Neutralidade da Rede e a aprovação do Marco Civil da Internet, que beneficiou a todos nós cidadãos. Ele é o líder da bancada do PMDB na câmara e vive de tentar “chantagear” a Presidente Dilma em diversos projetos importantes para o interesse do país, como a Lei dos Portos, introduzindo a chamada “Emenda Tio Patinhas” quando a Medida Provisória chegou a ser qualificada, vergonhosamente, como a “MP dos Porcos”. Mas também é um dos líderes da PODEROSA, OBSCURA e FISIOLÓGICA bancada evangélica que deu apoio e sustentação política ao Pastor Marco Feliciano, aquele da “cura gay”. Se o PMDB conquistar maioria na Câmara dos Deputados e levar o Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a Presidência daquele poder, então, “adeus” Reforma Política, Plebiscito Popular, muito menos Constituinte Exclusiva. Por favor, me ajudem e repassem a seus amigos, vizinhos e conhecidos seja por e-mail, ou redes sociais. Mais detalhes sobre esse “traste”, ou melhor, “Sabotar da República” em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/133286/Isto%C3%A9-Eduardo-Cunha-%C3%A9-o-sabotador-da-Rep%C3%BAblica.htm . Vejam esse breve vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6g9sUp9MOuo
É melhor cravar 13 em toda lista.
É isso aí, Onda Vermelha! Que o RJ NÃO reeleja Eduardo Cunha. Não sei se o ex-deputado Brizola Neto está concorrendo pelo RJ, mas se estiver que o RJ vote nele em peso.
Não vote em Eduardo Cunha, vote em Brizola Neto 1234.
A Dilma deve estar morrendo de frio! Foi congelada em 40%. É bom para os brasileiros que essa eleição acabe no primeiro turno.
Brito, no 247 resultado pesquisa Ibope/Datafalha.
Apenas um ( 1 ) candidato sobe.
Estranho .
Ouvindo A Voz do Brasil e postando:
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
Ibope hoje, votos válidos.
Dilma 47% (subindo)
Marina 28% (descendo a ladeira)
Jaécio 22% (estagnado)
Se não fizerem sacanagem com o debate de hoje, está pintando primeiro turno.
tem que ser sp mesmo , o pvo atrasado é esse , eles acham que sao melhores do que o resto brasil. acorda bando de imbecis , sp ta ficando para tras , vai para 2ª divisao se continuar desse jeito. eles se acham tao superiores que ate o mais pobre de sp é reacionario diante dos outros pobres do brasil. sp promoveu a guerra de 32 pensando que iria derrotar o governo federal e tomou naquele lugar. para min sp é um estado separatista , pelo menos na arrogancia e imbecilidade , nao tenho a menor duvida. so espero que mg nao vai para o mesmo caminho ,acorda povo mineiro , ta na hora de mandar as tucanalhas para sp de uma vez por todas.
Gostei dos resultados das pesquisas, foram um tanto honestos, isso deixa claro para militância do PT que precisa de mais 6% ate domingo, gente vamos a Luta não deixemos para o segundo turno, pois fica mais difícil.
Gente, parece corrida de cavalos! em vez de focar na discussão dos programas a midia fica publicando resultado de loterias. Que saco! Veja bem, Fernando, não me refiro a você que fica obrigado a comentar essas baboseiras, mesmo desacreditando de sua verdade. Mas toda a campanha eleitoral virou uma grande porcaria, graças ao PIG.
Pai, ainda acho, pelo que vejo e ouço aqui na bandeiranteslândia, reafirmo o que lhe disse ao telefone:a SP rica se lixa tanto pro Brasil e pra Aecio que, pode crer, o voto majoritário da elite daqui será ” Alcknulo”
Britto, os institutos estão segurando para não mostrar que Dilma continua em ascenção, o Ibope mostra que Dilma subiu 5 pontos no Nordeste que tem 26,79% dos votos nacionais e que subiu 2 ponto na região sudeste que tem 43,44% dos votos válidos. É ruim dela ter subido apenas um ponto no cenário nacional, devem ter manobrado e muito em outras regiões para descompensar esse crescimento de Dilma nas dua regiões que contram sozinhas 70% do eleiorado nacional.
Estudo comprova que apoiadores de Aécio usam “robôs” nas redes durante debate
Análise do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), encomendada pela Folha de S. Paulo, revela que, durante o debate com os candidatos à presidência realizado no último domingo (28) pela TV Record, a campanha de Aécio Neves (PSDB) utilizou perfis falsos para influenciar a discussão nas redes sociais.
Por meio do rastreamento das hashtags #debatenarecord e #VotoAecioSou45, os pesquisadores constataram que, em 15 minutos, as menções ao nome de Aécio triplicaram e praticamente se igualaram às menções à presidenta Dilma Rousseff (PT). Eles afirmam que, nesse caso, havia robôs operando a favor do tucano e retrucando qualquer citação à petista. Segundo Fábio Malini, coordenador do Labic, até o momento constatações semelhantes não foram feitas em relação aos demais candidatos.
Como funcionam
De acordo com Malini, por trás dos chamados perfis “BOTs” há um “ecossistema sofisticado de tentativa de manipulação da opinião por meio das redes sociais”, que atua em candidaturas estaduais e também presidenciais – como ocorreu com Aécio no debate. Os dados coletados pelo Labic apontam que esse ecossistema começou a funcionar nas eleições de 2010 e, desde então, já operou em outras situações, como durante as mobilizações contra a partilha dos royalties do petróleo – o #VetaDilma.
Por ora, o laboratório já identificou cem perfis BOTs. Para encontrá-los, normalmente se realiza um levantamento de seu histórico, comportamento e padrões de publicação. “Também verificamos a origem do avatar utilizado como imagem do perfil, e suas redes de relacionamento, de seguidores e seguidos (Twitter), de amigos, grupos e comentários em páginas (Facebook)”, explica Malini.
Embora os BOTs sejam criados com precisão, quando submetidos a uma avaliação mais criteriosa, é possível perceber certos padrões, dos quais Malini destaca quatro. O primeiro é a publicação de mensagens de apoio a candidaturas; o segundo, a produção contínua de mensagens de agressão/oposição a candidatos, políticos e partidos adversários; o terceiro, a criação de posts de simulação de rotinas diárias (comentários sobre a hora de almoçar, de sair do trabalho, de momentos de lazer etc); e o quarto, a participação planejada em acontecimentos públicos transmitidos pela imprensa (debates, sabatinas e outros eventos de exposição do candidato a ser promovido).
Ainda segundo Malini, para um usuário comum, é muito difícil reconhecer um perfil falso. “Esse é o dilema em termos democráticos”, explica. “Se havia, no século XX, filtro humano da relevância social (mesmo que contestado) que foi a imprensa, nas redes sociais, apesar de ampla democratização do pensamento que elas trazem, muitas ‘gangues digitais’ passaram a vender a capacidade de pautar a sociedade por meio de estratégias refinadas de geração de ‘trending topics’”.
Quem está por trás
Os pesquisadores do Labic constataram que a maioria dos BOTs está ligada à conta de Eduardo Trevisan, publicitário dono da Face Comunicação On Line Ltda. A empresa de monitoramento de redes recebeu até o início do mês, conforme a reportagem da Folha, R$ 130 mil da campanha de Aécio. “O que o estudo revela é uma profunda ligação interativa dos BOTS com @edutrevisan. O que isso significa? Que os BOTs retuitam continuamente o @edutrevisan em vários momentos”, esclarece Malini.
Também à Folha, Trevisan disse que não administra robôs e que é, na verdade, perseguido por eles. “Alguém criou uma estrutura colossal que dá retuítes em dois perfis meus, o pessoal e um outro”, defendeu-se. “Nossa função não é de acusar ninguém, mas apenas de fazer perguntas: por que BOTs retuítam milhares de vezes mensagens pró-Aécio de alguém e esse certo alguém se vê perseguido por BOTs que aumentam sua relevância na rede?”, contesta o coordenador do Labic.
A campanha tucana também negou a utilização de BOTs. Em nota, alegou que já havia percebido “comportamento anormal” em seus perfis no Twitter e que tem a preocupação de identificar os perfis que poderiam eventualmente prejudicar a campanha e denunciá-los ao Twitter”.
– See more at: http://pocos10.com.br/?p=14030#sthash.ON3RAnOX.dpuf
MG – Em troca de votos, deputados do PSDB e PPS prometem efetivação em cargos sem concurso
Deputados de Minas Gerais que disputam as eleições acenam para milhares de eleitores com a possibilidade de tentar efetivar designados para cargos no Executivo sem concurso público. Mesmo atropelando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a demissão dos funcionários que atuam sem terem sido aprovados em concurso, o projeto é anunciado em sites de campanha de parlamentares inclusive como uma forma de “garantir aos contratados o direito que todo cidadão tem”.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 69/2014 estava prevista para ser votada em primeiro turno nesta terça-feira (30), mas não houve quórum. O texto, assinado por 27 deputados da base do governo mineiro, efetiva todos os funcionários admitidos no Estado sem concurso público até 5 de novembro de 2007. Este foi o objetivo da Lei 100/2007, promulgada na data prevista na PEC pelo então governador de Minas e hoje presidenciável pelo PSDB, senador Aécio Neves (MG), que efetivou cerca de 98 mil funcionários designados.
Em março, o Supremo determinou ao Estado que promova concursos para o preenchimento das vagas até 1º de abril de 2015, data em que devem ser demitidos todos os funcionários que atuam sem processo de seleção, a maioria vinculada à Secretaria de Estado da Educação (SEE). Por meio de nota, o Executivo informou que “foram retomadas em setembro” as nomeações de candidatos aprovados em concursos públicos realizados em 2012 e no ano passado – incluindo trabalhadores atingidos pela decisão do STF. “Já para cumprir a decisão do STF em relação aos cargos para os quais não houve concurso público, estão sendo realizados os preparativos para o lançamento de novos editais”, afirma. Segundo o governo, cinco concursos têm editais previstos para serem publicados até novembro.
Mesmo com a decisão do STF e as medidas adotadas pelo Estado para cumpri-la, deputados apresentaram a nova PEC com pompa, com direito a entrevista coletiva e audiências públicas com centenas de funcionários atingidos pela medida, anunciada também nas páginas dos parlamentares. Uma delas é a do deputado estadual Lafayette de Andrada (PSDB), que disputa a reeleição e foi o primeiro a assinar o projeto. “Lafayette Andrada reforça a importância da PEC 69/2014, para garantir aos contratados o direito que todo cidadão tem. Os deputados se esforçam para que a votação da PEC na Assembleia aconteça até outubro deste ano, antecedendo o prazo para exoneração dos servidores da Lei 100?, diz texto no site do candidato.
Na justificativa, os parlamentares alegam que o projeto servirá para “resguardar um universo definido de servidores que estabeleceram vínculos jurídicos com o Estado”, além de garantir “valores constitucionais de elevada estrutura como a dignidade da pessoa humana, a vida (subsistência) e os efeitos previdenciários”. Todos os 27 signatários do projeto são candidatos na atual eleição. Carlos Mosconi (PSDB) e Luzia Ferreira (PPS) agora disputam vagas na Câmara dos Deputados, sendo que os demais tentam novo mandato no Legislativo mineiro.
A reportagem tentou falar com Lafayette Andrada e Sebastião Costa (PPS), que presidiu a comissão especial que aprovou o projeto, mas, segundo suas assessorias, não havia como contatar os parlamentares no plenário ontem e nenhum retornou as ligações. Também por meio de sua assessoria, o Executivo afirmou que “não cabe ao governo” se pronunciar sobre o projeto porque trata-se de “uma iniciativa do Legislativo”.
Federal
Antes de a PEC 69 ser apresentada na Assembleia Legislativa de Minas, o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG) já havia proposto projeto semelhante na Câmara dos Deputados, mas beneficiando todos os funcionários contratados sem concurso no governo federal, nos Estados, no Distrito Federal e em todos os municípios do País. Mas a PEC 422/14 foi apensada à PEC 54/99, que já tratava da mesma questão e teve parecer pela rejeição. Castro não atendeu as ligações da reportagem. (Estadão)
– See more at: http://pocos10.com.br/?p=14010#sthash.UfOFEbmd.dpuf
Caso ocorra segundo turno, penso que em Sp a campanha vai desmanchar, pois o PSDB terá ganho o governo no primeiro turno, e pouco motivado a ajudar Aécio ou Marina, Minas, a eleição acaba no primeiro turno, então Pimentel eleito vai dedicar de corpo e alma a eleição de Dilma. De qualquer maneira a direita golpista esta ferrada. No Rio duvido que os cariocas vai dar moral para o PSDB ou Marina, No sul, Tarso ganha, pois sabemos que a esquerda sempre foi forte no sul do pais vai ajudar a Dilma, e no nordeste, Dilma ganha com ampla maioria.
Domingo a Aécim vai virar pó, não adianta é Dilma no primeiro turno.
carreata do pó kk
Fiquei impressionada com multidinha na carreata do É-cin.
drogadão já era kkk
Historias de minas.
Em minas aécio era rainha da Inglaterra, quem governava era sua irmã.
Aécio, só farra, gostaria de saber porque este cidadão era internado no hospital particular mais famoso de bh e fechavam o andar só para ele.
Quando governador, de segunda a quinta em bh, e de sexta a segunda no rio.
Acabei de ler no site do UOL um dado que, a meu ver, detona os 40% que o Datafalha dá para a Dilma nas suas últimas três pesquisas.
Em Minas, diz o UOL, citando o mesmo Datafalha, a Dilma cresceu
SEIS POR CENTO na última pesquisa, em relação a outra feita uma semana atrás (o UOL não dá as datas, mas são pesquisas recentes), sendo NOVE POR CENTO só em Belo Horizonte.
Ora, Minas é o segundo colégio eleitoral do país, com mais de 10% do eleitorado. Como, então, um crescimento tão expressivo nesse colégio não afetou o percentual a nível nacional, mantido em 40% nas últimas três pesquisas?
Onde foi que Dilma caiu tão forte que compensou essa subida em Minas? Em São Paulo e Rio não foi. Onde, então?
Então, acho que o Datacaf do PHA é que está certo. Dilma já tem mais de 40% a nível nacional e essa fatura pode ser decidida no primeiro turno.
vendo agora dia 21/10/2014 é visível o quanto voces petistas são burros.
essa contagem de voces, achando que a Dilma iria ganhar no primeiro turno…kkkkkkkkkkkkkk como diz aqui em santa catarina, só podia ser petista mesmo.
FORA PT E LEVE ESSES DESEMPREGADOS JUNTO.