Não tenho – e ninguém tem – condições de prever se haverá ou não segundo turno.
Os intervalos para os quais todas as pesquisas refluíram mostram um quadro bem definido em suas direções, mas com intervalos tão pequenos até a definição de uma maioria absoluta para Dilma que depende de detalhes que fugiriam a levantamentos feitos sem qualquer suspeita de distorção.
Explico: estes 50% são como aqueles jogos que, no futebol, chamamos de “jogo de seis pontos”, que ocorrem quando dois times disputam uma mesma vaga. Um por cento que se ganha, se é ganho dos adversários, vale 2%, porque se tira do “bolo” que forma a soma dos adversários.
Assim, na eleição passada, por exemplo, os 3,08% que faltaram a Dilma para fechar na primeira rodada significariam ela ganhar 1,54% desde que isso fosse retirado dos adversários.
Eu tenho – e não o oculto – lado e torcida, paixão mesmo.
Mas não deixo que isso transtorne meu raciocínio, tanto quanto penso conseguir.
Por que esta euforia da direita com a possibilidade de Aécio enfrentar Dilma num segundo turno?
Como, se numa análise fria ele apenas conseguiu voltar aos patamares que tinha antes do acidente que matou Eduardo Campos, algo em torno de 23 ou 24 por cento dos votos válidos?
Ainda que chegue a 28 ou até a 30%, terá tido um resultado inferior ao que teve José Serra com Marina pouco mais ou menos no patamar de 2010.
Mas não é só isso.
Será um candidato que perdeu onde não poderia perder: Minas Gerais.
E feio, feio.
Num segundo turno, a solidariedade mineira a que poderia aspirar é aquela que Otto Lara Resende, certa vez, definiu de forma mórbida.
Aécio pode ganhar em três ou quatro estados. Ou em nenhum, pois seus números nas pesquisas de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Brasília não permitem assegurar que isso vá acontecer.
No resto, perde longe ou muito longe.
E mesmo ali, quanto o caro amigo e a querida amiga apostaria na solidariedade de um Geraldo Alckmin já eleito e de um Serra ressuscitado como Senador?
Nem vamos falar da capacidade intelectual, dos negócios familiares e da imagem moral do personagem, não é?
Não apenas por isso, mas porque Marina se adonou de um eleitorado que nada tem a ver com a elite paulista, porque aquele que se identifica com este pensamento já migrou de volta para Aécio ou migrará amanhã, à medida em que a ex-senadora deixa de ser uma candidata viável para a continuação do sonho de derrubar o projeto lulista para o Brasil.
Embora ideológica e organicamente mais próxima da direita em 2014, a expressão eleitoral de Marina Silva terminará em patamar quase idêntico aos 20% que teve em 2010, quando também cumpriu a missão de evitar uma vitória de Dilma no primeiro turno.
Então, quem será o adversário para valer, forte e poderoso que Dilma Rousseff enfrentará no segundo turno, já que Aécio é um fraco adversário e Marina muito provavelmente se imobilizará num emaranhado de falta de organicidade e as contradições – e até ressentimentos, rancorosa como é – que carrega?
Está claro que será a mídia e sua já sem limites capacidade de ser partidarizar da pior forma possível: a de construir um noticiário montado sobre intrigas, acusações e, numa palavra, mentiras?
É por isso que venho insistindo aqui que as pesquisas sobre este possível segundo turno são irrelevantes.
O adversário, o partido a ser batido é a mídia, não o cambaleante PSDB que sai das urnas, no qual há mesmo grupos que não desejam que seus adversários internos “corram o risco” de ganhar uma eleição presidencial.
Aécio é apenas o candidato, não o adversário de verdade.
31 respostas
bela leitura, vc foi brilhante na sua analise concordo com vc.
Caro Fernando, Sendo assim com vc descreveu, melhor seria para Dilma enfrentar a Marina num eventual segundo turno? O que vc acha?
Seja no primeiro turno, seja no 2º, por mais dura que seja a luta, uma coisa é certa: o monturo tirou a máscara, a fantasia, e está nú.
Bom dia Fernando. Nessa hora confusa seria muito interessantes seus digníssimos leitores lerem um artigo brilhante de JT Palhares e ainda mais o link que está ao final do primeiro post. Ele acertará??? Em
http://refazenda2010.blogspot.com.br/
Muito obrigado e torço para que termine amanhã!
Análise perfeita.
Fernando, sei que nunca participastes de nenhum cargo eletivo. Mas acho que serias, caso tenhamos uma constituinte da reforma política, que todos esperamos que saia, um grande candidato. Pense sobre esta possibilidade, com certeza terias apoio de teus seguidores e de todosblogueiros sujos. Serias o representante destes.
Abs e rumo a vitória hoje no primeiro turno.
Sabem de uma coisa depois de ler esta postagem sua, eu fiquei mais acredito no primeiro turno, mas fiquei mais tranquilo e sereno, se por ventura tiver-mos que ir para o segundo turno, e verdade vamos lutar contra o pig, e não contra o playboy, vamos lutar contra os escândalos e as mentiras que eles ainda tentarão jogar pra cima do governo, sim porque nada mais eles tem para oferecer ao eleitor a não ser isso pra eleger um coronel playboy entreguista de pátria como Aécio,Mas eu vou pro voto amanha bem mais tranquilo e pelo caminho com calma e com jeito vou pedindo um votinho pra Dilma.
Graças ao petismo, o Brasil ficou totalmente limpo dessa praga
=========
O fim da corrupção
http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/155773/O-fim-da-corrup%C3%A7%C3%A3o.htm
E não falta muito. Basta alguns petistas votarem em Aécio que será esse contra Dilma. Vamos garantir isso que o resto é fácil
Mas que é estranho que Aécio tenha subido ver-ti-gi-no-sa-men-te, dos 9% no, início, oscilou entre os 12, 14 e estancou mais ou menos nos 15. Em menos de 3 dias, subiu aos 27%?! ?!!! como é que é? Spilperg anda dirigindo um remake de ‘o milagre veio do céu’ aqui no Brasil? Outro milagre?Então, vamos combinar que isso está cheirando a outro remake, um atual Proconsult em dimensões nacionais. Vindo de onde mesmo? Da mídia, a mesma velha e asquerosa mídia dos golpes. E com direito a calunistas , como o Josias da FSP, afirmando que o bom das eleições é o que surge de repente? De repente, cara pálida, só mesmo a cara de pau da oposição nacional.
http://mudamais.com/divulgue-verdade/face-face-de-aecio-na-matematica-tucana-quem-sai-perdendo-e-populacao-brasileira
Face To Face de Aécio: Na matemática tucana, quem sai perdendo é a população brasileira
Na sexta-feira (3), Aécio lançou a última parte de seu programa de governo pelo Facebook . Dessa vez, o papo foi sobre economia, com aquele que seria o Ministro da Fazenda de Aécio, caso o tucano fosse eleito, e é um de seus principais conselheiros econômicos, Armínio Fraga.
Armínio é o defensor das “medidas impopulares” de Aécio. A principal delas diz respeito ao salário mínimo. Apesar de dizer no Facebook que Aécio se compromete com a política de valorização do salário mínimo, a opinião do economista ainda em abril deste ano era bem diferente. Em entrevista ao Estado de S. Paulo , Armínio afirma que “o salário mínimo cresceu muito ao longo dos anos. É uma questão de fazer conta (…) mas o salário, em geral, precisa guardar alguma proporção com a produtividade”. Ou seja, para o Ministro da Fazenda de um possível governo Aécio, o salário mínimo está muito alto e tem que ser segurado para garantir a produtividade.
Outros pontos incoerentes entre o que Aécio diz que vai fazer e o que seus assessores querem que seja feito, de fato, diz respeito à participação dos bancos públicos na economia. Assim como Marina, Armínio Fraga defende uma menor participação do BNDES com subsídios. Isso prejudicaria, como já explicou a presidenta Dilma, programas como o Minha Casa Minha Vida e o Plano Safra, além de gerar impacto negativo nos financiamentos da casa própria, do carro, compras a crédito, eletrodomésticos e etc. Para Armínio, “o BNDES vem se agigantando, fazendo empréstimos a taxas muito baixas sem, a meu ver, uma análise do impacto social desses programas, até para que se possa decidir se vale a pena continuar ou não”. Ele também afirma que o papel do BNDES, a médio prazo, será menor na economia.
Apesar de querer confundir o eleitor, a política econômica de inspiração neoliberal seguida à risca pelos tucanos, fica clara em uma resposta que Armínio Fraga deu no lançamento do programa de Aécio. Ao ser perguntado sobre como faria para equilibrar o controle da inflação com a política de juros baixos, o conselheiro do tucano responde que “o governo atual vinha pisando no freio com juros e no acelerador com gasto público e crédito. Alinhando melhor essa política, podemos ter melhores resultados”. É fato que os tucanos não acreditam em um Estado forte trabalhando em favor do povo. O próprio Armínio declarou, na mesma entrevista, que “é cético em relação à ideia de que um país como o nosso pode se desenvolver com um Estado grande demais”.
Para Aécio Neves e seus consultores, o mais importante é manter o mercado contente, mesmo que para isso tenha que haver desemprego, corte de direitos e arrocho salarial. Dar à sociedade o que ela precisa, na opinião de Armínio, é fazer populismo : “Mas é fato que se você fizer uma pesquisa, vai identificar que a sociedade quer tudo. Mas isso é uma grande ilusão. É preciso pensar a coisa de uma forma dinâmica (…) Eu não sou político. Vejo apenas a necessidade de um debate honesto. Não populista”.
Na contramão desse discurso neoliberal, Dilma e Lula conseguiram tirar 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema, valorizar renda, gerar emprego, manter o país crescendo e a inflação dentro da meta estabelecida. Enquanto a oposição quer cortar os direitos da população brasileira, Dilma já declarou “eu não fui eleita e não serei eleita para demitir, cortar salário e diminuir renda”. A diferença é gritante e o povo não quer voltar ao passado. Quem já mudou muito, vai mudar ainda mais.
Se houver segundo turno vai ser entre Dilma e Marina, Aécioporto está sendo inflado pela mídia. E nenhum eleitor vai sair de casa para votar entregando as chaves do Brasil à privataria tucana.
Fernando
esta é a grande frase:
“Aécio é apenas o candidato, não o adversário de verdade.”
tomara que o pt a leia.
Pela margem de erro do ibope, tecnicamente, pode não ter e ter segundo tento; pela margem de erro.
Mas o jnmedianewstupiniquim não noticia essa possibilidade.
Para ela, tem que ter segundo turno, mesmo que tecnicamente não só.
O que eles fazem, quando fazem isso, não é noticiário, é teatro de jornal;
é uma peça, com um lado só do conto e assim jornalisticamente uma farsa.
#cassaçãoconcessãoredegloboplim
De todo coração queria que a eleição se resolvesse no primeiro turno. Não sei se vai dar. Se não der preparem-se para mais feroz, fétida e suja campanha midiática que jamais se viu nesse país. Por quê? Porque a grande mídia sabe que se Dilma ganhar vai acontecer a reforma dos meios de comunicação para acabar com o monopólio da informação das, no máximo, nove famílias que controlam a imensa maior parte da informação no país. Confesso que tremi com a coragem da Dilma ao dizer na entrevista que concedeu aos “blogueiros sujos” (como a grande mídia nos chama), quando ela disse “estão me forçando a seguir um caminho que não gostaria”. Todos sabemos que ela estava falando da regulação dos meios de comunicação (rádio e TV), que aliás está Constituição e nunca foi feita. Mas sabemos que a grande mídia tratará o caso como tentativa de censurar o conteúdo, engananado o ouvinte, pois sabemos que se trata de quebrar monopólios e não de censurar conteúdo. Mas como a grande mídia sabe que agora, depois de tanta podridão que despejaram nesta campanha que o PT finalmente resolveu “sair das cordas” e partir para que a Constituição seja cumprida, o que até agora não foi, ela terá que destruir Dilma a todo custo e não medirá esforços e não terá nenhum escrúpulo ou ética, numa eventual batalha no segundo turno. Então, conversem com quem não conversaram até no domingo para ganharmos no primeiro turno, pois, se houver segundo turno podem empunhar todas as armaduras pois será a mais feroz batalha pelo futuro deste país. Seja o que for, preparem-se para a luta.
Pessoalmente estou com raiva do destino, porque estou com um problema nas pernas que me impede de caminhar mais do que 50 metros sem sentir dores terríveis e terei que fazer alguns exames e talvez até uma cirurgia conforme for o caso e isso me irrita muito porque queria ir de casa em casa, bater de porta em porta e explicar porque elegermos Dilma é tão importante para o futuro do nosso país. E quão terrível é ouvir a Marina falar que somos pagos para mentir na internet, que somos um “mensanet”. Faço o que posso de graça e até tiro dinheiro do próprio bolso e só não faço mais por conta das dificuldades de saúde que estou passando e ainda tenho que ouvir isso dela, ouvir dos tucanos, nem doeria tanto, mas ouvir da Marina que conquistou tudo na vida graças ao PT e, mudou de lado e se alilnhou aos grandes grupos financeiros nacionais e internacionais é muito doído.
http://www.viomundo.com.br/politica/o-pedido-de-voto-de-ultima-hora-via-whatsapp.html
Pedido de voto via WhatsApp usa nome indevidamente; eleitor diz que Face da mãe, falecida, foi usado com senha alterada
Como acontece na véspera de toda eleição presidencial, abrimos um post para quem deseja fazer comentários sobre o pleito, especialmente os acontecimentos do dia da votação.
Abrimos o post com a denúncia de uma eleitora.
Ela recebeu, via WhatsApp, a seguinte mensagem (assinatura truncada para não identificar em nome de quem foi enviada):
“O Aecio está no 2o turno. A virada tem que virar vírus. Não respondam, mas difundam a notícia que ainda tem muita gente achando que votar nele é jogar o voto fora. Um abraço T*** – A****** M*****”
Ela estranhou, pois sabe que a pessoa em nome da qual foi enviada a mensagem não vota em Aécio Neves.
Foi pesquisar. Descobriu que foi formado um grupo, inclusive com os nomes de pessoas que figuram em seus contatos de WhatsApp.
O grupo inicialmente se chamava “Aécio no segundo turno”, depois passou a “Fora Aécio” e mudou novamente para “Vote Dilma 45?.
A eleitora ligou no Tribunal Superior Eleitoral e o atendente pediu que a ocorrência fosse registrada no TRE-SP, mas adiantou que “induzir” ao erro não é crime.
Como não sabemos se este é um caso isolado, fica o registro. Com o surgimento de novas tecnologias de informação, geralmente a lei eleitoral fica defasada, o que abre oportunidade para pedidos de voto que não são necessariamente ilegais, mas que se forem feitos de forma massiva podem interferir no resultado de uma eleição.
*****
Fica registrado também o recebimento de torpedo com o título Contamos com você, enviado pelo número (11) 952589795.
Foi às 16h17 do dia primeiro de outubro.
Não sabemos como foi obtido o número pessoal para o qual foi disparado o torpedo.
O texto dizia: Neste domingo, vote consciente: Fernando Capez *****, Bruno Covas ****, Serra ***, Alckmin ** e Aécio **.
A ironia é que isso aconteceu quando nossa editora Conceição Lemes já preparava a publicação de denúncia contra um assessor de Bruno Covas, detido no aeroporto de Congonhas com R$ 102 mil em dinheiro vivo e 16 cheques em branco assinados pelo deputado estadual, ex-secretário de Meio Ambiente de Alckmin e hoje candidato a deputado federal.
*****
Captura de Tela 2014-10-05 às 00.05.17
Denunciando no Facebook, por Fabio Vasconcelos Balieiro:
Tentei acessar o Facebook da minha mãe para deletar o post plantado pela equipe do Sr. Aécio Neves e consta que a senha dela foi alterada hoje às 20h15. Isso é um absurdo, um desrespeito com quem já se foi!! Independente do partido que voto, considero lastimável o que está acontecendo! Por favor, em memória da minha mãe me ajude a denunciar essa maldade cometida pela equipe do Sr. Aecio Neves.
Se serve de consolo, nos últimos dias houve várias tentativas frustradas de alteração de senha de perfis ligados ao Viomundo. Fomos comunicados de pelo menos quatro e adotamos as devidas providências junto à rede social.
Mesmo ganhando a eleição, no primeiro ou no segundo turno, o PT (incluindo a militancia) precisa se unir e se organizar em todos os estados do país para enfrentar mídia oposicionista e os maniqueístas da direita aliados da midia (conforme avaliação do Fernando do Brito, a midia é o adversário). Acho que vai ser um tempo bem difícil, os próximos 4 anos, por tudo que os jornalões e a tv globo fizeram para destruir Dilma, Lula e o Partido dos trabalhadores nessas eleições. Talvez deva dizer, destruir o projeto do governo do PT já encaminhado, onde inclui os mais pobres como atores no processo de desenvolvimeto do país. A direita entende que pobre é gasto, precisa cortar, e não devem ser parceiros na construção desse país melhor em construção.
Eu tô aqui torcendo para que não haja segundo turno. Porque a mídia, se houver, coloca o boneco do Aécio para ganhar. E Dilma é ruim de debate, ela não tem manha, não é dela. E Aécio está sendo bem guiado e é um enorme canalha. Tem que ser no primeiro turno. Ou o Brasil corre o risco de retroceder a 1998!
Olhei agora o facebook da Marina e me espantei, ela literalmente adotou todo o discurso tucano. Chegou ao ponto de colocar “conheça a trajetória de Marina” e o link para conhecer a história dela é da GLOBONEWS… Marina indicando aos seus seguidores a conhecê-la através da GLOBO??? Marina se transformou em algo sinistro. O ódio dela pela Dilma lhe cegou os olhos completamente.
DIlMA A MEIO PONTO DO 1º TURNO?
http://jornalggn.com.br/noticia/dilma-a-meio-ponto-do-primeiro-turno
Oi Fernando. Estou feliz que finalmente chegou o grande dia, e esperançosa de que hoje tudo termine, ou comece melhor dizendo. Sei é que a mídia não dará paz nunca ao PT, nem com a eleição de Dilma finalizando no dia de hoje. Precisamos de pessoas como tu e o Miguel para nos ajudar e divulgar a verdade dos fatos. E acima de tudo não tenham medo de divulgar sempre pois não podemos desistir. Muita coisa já mudou em relação ao esclarecimento das pessoas em relação principalmente a Globo, e muito mais irá mudar nos próximos anos. Vamos mais uma vez acreditar na reforma das mídias e fazer nossa parte alertando a quem ainda é massa de manobra do plim-plim. Abraços, e feliz dia 05/10
A última coisa que resta falar é pedir que a coligação situacionista repasse todas as possibilidades de fraude pelos urnas ou pelo processo. Que não vacile por um segundo que seja neste ponto, porque o adversário já se sabe que reúne forças que estão dispostas a tudo e a qualquer coisa. E vamos às urnas.
Não esqueçam as eleições parlamentares. Elas são importantíssimas, principalmente com vistas à reforma política e a regulação da mídia, que começarão 1 dia após as eleições deste ano. Eu, eleitor no RN, vou votar assim:
Deputado Estadual – 13666 Fernando Mineiro/PT;
Deputado Federal – 1355 Adriano Gadelha/PT;
Senadora – 131 Fátima Bezerra/PT;
Governador – 55 Robinson Faria/PSD (c/vice do PCdoB e apoio do Lula); Presidente – 13 Dilma/PT.
Quanto ao arrocho e desemprego em possivel governo Aecio, nao tenho a menor duvida. Fui empregado da CEMIG e demitido por ter completado idade de 55 anos, idade esta considerada velha para continuar trabalhando.
Medidas praticadas pela empresa no DESgoverno PSDB que visa gerar economia para distribuir maiores dividendos aos acionistas.
Visao do PSDB para o mercado/investidores/especuladores, tudo, para a populaçao que gera riqueza ao pais com trabalho digno. NADA.
Hoje vamos dar um basta neste PSDB.
O título do post é a síntese exata da realidade. O inimigo (uso inimigo de porpósito, porque adversário é termo até amistoso) a ser enfrentado daqui por diante será a mídia, não importa quem seja o seu representante, aécio ou marina.
Se houver segundo turno, também haverá uma disputa acirrada entre anti-petistas e pró-petistas. A sigla PT será disputada voto a voto. Aí, como esclarece o texto, veremos a mídia forte, com todo o seu poder, favorecendo os anti-petistas, pra variar.
Infelizmente, até este momento vejo um segundo turno acontecendo entre Dilma e Aécio. Este terá muita chance de ganhar porque o ódio contra o PT é grande, e o camarada, embora hoje abaixo nas pesquisas, poderá subir como foguete, com votantes em Marina, e com os indecisos.
Por mais que a mídia empurre seu candidato fica difícil conceber algo mais nefasto em termos de desconstruçao de imagem ou o moralidade hipócrita de corrrupçao etc , que o pig sempre se apega. Jà se passaram 12 anos diuturnamente massacrando esse governo progressista e na hora H, a maioria da população não vai se deixar levar por essas mentiras. Se houver 2º turno , na propaganda política , jõao Santana vai tirar a màscara do aébrio pó neves,
Final do modo dilma, 60 %x40 % aébrio
é notável a sistemática recusa da classe dominante brasileira em dar suporte às tentativas de emancipação popular gestadas já ao tempo da guerra contra o Paraguai; iniciadas pelos ‘tenentes de 22’; e implementadas ao longo dos governos Vargas, Jango, Lula e Dilma. governos, sem exceção, detestados pela grande imprensa local
http://passalidadesatuais.blogspot.com.br/2014/08/a-mesma-de-sempre.html
Concordo plenamente. A mídia foi, é e será a maior adversária de Dilma. Que falta faz uma ley de médios.
CANALHA BRASILEIRA
by Ramiro Conceição
Em países culturalmente desenvolvidos,
políticos podem ser técnicos de futebol.
Todavia em subdesenvolvidos,
jornalistas e futebolistas podem ser políticos:
é por isso que os segundos são bons de lábia.
E os primeiros, ao seu país, são bons políticos.
A canalha do Brasil chegou a um estágio tão medíocre
que não se produz mais canalhas… como antigamente.
O negócio é ir pra cima deles!!! Sem perder a ternura jamais!
A direita não é virtuosa, correta e moralista, apenas defende sua concentração de riqueza, exclusividade de opinião e da liberdade de corrupção sem exposição. Direita suja, desonesta e vagabunda que só quer viver de juros e negócios escusos.